Prémio Houphouët-Boigny atribuído ao Presidente brasileiro

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Prémio Houphouët-Boigny atribuído ao Presidente brasileiro

Mensagem por Joe »

Dakar, Senegal (PANA) - O Prémio Félix Houphouët-Boigny para a Busca da Paz institu$ido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), edição de 2008, foi atribuído quarta-feira última ao Presidente brasileiro Luiz Inácio "Lula" da Silva, segundo um comunicado da referida agência onusina transmitido quinta-feira à PANA.

Nesta nota, a UNESCO frisou que a entrega desta distinção decorrerá em Julho próximo em Paris, em França.

Ao explicar a escolha do chefe de Estado brasileiro, o ex- Presidente português, Mário Soares, declarou que o júri decidiu entregar o Prémio Félix Houphouët-Boigny 2008 a Luiz Inácio Lula da Silva em reconhecimento da sua acção a favor da busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social no mundo.

Soares evocou igualmente a acção de Lula da Silva a favor da igualdade dos direitos, bem como a sua alta contribuição para a erradicação da pobreza e a protecção dos direitos das minorias.

Criada em 1989, o Prémio Félix Houphouët-Boigny para a Busca da Paz, entregue anualmente, permite honrar pessoas, instituições ou organizações que contribuam, de maneira significativa, para a promoção, busca, salvaguarda ou manuteção da paz, com respeito pela Carta das Nações Unidas e pelo Acto Constitutivo da UNESCO.

Desde a sua criação, este galardão já foi entregue aos ex-Presidentes sul-africanos, Nelson Mandela e Frederik de Klerk, aos Israelitas Yitzhak Rabin e Shimon Pérès, ao ex-Presidente palestino, Yasser Arafat, ao rei Juan Carlos da Espanha, ao ex-Presidente norte- americano Jimmy Carter, ao chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, e ao ex-Presidente finlandês, Martti Ahtisaari.

Vários destes laureaos obtiveram depois o Prémio Nobel da Paz.

Fonte

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Prémio Houphouët-Boigny atribuído ao Presidente brasileiro

Mensagem por Apo »

OBAAAA! Mais uma viagem pra França!!!!

Por que não deram um destes também pra Dilma?

O mundo é cego mesmo. Ou faz que é...
Imagem

Avatar do usuário
Joe
Mensagens: 1524
Registrado em: 16 Fev 2007, 23:33
Gênero: Masculino

Re: Prémio Houphouët-Boigny atribuído ao Presidente brasileiro

Mensagem por Joe »

Eu quero entender aonde o Prêmio Houphouët-Boigny encontrou ações de Lula cuja qual há relevância na atribuição de um prêmio como esse.

Trancado