"O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
- Fernando Silva
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"O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
O livro "The Good Book" ("O Livro Bom") foi escrito por David Plotz, um judeu americano não-praticante.
Um dia, ele teve que ir à sinagoga para o "bat mitzvah" de uma sobrinha e, depois de umas 2 horas de cantorias incompreensíveis em hebraico, pegou uma Torah para folhear e passar o tempo. Abriu-a ao acaso e deu de cara com uma atrocidade qualquer do Gênesis. Ficou surpreso com aquilo, já que só conhecia da Bíblia o que tinha aprendido nas aulas de religião.
Resolveu então lê-la de cabo a rabo com um olhar crítico e o resultado está neste livro.
Muita coisa nós já conhecemos, portanto resolvi montar um texto só com as coisas novas.
O texto irá crescendo à medida em que eu for lendo.
========================================================================
O Pentateuco é, hoje em dia, visto como uma obra única e harmônica, mas uma análise mais profunda mostra que ele é composto de um monte de pequenas histórias independentes que um dia foram agrupadas e, devido à proximidade entre elas e à sequência do agrupamento, passaram a ter um sentido que não tinham antes.
Em outras palavras, uma escultura feita com pedaços de sucata soldados uns aos outros passa a ter um significado que os pedaços isolados não tinham.
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Gênesis 1
Deus parece não saber direito o que está fazendo ao criar o mundo. Ele vai tentando coisas e vendo se são boas.
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Gênesis 4
Caim mata Abel, mas não é punido, pelo contrário, recebe uma marca que o protege dos inimigos e Deus promete castigar a quem lhe fizer mal. E se torna o pai da humanidade.
=================
Gênesis 12-17
Por que Deus castiga o faraó e sua corte por ter ele cobiçado Sara, a mulher de Abraão - se Abraão tinha dito que era sua irmã?
Por que Abimelech cobiça Sara apesar de ela estar com uns 90 anos?
Deus promete terras a Abraão pelo menos umas 4 vezes - e a cada vez os limites são diferentes.
================
Gênesis 18
Não é estranho que seja Deus a querer destruir Sodoma e Gomorra e Abraão é que tenta salvar uma parte de seus habitantes? A misericórdia maior não deveria ser a de Deus? Deus é o vilão da história e o homem é o herói?
E, se chegaram a um acordo, por que Deus matou todo mundo? Será que não havia nem 10 crianças pequenas e inocentes?
E por que matou a mulher de Lot por causa de uma besteirinha?
================
Gênesis 37
José do Egito é conhecido como um bom rapaz que foi vendido por seus irmãos e deu a volta por cima, mas a impressão que este capítulo dá é que os irmãos se livraram de um chato que sempre os denunciava ao pai pelas menores faltas.
================
Gênesis 42
Neste capítulo, vemos que o bom José do Egito se aproveita dos anos de miséria para vender comida a preços extorsivos e, acabado o dinheiro, tomar os rebanhos e as terras do povo egípcio. No fim, troca o trigo por um acordo em que o povo trabalharia nas terras que antes eram deles e daria uma parte da colheita ao Faraó.
================
Êxodo 20
5. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos;
6. mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
Punir os descendentes dos pecadores em vez de castigar os próprios culpados é injustiça.
É também uma limitação do livre-arbítrio.
Por outro lado, se um homem conquistou o amor de Deus por mil gerações, o que acontece ao neto se seu filho peca? Prevalece a bênção de mil gerações ou o castigo de quatro?
Os descendentes dos justos de que fala a Bíblia devem hoje se contar aos milhões, mas a história dos judeus nos mostra que Deus não se preocupou muito em mostrar seu amor por eles.
=================
Êxodo 40
Como é que Javé faz de Aaron e seus descendentes seus sacerdotes depois que Aaron ajudou a construir o bezerro de ouro, por causa do qual Moisés mata 3 mil de seus parentes e amigos?
=================
Seguir o Levítico à risca significa ter que levar um banquinho para todo lado para não correr o risco de se tornar impuro ao sentar onde uma pessoa impura se sentou.
Implica em recusar apertos de mão porque a outra pessoa pode estar impura (ainda mais se for mulher).
Implica em viver tomando banho e lavando a roupa.
Paranóia pura.
Os essênios parecem ter levado esses rituais a sério. As cavernas onde viviam em Quram tinham uma quantidade anormal de locais para banho, e isto em lugar tão árido e onde a água devia ser escassa.
=================
Levítico 15
16. Quando um homem tiver polução, deverá tomar banho e ficará impuro até à tarde.
17. Toda roupa e todo couro atingidos pelo sêmen deverão ser lavados, e ficarão impuros até à tarde.
18. Quando uma mulher tiver relações com um homem, os dois deverão tomar banho, e ficarão impuros até à tarde.
Isto significa que a Bíblia não condena a masturbação?
=================
Levítico 25
Não se deve cultivar a terra no sétimo ano de cada 7. Deus dará colheitas grandes o bastante no sexto ano para que ninguém passe fome.
Alguém realmente leva isto a sério?
=================
Números 12
Mais uma vez, outros são castigados, mas não Aaron, embora tenham cometido o mesmo erro.
=================
O Deuteronômio dá a impressão de que alguém resolveu limpar a bagunça dos 4 primeiros livros e estabelecer um código de leis sem contradições, sem historinhas malucas sobre jumentas que falavam, sem longas genealogias. Por exemplo, ele define qual lista de 10 mandamentos está valendo: a de Êxodo 20 e não a de Êxodo 34.
O livro é uma longa série de leis, promessas, ameaças e maldições.
================
O livro de Josué conta como os hebreus, com a ajuda de Javé, destruíram e saquearam as cidades de Canaã, matando todos os seus habitantes e até os animais, em alguns casos. Supõe-se que temos que torcer pelos hebreus e ficar felizes por terem eles exterminado os cananeus e tomado suas terras.
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Josué 2
A maioria das mulheres com voz ativa na Bíblia trabalha como prostituta. Pelo jeito, o resto delas vivia trancada em casa, tendo filhos (o nascimento de filhas nunca é mencionado) e servindo ao marido. Poucas recebem um nome: em geral, são apenas "a mulher de Fulano".
================
Josué 9
Josué já destruiu 2 cidades, matando todos os seus habitantes, e se prepara para destruir a terceira, Gibeom. Seus habitantes enviam embaixadores e, por meio de um truque, conseguem um acordo que garante sua sobrevivência. Josué, quando descobre que foi enganado, pergunta a eles: "Por que vocês nos enganaram?"
Dããããh...
================
No livro de Juízes (onde não há juízes, mas sim guerreiros e assassinos), uma honrosa exceção: aparecem 2 mulheres com voz ativa, a profetisa Débora e Jael, a assassina. Mais uma longa sequência de barbaridades e sadismo, mais impressionante que Josué devido aos detalhes sórdidos, embora morra menos gente.
================
2 Samuel 1-2
David continua colecionando mulheres, de preferência tomando-as de seus maridos, como Nabal, Paltiel e, mais tarde, Urias.
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2 Samuel 5-6
A carroça que transportava a Arca balança muito e Uzá a segura para que não caia. Deus o mata na mesma hora pelo sacrilégio. Deveria ter deixado que caísse?
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2 Samuel 24
Deus manda que David faça o censo do povo, mas depois, contraditoriamente (assim como na história de Balaão e sua jumenta) o recrimina por tê-lo feito. E o castigo, escolhido entre 3 opções por David, é que uma peste atinja os israelitas. 70 mil morrem.
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1 Reis
A Bíblia deve sido escrita a partir desta época. Isto talvez explique o fato de que Deus cada vez interfere menos nos assuntos humanos. No passado, bastava acender o incenso errado e Deus matava alguém com um raio, mas agora um rei de Israel, Jeroboão, manda fazer dois bezerros de ouro para serem adorados nos templos e nada acontece.
Fenômenos naturais como terremotos ou tempestades em um passado remoto, quando transmitidos oralmente de geração em geração, acabam se transformando em intervenções divinas.
Acontecimentos recentes, por outro lado, são registrados mais fielmente, sem invenções mitológicas.
A linha divisória entre mito e fato parece ser David. Antes de David, nada. Nenhum registro arqueológico. Depois de David, começam as evidências, ainda que escassas. Sobre o próprio David, há muitas dúvidas. Os poucos objetos com inscrições que parecem mencioná-lo datam de pelo menos 1 século depois dele. O mesmo acontece com seu suposto templo, próximo a Jerusalém. Suas torres foram construídas uns 600 anos antes de David.
Não há nem mesmo evidências sobre Judá e Israel terem formado um reino único sob seu comando. O mais provável é que essa lenda tenha sido inventada em Judá depois que Israel foi derrotada pelos assírios e suas 10 tribos desapareceram, tornando-se as "tribos perdidas".
A maioria dos artefatos no Museu da Bíblia, em Jerusalém, é composta de objetos produzidos por outros povos. Quase nada é israelita. Isto indica que o relato bíblico sobre uma nação poderosa que derrotou o faraó, matou 185 mil assírios em uma única noite e exterminou todos os não-judeus na Terra Prometida é apenas exagero e invenção de um povo pequeno e fraco que durou alguns poucos séculos tentando sobreviver a duras penas entre nações grandes e poderosas.
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Há pilares de sal na margem sul do Mar Morto. Provavelmente deram origem à lenda da mulher de Lot.
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2 Reis 3
O rei dos moabitas, ao ser atacado pelos reis de Judá e Israel, sacrifica seu primogênito a seu deus. Os israelitas fogem. Pelo visto, sacrifícios humanos funcionam.
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2 Reis 22-23
O rei Josias acaba com o culto aos deuses pagãos e torna Judá tão obediente e santa quanto possível, mas Javé não volta atrás e permite que sejam escravizados pela Babilônia. Pelo visto, ser fiel e louvar a Deus é perda de tempo.Deus faz o que ele quer e pronto.
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Trecho incluído
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Isaías 1
Talvez pela primeira vez na Bíblia, Deus informa que adorá-lo não é o bastante. As boas obras também são necessárias. O debate quanto à importância relativa de fé e obras continua até hoje
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Isaías 24-27
Também pela primeira vez, menciona-se um juízo final, com punição dos maus e vida eterna para os justos.
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Isaías 56
Um trecho nebuloso: Deus promete eterna glória aos eunucos que guardarem o dia de sábado. Que eunucos?
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Isaías 60-62
Mais detalhes sobre a vida depois do Juízo Final: Israel dominará o mundo. Os outros povos serão seus servos e lhe pagarão tributo. Israel será o representante de Deus na Terra.
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Isaías 65
Mesmo depois da redenção, as pessoas ainda morrerão, embora vivam muito mais e, aos 100 anos, ainda sejam jovens. Mas a salvação não era para ser eterna?
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Zacarias 3
Nos dois primeiros versículos, Satanás é apresentado como uma espécie de advogado de acusação. Ele se senta à direita de Deus. E este é o significado de "Satanás" em hebreu: "adversário" ou "acusador". Ainda não o transformaram no inimigo poderoso que luta contra Deus.
================
Jó 18-21
Os amigos de Jó afirmam que ele está pagando por algo errado que fez, mas Jó diz que os bons às vezes sofrem até o fim da vida e que os maus às vezes morrem ricos e felizes. Ele conclui que é tudo fruto do acaso. Não há ordem nem justiça no mundo.
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Jó 38-39
Deus aparece a Jó e o critica por reclamar do sofrimento que lhe foi imposto. Jó tenta argumentar, mas Deus não o deixa falar e o humilha ao mostrar que ele, Deus, é todo-poderoso e que Jó não é nada.
================
Jó 40-41
Deus desafia Jó a responder, mas Jó reconhece que não tem como vencer alguém tão poderoso e se cala. Deus insiste em humilhá-lo e Jó responde que não fez nada de errado e que não merece o castigo.
Deus ignora sua resposta e continua a humilhá-lo: "Eu sou todo-poderoso e você não é nada. Quem é você para me questionar?"
Ou seja, Deus não responde a Jó.
================
Jó 42
Deus finalmente admite que Jó está certo, lhe devolve a riqueza e lhe dá uma nova família (a anterior continua morta...).
Deus também critica os amigos de Jó, o que talvez signifique que ele admite que nem sempre os bons são recompensados e os maus castigados.
================
Eclesiastes 1-3
A vida um dia termina para todos, para o sábio e para o louco, para o preguiçoso e para o que trabalhou duro.
Deus já determinou como serão as coisas e não há nada que possamos fazer, portanto, o jeito é comer, beber e aproveitar a vida.
================
Eclesiastes 12
Este capítulo repete os anteriores: viva a vida porque ela é curta e se acaba. Procure ser bom para o próximo, procure fazer o bem, mas não exagere. Não vai fazer diferença.
O trecho final parece ser um remendo acrescentado por outro autor e recomenda o respeito aos mandamentos de Deus.
A conclusão que fica: siga as leis de Deus, mas não espere justiça. Às vezes, a vida é boa para o justo e difícil para o ímpio, mas também pode acontecer o contrário, portanto não tente entender os propósitos de Deus.
Nota: os judeus esperavam a ajuda de Deus se seguissem suas leis, mas não achavam que ela viria naquela geração, para aquela pessoa que tinha sido justa. Para eles, Deus recompensava o povo como um todo e não o indivíduo. A recompensa poderia vir para os filhos ou os netos do justo, enquanto este podia ter uma vida de sofrimentos e morrer pobre.
================
Ester
O imperador persa desiste de exterminar os judeus. Em agradecimento, eles massacram 75 mil de seus vizinhos e pedem licença para continuar o massacre por mais um dia.
Não há nenhuma menção a Deus neste livro. Os judeus se viram sozinhos, sem pedir ajuda divina.
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Um dia, ele teve que ir à sinagoga para o "bat mitzvah" de uma sobrinha e, depois de umas 2 horas de cantorias incompreensíveis em hebraico, pegou uma Torah para folhear e passar o tempo. Abriu-a ao acaso e deu de cara com uma atrocidade qualquer do Gênesis. Ficou surpreso com aquilo, já que só conhecia da Bíblia o que tinha aprendido nas aulas de religião.
Resolveu então lê-la de cabo a rabo com um olhar crítico e o resultado está neste livro.
Muita coisa nós já conhecemos, portanto resolvi montar um texto só com as coisas novas.
O texto irá crescendo à medida em que eu for lendo.
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O Pentateuco é, hoje em dia, visto como uma obra única e harmônica, mas uma análise mais profunda mostra que ele é composto de um monte de pequenas histórias independentes que um dia foram agrupadas e, devido à proximidade entre elas e à sequência do agrupamento, passaram a ter um sentido que não tinham antes.
Em outras palavras, uma escultura feita com pedaços de sucata soldados uns aos outros passa a ter um significado que os pedaços isolados não tinham.
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Gênesis 1
Deus parece não saber direito o que está fazendo ao criar o mundo. Ele vai tentando coisas e vendo se são boas.
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Gênesis 4
Caim mata Abel, mas não é punido, pelo contrário, recebe uma marca que o protege dos inimigos e Deus promete castigar a quem lhe fizer mal. E se torna o pai da humanidade.
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Gênesis 12-17
Por que Deus castiga o faraó e sua corte por ter ele cobiçado Sara, a mulher de Abraão - se Abraão tinha dito que era sua irmã?
Por que Abimelech cobiça Sara apesar de ela estar com uns 90 anos?
Deus promete terras a Abraão pelo menos umas 4 vezes - e a cada vez os limites são diferentes.
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Gênesis 18
Não é estranho que seja Deus a querer destruir Sodoma e Gomorra e Abraão é que tenta salvar uma parte de seus habitantes? A misericórdia maior não deveria ser a de Deus? Deus é o vilão da história e o homem é o herói?
E, se chegaram a um acordo, por que Deus matou todo mundo? Será que não havia nem 10 crianças pequenas e inocentes?
E por que matou a mulher de Lot por causa de uma besteirinha?
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Gênesis 37
José do Egito é conhecido como um bom rapaz que foi vendido por seus irmãos e deu a volta por cima, mas a impressão que este capítulo dá é que os irmãos se livraram de um chato que sempre os denunciava ao pai pelas menores faltas.
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Gênesis 42
Neste capítulo, vemos que o bom José do Egito se aproveita dos anos de miséria para vender comida a preços extorsivos e, acabado o dinheiro, tomar os rebanhos e as terras do povo egípcio. No fim, troca o trigo por um acordo em que o povo trabalharia nas terras que antes eram deles e daria uma parte da colheita ao Faraó.
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Êxodo 20
5. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos;
6. mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
Punir os descendentes dos pecadores em vez de castigar os próprios culpados é injustiça.
É também uma limitação do livre-arbítrio.
Por outro lado, se um homem conquistou o amor de Deus por mil gerações, o que acontece ao neto se seu filho peca? Prevalece a bênção de mil gerações ou o castigo de quatro?
Os descendentes dos justos de que fala a Bíblia devem hoje se contar aos milhões, mas a história dos judeus nos mostra que Deus não se preocupou muito em mostrar seu amor por eles.
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Êxodo 40
Como é que Javé faz de Aaron e seus descendentes seus sacerdotes depois que Aaron ajudou a construir o bezerro de ouro, por causa do qual Moisés mata 3 mil de seus parentes e amigos?
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Seguir o Levítico à risca significa ter que levar um banquinho para todo lado para não correr o risco de se tornar impuro ao sentar onde uma pessoa impura se sentou.
Implica em recusar apertos de mão porque a outra pessoa pode estar impura (ainda mais se for mulher).
Implica em viver tomando banho e lavando a roupa.
Paranóia pura.
Os essênios parecem ter levado esses rituais a sério. As cavernas onde viviam em Quram tinham uma quantidade anormal de locais para banho, e isto em lugar tão árido e onde a água devia ser escassa.
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Levítico 15
16. Quando um homem tiver polução, deverá tomar banho e ficará impuro até à tarde.
17. Toda roupa e todo couro atingidos pelo sêmen deverão ser lavados, e ficarão impuros até à tarde.
18. Quando uma mulher tiver relações com um homem, os dois deverão tomar banho, e ficarão impuros até à tarde.
Isto significa que a Bíblia não condena a masturbação?
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Levítico 25
Não se deve cultivar a terra no sétimo ano de cada 7. Deus dará colheitas grandes o bastante no sexto ano para que ninguém passe fome.
Alguém realmente leva isto a sério?
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Números 12
Mais uma vez, outros são castigados, mas não Aaron, embora tenham cometido o mesmo erro.
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O Deuteronômio dá a impressão de que alguém resolveu limpar a bagunça dos 4 primeiros livros e estabelecer um código de leis sem contradições, sem historinhas malucas sobre jumentas que falavam, sem longas genealogias. Por exemplo, ele define qual lista de 10 mandamentos está valendo: a de Êxodo 20 e não a de Êxodo 34.
O livro é uma longa série de leis, promessas, ameaças e maldições.
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O livro de Josué conta como os hebreus, com a ajuda de Javé, destruíram e saquearam as cidades de Canaã, matando todos os seus habitantes e até os animais, em alguns casos. Supõe-se que temos que torcer pelos hebreus e ficar felizes por terem eles exterminado os cananeus e tomado suas terras.
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Josué 2
A maioria das mulheres com voz ativa na Bíblia trabalha como prostituta. Pelo jeito, o resto delas vivia trancada em casa, tendo filhos (o nascimento de filhas nunca é mencionado) e servindo ao marido. Poucas recebem um nome: em geral, são apenas "a mulher de Fulano".
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Josué 9
Josué já destruiu 2 cidades, matando todos os seus habitantes, e se prepara para destruir a terceira, Gibeom. Seus habitantes enviam embaixadores e, por meio de um truque, conseguem um acordo que garante sua sobrevivência. Josué, quando descobre que foi enganado, pergunta a eles: "Por que vocês nos enganaram?"
Dããããh...
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No livro de Juízes (onde não há juízes, mas sim guerreiros e assassinos), uma honrosa exceção: aparecem 2 mulheres com voz ativa, a profetisa Débora e Jael, a assassina. Mais uma longa sequência de barbaridades e sadismo, mais impressionante que Josué devido aos detalhes sórdidos, embora morra menos gente.
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2 Samuel 1-2
David continua colecionando mulheres, de preferência tomando-as de seus maridos, como Nabal, Paltiel e, mais tarde, Urias.
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2 Samuel 5-6
A carroça que transportava a Arca balança muito e Uzá a segura para que não caia. Deus o mata na mesma hora pelo sacrilégio. Deveria ter deixado que caísse?
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2 Samuel 24
Deus manda que David faça o censo do povo, mas depois, contraditoriamente (assim como na história de Balaão e sua jumenta) o recrimina por tê-lo feito. E o castigo, escolhido entre 3 opções por David, é que uma peste atinja os israelitas. 70 mil morrem.
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1 Reis
A Bíblia deve sido escrita a partir desta época. Isto talvez explique o fato de que Deus cada vez interfere menos nos assuntos humanos. No passado, bastava acender o incenso errado e Deus matava alguém com um raio, mas agora um rei de Israel, Jeroboão, manda fazer dois bezerros de ouro para serem adorados nos templos e nada acontece.
Fenômenos naturais como terremotos ou tempestades em um passado remoto, quando transmitidos oralmente de geração em geração, acabam se transformando em intervenções divinas.
Acontecimentos recentes, por outro lado, são registrados mais fielmente, sem invenções mitológicas.
A linha divisória entre mito e fato parece ser David. Antes de David, nada. Nenhum registro arqueológico. Depois de David, começam as evidências, ainda que escassas. Sobre o próprio David, há muitas dúvidas. Os poucos objetos com inscrições que parecem mencioná-lo datam de pelo menos 1 século depois dele. O mesmo acontece com seu suposto templo, próximo a Jerusalém. Suas torres foram construídas uns 600 anos antes de David.
Não há nem mesmo evidências sobre Judá e Israel terem formado um reino único sob seu comando. O mais provável é que essa lenda tenha sido inventada em Judá depois que Israel foi derrotada pelos assírios e suas 10 tribos desapareceram, tornando-se as "tribos perdidas".
A maioria dos artefatos no Museu da Bíblia, em Jerusalém, é composta de objetos produzidos por outros povos. Quase nada é israelita. Isto indica que o relato bíblico sobre uma nação poderosa que derrotou o faraó, matou 185 mil assírios em uma única noite e exterminou todos os não-judeus na Terra Prometida é apenas exagero e invenção de um povo pequeno e fraco que durou alguns poucos séculos tentando sobreviver a duras penas entre nações grandes e poderosas.
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Há pilares de sal na margem sul do Mar Morto. Provavelmente deram origem à lenda da mulher de Lot.
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2 Reis 3
O rei dos moabitas, ao ser atacado pelos reis de Judá e Israel, sacrifica seu primogênito a seu deus. Os israelitas fogem. Pelo visto, sacrifícios humanos funcionam.
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2 Reis 22-23
O rei Josias acaba com o culto aos deuses pagãos e torna Judá tão obediente e santa quanto possível, mas Javé não volta atrás e permite que sejam escravizados pela Babilônia. Pelo visto, ser fiel e louvar a Deus é perda de tempo.Deus faz o que ele quer e pronto.
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Trecho incluído
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Isaías 1
Talvez pela primeira vez na Bíblia, Deus informa que adorá-lo não é o bastante. As boas obras também são necessárias. O debate quanto à importância relativa de fé e obras continua até hoje
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Isaías 24-27
Também pela primeira vez, menciona-se um juízo final, com punição dos maus e vida eterna para os justos.
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Isaías 56
Um trecho nebuloso: Deus promete eterna glória aos eunucos que guardarem o dia de sábado. Que eunucos?
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Isaías 60-62
Mais detalhes sobre a vida depois do Juízo Final: Israel dominará o mundo. Os outros povos serão seus servos e lhe pagarão tributo. Israel será o representante de Deus na Terra.
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Isaías 65
Mesmo depois da redenção, as pessoas ainda morrerão, embora vivam muito mais e, aos 100 anos, ainda sejam jovens. Mas a salvação não era para ser eterna?
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Zacarias 3
Nos dois primeiros versículos, Satanás é apresentado como uma espécie de advogado de acusação. Ele se senta à direita de Deus. E este é o significado de "Satanás" em hebreu: "adversário" ou "acusador". Ainda não o transformaram no inimigo poderoso que luta contra Deus.
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Jó 18-21
Os amigos de Jó afirmam que ele está pagando por algo errado que fez, mas Jó diz que os bons às vezes sofrem até o fim da vida e que os maus às vezes morrem ricos e felizes. Ele conclui que é tudo fruto do acaso. Não há ordem nem justiça no mundo.
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Jó 38-39
Deus aparece a Jó e o critica por reclamar do sofrimento que lhe foi imposto. Jó tenta argumentar, mas Deus não o deixa falar e o humilha ao mostrar que ele, Deus, é todo-poderoso e que Jó não é nada.
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Jó 40-41
Deus desafia Jó a responder, mas Jó reconhece que não tem como vencer alguém tão poderoso e se cala. Deus insiste em humilhá-lo e Jó responde que não fez nada de errado e que não merece o castigo.
Deus ignora sua resposta e continua a humilhá-lo: "Eu sou todo-poderoso e você não é nada. Quem é você para me questionar?"
Ou seja, Deus não responde a Jó.
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Jó 42
Deus finalmente admite que Jó está certo, lhe devolve a riqueza e lhe dá uma nova família (a anterior continua morta...).
Deus também critica os amigos de Jó, o que talvez signifique que ele admite que nem sempre os bons são recompensados e os maus castigados.
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Eclesiastes 1-3
A vida um dia termina para todos, para o sábio e para o louco, para o preguiçoso e para o que trabalhou duro.
Deus já determinou como serão as coisas e não há nada que possamos fazer, portanto, o jeito é comer, beber e aproveitar a vida.
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Eclesiastes 12
Este capítulo repete os anteriores: viva a vida porque ela é curta e se acaba. Procure ser bom para o próximo, procure fazer o bem, mas não exagere. Não vai fazer diferença.
O trecho final parece ser um remendo acrescentado por outro autor e recomenda o respeito aos mandamentos de Deus.
A conclusão que fica: siga as leis de Deus, mas não espere justiça. Às vezes, a vida é boa para o justo e difícil para o ímpio, mas também pode acontecer o contrário, portanto não tente entender os propósitos de Deus.
Nota: os judeus esperavam a ajuda de Deus se seguissem suas leis, mas não achavam que ela viria naquela geração, para aquela pessoa que tinha sido justa. Para eles, Deus recompensava o povo como um todo e não o indivíduo. A recompensa poderia vir para os filhos ou os netos do justo, enquanto este podia ter uma vida de sofrimentos e morrer pobre.
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Ester
O imperador persa desiste de exterminar os judeus. Em agradecimento, eles massacram 75 mil de seus vizinhos e pedem licença para continuar o massacre por mais um dia.
Não há nenhuma menção a Deus neste livro. Os judeus se viram sozinhos, sem pedir ajuda divina.
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- Apo
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Levítico 15
16. Quando um homem tiver polução, deverá tomar banho e ficará impuro até à tarde.
17. Toda roupa e todo couro atingidos pelo sêmen deverão ser lavados, e ficarão impuros até à tarde.
18. Quando uma mulher tiver relações com um homem, os dois deverão tomar banho, e ficarão impuros até à tarde.
Sempre digo que o Levítico é coisa de gente perturbada...
Se isto que aí consta é real, é maluquice total.
Se for uma questão de interpretação, que algum evangélico me dê uma explicação razoável.
No aguardo...

- Mucuna
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
É isso mesmo, com todas as letras. Eu ri muito lendo o Levítico uma vez aí q eu tava com saco.
It's fun to stay at the...

YMCA!

YMCA!
- Apo
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Mucuna escreveu:É isso mesmo, com todas as letras. Eu ri muito lendo o Levítico uma vez aí q eu tava com saco.
Isto quer dizer que, mesmo depois da "lavação"

Esta também parece ser uma forma de igualar a pele humana a couro, não? Couro impuro depois do banho.
Vai entender esta turma!


- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Um homem que siga o Levítico à risca nunca poderá apertar a mão de uma mulher sem antes perguntar se ela está menstruada ou se teve relações recentemente.
Nunca poderá se sentar em lugar nenhum sem antes verificar se antes sentou lá algum impuro.
Vai viver tomando banho e lavando a roupa.
Uma boa notícia: segundo o Levítico, é dos carecas que Deus gosta mais.
Nunca poderá se sentar em lugar nenhum sem antes verificar se antes sentou lá algum impuro.
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- Mucuna
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Isso para não falar das macumbas que o levítico ensina:
Saravá, misifio!
E olha que os crentes saem falando que na "macumba" se faz sacrifícios e que isso é coisa do demônio. Nunca vi parentes meus que são seguidores de Candomblé falando de qualquer sacrifício nos termos descritos acima.
Pai Moiséis de Oxalá Velho escreveu:Levítico 14
1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote,
3 E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada,
4 Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo.
5 Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas,
6 E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes.
7 E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo.
8 E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;
9 E será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo,
10 E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;
11 E o sacerdote que faz a purificação apresentará o homem que houver de purificar-se, com aquelas coisas, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.
12 E o sacerdote tomará um dos cordeiros, e o oferecerá por expiação da culpa, e o logue de azeite; e os oferecerá por oferta movida perante o SENHOR.
13 Então degolará o cordeiro no lugar em que se degola a oferta da expiação do pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a oferta da expiação da culpa como a da expiação do pecado é para o sacerdote; coisa santíssima é.
14 E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.
15 Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda.
16 Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o SENHOR;
17 E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;
18 E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR.
19 Também o sacerdote fará a expiação do pecado, e fará expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia; e depois degolará o holocausto;
20 E o sacerdote oferecerá o holocausto e a oferta de alimentos sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e será limpo.
Saravá, misifio!

E olha que os crentes saem falando que na "macumba" se faz sacrifícios e que isso é coisa do demônio. Nunca vi parentes meus que são seguidores de Candomblé falando de qualquer sacrifício nos termos descritos acima.
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- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Em Números 5:12, um teste de fidelidade: se o marido desconfiar, deve levar a mulher ao feiticeir... digo, ao sacerdote, que dará a ela um troço nojento para beber.
Se não acontecer nada, ela é honesta. Se o cara for corno, as pelancas dela despencam.
Não há teste equivalente para o caso da mulher desconfiar do marido.
Se não acontecer nada, ela é honesta. Se o cara for corno, as pelancas dela despencam.
Não há teste equivalente para o caso da mulher desconfiar do marido.
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Fernando Silva escreveu:
Gênesis 4
Caim mata Abel, mas não é punido, pelo contrário, recebe uma marca que o protege dos inimigos e Deus promete castigar a quem lhe fizer mal. E se torna o pai da humanidade.
Por isso que o mundo tá essa merda!
Fernando Silva escreveu:Gênesis 12-17
Por que Abimelech cobiça Sara apesar de ela estar com uns 90 anos?
Fetiche geriátrico?

Po, deixa o cara! Cada um com seus fetiches...

Fernando Silva escreveu:Gênesis 37
José do Egito é conhecido como um bom rapaz que foi vendido por seus irmãos e deu a volta por cima, mas a impressão que este capítulo dá é que os irmãos se livraram de um chato que sempre os denunciava ao pai pelas menores faltas.
================
Gênesis 42
Neste capítulo, vemos que o bom José do Egito se aproveita dos anos de miséria para vender comida a preços extorsivos e, acabado o dinheiro, tomar os rebanhos e as terras do povo egípcio. No fim, troca o trigo por um acordo em que o povo trabalharia nas terras que antes eram deles e daria uma parte da colheita ao Faraó.
Ou seja, além de dedo-duro, era um tremendo de um filho da puta sacana!
Fernando Silva escreveu:Em Números 5:12, um teste de fidelidade: se o marido desconfiar, deve levar a mulher ao feiticeir... digo, ao sacerdote, que dará a ela um troço nojento para beber.
Se não acontecer nada, ela é honesta. Se o cara for corno, as pelancas dela despencam.
Não sabia que aquela comunidade do orkut 'Mulher que trai o peito cai' tinha embasamento bíblico!

Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
"Vocês" são uma comédia, haahahahahaha, até falar que "caim gerou a humanidade o cara "semi-judeu", falou." Ele disse que leu a bíblia, mas fez igualzinho eu fiz quando fui ler a primeira vez, eu li correndo pra terminar logo e tirei um mointe de conclusões erradas. Bom sobre Caim eu respondo bem resumidamente, o "Judeu" deveria ter prestado atenção no nome "SETE" entre outras referências a outros filhos de Adão e Eva. Sobre as outras besteiras eu não vou perder meu tempo, pois não sou "professor de bíblia", afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
O maior clichê dos últimos 2 mil anos de...civilização?



Interpretá-la como um todo = aceitar que aquela bosta toda é coisa boa e ponto final.

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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:"Vocês" são uma comédia, haahahahahaha, até falar que "caim gerou a humanidade o cara "semi-judeu", falou." Ele disse que leu a bíblia, mas fez igualzinho eu fiz quando fui ler a primeira vez, eu li correndo pra terminar logo e tirei um mointe de conclusões erradas. Bom sobre Caim eu respondo bem resumidamente, o "Judeu" deveria ter prestado atenção no nome "SETE" entre outras referências a outros filhos de Adão e Eva. Sobre as outras besteiras eu não vou perder meu tempo, pois não sou "professor de bíblia", afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
Não tem outra interpretação meu filho.
No começo de tudo era tudo uma puta sacanagem só.
Como os primeiros filhos de Adão e Eva eram homens, a coitada teve que se virar pra transar com todos até ter mulher suficiente pra ela ter uma folguinha.
Ou seja, naquela época ninguem era de ninguem e, quem dormia no ponto levava vara.



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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Lúcifer escreveu:Caio escreveu:"Vocês" são uma comédia, haahahahahaha, até falar que "caim gerou a humanidade o cara "semi-judeu", falou." Ele disse que leu a bíblia, mas fez igualzinho eu fiz quando fui ler a primeira vez, eu li correndo pra terminar logo e tirei um mointe de conclusões erradas. Bom sobre Caim eu respondo bem resumidamente, o "Judeu" deveria ter prestado atenção no nome "SETE" entre outras referências a outros filhos de Adão e Eva. Sobre as outras besteiras eu não vou perder meu tempo, pois não sou "professor de bíblia", afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
Não tem outra interpretação meu filho.
No começo de tudo era tudo uma puta sacanagem só.
Como os primeiros filhos de Adão e Eva eram homens, a coitada teve que se virar pra transar com todos até ter mulher suficiente pra ela ter uma folguinha.
Ou seja, naquela época ninguem era de ninguem e, quem dormia no ponto levava vara.![]()
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E de lá pra cá, a humanidade tem levado vara direto, com mulher ou sem mulher! Deus mete a vara e depois pergunta se foi bom ou não. Se não foi, fez por merecer! E tá dito!




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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:Bom sobre Caim eu respondo bem resumidamente, o "Judeu" deveria ter prestado atenção no nome "SETE" entre outras referências a outros filhos de Adão e Eva.
Com tão pouca gente no mundo naquela época, cada um deles pode ser considerado "pai da humanidade". Seus genes estão em todos.
Caio escreveu:Sobre as outras besteiras eu não vou perder meu tempo, pois não sou "professor de bíblia", afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
Sim, e como cada um interpreta do jeito que quer, surgem dezenas de milhares de seitas conflitantes.
A interpretação dos ateus é tão válida quanto a dos crentes, talvez até mais, já que não apela para a fé.
- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Incluído mais um trecho (pequeno, estou sem tempo...)
Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Fernando Silva escreveu:Incluído mais um trecho (pequeno, estou sem tempo...)
Quando você considera a bíblia como um todo não existe seita só existe a verdade, o mal é que as pessoas só querem obedecer 9 ou até menos dos dez mandamentos, daí surgem as seitas, que por sinal, como você mesmo admite tem conceitos muito conflitantes. É isso que dá quando a pessoa lê "DEUS mandou matar a todos", e não lê o porquê disto, não lê que "DEUS" pelo fato de ser amoroso não deixa de ser justo . No final concluem, "DEUS" é mal e se deixar vão procurar um fórum como este só pra ofender o "SENHOR", se comportam como bobinhos que não sabem interpretar a bíblia como um todo, e essas pessoas têm que ler uma linha da bíblia e criticar ela inteira, por favor, sejamos sinceros, que gente mais arrogante e sem visão. Deus não é atingido com as ofensas, ele não vai descer dos céus para punir ninguém, ele é "DEUS" e nós somos nada, ELE não está preocupado em defender-se perante as várias acusações que fazem, ELE só olha do céu e não sei, deve estar achando a maior graça, afinal de contas, quem as pessoas tratam como réu é o Juíz.
Qual é o motivo da interpretação evangélica ser a correta e não a dos ateus? os evangélicos tiram conclusões da "bíblia" e não de um capítulo ou versículo dela.
Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Apo escreveu:Lúcifer escreveu:Caio escreveu:"Vocês" são uma comédia, haahahahahaha, até falar que "caim gerou a humanidade o cara "semi-judeu", falou." Ele disse que leu a bíblia, mas fez igualzinho eu fiz quando fui ler a primeira vez, eu li correndo pra terminar logo e tirei um mointe de conclusões erradas. Bom sobre Caim eu respondo bem resumidamente, o "Judeu" deveria ter prestado atenção no nome "SETE" entre outras referências a outros filhos de Adão e Eva. Sobre as outras besteiras eu não vou perder meu tempo, pois não sou "professor de bíblia", afinal, não adianta ler, tem que saber interpretá-la como um todo.
Não tem outra interpretação meu filho.
No começo de tudo era tudo uma puta sacanagem só.
Como os primeiros filhos de Adão e Eva eram homens, a coitada teve que se virar pra transar com todos até ter mulher suficiente pra ela ter uma folguinha.
Ou seja, naquela época ninguem era de ninguem e, quem dormia no ponto levava vara.![]()
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E de lá pra cá, a humanidade tem levado vara direto, com mulher ou sem mulher! Deus mete a vara e depois pergunta se foi bom ou não. Se não foi, fez por merecer! E tá dito!
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Estou falando o que está na bíblia, mas se vocês ´não acreditam e querem brincar, fiquem a vontade, eu só não vou participar dessas piadas.
Eu estava pensando, "Vocês" conhecem a bíblia e falam que já cansaram de ler a "palavra" e não aceitam, pensando assim é bem fácil de entender a predestinação.
Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:Eu estava pensando, "Vocês" conhecem a bíblia e falam que já cansaram de ler a "palavra" e não aceitam, pensando assim é bem fácil de entender a predestinação.
Aconselho a ler este pequeno manual
- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:Quando você considera a bíblia como um todo não existe seita só existe a verdade, o mal é que as pessoas só querem obedecer 9 ou até menos dos dez mandamentos, daí surgem as seitas, que por sinal, como você mesmo admite tem conceitos muito conflitantes.
Pois é, é preciso obedecer a tudo, até mesmo às contradições.
E, se Deus manda matar crianças de colo e até mesmo rasgar a barriga das grávidas para matar os fetos, bem, ele é "amor" e deve ter um bom motivo para fazer isto...
Como já me disse uma crente: "Não é para entender, é para aceitar".
Mas...já que você segue a Bíblia tão fielmente, quantos gays e quantas bruxas você já matou?
Você mataria seus parentes se adorassem outros deuses?
Você pergunta se uma mulher está menstruada antes de lhe apertar a mão?
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:No final concluem, "DEUS" é mal e se deixar vão procurar um fórum como este só pra ofender o "SENHOR", se comportam como bobinhos que não sabem interpretar a bíblia como um todo, e essas pessoas têm que ler uma linha da bíblia e criticar ela inteira, por favor, sejamos sinceros, que gente mais arrogante e sem visão.
Eu acho que 'bobinho' é alguém que acredita em tudo o que lê/vê/ouve, sem questionar. Não sabia que pessoas que questionam as coisas tb são bobinhos...
Sempre essa conversa de 'ah, nós somos os bons! Nós sabemos interpretar um livro que nada diz!' e ainda tem a cara de pau de falar que um ateu é que é arrogante???? Aliás, só pq uma pessoa não acredita num livreco que, além de não ter nada a dizer, é todo contraditório e já passou por várias traduções diferentes essa pessoa é 'sem visão'? Sem visão de que?
Caio escreveu: Qual é o motivo da interpretação evangélica ser a correta e não a dos ateus? os evangélicos tiram conclusões da "bíblia" e não de um capítulo ou versículo dela.
Ok, então responda pq tem vááááááárias e várias igrejas evangélicas, cada uma com uma interpretação diferente do 'todo' da bílbia?
Exemplo: Adventistas não trabalham aos sábados e nem comem carne vermelha, Testemunhas de Jeová não doam sangue (mas comem carne...enquanto que os adventistas doam sangue...), em cultos Neopentecostais, sempre tem alguém possuído (no culto das TJ não...), Assembleia de DEus obriga as mulheres a usarem aqueles modelitos jacus e ainda as proibe de cortar os cabelos (mas veja, neopentecostais podem cortar o cabelo...) isso só p citar algumas, mas tem muitas outras interpretações. Pq tantas diferenças se todos seguem o mesmo livro e, teoricamente, tiram as mesmas conclusões? P/todos os ateus do mundo, deus não existe e ponto.
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Caio escreveu:o mal é que as pessoas só querem obedecer 9 ou até menos dos dez mandamentos
É o "Mal" sob que aspectos e critérios? Por que eu deveria obedecer a mandamentos com os quais eu não concordo, e sem aplicabilidade alguma na minha vida? Ainda mais quando tenho senso suficiente para me conduzir na vida, além de leis terrenas feitas por representantes por mim escolhidos.

Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Fernando Silva escreveu:Pois é, é preciso obedecer a tudo, até mesmo às contradições.
E, se Deus manda matar crianças de colo e até mesmo rasgar a barriga das grávidas para matar os fetos, bem, ele é "amor" e deve ter um bom motivo para fazer isto...
Como já me disse uma crente: "Não é para entender, é para aceitar".
Mas...já que você segue a Bíblia tão fielmente, quantos gays e quantas bruxas você já matou?
Você mataria seus parentes se adorassem outros deuses?
Você pergunta se uma mulher está menstruada antes de lhe apertar a mão?



religiosos conseguem ver coisas dentro de uma caixa vazia

n eh so religiao q faz "bem", pergunta pra qm toma gardenal se n faz bem tbm

- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Apo escreveu:Caio escreveu:o mal é que as pessoas só querem obedecer 9 ou até menos dos dez mandamentos
É o "Mal" sob que aspectos e critérios? Por que eu deveria obedecer a mandamentos com os quais eu não concordo, e sem aplicabilidade alguma na minha vida? Ainda mais quando tenho senso suficiente para me conduzir na vida, além de leis terrenas feitas por representantes por mim escolhidos.
Se o Antigo Testamento não está mais valendo, como dizem alguns crentes, então não é mais preciso matar gays e bruxas, mas os 10 mandamentos também já eram.
O que vale agora é "Ou me segue ou vai para o inferno".
- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Novo trecho incluído.
- Fallen_Angel
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
Fernando Silva escreveu:
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2 Samuel 5-6
A carroça que transportava a Arca balança muito e Uzá a segura para que não caia. Deus o mata na mesma hora pelo sacrilégio. Deveria ter deixado que caísse?
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2 Samuel 24
Deus manda que David faça o censo do povo, mas depois, contraditoriamente (assim como na história de Balaão e sua jumenta) o recrimina por tê-lo feito. E o castigo, escolhido entre 3 opções por David, é que uma peste atinja os israelitas. 70 mil morrem.
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Agora eu sei qual é a inspiração de muitos chefes por aí!

- Fernando Silva
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Re: "O Livro Bom" - Um judeu não praticante analisa a Bíblia
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