Cientistas admitem omissão em artigos, diz estudo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Um terço dos pesquisadores declarou 'filtrar' dados de pesquisas.
Falsificação de dados foi relatada por 2% deles.

Até 34% de cientistas estrangeiros admitem ter realizado práticas de pesquisa questionáveis, como omitir novos resultados que colocariam em xeque trabalhos anteriores ou descartar certas informações obtidas em experimentos por uma percepção subjetiva de que estão incorretas. Foi o que mostrou uma revisão sistemática de artigos sobre má conduta científica realizada por Daniele Fanelli, do Instituto para o Estudo da Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Cerca de 2% dos pesquisadores chegaram a confessar que já fabricaram, falsificaram ou adulteraram dados para melhorar os resultados das suas publicações. A íntegra pode ser lida na revista digital "Public Library of Science ONE". Daniele examinou 3.276 pesquisas que tratam de desvios éticos. Separou 22 artigos publicados nos últimos 23 anos. Todos reúnem dados de questionários respondidos livre e anonimamente pelos próprios cientistas. Os estudos foram escolhidos por usar metodologias semelhantes, que permitem consolidação dos resultados.
Segundo a revisão sistemática, cerca de 14% dos estudiosos conheciam alguém que tinha fabricado ou adulterado voluntariamente dados. Até 72% disseram ter testemunhado outras práticas de pesquisa reprováveis menos graves. Casos de plágio foram ignorados, pois o trabalho analisou somente desvios éticos. Daniele afirmou à reportagem que a pressão do “publique ou pereça”, que obriga os pesquisadores a produzir continuamente artigos científicos, explica boa parte dos deslizes.
O chefe de gabinete do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Felizardo Penalva da Silva, explica que todos os trabalhos de pesquisa financiados pelo órgão são aprovados por comitês técnico-científicos. Se algum problema é identificado, o CNPq estuda caso a caso a melhor abordagem: diálogo com o pesquisador ou, nos casos mais graves, uma ação judicial para restituir o dinheiro investido ao erário. “Em caso de fraude, a maior punição para o pesquisador é o descrédito”, afirma Silva. “Todas as portas vão se fechar para ele.” As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... STUDO.html
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

docdeoz

Re: Cientistas admitem omissão em artigos, diz estudo

Mensagem por docdeoz »

eheheh... (melhor só Internacional tomando quatro do Flamengo...)

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Tsc, tsc, tsc!
Esses cientistas são tão ...humanos?!

Olha! Ainda assim eu desconsidero o criacionismo.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Márcio escreveu:Tsc, tsc, tsc!

Cientistas são humanos porque não se pautam por perfeições divinas. Simples.

Já criacionistas incoerentes, desonestos intelectuais e sujos como pau de galinheiro são infalíveis. Assim como é a justiça divina.
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:

Já criacionistas incoerentes, desonestos intelectuais e sujos como pau de galinheiro são infalíveis. Assim como é a justiça divina.

religiosos sao todos perfeitos assim como o mundo q Deus deu a eles :emoticon26:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Apo escreveu:

Darwin e os Grandes Enigmas da vida-SJG,213:

"Fica claro que, neste caso {racismo}, não foi a ciência que influenciou as atitudes racistas. Muito pelo contrário, foi uma crença a priori na inferioridade negra que determinou a seleção preconceituosa de "provas". De um rico corpo de dados que poderia apoiar praticamente qualquer asserção racial, os cientistas selecionaram fatos que corroboravam suas conclusões prediletas, se gundo as teorias em voga no momento".

Claro como a água do Guaíba...

Apo

Mensagem por Apo »

docdeoz escreveu:
Apo escreveu:

"Fica claro que, neste caso {racismo}, não foi a ciência que influenciou as atitudes racistas. Muito pelo contrário, foi uma crença a priori na inferioridade negra que determinou a seleção preconceituosa de "provas". De um rico corpo de dados que poderia apoiar praticamente qualquer asserção racial, os cientistas selecionaram fatos que corroboravam suas conclusões prediletas, se gundo as teorias em voga no momento".

Não adianta desmoralizar a ciência, doc. Ela é, ao cabo e ao fim, tudo com o que você vai contar desde que nasceu, passando pelo seu PC até o dia da sua morte.

Tô pouco me lixando pra Darwin. Cientistas não são deuses, são seres humanos como nós.
Imagem

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Estás falando como se Ciência pertencesse ao mundo das idéias, tipo aquele cavalo ideal que seria a idéia de todos os cavalos...

Simplesmente não existe a Ciência assim como não existe a Religião... Apenas seres humanos e suas crenças...

Apo

Mensagem por Apo »

docdeoz escreveu:Estás falando como se Ciência pertencesse ao mundo das idéias, tipo aquele cavalo ideal que seria a idéia de todos os cavalos...

Simplesmente não existe a Ciência assim como não existe a Religião... Apenas seres humanos e suas crenças...

Estou a falar o que você já sabe e pode comprovar. Deus não faz nada quando a vaca tende a ir pro brejo. A Ciência pode fazer. Se a Ciência não é ideal, é muito mais palpável e produtiva.
Ciência existe, sim. Religião também. A primeira tenta tirar da ignorância o que a segunda insiste em manter. Mas no fim, um padre idiota acaba pedindo socorro a um GPS, que ele achou dispensável porque certamente deus estava esperando por ele durante o passeio. Estava mesmo.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eis um belo exemplo de que a ciência funciona mesmo: erra, admite o erro e se corrige.
É assim que ela avança.

Podemos dizer o mesmo das religiões?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Eis um belo exemplo de que a ciência funciona mesmo: erra, admite o erro e se corrige.
É assim que ela avança.

Não. Nem de nehum grupo organizado...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:Eis um belo exemplo de que a ciência funciona mesmo: erra, admite o erro e se corrige.
É assim que ela avança.

eh um problema serio...

e Deus erra? :emoticon26:

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Apo escreveu:
docdeoz escreveu:Estás falando como se Ciência pertencesse ao mundo das idéias, tipo aquele cavalo ideal que seria a idéia de todos os cavalos...

Estou a falar o que você já sabe e pode comprovar. Deus não faz nada quando a vaca tende a ir pro brejo. A Ciência pode fazer. Se a Ciência não é ideal, é muito mais palpável e produtiva.
Ciência existe, sim. Religião também. A primeira tenta tirar da ignorância o que a segunda insiste em manter. Mas no fim, um padre idiota acaba pedindo socorro a um GPS, que ele achou dispensável porque certamente deus estava esperando por ele durante o passeio. Estava mesmo.

Não estamos falando de Deus.

É mais que óbvio que a Religião tem a sua função...

Estou e concordo com Dawkins quando se fala dessa ESPÉCIE de religião:

O reverendo Rick Scarborough, apoiando a onda de ações cristãs semelhantes para estabelecer a religião como justificativa legal para a discriminação de homossexuais e outros grupos, declarou-a como a luta pelos direitos civis do século XXI: "Os cristãos vão ter de se posicionar pelo direito de ser cristãos".11 Se essas pessoas se posicionassem em nome da liberdade de expressão, haveria relutância em apoiá-las. Mas não é disso que se trata. O "direito de ser cristão" parece, nesse caso, significar o "direito de meter o bedelho na vida privada dos outros". O caso jurídico a favor da discriminação de homossexuais está sendo montado como uma reação contra uma suposta discriminação religiosa! E a lei parece respeitar a atitude. Não dá para se safar dizendo: "Se você tentar me impedir de insultar homossexuais, estará violando minha liberdade de preconceito". Mas dá para se safar dizendo: "Isso viola minha liberdade de religião". Qual é a diferença, pensando bem? A religião, mais uma vez, supera tudo.

Deus um Delírio, pág. 38...

Não me confundam com esses aí...

Apo

Mensagem por Apo »

docdeoz escreveu:
Apo escreveu:

Não estamos falando de Deus.

Assim como a Ciência existe e segue seus métodos, evoluindo através deles, a Religião existe quando congrega grupos que se rendem a preceitos em torno de algum ente central. O que acontece é que quando as Religiões se fazem de salvadoras e mantenedoras de algum tipo de ordem, elas se afirmam necessárias e existentes de fato. Quando não dão conta do recado, ou fazem cagadas, dizem que são apenas seres humanos. Estamos falando de deuses, os quais são usados como prerrogativas por grupos humanos, para validar seus dogmas e princípios.

É mais que óbvio que a Religião tem a sua função...

Para mim não tem função alguma. Mas ela em si, tem as funções que todos sabem: doutrinação, poder e abusos de todos os tipos. Claro que entregam alguma coisa em troca, para aliciar e convencer. Cái no papo quem precisa e quer. Mas isto é outro capítulo.

Estou e concordo com Dawkins quando se fala dessa ESPÉCIE de religião:

O reverendo Rick Scarborough, apoiando a onda de ações cristãs semelhantes para estabelecer a religião como justificativa legal para a discriminação de homossexuais e outros grupos, declarou-a como a luta pelos direitos civis do século XXI: "Os cristãos vão ter de se posicionar pelo direito de ser cristãos".11 Se essas pessoas se posicionassem em nome da liberdade de expressão, haveria relutância em apoiá-las. Mas não é disso que se trata. O "direito de ser cristão" parece, nesse caso, significar o "direito de meter o bedelho na vida privada dos outros". O caso jurídico a favor da discriminação de homossexuais está sendo montado como uma reação contra uma suposta discriminação religiosa! E a lei parece respeitar a atitude. Não dá para se safar dizendo: "Se você tentar me impedir de insultar homossexuais, estará violando minha liberdade de preconceito". Mas dá para se safar dizendo: "Isso viola minha liberdade de religião". Qual é a diferença, pensando bem? A religião, mais uma vez, supera tudo.

Deus um Delírio, pág. 38...

Não me confundam com esses aí...

Para mim o discurso pode variar de acordo com os valores de cada um. Mas se dizer religioso e afirmar que religiões são necessárias ou que querem o bem...ou é ser parceiro do que elas pregam e fazem, ou assumir que cada um vê bem e mal sempre em perspectiva.

O resultado final é demonstrado historicamente e não tem como refutar: religiões e crenças fundamentalistas que interferem nas vidas de outros não servem a boa coisa e terminam com saldos desastrosos.
No entanto, um inquisidor pode considerar que a inquisição é benéfica e necessária.
Imagem

Valdisnnei

Mensagem por Valdisnnei »

Apo escreveu:
docdeoz escreveu:
Apo escreveu:

Não adianta desmoralizar a ciência, doc. Ela é, ao cabo e ao fim, tudo com o que você vai contar desde que nasceu, passando pelo seu PC até o dia da sua morte.

Tô pouco me lixando pra Darwin. Cientistas não são deuses, são seres humanos como nós.

Se nossos PCs contassem apenas com a ciência estaríamos fitos e mal pagos...
Um nome metido como Walt Disney, no Brasil pode virar Valdisnei.
O motivo disso eu não sei, só sei que sou o NadaSei.

Marcelo!

Mensagem por Marcelo! »

O engraçado é que o assunto fugiu de seu foco....
Sim, cientistas erram porque são humanos, assim como os "religiosos", resultando em o que poderiamos dizer "empate".

De todas essas estatisticas , estudos sobre evolução, farsas sobre a veracidade da bilbia e tudo que vai contra Deus pode muito bem estar envolvido ( o que tenho grande certeza ).

O que acontece é que se cristãos expoem um fato logo o mesmo fato é desmentido e bombardeado com estudos cientificos, mais como vimos nessa matéria os mesmos "infalíveis" estudos podem ser uma farsa.

Quando se fala de cristianismo (sim, porque é o unico aqui a ser criticado, outras religioes nao vi) para ateus logo vem a mente apenas as coisas ruins como inquisição, abusos e etc... Nada justifica os erros passados e os futuros, mais vale lembrar que existe muitas pessoas realmente dispostas a ajudar o próximo, existem varios trabalhos com drogados, varios lares restaurados.....E por mais que muitos se esforcem, isso não irá mudar... Igual política, a mesma não presta.....pobre do politico bem intencionado querendo mudar a situação...já está taxado :emoticon39:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Marcelo! escreveu:O que acontece é que se cristãos expoem um fato logo o mesmo fato é desmentido e bombardeado com estudos cientificos, mais como vimos nessa matéria os mesmos "infalíveis" estudos podem ser uma farsa.

Se os "fatos" dos cristãos não resistem ao método científico, devem ser descartados.
Se hipóteses científicas não resistem ao método científico, devem ser descartadas.
Simples.

Para a ciência, não há nada "infalível". O que há são verdades provisórias.
Para a religião, a Bíblia é infalível. E danem-se os fatos.
Marcelo! escreveu:Quando se fala de cristianismo (sim, porque é o unico aqui a ser criticado, outras religioes nao vi) para ateus logo vem a mente apenas as coisas ruins como inquisição, abusos e etc... Nada justifica os erros passados e os futuros, mais vale lembrar que existe muitas pessoas realmente dispostas a ajudar o próximo, existem varios trabalhos com drogados, varios lares restaurados...

Seria ótimo se cristianismo fosse só fazer caridade (os espíritas também fazem) , mas ser cristão implica em impingir sua crendice aos outros.
É um mandamento de Jesus. E quem não aceitar, vai para o inferno.
Ser cristão é condenar a vida particular dos outros, é tentar mudar a Lei Maior para que fique de acordo com a Bíblia, é tentar impor o ensino religioso às crianças.

A Bíblia manda matar as bruxas, os gays, os parentes idólatras, os filhos desrespeitosos, as meninas que perdem a virgindade, quem trabalha no dia de sábado etc. Ainda bem que a maioria dos cristãos tem bom senso suficiente para ignorar estas partes.

Reid

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:A Bíblia manda matar quem trabalha no dia de sábado.

ainda bem q eh so sabado, se fosse a semana inteira oq ia ter de cristao dando disculpa... :emoticon26:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Reid escreveu:
Fernando Silva escreveu:A Bíblia manda matar quem trabalha no dia de sábado.

ainda bem q eh so sabado, se fosse a semana inteira oq ia ter de cristao dando disculpa... :emoticon26:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Os cristão podem alegar que Jesus aliviou um pouco no caso de guardar o sábado, mas o resto foi mantido.

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Religiões não criaram armas de destruição em massa!

Foram os cientistas...

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

docdeoz escreveu:Religiões não criaram armas de destruição em massa!

Foram os cientistas...

E o que devemos fazer? Abandonar a ciência? PQP...

E os cientistas que são cristãos? Vão tudo se foderem na mão de Deus?

E o que você usa e veio da ciência, não seria coisa do diabo?

E quando a ciência te interessa, isso não seria também coisa do diabo?

E a melhoria que a ciência provocou na humanidade, não conta?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Foram os cientistas...

As religiões já são, em si, uma arma de destruição em massa.
E usam a ciência para o mal.

Aliás, nessa hora os tais cientistas não são mais todos cristãos?
Só são cristãos quando é coisa boa?

Reid

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:

Foram os cientistas...

As religiões já são, em si, uma arma de destruição em massa.
E usam a ciência para o mal.

Aliás, nessa hora os tais cientistas não são mais todos cristãos?
Só são cristãos quando é coisa boa?

sera q esse povo n entende q qlquer coisa pode ser usada como "arma"? :emoticon5:

o problema n eh como as coisas sao e sim como sao usadas...

Marcelo!

Mensagem por Marcelo! »

Código: Selecionar todos

Se os "fatos" dos cristãos não resistem ao método científico, devem ser descartados.
Se hipóteses científicas não resistem ao método científico, devem ser descartadas.
Simples.

Para a ciência, não há nada "infalível". O que há são verdades provisórias.

Então a biblia pode ser toda verdadeira, Deus pode existir, e os cristãos podem estar certo, correto?

Meu querido Fernando SIlva , tudo o que você falou ai é uma generalização como eu disse, se muitos tentam "impor" algo não é a maioria.... Mais como isso eu vou falar e vocês sempre irão rebater com as mesmas ideias então continuemos...

A Bíblia manda matar as bruxas, os gays, os parentes idólatras, os filhos desrespeitosos, as meninas que perdem a virgindade, quem trabalha no dia de sábado etc. Ainda bem que a maioria dos cristãos tem bom senso suficiente para ignorar estas partes.

Por favor relate aqui onde a bilbia "manda" fazer o que você afirmou.
Já sei muitos versiculos que você vai colocar, então tentarei rebater....Mais por favor coloque todos versiculos onde a biblia diz para matar as bruxas, os gays, os parentes idólatras, os filhos desrespeitosos, as meninas que perdem a virgindade, quem trabalha no dia de sábado e se possivel tambem o ETC.

Abraço

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Marcelo! escreveu:
Fernando Silva escreveu:Para a ciência, não há nada "infalível". O que há são verdades provisórias.

Então a biblia pode ser toda verdadeira, Deus pode existir, e os cristãos podem estar certo, correto?

Sim, tanto quanto os islamitas, os hindus, os zoroastristas, os umbandistas etc.
Marcelo! escreveu:
Fernando Silva escreveu:A Bíblia manda matar as bruxas, os gays, os parentes idólatras, os filhos desrespeitosos, as meninas que perdem a virgindade, quem trabalha no dia de sábado etc. Ainda bem que a maioria dos cristãos tem bom senso suficiente para ignorar estas partes.

Por favor relate aqui onde a bilbia "manda" fazer o que você afirmou.
Já sei muitos versiculos que você vai colocar, então tentarei rebater....Mais por favor coloque todos versiculos onde a biblia diz para matar as bruxas, os gays, os parentes idólatras, os filhos desrespeitosos, as meninas que perdem a virgindade, quem trabalha no dia de sábado e se possivel tambem o ETC.

Há algo de errado quando um ateu tem que ensinar sobre a Bíblia a um crente.
E se seus argumentos são do tipo "Deus teve que fazer isto para que os hebreus não se corrompessem", "Isto foi no Antigo Testamento, mas Jesus nos trouxe uma nova lei" ou coisa assim, esqueça.

Êxodo 22:18 - "A feiticeira não deixarás viver." Milhares de mulheres inocentes sofreram mortes bárbaras por causa deste verso.

Êxodo 22:20 - "O que sacrificar aos deuses e não só ao SENHOR será morto." Se esta ordem fosse obedecida, então deveriam ser mortas as quatro bilhões de pessoas que não acreditam no deus bíblico.

Deuteronômio 13 - A Bíblia manda matar sua mulher, sua filha, seu filho, seu irmão, seu amigo etc se adorarem outros deuses

Êxodo 31:14 e 35:2-3 - Aqueles que quebram o Sábado sagrado serão executados.

Êxodo 21:17 - Quem amaldiçoar o seu pai ou sua mãe, torna-se réu de morte.

Êxodo 21, 15, Levítico 20, 9, Deuteronômio 21, 18-21, Marcos 7, 9-13, Mateus 15, 4-7 - Crianças desrespeitosas devem ser mortas.

Levítico 20:13 - Se um homem fizer sexo com outro homem, ambos morrerão.

Imagem
Resposta: Sim, imediatamente. O cara que fez o cartaz deve ter achado que a idéia de rasgar a Bíblia é tão absurda que ninguém pensaria nela. Pois bem, muita gente já pensou. É nisto que dá viver fechado em seu mundinho de superstição, achando que seu livro de mitologia é o centro do mundo.

Levítico 20:27 - Mulheres com "espírito adivinho" serão apedrejadas até a morte.

Levítico 21: 16-23 - Pessoas com deformidades não podem chegar-se ao altar de Deus. Eles o profanariam.

Levítico 24:10-23 - Um homem amaldiçoou e blasfemou o nome do Senhor. Moisés pergunta a Deus o que fazer sobre isto. Deus diz que a toda a comunidade deve apedrejá-lo até a morte. "E fizeram os filhos de Israel como o SENHOR ordenara a Moisés." .Qualquer um que blasfemar será apedrejado até a morte pela sua comunidade.

Números 25:05-09 - Javé mata 24 mil judeus com uma praga porque alguns se associaram a mulheres de outros povos

Deuteronômio 22:13 - A noiva que não se casa virgem deve ser apedrejada até a morte.

Levítico 20:27 - Adúlteros serão apedrejados até a motre

Vou citar mais trechos assim que tiver tempo, mas você encontra muita coisa aqui:
http://www.bibliadocetico.net/intole1.html

Trancado