Advertência: Refrigerante causa câncer

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Advertência: Refrigerante causa câncer

Mensagem por Apáte »

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa
05/05/2009 - 07h01

FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste --Associação Brasileira de Defesa do Consumidor-- verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância", diz.

A química Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) e integrante da Comissão Nacional Permanente do Benzeno, diz que o composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.

O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer --há organismos mais e menos suscetíveis. "Mas não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir", diz Arcuri.

O benzeno está presente no ambiente, decorrente principalmente da fumaça do cigarro e da queima de combustível. Na indústria, é matéria-prima de produtos como detergente, borracha sintética e náilon.

Nesse caso, não contamina o consumidor por se transformar em outros compostos. A principal preocupação é proteger o trabalhador da indústria.

O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.

Editoria de Arte/Folha Imagem

Imagem

Adoçantes e corantes

A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.

Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo --que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil-- e amarelo tartrazina --com alto potencial alergênico. "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.

Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro.

Outro lado

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado."
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Advertência: Refrigerante causa câncer

Mensagem por Fernando Silva »

Eu sempre me pergunto por que alguém toma um refrigerante que é pura química se pode tomar um suco ou, pelo menos, um guaraná "natural" ou coisa assim.

E às vezes o produto químic... digo, o refrigerante é até mais caro.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Desconheço refrigerante mais caro que suco. Só se fizer o suco em casa.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Fernando Silva escreveu:Eu sempre me pergunto por que alguém toma um refrigerante que é pura química se pode tomar um suco ou, pelo menos, um guaraná "natural" ou coisa assim.

Particularmente é porque tenho uma cruzada contra meu próprio organismo. Ou eu o destruo, ou ele me destrói.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Fernando Silva escreveu:Eu sempre me pergunto por que alguém toma um refrigerante que é pura química se pode tomar um suco ou, pelo menos, um guaraná "natural" ou coisa assim.

Isso mesmo Fernando, também não entendo. É um lixo, consumí-lo é uma agressão ao nosso organismo.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Desconheço refrigerante mais caro que suco. Só se fizer o suco em casa.

No botequim onde eu almoço, o copo grande de suco é 0,80. Não sei agora, mas já foi mais barato que alguns refrigerantes. Suponho até que seja aguado, mas ainda é melhor que uma solução de ácido fosfórico com extrato de folha de coca.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Vai do gosto...
Eu me pergunto porque alguém toma refrigerante se pode tomar cerveja.

Mas este papo natureba é puro alarmismo.
Não há relação obrigatoriamente direta entre produto natural e produto saudável, uma vez que traços de elementos nocivos podem ser encontrados mesmo nos alimentos mais insuspeitos, como mandiocas orgânicas que produzem cianetos naturalmente.

E nunca foi provada uma relação causal direta entre refrigerante e qualquer doença.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

E os defensores da supremacia dos produtos naturais contra a ameaça química deviam fazer campanha também contra a água fornecida pelas redes públicas, cheia de cloro, produto sabidamente tóxico.
Esta água clorada compõe a maior parte do volume dos sucos naturais oferecidos no comércio varejista.

No entanto é justamente o cloro na água, e outros produtos e processos químicos, que salvou e tem salvo milhões de vidas, prevenindo uma miríade de doenças causados pelos microorganismos que fazem festa na ausência dele.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:Eu sempre me pergunto por que alguém toma um refrigerante que é pura química...

E para encerrar.
Pura química por pura química, nós também somos, assim como todos os compostos orgânicos.
O fato de estes compostos orgânicos terem sido obtidos por vias naturais ou artificiais, a priori, não fala nada contra ou favor deles, sendo que, no mais das vezes, indústrias alimentícias são mais e melhor sanitizadas que a natureza.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:Desconheço refrigerante mais caro que suco. Só se fizer o suco em casa.

No botequim onde eu almoço, o copo grande de suco é 0,80. Não sei agora, mas já foi mais barato que alguns refrigerantes. Suponho até que seja aguado, mas ainda é melhor que uma solução de ácido fosfórico com extrato de folha de coca.

0,80 centavos o copo de suco? Tem Papai Noel aí? Aqui suco é caro porque obviamente é melhor do que qualquer refrigerante. Geralmente, o que é melhor é mais caro! Um copo de suco de laranja puro aqui deve estar uns 4 reais. Mas vou me informar.
Nunca tomo suco na rua, porque aqueles liquidificadores ou processadores não são limpos e nem guardados como devem.
Capaz de a gente ficar doente por motivos diferentes do refrigerante. Prefiro algo industrializado. Nem na água mineral dá pra confiar hoje em dia.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Acauan escreveu:
Eu me pergunto porque alguém toma refrigerante se pode tomar cerveja.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pizza com suco de laranja ou outro é só azia...

Pão com mortanqüiça sem coca ouo guaraná antartica não dá...

Refeição "molhada" prefiro sem beber nada. Se for seca (aquelas que só desce com alguma coisa) tanto faz suco ou refri.

Mas pizza, pão com mortadela, kibe, esfirra, coxinha, etc... com suco não rola.

Mas vou repassar este spam para ver no que dá :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Agora que eu vi...
Pro-teste agora virou órgão do governo? Pensei que ela apenas cobrasse por aquelas informações de "pague menos por um produto melhor" ?

Eu heim...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:Pizza com suco de laranja ou outro é só azia...

Vá ao médico.

Pão com mortanqüiça ...

Pooooooobre...

Refeição "molhada" prefiro sem beber nada.

Tipo sopa de jerimum? IAC IAC

Se for seca (aquelas que só desce com alguma coisa) tanto faz suco ou refri.

É.

Mas pizza, pão com mortadela, kibe, esfirra, coxinha, etc...

POOOOOOOOOOBRREEEEEEEEE!!!!!!!

Mas vou repassar este spam para ver no que dá :emoticon12:

Declino.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Pizza com suco de laranja ou outro é só azia...

Vá ao médico.

Não, tomo refri. Médico receita remédios cancerigenos... :emoticon12:

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Pão com mortanqüiça ...

Pooooooobre...

Silvio Santos e Antonio Ermirio não acham... :emoticon16:

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Refeição "molhada" prefiro sem beber nada.

Tipo sopa de jerimum? IAC IAC

Strogonoff, Macarronada ao sugo, Lazanha etc... molhadas

Arroz com feijão carne frita e fritas, churrasco, carne assada com arroz branco e etc... secas.

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Se for seca (aquelas que só desce com alguma coisa) tanto faz suco ou refri.

É.

Up...

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Mas pizza, pão com mortadela, kibe, esfirra, coxinha, etc...

POOOOOOOOOOBRREEEEEEEEE!!!!!!!

Me disseram que você esconde a mortadela no meio do rosbife... :emoticon12:

Apo escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Mas vou repassar este spam para ver no que dá :emoticon12:

Declino.

?

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Escondo nada! MortaNdela é câncer na certa!
Perceba que tem morte até no nome da coisa!

Declino é que dispenso os SPAMs, lembra?
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Declino é que dispenso os SPAMs, lembra?

Sim. Não entendi o porquê do declinio, já que isso me lembra um spam. Só isso!

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

e coadjuvante à atração principal na mesa

Ela é conhecida de todos e odiada por muitos. Para muita gente é sinônimo de falta de sofisticação e, para outros é simplesmente deliciosa. Mas, o que a maioria não sabe é que a mortadela está tirando o pé da cozinha e indo para a sala de estar.

Chefs de cozinha elegeram o embutido como vedete da estação. Por conta disso, pratos elegantes estão surgindo, trazendo a mortadela como atração principal. Além de figurar nos cardápios dos principais restaurantes, este alimento já é tema de publicações especializadas e registra um consumo anual de cem mil toneladas no Brasil.
Origem da Mortadela

A mortadela é antiga, tem mais de dois mil anos de idade. Nasceu no Império Romano e há registros de que alguns imperadores não passavam um dia sem consumí-la. Talvez por isso os italianos sejam os principais consumidores do embutido no mundo.

A mortadela está em todas na culinária italiana: em antepastos, recheio de massas e até em molhos. Principal símbolo da beleza do país, a atriz Sophia Loren é considerada madrinha do produto. Ela foi eleita, pelos italianos, a divulgadora oficial da mortadela depois de estrelar um filme chamado, claro, "La Mortadella", em 1971.

Fonte: {Turatti On]Vá estudar[Turatti Off]

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Apo escreveu:Declino é que dispenso os SPAMs, lembra?

Sim. Não entendi o porquê do declinio, já que isso me lembra um spam. Só isso!

Era caso tu resolvesse mandar por e-mail! Ai meu deus... :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:e coadjuvante à atração principal na mesa

Ela é conhecida de todos e odiada por muitos. Para muita gente é sinônimo de falta de sofisticação e, para outros é simplesmente deliciosa. Mas, o que a maioria não sabe é que a mortadela está tirando o pé da cozinha e indo para a sala de estar.

Chefs de cozinha elegeram o embutido como vedete da estação. Por conta disso, pratos elegantes estão surgindo, trazendo a mortadela como atração principal. Além de figurar nos cardápios dos principais restaurantes, este alimento já é tema de publicações especializadas e registra um consumo anual de cem mil toneladas no Brasil.
Origem da Mortadela

A mortadela é antiga, tem mais de dois mil anos de idade. Nasceu no Império Romano e há registros de que alguns imperadores não passavam um dia sem consumí-la. Talvez por isso os italianos sejam os principais consumidores do embutido no mundo.

A mortadela está em todas na culinária italiana: em antepastos, recheio de massas e até em molhos. Principal símbolo da beleza do país, a atriz Sophia Loren é considerada madrinha do produto. Ela foi eleita, pelos italianos, a divulgadora oficial da mortadela depois de estrelar um filme chamado, claro, "La Mortadella", em 1971.

Fonte: {Turatti On]Vá estudar[Turatti Off]

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

MortaNdela é embutido de rabo de porco com deus me livre. DELICIOUS!

Vai ali no Marius no Leme Rio e me mostra um só pedaço de mortadela no bufê ou a la Carte. :emoticon4:

Já comeu lá, primuxo? Aquilo sim que é comida! :emoticon32:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

É que você ainda não comeu o sanduíche de mortadela do Bar do Mané no Mercadão de São Paulo... :emoticon45:
Existem empresas tradicionais de mortadela que até se pede pelo nome. Ceratti e Marba são absolutamente deliciosas. Já a Perdigão só se for a defumada com gordura (que fica similar às citadas.
Sadia parece sei lá o que...

Agora só falta a salcicha prima.
Por falar em comida, CADÊ A RECEITA DE SALMÂO PÔ!

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Luiz Carlos Querido escreveu:É que você ainda não comeu o sanduíche de mortadela do Bar do Mané no Mercadão de São Paulo... :emoticon45:
Existem empresas tradicionais de mortadela que até se pede pelo nome. Ceratti e Marba são absolutamente deliciosas. Já a Perdigão só se for a defumada com gordura (que fica similar às citadas.
Sadia parece sei lá o que...

Agora só falta a salcicha prima.
Por falar em comida, CADÊ A RECEITA DE SALMÂO PÔ!

E lá eu sou mulher de ir a Bar do Mané????!!!!!11111 :emoticon22:

Coisa defumada é câncer na certa ( por causa do benzopireno maledeto!). Parei faz anos de comer defumados.

SaRCHicha só no cachorro quente!

Bah, menino....a receita de salmão!!! Que coisa antiga!!!
Vou pedir pro marido e mando ok?

Vontade de comer sushi... :emoticon36:
Imagem

Johnny

SUCO DE CARAMBOLA MATA!

Mensagem por Johnny »

Suco de Carambola produz neurotoxina que concentra-se no sangue, atinge os neurônios, em concentração maior provoca soluços, convulsões, podendo levar a morte. Estudos mostra que 20% morreram ao ingerir o fruto.

Uma lei que alerta sobre os malefícios da carambola aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Não é piada. Ela existe em Jaú, interior de São Paulo. O texto diz exatamente o seguinte:

Artigo 1º – Ficam os hospitais, postos de atendimento à saúde, ambulatórios e demais estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, obrigados a manter afixados, em local visível, cartaz – sic - com medida mínima de 40 centímetros na horizontal e 20 centímetros na vertical, com os seguintes dizeres:

“Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comer o fruto, ou o doce, ou ingerir o suco da carambola, seja qual for o grau da insuficiência, pois a fruta produz neurotoxina que concentra-se no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços, convulsões, podendo levar até a morte. Portanto, não comam”.

Parágrafo único – A obrigação de que trata o “caput” desta lei estendem-se – sic - às empresas que exploram atividades relacionadas a gêneros alimentícios, tais como bares, lanchonetes, padarias, sorveterias, restaurantes, supermercados, quitandas e congêneres.

Oportunismo exagerado

“Estava na rua conversando com o povo quando um senhor disse que a carambola faz mal para os rins. Fiquei encafifado com aquilo e fui pesquisar na internet. Descobri que era verdade, fiz a lei e corri para o abraço”, diz Zé Mineiro, como é conhecido na cidade, o idealista da lei.

Sancionada há dois meses, a lei de Zé Mineiro não entrou em prática em toda a cidade, pois muitos comerciantes ainda não foram oficialmente avisados. A norma prevê multa de R$ 520,80 para quem deixar de pregar o cartaz. Se reincidir, a penalidade dobra.

Generalização

A lei trata a carambola como se fosse um produto tóxico nocivo à saúde. É uma fórmula similar às leis que regulam o consumo de álcool, tabaco e de produtos que contêm substâncias consideradas tóxicas.

Na única feira livre de Jaú, os feirantes dizem que a carambola não é comum na região. Nas fazendas predominam o cultivo da cana-de-açúcar.

Doentes renais

Uma pesquisa iniciada em 1996 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – USP -, descobriu que a carambola possui uma neurotoxina - só atua no sistema nervoso -, que pode levar os doentes renais crônicos à morte.

"Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comerem o fruto ou o doce ou ingerirem o suco de carambola", afirma o professor associado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da faculdade, Joaquim Coutinho Neto. A cura dá-se com a hemodiálise.

A fruta é boa

Em 35 casos documentados com doentes nessa situação, o médico-assistente da Divisão de Nefrologia do Hospital das Clínicas, Miguel Moysés Neto, constatou sete óbitos, dois anteriores ao início do estudo.

"A carambola é saudável, boa e rica em vitamina C, e só faz mal às pessoas que tenham insuficiência renal", afirma Coutinho. Ele recomenda ainda atenção aos diabéticos que tenham lesão renal e epilépticos em tratamento.

Pelo menos, a lei de Zé Mineiro possui algum cabimento. Irrelevante (?), porém real.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2 ... 95888.html

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:Eu sempre me pergunto por que alguém toma um refrigerante que é pura química...

E para encerrar.
Pura química por pura química, nós também somos, assim como todos os compostos orgânicos.
O fato de estes compostos orgânicos terem sido obtidos por vias naturais ou artificiais, a priori, não fala nada contra ou favor deles, sendo que, no mais das vezes, indústrias alimentícias são mais e melhor sanitizadas que a natureza.

Com a diferença de que nós fomos projetados para processar alimentos orgânicos.
Entre um produto químico e outro pode haver uma grande diferença.
E um pode fazer bem e outro não.

Os produtos químicos dos refrigerantes não estão lá devido a estudos que mostram que fazem bem e alimentam, e sim que conservam o produto e lhe dão um gosto bom, que leva o consumidor a querer mais.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:0,80 centavos o copo de suco? Tem Papai Noel aí? Aqui suco é caro porque obviamente é melhor do que qualquer refrigerante. Geralmente, o que é melhor é mais caro! Um copo de suco de laranja puro aqui deve estar uns 4 reais. Mas vou me informar.

No bairro onde eu moro, seria no mínimo o dobro, mas eu trabalho num bairro pobre.
Se cobrarem mais, o povo vai comer na barraquinha de pastel e caldo de cana na calçada.
Apo escreveu:Nunca tomo suco na rua, porque aqueles liquidificadores ou processadores não são limpos e nem guardados como devem.

No caso de bactérias, a gente acaba imunizado, mas produtos químicos se acumulam no corpo com o tempo.

Trancado