Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado minimo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

zumbi filosófico escreveu:Acho que de todos socialistas/canibalizadores de criancinhas, eu sou o que mais concorda com o u.f.k.a. Cabeção


E é por isso que você é meu maconhista/abortista/sodomitófilo/comuno-pedocanibal favorito, depois é claro do saudoso Samael.

zumbi filosófico escreveu:sendo apenas cético quanto a viabilidade de uma situação onde não existe um aparato para definição e manutenção da lei, ou, havendo, que isso pudesse ser significativamente diferente do que se costuma chamar de "estado", numa acepção mais branda do termo onde ele não é necessariamente composto pela escória da humanidade.



Mas é claro que é necessário um aparato de definição e manutenção da lei. [exceto talvez se a avassaladora maioria as pessoas tivessem internalizado uma noção de ética individual que eu julgo muito pouco provável de ocorrer, mas isso é apenas um sentimento que eu tenho por conhecer as pessoas de hoje...]

Os serviços de homegeneização, interpretação, comunicação e aplicação da lei continuariam existindo, eles apenas deixariam de ser impostos. Simplesmente porque a franca maioria dos indivíduos, ainda que não tenha internalizado uma ética super-clara, são capazes de reconhecer que é melhor viver com leis do que sem leis, e que é do interesse dela portanto contratá-los. E empresas interessadas em vendê-los poderiam fazer num regime de concorrência e colaboração, como ocorrem entre diversas empresas hoje no mercado atuando no mesmo ramo ou em ramos complementares.

Aliás, o comércio de regulamentos e dos mecanismos de manutenção de ordem não é algo surreal que eu ou algum barbudo com tempo disponível na internet inventou, é uma atividade francamente estabelecida, e isso já vem de muito tempo.

Se você consegue detectar a diferença nada sutil entre o síndico do seu prédio e o governador do estado, entre o segurança da garagem e o policial fardado, entre uma lista negra de devedores tipo SPC e um mandato judicial de expropriação, você entende o que eu estou falando.


zumbi filosófico escreveu:Não digo que as pessoas iriam tirar facas das bainhas e pular em cima das outras em qualquer conflito de interesses. Mesmo que as resoluções forem se procedendo de forma civilizada na maior parte do tempo, o que se terá como resultado não será algo fundamentalmente diferente do que se tem hoje. Gente estabelecendo regras, gente impondo essas regras, uns concordando com elas, outros as considerando injustas.


Também nunca neguei essa afirmação.

Não estou defendendo nada fundamentalmente diferente, estou apenas chamando atenção para o elefante que está na sala. Na verdade, elefante não, leviatã.

Eu já afirmei que hierarquias são coisas naturais e que a maioria das pessoas simplesmente segue líderes sem pensar muito por si mesmas. Não sou contra isso, até porque faria tanto sentido quanto ser contra as pintas de uma onça, ou contra os anéis de Saturno. As pessoas são assim. A hierarquia dentro de uma empresa e de um grupo de amigos não é violentamente imposta, ela emerge também, dos talentos e do carisma, ou mesmo de outras qualidades e posses dos indivíduos. Certas empresas funcionam de acordo com um regime hierárquico rígido, outras funcionam segundo regras mais horizontais.

Mas é verdade que as pessoas confundem lideranças naturais com uma suposta necessidade da tirania e da imposição violenta de uma coisa chamada Estado, uma entidade encarregada de descobrir e fazer valer a lei custe o que custar, e planejar o futuro de todos os membros da grande-sociedade. A crença estatal é estabelecida sobre fundamentos de animação do coletivo, de entidades misteriosas supra-individuais, que teriam vontades e necessidades próprias. Essa tendência a seguir lideranças naturais no passado tribal fazia sentido, dentro de comunidades pequenas de poucos indivíduos, onde todos se conheciam e todos os desconhecidos eram essencialmente inimigos. No escopo local da sua família ou da sua comunidade de amigos ou vizinhos ou companheiros de trabalho, lideranças podem fazer sentido, hierarquias podem ser naturais ou necessárias, mas simplesmente falar de hierarquias se sobrepondo ao mecanismo de mercado é não vislumbrar como esse funciona.

A civilização moderna é o resultado de um fenômeno de extensão dessa micro-ordem. Hoje você sobrevive do trabalho de milhões de desconhecidos anônimos, e oferece seus serviços a outros milhões de anônimos, graças ao mecanismo invisível e emergente do mercado. Nenhum burocrata o desenhou, e centenas de milhares tentaram até impedi-lo. A idéia vendida hoje de que existe a necessidade e/ou possibilidade de regulação top-bottom da economia por burocratas é completamente ilegítima, mas ela recolhe sua grande popularidade do fato das pessoas perceberem que dentro de uma casa de família ou de um ambiente de trabalho, autoridades se fazem necessárias as vezes, e estendem essa analogia aos grandes sistemas sociais. Mas essa analogia é completamente incorreta.

Não existe governo mundial, e nem por isso as nações do mundo estão em guerra permanente por qualquer picuinha que seja, nem são blocos isolados. A Espanha não vai invadir o Marrocos se um espanhol for assassinado em território marroquino, nem vai tentar impor o aborto e o casamento gay no Brasil sob ameaça de cortar relações diplomáticas.

É essencialmente disso que eu estou falando, a lei não precisa ser completamente homogênea para existir interação, basta que os dois escopos legais sejam suficientemente compatíveis. Sistemas legais ultra-localizados poderiam existir, assim como dois edifícios com estatutos diferentes existem hoje e duas nações com diferentes constituições.

A minha idéia de anarquia é na verdade uma forma de federalismo ulra-radical, aliás, era assim como os anarquistas (da esquerda e da direita) se definiam antes do termo ser popularizado no fim do século XIX. Você elimina o Estado ao reduzir as relações hierárquicas a escala mínima onde elas são simplesmente mais eficientes, eficiência verificada pela competição de mercado. Por exemplo, uma comuna hippie onde todo mundo é igual e tudo é permitido perderia em popularidade talvez a pequenas cidades condominiais com regras mais rígidas e autoridades locais vigiando por infrações.

Você pode até dizer, ah, isso então é apenas um nano-estado, mas esses na medida que o vínculo hierárquico fosse apenas contratual (a casa dentro do condomínio estaria formalmente sujeita a administração da firma condominial), e não soberano (o sujeito nascido em Oceania é propriedade do Big Brother), essa comparação perderia sentido.

Eu tampouco acho que o fim do Estado seria o fim de coisas legais como Olimpíadas e Copas do Mundo. Nações e Estados são coisas diferentes, mas as vezes o Estado procura parasitar o conceito de Nação, para dele extrair sua força.

Por exemplo, Estados frankenstein como a URSS ou a Iuguslávia participavam dos jogos como "nações únicas", enquanto o Reino Unido possui conderações esportivas distintas para as diferentes nações que fazem parte dele.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Herf »

zumbi filosófico escreveu:Gente estabelecendo regras, gente impondo essas regras, uns concordando com elas, outros as considerando injustas.

Como foi explicado, a questão não é haver ou não haver hierarquias e gente que estabelece regras - e gente que se incomoda com elas. O que se deve perguntar é se a hierarquia em questão é legítima.

Os donos legítimos de uma propriedade, sendo donos, estabelecem as regras e quem achar que a insatisfação com tais regras supera a satisfação em permanecer no local, simplesmente não precisa permanecer ali. As coisas já são assim e sempre foram assim em famílias, em empresas, em condomínios fechados, etc.

Assim, um pai de família, os acionistas de uma empresa e um síndico não são equivalentes a pequenos "estados" em seus meios, isso porque essas figuras mandam e definem as regras exclusivamente nos âmbitos nos quais são os donos legítimos. E aqui vem o ponto crucial: burocratas decidem coisas sobre propriedades das quais não são donos. Escreva-se o que se quiser no papel, mas não há fundamento moral algum em certas pessoas em uma capital decidirem por todos os habitantes de um país se é possível que os habitantes deste país comercializem ou não com habitantes de outros, quanto devem gastar com sua saúde e segurança, que tipo de educação seus filhos devem ser submetidos, etc. Não é como se burocratas representassem toda população e fossem donos de todo o território, sendo a propriedade das pessoas apenas uma benevolente concessão desses burocratas a elas.

É importante entender os conceitos, em vez de reduzir toda a discussão a uma mera disputa sobre o significado de uma palavra. Se se quiser, pode-se chamar de "estado" a figura do pai, dos acionistas e do síndico - cada qual representanto o "estado" dentro de seu meio. Mas em contrapartida deve-se entender também que anarquistas usam a palavra exclusivamente como sinônimo de "burocratas".

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Acho que de todos socialistas/canibalizadores de criancinhas, eu sou o que mais concorda com o u.f.k.a. Cabeção


E é por isso que você é meu maconhista/abortista/sodomitófilo/comuno-pedocanibal favorito, depois é claro do saudoso Samael.

Você precisa ver o garoto.

O Lordakner e seu fiel escudeiro transformaram o Sama no mais ferrenho defensor do liberalismo econômico. Parece que um comunista casca-grossa tem maior poder de persuasão do que todos os intelectuais conservadores que já existiram.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
DDV
Mensagens: 71
Registrado em: 18 Jun 2009, 17:24
Gênero: Masculino

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por DDV »

Apáte escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Acho que de todos socialistas/canibalizadores de criancinhas, eu sou o que mais concorda com o u.f.k.a. Cabeção


E é por isso que você é meu maconhista/abortista/sodomitófilo/comuno-pedocanibal favorito, depois é claro do saudoso Samael.

Você precisa ver o garoto.

O Lordakner e seu fiel escudeiro transformaram o Sama no mais ferrenho defensor do liberalismo econômico. Parece que um comunista casca-grossa tem maior poder de persuasão do que todos os intelectuais conservadores que já existiram.


Os anarquistas também fazem coisa parecida. A quantidade de liberais que eles vêm recrutando para o "estatismo" utimamente não está no gibi...
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe


"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses, a maior virtude do socialismo é a distribuiçãoi igual da miséria" (W. Churchill)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:Você precisa ver o garoto.

O Lordakner e seu fiel escudeiro transformaram o Sama no mais ferrenho defensor do liberalismo econômico.


Onde foi isso? Clube do Alemônio ou no forum do vitão?
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Apáte escreveu:Você precisa ver o garoto.

O Lordakner e seu fiel escudeiro transformaram o Sama no mais ferrenho defensor do liberalismo econômico.


Onde foi isso? Clube do Alemônio ou no forum do vitão?

No fórum do Vitão. Acho que Discernimentos e Lordaknes não são aceitos no CC.

Eu tava até pensando em coletar uns posts e abrir um tópico-fofoca sobre o Novo Sama restaurado pelo poder do Senhor Jesus!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


E porque ele parou de postar por aqui?

Eu achei que ele tinha se exilado depois que o comunismo foi derrotado no RéV.

(Assim como foi com o espiritismo uns 5 anos atrás...)
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
DDV
Mensagens: 71
Registrado em: 18 Jun 2009, 17:24
Gênero: Masculino

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por DDV »


Olá DDV, seja bem-vindo ao fórum Religião é Veneno,


Obrigado :emoticon45:

A dicotomia entre questões de caráter não-privado e privado é na verdade uma ilusão causada por um arranjo tecnológico familiar. Ela depende da forma como o contrato (ou relação autoritária) é estabelecido, e não dos objetivos que o arranjo visa satisfazer.

Se você for dividir uma conta de restaurante entre amigos o que você escolhe como prato passa a ser de caráter não-privado (ao menos dentro do seu grupo local de amigos), mas isso é apenas devido a tecnologia escolhida para dividir a conta. E como eu costumo colocar, se os sapatos fossem fábricados pelo governo com dinheiro de impostos, essa seria uma questão de caráter não-privado nacional, por definição.


Entendo, mas há MUITAS coisas que não podem ser arranjadas de modo 100% privado, ou que trazem resultados bastante insatisfatórios ao se fazer assim. Podemos citar como exemplos:

1- Empreendimentos úteis e necessários, mas que não são atraentes para o capital privado devido à incerteza do retorno, à demora do retorno, ou ao problema do carona. Ou então simplesmente não existe o montante de capital privado suficiente e disponível para o empreendimento em questão. (Ex: uma usina hidrelétrica, nuclear, uma estrada, uma indústria de base em país pobre, etc)

2- Certos serviços cuja ausência de universalidade em sua oferta trazem mais problemas e prejuízos no longo ou até mesmo no curto prazo do que os gastos com os mesmos. (Ex: saúde e educação).

3- Certas situações ou conjunturas onde o comportamento racional em nível individual é altamente irracional em nível global. (Ex: um excesso de poupança em épocas de depressão econômica).


4- Questões relativas à segurança interna e externa, ou à resolução de conflitos.

O item 4 é o mais importante e essencial. É o ÚNICO dos itens que eu citei que considero uma [b]função de estado
por definição[/b]. Todo o restante ainda pode ser discutido numa boa.

O meu foco nesse tópico é em relação ao item 4, ou seja, contra a anarquia. Não estou fazendo objeçoes ao liberalismo radical e nem ao minarquismo. Embore eu também concorde que o estado é necessário para resolver o exposto nos itens 1,2 e 3, não é o meu foco nesse tópico e nem faço tanta objeções aos mesmos quanto faço à anarquia, entendida como ausência de um poder central ao qual estão todos igualmente submetidos.. É nesse sentido que eu uso o termo "anarquia" aqui.

Quando falo em "poder", me refiro ao poder no sentido "físico" do termo, que é o mais importante e o que conta em última instância.

Assim, dizer que o Estado é "imprescindível nas questões de caráter não-privado" passa a ser uma simples tautologia na medida que você não forneça uma explicação de porque em certos casos o arranjo tecnológico que envolve burocratas violentamente impondo-se a cidadãos é mais eficiente, ético ou de alguma forma mais funcional do que qualquer arranjo voluntário.


Eu não estou dizendo que "burocratas violentamente impondo-se a cidadãos é eficiente e muito menos ético". Não se trata de ética. O que eu realmente defendo é os seguinte:

1- Sempre haverá pessoas e organizações armadas usando a violência para impor suas vontades sobre outras.

2- É preferível que exista apenas uma organização armada a impor sua ordem sobre todos do que existir milhares ou milhões de organizações armadas agindo livremente.

Esses são os pontos que eu defendo, nada mais.

Porque o que distingue o Estado não é o fato dele lidar com questões de caráter majoritariamente não-privado, já que existem diversos acordos voluntários funcionais para lidar com esse tipo de circunstância, como condomínios, clubes, seguradoras etc.


Na anarquia existiria sim organizações espontâneas entre as pessoas para lidar com a violência. Mas ao contrário do que vocês acham, não seriam organizações em bases "comerciais" e impessoais como as que conhecemos hoje, inseridas dentro da ordem maior criada pelo estado.

Essas organizações seriam baseadas em vínculos pessoais, que são os mais seguros em situações como essas. Contratos não valeriam de nada. Dinheiro (ou coisa equivalente) só serviria pra obter proteção ou poder se o seu portador JÁ TIVER pessoalmente ligado a uma organização armada que lhe cubra as costas, lhe protegendo do roubo e latrocínio.

O Estado é a corporação que pretende monopolizar a violência e a compulsão numa determinada sociedade.


Não é apenas o estado, TODAS as organizações armadas pretendem isso. O estado é tão somenta a única que conseguiu. E se ele deixar de existir agora, apenas estará abrindo espaço para novas organizações armadas tentarem impor violentamente a sua vontade, se digladiando, causandod destruição e caos até que novamente ressurja outra organização dominante, ou seja, o estado.

NOTA:O domínio do estado não se baseia apenas na força, mas também na legitimidade. O que é "legitimidade"? É a sensação que os governados têm de que determinado governo é "correto", e que portanto devemos obedecê-lo. Essa sensação de que um governo é "correto" pode vir de várias fontes. (Foi instituido por Deus, pertence a tal linhagem familiar, representa de verdade a população, etc).

Quanto ao Estado assegurar a liberdade individual, ao que parece você sofre da mesma ilusão persistente que acomete muitos dos defensores do Estado: você acredita em garantias. Eu te recomendo meu tópico A falácia das garantias, onde essa questão é melhor destrinchada. Mas se você quiser um resumo, o ponto principal é que o fato de burocratas afirmarem como suas funções a garantia de direitos e liberdades fundamentais não adiciona essencialmente nada a esses direitos e liberdades, mas apenas dissemina a crença bastante conveniente de que a sociedade depende de burocratas para funcionar.
[/b]


Não entendi.

O meu ponto é o seguinte: atualmente, se alguém invadir minha casa e me expulsar de lá com as mãos vazias, eu posso recorrer à polícia, que que irá me devolver virtualmente tudo em não mais do que 24 horas, independente de quanto dinheiro eu tenha, do grau de ligação pessoal que tenham comigo e do caráter altruísta da mesma.

Na anarquia, após eu ser expulso de minha casa de mãos abanando, só conseguiria recuperar minha casa se conseguisse achar uma outra organização que se dispusesse a me ajudar independentemente de me conhecerem e se importarem comigo ou não, que tenham um caráter honesto para devolver-me os bens recuperados, que sejam altruistas a ponto de se dedicarem a ajudar outros por trocados ao invés deles mesmos saquearem, que sejam desprendidos a ponto de me devolverem quase todos os bens recuperados mesmo que metade deles morra no confronto, que sejam fortes o suficientes para derrotar a organização que roubou a minha casa, etc.

Em resumo, para a anarquia funcionar da forma doce que vocês apregoam, somente se as pessoas tiverem um caráter médio MUITO acima do atual. Como isso não acontecerá, as pessoas continuarão egoístas e defendendo seus interesses. Como o uso da força física nos negócios não seria "proibido" como é atualmente, os negócios baseados em trocas honestas, pacificas e voluntárias de bens praticamente não ocorrerão (exceto se ambas as partes estiverem com as costas cobertas, ou em algumas poucas exceções). Levando em conta o caráter egoísta das pessoas, somente se tornando "próximo" delas para ser ajudado, ou seja, você terá que fazer parte de um clã, guilda, gangue ou feudo para ter um mínimo de "garantia".
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe


"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses, a maior virtude do socialismo é a distribuiçãoi igual da miséria" (W. Churchill)

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
E porque ele parou de postar por aqui?

Eu achei que ele tinha se exilado depois que o comunismo foi derrotado no RéV.

(Assim como foi com o espiritismo uns 5 anos atrás...)

Talvez ache mais divertido ficar refutando as estultices de alguns comunas no Real.

Mas é um forista que faz falta mesmo.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

DDV escreveu:
Apáte escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Acho que de todos socialistas/canibalizadores de criancinhas, eu sou o que mais concorda com o u.f.k.a. Cabeção


E é por isso que você é meu maconhista/abortista/sodomitófilo/comuno-pedocanibal favorito, depois é claro do saudoso Samael.

Você precisa ver o garoto.

O Lordakner e seu fiel escudeiro transformaram o Sama no mais ferrenho defensor do liberalismo econômico. Parece que um comunista casca-grossa tem maior poder de persuasão do que todos os intelectuais conservadores que já existiram.


Os anarquistas também fazem coisa parecida. A quantidade de liberais que eles vêm recrutando para o "estatismo" utimamente não está no gibi...

A mudança de pensamento do Samael dá pra ser percebida com o passar do tempo e ele sempre convenceu que acredita no que escreve.

Alguns desses liberais que de uma hora pra outra começaram a defender tudo que sempre criticaram só comprova o quanto são fracos de posição.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Esse cara viajou. O cara não tem nem 100 posts e já tá falando de ultimamente...

Pra começar eu não procuro ser guru ideológico nem chefe de torcida de guri de internet. Se a reação dos caras as idéias anarquistas é fortalecer seu estatismo, ótimo, quer dizer que estão pensando e reagindo.

Mas eu gostaria de saber quem virou mais estatista/socialista? Eu só lembro do Abmael e do Kramer, o zumbi filósofo sempre foi inconstante, o rapha... virou conservador/liberal, assim como o punkboy. E isso foi antes de se começar a falar de anarquismo...

E também tem a galera que vira comuna porque entrou pra faculdade/serviço público. Faz parte... Atribuir isso a uma revolta contra um punhado de posts sobre anarquismo é levantar demais a minha bola. Eu agradeço, mas receio (e espero...) ter uma influência muito menor do que o professor de Sociologia I ou que o contra-cheque desses caras...

Eu sou só o cara que escreve em azul na internet do qual você sempre discordará mas vai ser sempre um pé no saco de refutar... É o meu segundo esporte favorito.
Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 08 Mar 2010, 18:08, em um total de 1 vez.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

Bem, já que o jeito é levar recado, é melhor que veja com os próprios olhos. Tá tendo uma discussão sobre anarquismo no fórum do Vitão: http://realidade.org/forum/index.php?topic=9405.0

A troca de nicks lá é liberada, e semanalmente é acompanhada da troca de avatares e assinaturas, nem quem participa sabe ao certo quem é quem, mas penso que isso é irrelevante.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
DDV
Mensagens: 71
Registrado em: 18 Jun 2009, 17:24
Gênero: Masculino

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por DDV »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Esse cara viajou. O cara não tem nem 100 posts e já tá falando de ultimamente...



É comigo isso? Se for, não me entenda mal...

Não estou me referindo apenas ao ReV. Além disso, tenho grande consideração por você, cuja maioria dos posts defendendo a liberdade individual e a economia de mercado é impecável. :emoticon45: Também considero bastante seu papel na erradicação do comunismo desse fórum :emoticon12:

Essa reação ao anarquismo ocorre em vários fóruns, não só aqui. São liberais que de repente se vêem "forçados" a defender algo que eles sempre olhavam com desconfiança, que é o estado.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe


"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses, a maior virtude do socialismo é a distribuiçãoi igual da miséria" (W. Churchill)

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:Bem, já que o jeito é levar recado, é melhor que veja com os próprios olhos. Tá tendo uma discussão sobre anarquismo no fórum do Vitão: http://realidade.org/forum/index.php?topic=9405.0

A troca de nicks lá é liberada, e semanalmente é acompanhada da troca de avatares e assinaturas, nem quem participa sabe ao certo quem é quem, mas penso que isso é irrelevante.



PQP, 17 páginas?!!

Mas a julgar pela primeira, não tem muito o que comentar...

Deixa eu ver se eu advinho, você é o Exterminador de ETs (muito legal o nick aliás!)...

One of these days, eu leio... Nada me estimula mais do que ser chamado de maluco reiteradas vezes.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Apáte escreveu:Bem, já que o jeito é levar recado, é melhor que veja com os próprios olhos. Tá tendo uma discussão sobre anarquismo no fórum do Vitão: http://realidade.org/forum/index.php?topic=9405.0

A troca de nicks lá é liberada, e semanalmente é acompanhada da troca de avatares e assinaturas, nem quem participa sabe ao certo quem é quem, mas penso que isso é irrelevante.



PQP, 17 páginas?!!

Mas a julgar pela primeira, não tem muito o que comentar...

Deixa eu ver se eu advinho, você é o Exterminador de ETs (muito legal o nick aliás!)...

One of these days, eu leio... Nada me estimula mais do que ser chamado de maluco reiteradas vezes.

Sim, sou o Exterminador de ETs. "Exterminadores" são comuns por lá, e escolhi este nick porque cheguei a conclusão que em todo filme de ficção científica quando os humanos não exterminam os ETs logo de cara, nós que somos exterminados.

Este tópico não dá pra julgar pela primeira página. É costume no Realidade todo tópico começar com memes, piadas e xingamentos. Depois a coisa até dá uma evoluída, não que chegue num nível tão alto como no CC, aí se dá uma pausa para zoar o Niels, o Botafogo, o curso de jornalismo e a dança da pizza, e então se retoma à proposta do tópico. É claro, na maioria das vezes passa logo da etapa 1 (xingamentos) para 3 (zoar o Niels) e fica intercalando entre elas.

Ah, e ler este tópico todo é maluquice. Dos posts mais longos eu só seleciono alguns foristas que realmente compensam. Eu que fui um dos que mais floodei no tópico em questão não li nem 50% das mensagens.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

DDV escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Esse cara viajou. O cara não tem nem 100 posts e já tá falando de ultimamente...




Essa reação ao anarquismo ocorre em vários fóruns, não só aqui. São liberais que de repente se vêem "forçados" a defender algo que eles sempre olhavam com desconfiança, que é o estado.

A cara-de-pau foi de alguns passarem a defender coisas que sempre foram contra, como o welfary state.

Eu mesmo defendo que o Estado deve zelar pela segurança, uma vez que isso não foi uma tarefa recentemente incumbida a ele (como saúde ou educação ou... lazer), mas esteve presente em praticamente toda a história de todas as civilizações e mesmo hoje é difícil encontrar autores que têm uma proposta alternativa convincente. Não que eu não defenda que também haja firmas de segurança privadas, direito de defesa do cidadão e até mesmo mercenários trabalhando para as forças armadas, já que isso sempre existiu também.

Só não consigo conceber que a/as Instituições responsáveis pela manutenção da ordem e estabilidade não sejam estruturalmente similares ao Estado. Pode-se chamar de outra coisa, assim como pode-se chamar seus líderes de acionistas no lugar de burocratas, mas no fim, seria só um jogo de palavras.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:[...]o Botafogo[...]



Quando o Fogão perde um jogo importante, umas das poucas coisas que me conforta é pensar que nessa hora o Niels deve estar puto. :emoticon12:
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Kramer (no forum do vitão) escreveu:É que 90% dos textos do Cabeça envolvem sodomia. Esse é exceção.


ahahahha, que mentira!

Nunca escrevo textos sobre sodomia, vez ou outra eu respondo algum tópico com mensagens e notícias que tratam de vangloriar a sodomia.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

DDV escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Esse cara viajou. O cara não tem nem 100 posts e já tá falando de ultimamente...



É comigo isso? Se for, não me entenda mal...

Não estou me referindo apenas ao ReV. Além disso, tenho grande consideração por você, cuja maioria dos posts defendendo a liberdade individual e a economia de mercado é impecável. :emoticon45: Também considero bastante seu papel na erradicação do comunismo desse fórum :emoticon12:


Os livros de História do futuro terão um capítulo dedicado exclusivamente a mim por isso...Quando Cabeção, o grande, esmaga impiedosamente o flagelo coletivista na comunidade virtual Reviana. :emoticon12: :emoticon12:

DDV escreveu:Essa reação ao anarquismo ocorre em vários fóruns, não só aqui. São liberais que de repente se vêem "forçados" a defender algo que eles sempre olhavam com desconfiança, que é o estado.



Isso é saudável.

Resistir a uma idéia diferente é o protocolo correto a se adotar. Eu resisti ao anarquismo até que todas as desculpas que eu conseguia elaborar para o Estado burocrático se esgotaram.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Lordakner
Mensagens: 1030
Registrado em: 09 Dez 2008, 11:00
Gênero: Masculino

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Lordakner »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Pra começar eu não procuro ser guru ideológico nem chefe de torcida de guri de internet.

Atribuir isso a uma revolta contra um punhado de posts sobre anarquismo é levantar demais a minha bola.

Eu agradeço, mas receio (e espero...) ter uma influência muito menor do que o professor de Sociologia I ou que o contra-cheque desses caras...

Eu sou só o cara que escreve em azul na internet do qual você sempre discordará mas vai ser sempre um pé no saco de refutar... É o meu segundo esporte favorito.


Imagem
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Apáte »

Cabeção,

Vale a dica: Os ataques gratuitos no Realidade não devem ser levados a sério. O único que ainda se debate contra eles é o Niels, e é por isso que ele se tornou o bode expiatório oficial do fórum. É claro que um ataque na internet não deve ser levado a sério sob hipótese alguma, mas no Real a maior parte deles sequer teve a intenção de ofender.

Explicar sobre a linguagem alternativa que impera naquele ambiente seria perda de tempo. Entenda que escrever sodomia em azul e negrito tornou-se um meme, justamente por um termo não muito usado (quantas pessoas conhece que chama viados de sodomitas?).

Ninguém quis te chamar de monolítico ou dizer que só sabe escrever sobre surubas sodomitas, mas o fato é que por mais que já tenha divagado sobre os mais diversos assuntos, uma das coisas que se destaca é o uso do termo em questão.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Apáte escreveu:Cabeção,

Vale a dica: Os ataques gratuitos no Realidade não devem ser levados a sério. O único que ainda se debate contra eles é o Niels, e é por isso que ele se tornou o bode expiatório oficial do fórum. É claro que um ataque na internet não deve ser levado a sério sob hipótese alguma, mas no Real a maior parte deles sequer teve a intenção de ofender.

Explicar sobre a linguagem alternativa que impera naquele ambiente seria perda de tempo. Entenda que escrever sodomia em azul e negrito tornou-se um meme, justamente por um termo não muito usado (quantas pessoas conhece que chama viados de sodomitas?).

Ninguém quis te chamar de monolítico ou dizer que só sabe escrever sobre surubas sodomitas, mas o fato é que por mais que já tenha divagado sobre os mais diversos assuntos, uma das coisas que se destaca é o uso do termo em questão.


Relaxa cara, eu entendi a piada, eu só citei porque eu achei engraçada...

O termo "sodomita" virou minha pièce de resistance contra o PC quando eu tomei um cartão (ou fui suspenso, não lembro mais agora) do forum do Alemônio, lá nos idos de 2005-2006, por ter usado ele num debate para me referir a gays. Na época foi apenas um sinônimo arcaico engraçado, mas de lá para cá virou um dos meus chavões favoritos...

Eu uso justamente como forma de mostrar que no ReV a gente não tem cartilha de eufemismos, que aqui o praticante de sodomia será tratado por sodomita sem problemas, porque eu sou moderador dessa joça e eu falo assim.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
E porque ele parou de postar por aqui?

Eu achei que ele tinha se exilado depois que o comunismo foi derrotado no RéV.

(Assim como foi com o espiritismo uns 5 anos atrás...)


Eu parei de postar aqui porque o fórum estava extremamente morto e sem qualquer debate interessante que perdurasse, sem cair no trollismo ou no senso comum vazio.

Mas é bom ver as coisas melhorarem por aqui novamente.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Acho que de todos socialistas/canibalizadores de criancinhas, eu sou o que mais concorda com o u.f.k.a. Cabeção


E é por isso que você é meu maconhista/abortista/sodomitófilo/comuno-pedocanibal favorito, depois é claro do saudoso Samael.


Os acentos voltaram. Jesus seja louvado! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Breve paragrafo sobre a miseria filosofica do Estado min

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Grande Samuca, sempre bom te ver...

Pois é, comprei um Mac com teclado internacional... dá para escrever usando a mesma configuração em francês e português...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado