Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Fernando Silva »

http://indicetj.com/videos/1.htm
MEMBRO DO CORPO GOVERNANTE- GERRIT LOSCH -DISCURSA CONTRA O ENSINO UNIVERSITÁRIO

Tradução de Helder Carvalho



"Ir ou não para uma universidade deve ser um reflexo de sua fé, ou falta de fé,e deve indicar quão presente em sua mente está a iminência da Grande Tribulação. Não há dúvida que o tempo que resta é reduzido, como Paulo disse em 1 Coríntios 7:29."

http://www.youtube.com/v/v3fvf_rHUUs&hl=pt-br

"Se você está atualmente freqüentando uma universidade, porque você não medita em oração na POSSIBILIDADE DE DESISTIR E FAZER ALGO MELHOR?

Pois, para nós, que estudamos o significado dos eventos mundiais à luz da profecia bíblica, há mais razões valiosas para não colocar uma CARREIRA MUNDANA em primeiro lugar nas nossas vidas.

Nós podemos nos comparar a alguém que vê um edifício com um cartaz que diz: "Esta empresa está próxima da falência." Você tentaria conseguir um emprego nela? Naturalmente, não. E se estivéssemos trabalhando para tal empresa, procuraríamos sabiamente por um emprego em outro lugar. Bem, em todas as instituições deste mundo, está um cartaz dizendo 'falência iminente'. O fim está próximo. Sim, a Bíblia nos assegura que o mundo está passando. Portanto, seremos sábios e não imitaremos aqueles que são uma parte integral dele.

AGORA VOCÊS ESCUTARAM O CONSELHO. O QUE FARÃO AGORA?

Alguns defendem a ida para a universidade por citar o exemplo de alguns filhos de anciãos que estão indo à universidade, ou a freqüentaram (no passado). Nós não temos o direito, nem queremos, dizê-los o que deveriam fazer. Seus pais e vocês devem tomar uma decisão. Não somos mestres da sua fé. No entanto, o escravo fiel e discreto tem a responsabilidade de alertá-los contra os danos espirituais e encorajá-los a colocar os interesses do reino em primeiro lugar.

Por isso, O ESCRAVO DESACONSELHA FREQÜENTAR À UNIVERSIDADE por um longo período de tempo.

Eu escutei muitas vezes experiências de pessoas que estavam para completar a programação da universidade, E DESISTIRAM quando aprenderam "a verdade". Outras pessoas batizadas recusaram formações escolares.

O QUE VOCÊS FARÃO? Quais decisões vão tomar? VÃO RECUSAR OU NÃO? Vai adquirir educação universitária ou não?

VOCÊ É RESPONSÁVEL PERANTE JEOVÁ DESSA DECISÃO.

Nós queríamos parabenizar aqueles no auditório QUE DESISTIRAM DA UNIVERSIDADE quando aceitaram "a verdade", assim como todos aqueles que, depois de escutar este discurso, tomarão a mesma decisão.

Talvez você ainda queira defender a possibilidade de freqüentar uma universidade. Talvez você diga: "Veja, o irmão X foi para a universidade, e agora ele serve à congregação e também é um pioneiro".

É verdade, ELE PODE TER SOBREVIVIDO À UNIVERSIDADE, COMO MODO DE DIZER.

Mas o que vou contar agora é a experiência real de um jovem homem que sofria de um distúrbio compulsivo que fazia com que ele lavasse suas mãos continuamente, de novo e de novo, até mesmo 100 vezes por dia. Este distúrbio o deprimiu tanto, que um dia ele decidiu suicidar-se. Ele comprou um fuzil, apontou na boca, e puxou o gatilho. Porém, a bala não o matou, mas em vez disso, perfurou a parte do seu cérebro que era responsável por seu distúrbio compulsivo. Ele sobreviveu e depois disso, pôde viver uma vida normal.

Sim, é verdade, ele sobreviveu, mas você recomendaria que outras pessoas imitassem o que esse jovem homem fez? SIMILARMENTE, ALGUNS SOBREVIVERAM À UNIVERSIDADE, mas você recomendaria isso a outros?

Em vez de investir em uma educação superior, seria aconselhável crescer no conhecimento de Jeová. No intuito de começar a conhecer melhor a bíblia, devemos lê-la todos os dias. Todos os dias. Estamos fazendo isso?"

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Fernando Silva »

Os TJs têm regras sobre como uma mulher deve agir durante o estupro para não levar a culpa por ele e ser expulsa da comunidade.

Adolescente é expulsa pelas Testemunhas de Jeová por ter sido estuprada!
Legendas: Hélder Carvalho
http://www.youtube.com/v/wjvun52iemM&hl=pt-br&fs=1

Eles disseram que eu não me sentia suficientemente culpada a respeito das coisas que eu "permiti" que acontecessem antes do estupro...

Então chegou a próxima semana e eu simplesmente não podia acreditar nas coisas que ouvi.

Então eu trouxe à tona o assunto, o que foi uma coisa ruim, pois não é aconselhado questionar qualquer coisa que os anciãos tenham lhe dito, ou ter quaisquer pensamentos a respeito.

Então eu trouxe à tona dizendo que não acreditava nas coisas que haviam me dito a respeito de eu ser culpada por ter sido estuprada.

E disseram:

- "Aquilo não foi para minimizar o que aconteceu com você, apenas estamos deixando claro que não era dessa maneira que as coisas deveriam ter ocorrido."

Pra mim, isso é totalmente contraditório. Disseram que não era para minimizar o que ocorreu comigo, mas, ao mesmo tempo, que eu era responsável por ter sido estuprada. E eu não sei se você viu quantas vezes a Torre de Vigia modificou a regra de "gritar" durante a abordagem do estuprador, mas foi mudada várias vezes.

Eu conversei com minha mãe a respeito disso há mais ou menos um mês e tudo que ela diz é que não foi a Associação que fez isso, mas que os "irmãos" cometeram um erro.

- "Os líderes são homens imperfeitos, eles fizeram o melhor que podiam e acabaram fazendo uma escolha errada."

E eu disse:

- "Não é verdade, eles fizeram exatamente como é orientado pela Torre de Vigia num caso como o meu."

E ela não acreditou, mas eu disse que era verdade. E parece que eu tive o azar de ser estuprada em um "ano ruim", pois se tivesse ocorrido 5 ou 10 anos atrás, eu não teria sido expulsa. Parece que eles mudam as regras a respeito da expulsão por ter sido estuprada a cada 10 anos.

Oh! Puxa... aos 17 anos foi difícil de lidar com a desassociação. De repente, eu me vi morando sozinha, sem minha família, sem minha religião, sem meu Deus, sem meus amigos, sem nada! E eu fiquei horrivelmente deprimida. Realmente, absolutamente deprimida. Eu perdi cerca de 8kg, e eu não dormia, nem comia, e posso ser sincera ao dizer que não chorei muito. Acho que eu estava além de sentir isso. O difícil foi trabalhar o fato de eu estar com muita raiva, não apenas da organização, mas dos meus pais, e dos outros. Nessa época a religião era tudo que eu sabia e tudo que eu tinha, e isso foi o que me machucou mais profundamente.

Então eu... ao mesmo tempo que você quer voltar, pois aquilo é tudo o que você tem, você sente ódio pelo que fizeram com você, como viraram as costas para você... pessoas que diziam amar você... mas, na verdade, só sob certas condições. "Se você seguir todas as regras, e se comportar, e se manter submissa, pode ter certeza que nós a amamos."

Me disseram que eu não deveria mais orar, pois Jeová Deus não escutaria minhas orações. Então eu cheguei à conclusão de que eles queriam mesmo tirar Deus de mim, ou seja, "não fale mais com ele, pois ele não a escutará!" Aquilo foi horrível, quero dizer... eles não podem tirar Deus de você! Ninguém pode suspender seu direito de orar!

E eu fui até meu carro para espairecer, e encontrei um panfleto, e li, e, pela primeira vez, em toda a minha vida era como se uma viseira caísse de meus olhos, e eu vi claramente uma experiência que eu jamais esquecerei pelo resto de minha vida. E eu me perguntei:

"Como puder viver nessa mentira pelos primeiros 18 anos de minha vida?"

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Apáte »

Nem li o texto, mas eu também aconselho a todos os estudantes de humanas do Brasil a abandonarem os seus cursos.

E das outras áreas, se possível, a estudarem no exterior.

Imagem
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por salgueiro »

Eu li, é sobre o tao propalado Final dos Tempos e se depender de mim escolho a opção da Nova Era, já imaginou dar uma voltinha na nave de Ashtar Sheran ? :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Lúcifer »

Sobre a primeia parte, é claro que eles não querem que as pessoas estudem. Da mesma forma que o governo retrocede mais ainda na educação: Quanto mais burros os fiéis, mas fácil de os pastores poderem fazer o que quiserem.

Agora eu pergunto: Será que algum fiél perguntou pra algum pastor da igreja qual o nível educacional dele?? Duvido que o cara fale que é nível básico incompleto.

CORJA!!

Na segunda parte é como eu já havia dito antes: É TUDO UMA MALDITA HIPOCRISIA!! Enquando está lá dentro e fazendo tudo direitinho, todos de amam, mas pise na bola uma vez, mesmo que involuntariamente, como no caso da moça em questão, todos tem viram a cara e te olham como a mais suja das pessoas da face da terra.

CORJA²!!
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por salgueiro »

Esses são exemplos claros do quanto religião pode ser veneno. :emoticon8:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Apáte »

Agora que fui ler achei foi engraçado. Não sei porque eles não recomendam de uma vez que as crianças não aprendam a ler para que possam passar mais tempo estudando a palavra de Jeová.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por francioalmeida »

Resumindo, se não vale a pena estudar porque tudo esta fadado a falência, pois o final dos tempos está próximo...

Se matar também seria solução

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Apo »

Como 99% das coisas que leio envolvendo religião são deste naipe, quero que todas elas se explodam antes que o mundo acabe. Só assim, quem sabe, alguns dos meus descendentes poderão viver num tempo de paz, respeito e saúde mental. Que deus me ouça ( se quiser deixar de bancar o surdo ). AMÉM.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Fernando Silva »

Na verdade, alguns membros do alto escalão são encorajados a estudar direito (e até financiados).
Deve ser para se defender dos processos:

http://br.geocities.com/mentesbereanas/amigoraziel.htm
Não me surpreendo com nada mais que a STV diga ou faça. Ela é um exemplo vivo de quem usa dois pesos e duas medidas. Conheço um irmão betelita que recentemente se formou num curso de direito, prestou OAB, e agora advoga para a Torre de Vigia. Ou seja, a faculdade pode ser prejudicial, mas se for para atender as necessidades dela a coisa muda, você não só pode como deve correr o risco.


Eu trabalhei por tempo integral para a Torre de Vigia por sete anos, e quando o deixei (motivo: gravidês de minha esposa), tive que retornar aos estudos que havia sido aconselhado a interromper quando tinha treze anos de idade porque o Harmagedom estava às portas. Sofri todo tipo de críticas, diretas e indiretas, por perder reuniões para cursar faculdade.

No último curso de anciãos, os superintendentes de circuito proferiram um discurso intitulado: "O valor superior do Ensino Divino". O orador foi claro, direto e objetivo em suas condenações aos que decidem cursar uma Universidade. Houve entrevistas imperdíveis com alguns "irmãos exemplares" dizendo que não precisaram cursar faculdade para cuidar de suas famílias e outros que cursaram dizendo que se arrependeram e que se fosse hoje não a cursariam novamente. Lembro especialmente de um entrevistado que disse que aprendeu muito mais na Escola do Ministério Teocrático do que nos quatro anos que cursou Letras. Foi de doer!

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Deise Garcia »

Nada me surpreende. O brasileiro tem preguiça de estudar, haja vista o nivel de escolaridade da maioria. Nada justifica a ignorância quando o meio favorece até mesmo um melhor nível cultural. A moça acordou porque foi estuprada, outros acordam quando descobrem que o salário mínimo não supre suas necessidades básicas, e assim vai. Pessoas preguiçosas e sem objetivo tem que acordar no tranco.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Fallen_Angel
Mensagens: 90
Registrado em: 23 Mai 2009, 12:26
Gênero: Feminino
Localização: Curitiba/PR

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Fallen_Angel »

ODEIO TJ! Ô cambada!
Uma amiga minha da escola era TJ, aí ela falava que todo mundo tinha que casar virgem (aham...claro, claro...) e se a pessoa fazia sexo antes do casamento, para não ser expulsa da igreja, tinha que pedir perdão na frente de todos os outros. Não sei quem é o mais retardado!
Isso sem contar a confusão que pode dar se um médico, na tentativa de salvar um TJ em uma emergência, resolve fazer uma transfusão de sangue.

Ah, tem um detalhe que faz com que eu os odeie mais ainda: eles resolveram fundar um salão DO LADO lado da minha casa... :emoticon8:

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:Eu trabalhei por tempo integral para a Torre de Vigia por sete anos, e quando o deixei (motivo: gravidês de minha esposa), tive que retornar aos estudos que havia sido aconselhado a interromper quando tinha treze anos de idade porque o Harmagedom estava às portas. Sofri todo tipo de críticas, diretas e indiretas, por perder reuniões para cursar faculdade.


Sobre isso eu sei um pouco mais, pois em 1975 já tinha idade para entender a coisa, embora só muito mais tarde fui saber os detalhes. Meus parentes testemunhas de jeová estavam todos ufanos com isso, pois naquele ano o tal Armagedon viria, como estava claramente indicado na Bíblia, etc e tal.
O que os pobres coitados não sabiam é que esta marcação de data NADA tinha a ver com profecias bíblicas.
Em 1946 desenvolveu-se uma tese sobre os dias criativos citados no primeiro capítulo de Genesis. Fazendo-se uma série de contas retroativas, usando-se as datações de patriarcas e outras citadas na Bíblia, os líderes dos TJs calcularam que Adão fora criado no ano 4026 AC. Aí então verificaram que no ano de 1975 completar-se-iam 6.000 anos da criação do homem. Outra profecia em Apocalipse dizia que haveria um reinado de 1000 anos de Cristo logo após o fim do Mundo. Então juntaram os 6.000 anos da criação do homem e mais esses 1.000 anos de reinado de Cristo e concluíram que tudo isso corresponderia ao sétimo dia criativo e que os outros seis "dias" seriam de 7.000 anos cada um. O livro deles, Do Paraíso perdido ao Paraíso recuperado, é claro na demarcação desses dias. Além disso, salientavam que a geração que vira os acontecimentos de 1914 com conhecimento de causa (ou seja, as pessoas na ocasião teriam de ter 15 anos ou mais), não passaria até que o fim do Mundo chegasse. Assim então tudo indicava que o tal Armagedon deveria vir em 1975.
Neste ano e até pouco antes dele, TJs até deixaram empregos, estudos e venderam seus bens, passando a se dedicar ao Ministério Integral, divulgando os ensinamentos jeovistas. E foram até muito elogiados por tal atitude. Duas tias minhas moravam nos fundos da casa de casal idoso, "irmãos" em Jeová. O marido era autônomo, mas não pagou o INPS (na época tinha essa sigla), pois não precisaria: o fim do Mundo viria logo.

Mas 1975 chegou e passou. Antes mesmo deste ano chegar (num artigo em 1969) já se previa que poderia até não ocorrer naquele ano, pois não se sabia quanto tempo Adão e Eva viveram no Paraíso antes de morderem a maçã. Esse tempo seria descontado. Assim o fim do Mundo viria em 1975, talvez com uma diferença de semanas ou meses, MAS NÃO ANOS. Assim a data máxima para a vinda do Armagedon seria 20 de dezembro de 1976 (eles têm uma teologia sobre a criação ter ocorrido no outono no hemisfério norte).

Mas essa data passou e nada. Logo começou a ficar claro que os TJs acreditaram numa besteira. Só que é EXPRESSAMENTE PROIBIDO a um TJ questionar o Corpo Governante (o colegiado de líderes que diz no que é que eles devem ou não acreditar). Aí então os "anciões" (=sacerdotes de baixo escalão) foram instruídos a dizer que os "irmãos" que largaram tudo e venderam suas coisas foram IMPRUDENTES, pois muita informação acauteladora foi passada para que não agissem assim (Deus me livre, que mentira cabeluda!). E aí esses coitados, quando resolveram se queixar, foram expulsos por estarem "fracos na fé".

Parece que em 1984 se falou de fim de Mundo outra vez, mas tanto quanto eu saiba, nada foi publicado: ficou só no boca a boca dos templos deles. Mas de novo, nada. Também deram um jeito na "geração de 1914": antes ela começava com gente de 15 anos, pois era o mínimo para terem compreensão do que se passava no Mundo na época. Só que em 1985, essa geração estava virtualmente extinta e aí veio uma "nova luz": os nascidos naquele ano foram incluídos e assim essa idosa geração ganhou mais alguns anos, mas já está extinta agora e em 1991 mudaram de novo a interpretação: não se trata mais de uma geração literal e sim de "o tempo de uma geração".

Os céticos que quiseram falar de falácias aderroques vão se divertir muito com esses caras.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Johnny »

Eles estão certos. E já está começando a grande tribulação. PAra jornalismo por exemplo não será mais necessário diploma. Bastará saber ler e escrever....

Terá muitas vagas para as TJ nesta área...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Testemunhas de Jeová desaconselham cursar universidade

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Eles estão certos. E já está começando a grande tribulação. PAra jornalismo por exemplo não será mais necessário diploma. Bastará saber ler e escrever....

Terá muitas vagas para as TJ nesta área...



Encosto, larga a conta do Johnny!
Imagem

Trancado