Boleto eletrônico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cabula
Gênero: Masculino

Boleto eletrônico

Mensagem por Cabula »

http://www.opovo.com.br/opovo/economia/891826.html

O que me intriga é que o consumidor poderá pagar por isso.

Tecnologia
Entenda a era do boleto eletrônico

A partir de outubro, os brasileiros terão uma opção mais tecnológica para pagar as contas. É o Débito Direto Autorizado (DDA). Segundo a Febraban, a meta é reduzir a impressão de boletos, deixar as operações mais seguras e diminuir gastos com postagem

A implantação do boleto eletrônico vai contribuir para reduzir as filas de pagamentos de contas (Foto: Marcus Campos)
Todo mês é a mesma coisa. Vanderlúcia Teixeira, 42, recolhe “os mais de dez” boletos bancários que recebe pelos Correios e vai fazer o pagamento no caixa eletrônico mais próximo de casa. Faz tudo de uma vez só. Acha mais fácil. Raramente acessa a Internet. “Não tenho nem senha do banco para Internet. Meus filhos é que mexem mais”, diz. Foi através do O POVO que Vanderlúcia ficou sabendo que a partir do dia 19 de outubro muitos clientes bancários poderão optar por receber as cobranças eletronicamente e não mais em papel. É o chamado Débito Direto Autorizado (DDA), sistema que possibilitará receber e pagar boletos bancários de forma totalmente eletrônica, visualizando os títulos de cobrança no computador ou no próprio caixa eletrônico.

O sistema foi criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e deve tirar de circulação boa parte dos milhões de boletos de cobrança emitidos todos os meses. Só no ano passado, os bancos brasileiros processaram cerca de 2,4 bilhões de boletos de cobrança. De acordo com a Febraban, a expectativa é de que pelo menos 700 milhões de boletos impressos deixem de circular nos primeiros 12 meses do DDA.

Para os consumidores ainda pouco afeitos às novidades tecnológicas, calma. Aderir ao DDA será uma opção do correntista e também das empresas cobradoras. Para receber os boletos eletrônicos, o cliente vai precisar informar ao banco a preferência pela forma de pagamento e poderá visualizar pelos meios eletrônicos já existentes. Ainda de acordo com a Febraban, o boleto eletrônico será tratado exatamente como as cobranças em papel. Pelo DDA, o correntista poderá visualizar o boleto, agendar pagamentos e até mesmo não fazer o pagamento, estando assim sujeito às mesmas implicações do não pagamento de uma fatura convencional.

Mais seguro
Quem gostou da novidade foi a professora Karine Rocha, 28. “Acho interessante a opção de visualizar as contas de forma eletrônica. Pretendo aderir. Mas vai ter custo?”, questiona. Os custos do serviço para o consumidor ainda não estão claros, mas os bancos poderão, sim, cobrar. O correntista, portanto, deve atentar para os custos entrando em contato com o banco para evitar surpresas na hora de solicitar saldos e extratos.

A Febraban orienta que inicialmente impostos e cobranças de serviços públicos como água, luz e telefone não estarão no DDA. Segundo a Federação, essas cobranças utilizam um processo de pagamento diferente do de boletos e, para incluí-las no DDA, é necessário a criação de um outro sistema. Podem participar do DDA escolas, planos de saúde, condomínios, imobiliárias, clubes, lojas que efetuam crediários, financiadoras e empresas em geral que recebem pagamentos por boletos bancários.

A meta é que a partir de abril de 2010 cobranças com extratos, como é o caso dos cartões de crédito e consórcios, também possam ser feitas por meio do DDA. Só mais tarde os impostos.

Com o DDA, as transações de pagamento devem ficar mais seguras, evitando fraudes, segundo avaliação da Febraban. Os gastos com postagem cairão significativamente, reduzindo a quantidade de impressões.

PARA SABER MAIS
visite o site da Febraban, em http://www.febraban.org.br.

FIQUE ATENTO

PONTO ALTO

Mais agilidade em receber o boleto antes do vencimento;

Mais segurança no pagamento, com menor possibilidade de fraudes ou cobranças indevidas;

Redução da emissão de papel, o que é bom para o meio ambiente.

PONTO BAIXO

- A maioria dos bancos ainda não se pronunciou,
mas o serviço poderá ser cobrado ou fazer parte de pacotes de serviços tarifados;

- Se passar do vencimento, o consumidor vai precisar pagar no banco de origem da fatura. Não está claro como o consumidor será avisado da proximidade do vencimento;

- O DDA será melhor aproveitado no caso dos clientes que acessam suas contas via Internet. Para quem se dirige a um caixa eletrônico, o DDA não apresenta uma diferença muito significativa.

EMAIS

- 700 milhões de boletos devem deixar de circular em 12 meses. Isso corresponde a 30% do volume de boletos.

- O cliente do banco também poderá optar por redirecionar o boleto eletrônico para terceiros, indicando outro CPF ou CNPJ.

- O custo médio de impressão e postagem de um boleto para os bancos fica entre 20 e 25 centavos, segundo dados de 2008.

- Os bancos certamente utilizarão o apelo ambiental para que aumentar a adesão dos correntistas ao DDA. Estima-se que por ano serão poupadas cerca de 370 mil árvores, com economia de um bilhão de litros de água.

- Os bancos não informam quanto foi investido no DDA.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Boleto eletrônico

Mensagem por Fernando Silva »

Só espero que reduza as filas nos caixas automáticos, onde alguns idiotas deixam todo mundo esperando um tempão enquanto pagam mil contas que poderiam rapidamente ser pagas em casa, pela Internet.
E não é o zé povinho, que não tem (supostamente) acesso à Internet, é gente com alergia a computador.

O mesmo acontece em filas de supermercado que fazem pagamento de contas e filas da loteria.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Só espero que reduza as filas nos caixas automáticos, onde alguns idiotas deixam todo mundo esperando um tempão enquanto pagam mil contas que poderiam rapidamente ser pagas em
casa, pela Internet.

Vai aumentar, escreva o que estou dizendo...

Fernando Silva escreveu:E não é o zé povinho, que não tem (supostamente) acesso à Internet, é gente com alergia a computador.

O mesmo acontece em filas de supermercado que fazem pagamento de contas e filas da loteria.

Pois é! E sabem o que vão fazer, não?

Vou adiantar aqui:
[Mãe Diná On]
Vão passar estas responsabilidades (cobrança) para lotéricas e supermercados
Os boletos já são cobrados por empresas de venda pela internet. Sò aumentarão os galhos de alcance
Como quem gerava isso tudo eram empresas especializadas, obviamente, estas deixarão de existir.
Deixando de existir, gerarão desemprego
Bancos nunca perderam e nunca perderão lucro. Isso fará com que tenham muito mais lucro.
Se antes atraso de boleto já não era desculpa para atrasos, agora, FODAM-SE OS OTÁRIOS
[Mãe Diná Off]
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Diminuindo a quantidade de pessoas que vão ao banco com boletos não haverá necessidade de tantos funcionários os custos com a emissão de boleto irão diminuir e eles ainda pretendem cobrar por este serviço!! lucro por cima de lucro

Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fernando Silva escreveu:Só espero que reduza as filas nos caixas automáticos, onde alguns idiotas deixam todo mundo esperando um tempão enquanto pagam mil contas que poderiam rapidamente ser pagas em casa, pela Internet.
E não é o zé povinho, que não tem (supostamente) acesso à Internet, é gente com alergia a computador.

Eu fico especialmente estressado quando estou em uma fila de caixa eletrônico e tem aqueles que ficam um tempão lá tentando fazer coisas tão simples ( na maioria das vezes são idosos por isso perdoo )

Deus é um só...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Cabula escreveu:
Fernando Silva escreveu:Só espero que reduza as filas nos caixas automáticos, onde alguns idiotas deixam todo mundo esperando um tempão enquanto pagam mil contas que poderiam rapidamente ser pagas em casa, pela Internet.

Eu fico especialmente estressado quando estou em uma fila de caixa eletrônico e tem aqueles que ficam um tempão lá tentando fazer coisas tão simples ( na maioria das vezes são idosos por isso perdoo )

Eu não só não perdoo como exijo uma ação. Por que para quem tem olhos para ver (mercados, bancos, lotericas, etc) eles tem caixas de atendimento exclusivo e para caixas de uato atendimento não? Simples, hipocrisia.coisa só para tolos verem.

Acho um absurdo ir ao hiper e ver aquela fila ENOOOORRRRRMEEEEEEEE nos caixas especiais, com um atendimento pífio, tão podre que até os que teriam direito preferem ir aos outros caixas.

Mas pior mesmo é o Carrefour, que fica com caixas preferenciais totalmente vazios mesmo não existindo nenhum idoso no local, enquanto os outros caixas ficam lotados.

Mas enfim, para tanta "otariecidade" no nosso país, uma exploraçãozinha a mais ou a menos não fará diferença.

Comentar coisas depois de uma nota de falecimento de alguém querido só gera rancor....preciso parar com isso...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Um caixa preferencial muitas vezes passa a não valer a pena mesmo quando existem muitos indo para lá, a alternativa seria aumentar a quantidade de caixas em geral, se aumentassem só a quantidade de preferencial diminuiria para os outros.
quando o caixa preferencial está vazio a saída é redistribuir os clientes em geral para ela até que aparece um idoso.

Deus é um só...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Cabula escreveu:
Um caixa preferencial muitas vezes passa a não valer a pena mesmo quando existem muitos indo para lá, a alternativa seria aumentar a quantidade de caixas em geral, se aumentassem só a quantidade de preferencial diminuiria para os outros.
quando o caixa preferencial está vazio a saída é redistribuir os clientes em geral para ela até que aparece um idoso.

Não concordo de forma alguma com isso nem com aquilo. Muita gente tem pouco tempo para comprar alguma coisa, qualquer coisa, normalmente usa parte da hora do almoço ou outro pouco tempo que lhe resta para fazê-lo. Daí fica na fila e chega um vagabundo aposentado que fica o dia inteiro de papo pro ar jogando dominó e pega a sua frente. Daí, chega outro, mais outro e seu tempo acabando. Não acho certo isso não, sinto muito.

Se querem fazer o certo, então que coloquem horários específicos para certos serviços para estes aposentados e velhos. Nos horários de pico nem a pau juvenal!

Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

ô rapaz, sua idade ainda vai chegar, dores nas pernas, doenças da idade, etc, um dia talvez chegaremos lá.

Deus é um só...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Sou o responsável pela arquitetura de solução tecnológica deste projeto aqui na empresa, estou dando um duro danado para conseguir implantar até outubro, não sei se vai dar...

- Devido a isto entendo bastante do assunto, estou a disposição para perguntas.

- Uma distorção que já vi nos comentários é a acusação que ficará mais caro para o consumidor, pelo contrário, já pagamos pela emissão dos boletos (achava q era de graça?) o a taxa de emissão do boleto eletrônico é mais barata pois elimina custos com impressão e expedição.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Cabula

Mensagem por Cabula »

Aranha, aí no texto está escrito que pode haver cobrança ou ser incluso nos pacotes, se os custos do boleto de papel já estão inclusos no preço? para que mais taxas?

Deus é um só...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Cabula escreveu:
Aranha, aí no texto está escrito que pode haver cobrança ou ser incluso nos pacotes, se os custos do boleto de papel já estão inclusos no preço? para que mais taxas?

- Haverá custos de processamento e de troca de dados através de uma câmara de compensação interbancária, essa taxa é a mesma que cobravam antes só que com valor mais baixo, até porque se o valor não for mais em conta as pessoas não vão aderir ao serviço, nínguem será obrigado a receber boletos eletrônicos.

Abraços,
Ben Parker

Cabula

Mensagem por Cabula »

Aranha escreveu:
Cabula escreveu:

- Haverá custos de processamento e de troca de dados através de uma câmara de compensação interbancária, essa taxa é a mesma que cobravam antes só que com valor mais baixo, até porque se o valor não for mais em conta as pessoas não vão aderir ao serviço, nínguem será obrigado a receber boletos eletrônicos.

Abraços,

Sei que ninguém é obrigado, mas tem algumas pessoas que gostam de aderir às novidades tecnológicas e as facilidades, principalmente eu que odeio filas. Por exemplo: contas de água, luz, telefone e cartões de crédito os custos de emissão já estão embutidos ( apesar de que alguns cobram a tal taxa de emissão )

Deus é um só...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Cabula escreveu:
ô rapaz, sua idade ainda vai chegar, dores nas pernas, doenças da idade, etc, um dia talvez chegaremos lá.

Sei disso e sinceramente espero morrer antes. MAS...não justifica do porque ser no horário que os que produzem. Sério, acho que deveriam ter horários como a primeira e última hora no caso de bancos.

Quanto ao sistema de boletos, bem, podem esperar que algum otário vai pagar por isso...e todos nos sabemos quem são...

Aranha, MP pra ti

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Que eu saiba, é proibido cobrar taxas por emissão de boletos bancários em geral. Não?
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Que eu saiba, é proibido cobrar taxas por emissão de boletos bancários em geral. Não?

- É perfeitamente legal.

Beijos,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:
Apo escreveu:Que eu saiba, é proibido cobrar taxas por emissão de boletos bancários em geral. Não?

- É perfeitamente legal.

Beijos,

Eu achava que era. Até que vi uma reportagem sobre tal lei que proibiria a cobrança. De onde a mídia tira estas coisas? :emoticon26:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Variadas ....

Aparecem inúmeras leis estaduais, distritais e municipais proibindo. Não sei até onde vale para o país todo.
O alegado é que fere a lei maior de defesa dos direitos do consumidor.

http://blog.estadao.com.br/blog/advdefe ... or_boletos
http://www.senado.gov.br/sf/senado/port ... oleto.aspx
http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=20797
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/v ... ?id=818101
http://www.clicabrasilia.com.br/portal/ ... icia=90516
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

APO, as leis foram feitas para serem burladas, na medida em que você tem condições e poder para isso. Toda lei tem uma brecha. Vai de você ter grana para pagar alguém que interprete essa brecha à seu favor.

É a Matrix minha filha...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

No Brasil, as leis são contraditórias. É como a Bíblia: sempre dá para se achar uma lei que justifique o que queremos fazer.
Não é à toa que há leis reforçando ou mandando cumprir leis que não "pegaram".

Johnny

Mensagem por Johnny »

Olha Fernandão, não sei se é só no Brasil ou se no caso citado especificamente por você seja a contraditoriedade. Se leis fossem coisas óbvias e inteligiveis, não precisaria de advogado. Eu, conspiracionista que soou, creio que advogados, leis e juizes foram feitos para controle e enganar trouxas, assim como padres, pastores e etc. Se for ver, até que não estou tão enganado assim...

E usar tautologia neste caso não adianta absolutamente nada...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Olha Fernandão, não sei se é só no Brasil ou se no caso citado especificamente por você seja a contraditoriedade. Se leis fossem coisas óbvias e inteligiveis, não precisaria de advogado. Eu, conspiracionista que soou, creio que advogados, leis e juizes foram feitos para controle e enganar trouxas, assim como padres, pastores e etc. Se for ver, até que não estou tão enganado assim...

E usar tautologia neste caso não adianta absolutamente nada...

Advogados e juízes são necessários porque a vida não segue regras rígidas e as leis não podem prever todas as possibilidades.
Alguma interpretação é necessária.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Aí é que está. A vida não segue regras rígidas MAS as ações dos indivíduos assim como as consequencias de seus atos são finitas e possíveis de delimitar regras para tal. O que muda sempre é quem está sendo julgado, pelo que e por quem. Isso sim é um descalabro.

Não estou dizendo que "bateu, levouo" :emoticon16: (sei que alguém aqui lembrou disso...)
O que estou dizendo é que, OU a lei serve a todo e qualquer cidadão com igualdade e isenção (e neste caso O ESTADO DEVE SER O RESPONSÁVEL E INTERMEDIADOR ASSIM COMO O JURI POPULAR), ou então a lei deve ser feita por grupos sociais, mas daí já viu não...

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Então não é "perfeitamente legal" porra nenhuma. De onde o Ab tirou isto?
Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Ainda bem que tem cartão que não cobra anuidade nem a famigerada taxa de emissão de boleto. Neste caso quem paga os custos são os comerciantes, mas eles fazem questão de ter pois atrai muitas pessoas de baixa renda .

Deus é um só...

Trancado