Machado de Assis sobre o espiritismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Machado de Assis sobre o espiritismo

Mensagem por Jack Torrance »

O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir. [...] Quando eles me vêm contar uns ditos de Samuel e de Jesus Cristo, sublinhados de filosofia de armarinho, para dar na perfeição sucessiva das almas, segundo estas mesmas relatam a quem as quer ouvir, palavra que me dá vontade de chamar a polícia e um carro. Os espíritas que me lerem hão de rir-se de mim, porque é balda certa de todo maníaco lastimar a ignorância dos outros. Eu, legislador, mandava fechar todas as igrejas dessa religião, pegava dos religionários e fazia-os purgar espiritualmente de todas as suas doutrinas; depois, dava-lhes uma aposentadoria razoável.
http://portal.mec.gov.br/machado/arquiv ... macr11.htm
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Jack Torrance
Contato:

Re: Machado de Assis sobre o espiritismo

Será que Machado não mandou nenhuma carta do além por meio de algum médium?

É claro que se ele mandou, essa carta está totalmente fora do estilo dele (como todas as cartas de todas as outras personalidades), já que lá no mundo espiritual o estilo do sujeito é mudado.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

E precisa da opinião do Machado de Assis para que ? No fórum tem aos montes, muito parecidas, apesar que o Turatti nos deu descanso.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

marta

Mensagem por marta »

Não conhecia esse lado do Machadão. Muito bom.
Ih, a moça ficou tiririca :emoticon16:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:Não conhecia esse lado do Machadão. Muito bom.

Machado foi um crítico ácido das religiões, marta.

Apesar de ser um católico fervoroso, o Turatti e o Machado se encontram nessa mesma opinião. :emoticon4:

Tiririca ? Não marta, se me tiriricasse por qualquer bobagem já teria enfartado ou tido um ataque de pelancas há muito tempo. :emoticon12:

Só acho esquisito essa meia tentativa de um apelo ä uma pretensa autoridade.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:

Apesar de ser um católico fervoroso, o Turatti e o Machado se encontram nessa mesma opinião. :emoticon4:

Tiririca ? Não marta, se me tiriricasse por qualquer bobagem já teria enfartado ou tido um ataque de pelancas há muito tempo. :emoticon12:

Sal, me desculpe. Que vc não goste do Machado eu respeito, mas PRETENSA AUTORIDADE?! péra lá. O Machado é uma autoridade. Se não o mehor, está entre os melhores.
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Tiririca ? Não marta, se me tiriricasse por qualquer bobagem já teria enfartado ou tido um ataque de pelancas há muito tempo. :emoticon12:

Acho que quem tem ataque de pelanca é homem. Mulher tem ataque de perereca.
Com a palavra, os filólogos de plantão :emoticon16:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:

Sal, me desculpe. Que vc não goste do Machado eu respeito, mas PRETENSA AUTORIDADE?! péra lá. O Machado é uma autoridade. Se não o mehor, está entre os melhores.

Vamos por partes,

Não está ligado a gostar ou deixar de gostar, a pergunta é, era autoridade em religião ? Que eu saiba, não. Por isso a colocação. Caso ele fosse autoridade no assunto é só me corrigir.

E apelo a autoridade é uma falácia pelo que aprendi. Que é de uso corrente por religiosos e não aceito por céticos. Por isso, a estranheza.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Tiririca ? Não marta, se me tiriricasse por qualquer bobagem já teria enfartado ou tido um ataque de pelancas há muito tempo. :emoticon12:

Acho que quem tem ataque de pelanca é homem. Mulher tem ataque de perereca.
Com a palavra, os filólogos de plantão :emoticon16:

Só se mudou. Pelanca sempre foi associada ao gênero feminino e é considerada ofensa grave pelo mesmo :emoticon12:

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:
salgueiro escreveu:

Vamos por partes,

Não está ligado a gostar ou deixar de gostar, a pergunta é, era autoridade em religião ? Que eu saiba, não. Por isso a colocação. Caso ele fosse autoridade no assunto é só me corrigir.

E apelo a autoridade é uma falácia pelo que aprendi. Que é de uso corrente por religiosos e não aceito por céticos. Por isso, a estranheza.

Salzinha, não precisa ser autoridade em religião para achar o espirituosismo uma verdadeira palhaçada. Basta ter um pingo de bom senso.
Se para dar pitaco sobre religião tem de ser autoridade, precisamos encerras as atividades desse forum.
O machadão tinha a opinião dele e eu, particularmente, concordo em gênero e número.
marta

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:Salzinha, não precisa ser autoridade em religião para achar o espirituosismo uma verdadeira palhaçada. Basta ter um pingo de bom senso.
Se para dar pitaco sobre religião tem de ser autoridade, precisamos encerras as atividades desse forum.
O machadão tinha a opinião dele e eu, particularmente, concordo em gênero e número.

Opinião é direito de todos, eu sou a rainha delas :emoticon12: mas sei diferenciar uma opinião baseada em achismos (a minha grande maioria), por simpatia/desgosto, ... , daquelas baseadas em conhecimento no assunto.

E é exatamente isso que estou colocando que a opinião dele era opinião.

marta

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:Salzinha, não precisa ser autoridade em religião para achar o espirituosismo uma verdadeira palhaçada. Basta ter um pingo de bom senso.

Opinião é direito de todos, eu sou a rainha delas :emoticon12: mas sei diferenciar uma opinião baseada em achismos (a minha grande maioria), por simpatia/desgosto, ... , daquelas baseadas em conhecimento no assunto.

E é exatamente isso que estou colocando que a opinião dele era opinião.

Mas ninguém disse o contrário. Eu não li no post que a opinião dele é vãlida e certa. É a opinião dele, aliás de uma forma muito elegante como é peculiar do seu estilo. Quem evocou autoridade foi vc, não o post
marta

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Sim fui eu, porque normalmente não se cria tópico para emitir a opinião de um zé-das-couves anônimo. Daí o apelo a autoridade.

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Li um livro do Padre Quededo em que ele desmitificava essas mensagens do além, quando nenhum dos espiritas até agora conseguiram acertar a mensagem que Monteiro Lobato(se não me engano) deixou guardada em cofre para comprovar essa comunicação além-túmulo.
E as encarnações do Doutor Fritz?? Iludindo o povo... autosugestão e hipnose ao cubo...
E pensar que o "primeiro" Fritz foi preso por Charlatanismo e teve o perdão presidencial feito pelo próprio Juscelino Kubischeck!
:emoticon27:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Botanico

Mensagem por Botanico »

Zato-one escreveu:Li um livro do Padre Quededo em que ele desmitificava essas mensagens do além, quando nenhum dos espiritas até agora conseguiram acertar a mensagem que Monteiro Lobato(se não me engano) deixou guardada em cofre para comprovar essa comunicação além-túmulo.
E as encarnações do Doutor Fritz?? Iludindo o povo... autosugestão e hipnose ao cubo...
E pensar que o "primeiro" Fritz foi preso por Charlatanismo e teve o perdão presidencial feito pelo próprio Juscelino Kubischeck!
:emoticon27:

Ei Zarabana, é o seguinte:
1) Os livros do Quevedo não desmistificam mensagens ou quais outras coisas: eles próprios JÁ SÃO UMA MISTIFICAÇÃO POR SI SÓ. (Tente descobrir o que já se disse nesse fórum sobre eles)

2) O caso do Monteiro Lobato foi que um médium dizia receber mensagens dele e nem se deu conta de fazer uma verificação mais cuidadosa para saber se havia nelas alguma coisa do Monteiro Lobato mesmo. Foi aí que um dos amigos de Monteiro revelou esse caso da senha e aí o médium caiu do cavalo. Esse médium tinha o sobrenome Machado, mas tanto quanto eu saiba, o Quevedo falava que era o Chico Xavier quem transcrevia as mensagens do escritor falecido (o que não é verdade).

3) Olha, eu sei lá se autossugestão ou hipnose ao cubo podem curar alguém, mas se pode, então a Medicina deveria dar mais trela a isso. Mas acho que aí entra a indústria farmacêutica de chicote em punho: curar sem medicamentos? Isso seria a nossa ruína...

4) É... os médicos não gostaram do Arigó curar sem ter diploma. Sacomé: essa classe médica parece não achar que houve algum problema quanto a um médico serrar a perna esquerda de um paciente quando a perna gangrenada era a direita... Ah! Mas se alguém cura sem ter passado por uma faculdade de medicina... Os homens viram bicho! Bem, de fato Arigó foi preso uma vez e solto pelo Juscelino. Foi preso uma segunda (quando ele já não era mais presidente) e ficou preso alguns meses. Foi uma desmoralização TOTAL, pois os doentes iam até a cadeia e, para evitar problemas, o diretor da prisão permitiu que ele atendesse aos doentes lá...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:4) É... os médicos não gostaram do Arigó curar sem ter diploma. Sacomé: essa classe médica parece não achar que houve algum problema quanto a um médico serrar a perna esquerda de um paciente quando a perna gangrenada era a direita... Ah! Mas se alguém cura sem ter passado por uma faculdade de medicina... Os homens viram bicho! Bem, de fato Arigó foi preso uma vez e solto pelo Juscelino. Foi preso uma segunda (quando ele já não era mais presidente) e ficou preso alguns meses. Foi uma desmoralização TOTAL, pois os doentes iam até a cadeia e, para evitar problemas, o diretor da prisão permitiu que ele atendesse aos doentes lá...

Um histórico relativamente detalhado do "Dr.Fritz" e seus "cavalos":
http://www.nenoticias.com.br/lery.php?var=1236417928
Cita trechos tirados de jornais e revistas.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:4) É... os médicos não gostaram do Arigó curar sem ter diploma. Sacomé: essa classe médica parece não achar que houve algum problema quanto a um médico serrar a perna esquerda de um paciente quando a perna gangrenada era a direita... Ah! Mas se alguém cura sem ter passado por uma faculdade de medicina... Os homens viram bicho! Bem, de fato Arigó foi preso uma vez e solto pelo Juscelino. Foi preso uma segunda (quando ele já não era mais presidente) e ficou preso alguns meses. Foi uma desmoralização TOTAL, pois os doentes iam até a cadeia e, para evitar problemas, o diretor da prisão permitiu que ele atendesse aos doentes lá...

Um histórico relativamente detalhado do "Dr.Fritz" e seus "cavalos":
http://www.nenoticias.com.br/lery.php?var=1236417928
Cita trechos tirados de jornais e revistas.

Os trechos tirados de jornais e revistas são poucos (o que não implica que sejam necessariamente verdadeiros, nem que a história acabou na reportagem feita). Na maioria dos casos, o autor do texto parece falar por si mesmo (quando cita os bens de um dos "cavalos" de Fritz, por exemplo). Que pena que não cita o julgamento, as provas apresentadas, o transitado e julgado... Ou seja, o que interessa mesmo, fica no ar (que nem os espíritos...).

Bem, os Fritz atuais ficaram mais espertos: não fazem cortes, nem usam agulhas (a menos que seja acupuntura...), e aí os nossos bambambans médicos, doidinhos para enquadrar esses caras, ficam de mãos atadas: se não houve ato médico, não houve crime. Se receitou fitoterápicos, chazinhos ou bolinhas homeopáticas, também não.

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Bem, os Fritz atuais ficaram mais espertos: não fazem cortes, nem usam agulhas (a menos que seja acupuntura...), e aí os nossos bambambans médicos, doidinhos para enquadrar esses caras, ficam de mãos atadas: se não houve ato médico, não houve crime. Se receitou fitoterápicos, chazinhos ou bolinhas homeopáticas, também não.

Então devemos instituir a "medicina" espírita e de quebra a água benta, as curas espirituais da IURD, as pajelanças, etc.?

Apo

Mensagem por Apo »

Jack Torrance escreveu:Será que Machado não mandou nenhuma carta do além por meio de algum médium?

É claro que se ele mandou, essa carta está totalmente fora do estilo dele (como todas as cartas de todas as outras personalidades), já que lá no mundo espiritual o estilo do sujeito é mudado.

Você quer dizer que "lá" só existe um estilo: a chatice espírita.
Se um Físico se comunicar com algum médium, jamais falará sobre Ciência em "estilo científico". Provavelmente falará sobre luz - por exemplo, contradizendo a Física.
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:

Botanico escreveu:Bem, os Fritz atuais ficaram mais espertos: não fazem cortes, nem usam agulhas (a menos que seja acupuntura...), e aí os nossos bambambans médicos, doidinhos para enquadrar esses caras, ficam de mãos atadas: se não houve ato médico, não houve crime. Se receitou fitoterápicos, chazinhos ou bolinhas homeopáticas, também não.

Então devemos instituir a "medicina" espírita e de quebra a água benta, as curas espirituais da IURD, as pajelanças, etc.?

Bem, se houver quem queira fazer estudos científicos destes, acho que está mais fácil que achar médiuns de materialização...

Jack Torrance
Contato:

Botanico escreveu:Bem, se houver quem queira fazer estudos científicos destes, acho que está mais fácil que achar médiuns de materialização...

Tem coisas mais importantes prá fazer...

Deve ser interessante um estudo comprovando o poder da água benta, do descarrego da IURD, da medalhinhas milagrosas, das baforadas do charuto do pai-de-santo, etc. :emoticon22:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O Espírito revoltado de Machado de Assis psicografou ... ooppsss, digo, escreveu: O espiritismo é uma fábrica de idiotas e alienados, que não pode subsistir.

Bom, se Machado de Assis pudesse saber que na atualidade, os Espíritas subsistiram sim, e justamente no país em que ele viveu, além de possuirem nível de escolaridade muito maior do que os seguidores da religião desse Escritor, ou seja, os católicos, talvez os seus restos mortais estejam se revirando no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras. :emoticon27:

Imagem

http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5175.shtml

E se ele acreditava que um segmento da população que possui hoje a maior escolaridade, era uma fábrica de idiotas, o que se podia esperar de um outro segmento, os católicos, que possui hoje um dos menores índices de escolaridade? Talvez, se seguíssemos na mesma proporção do respeitável escritor, os católicos deveriam ser uma multinacional de imbecis alienados. Será que ele, se vivo estivesse, orgulhar-se-ia de ser católico? ... :emoticon23:

O Espírito inconformado de Machado de Assis mandou uma mensagem do além e psicografou, ou melhor, escreveu: Eu, legislador, mandava fechar todas as igrejas dessa religião ...

Igrejas (???) dessa religião??? :emoticon28:

Por aí se pode notar como Machado de Assis entendia de Espiritismo. Talvez seus conhecimentos adviessem de pregações de padres ( possivelmente pedófilos ).

Realmente, como bom crítico do Espiritismo, Machado de Assis era um excelente romancista.

Editado pela última vez por Benetton em 16 Jun 2009, 11:37, em um total de 6 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Apo

Mensagem por Apo »

Não querendo ser falaciosa, mas não posso deixar de falar...as pessoas que se livraram de crenças ou religiões que eu conheci na vida, eram de nível intelectual escolar muito superior aos 5 ou 6 anos aí citados pelo IBGE. A maioria tem, no mínimo, os 11 anos de escola + 1 curso superior. Grande parte tem mais de uma faculdade e ainda alguns pós graduação. Muitos têm níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Será que são do Candomblé e eu não sei? :emoticon26:
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Jack Torrance escreveu:
Botanico escreveu:Bem, se houver quem queira fazer estudos científicos destes, acho que está mais fácil que achar médiuns de materialização...

Deve ser interessante um estudo comprovando o poder da água benta, do descarrego da IURD, da medalhinhas milagrosas, das baforadas do charuto do pai-de-santo, etc. :emoticon22:

Se você quer abraçar o Mundo e investigar qualquer bobagem ou coisa séria que se diga, acho que vai ter muito trabalho. Cá comigo, eu prefiro abraçar uma linda garota...

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Jack Torrance escreveu:

Se você quer abraçar o Mundo e investigar qualquer bobagem ou coisa séria que se diga, acho que vai ter muito trabalho. Cá comigo, eu prefiro abraçar uma linda garota...

O que é mais sério? O poder da água benta, uma pajelança ou um passe espírita?
Imagem

Trancado