Re: Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Enviado: 20 Jul 2009, 19:18
Bem, essa questão de quem inventou o avião é uma pataquada que nunca se chegou a uma conclusão definitiva e de vez em quando aparece um para levantar a lebre mais uma vez.
Vários outros fizeram pesquisas muito semelhantes no afã de se fazer uma máquina capaz de voar e não apenas Santos Dumont. Os Wright buscaram alguns princípios básicos que lhes permitiram construir uma máquina capaz de voar. A questão apenas é que eles faziam tudo em segredo, pois pretendiam obter um monopólio na fabricação desse tipo de aparelho. Tanto quanto se sabe, o tal Flyer que construíram NÃO ERA CAPAZ DE VOAR por seus próprios meios: era preciso que fosse lançado ao ar e daí aproveitar os ventos contrários para ter sustentação. Seu controle não era nada fácil. A réplica que fizeram dele em comemoração ao centenário de sua construção foi um fiasco: não conseguiu decolar.
Santos Dumont tinha menos pretensões e na época em que fez o 14-bis, já existia uma entidade aeronáutica oficialmente reconhecida e que determinava as regras para se julgar a validade de uma tentativa de voo com um aparelho mais pesado que o ar: tinha de ser pública, previamente anunciada e o aparelho deveria ser capaz de decolar sozinho, sem nenhuma ajuda externa. Santos Dumont conseguiu preencher esses requisitos. Tanto assim que a réplica do 14-bis consegue voar.
Os Wright só ganharam projeção quando Wilbur foi até a França tentar o reconhecimento do trabalho deles. Ele levou um avião bem mais aperfeiçoado, capaz inclusive de levar um passageiro, mas ainda assim precisava de uma catapulta para iniciar o voo. Mas o fato de poder levar um passageiro, coisa que os outros ainda não conseguiam, elevou o cacife deles. Mesmo assim acabaram frustrados em sua pretensão: não conseguiram obter o monopólio ao qual ansiavam. Outros construtores de avião foram surgindo e tendo de enfrentar os Wright nos processos que moviam contra eles.
É isso.
Vários outros fizeram pesquisas muito semelhantes no afã de se fazer uma máquina capaz de voar e não apenas Santos Dumont. Os Wright buscaram alguns princípios básicos que lhes permitiram construir uma máquina capaz de voar. A questão apenas é que eles faziam tudo em segredo, pois pretendiam obter um monopólio na fabricação desse tipo de aparelho. Tanto quanto se sabe, o tal Flyer que construíram NÃO ERA CAPAZ DE VOAR por seus próprios meios: era preciso que fosse lançado ao ar e daí aproveitar os ventos contrários para ter sustentação. Seu controle não era nada fácil. A réplica que fizeram dele em comemoração ao centenário de sua construção foi um fiasco: não conseguiu decolar.
Santos Dumont tinha menos pretensões e na época em que fez o 14-bis, já existia uma entidade aeronáutica oficialmente reconhecida e que determinava as regras para se julgar a validade de uma tentativa de voo com um aparelho mais pesado que o ar: tinha de ser pública, previamente anunciada e o aparelho deveria ser capaz de decolar sozinho, sem nenhuma ajuda externa. Santos Dumont conseguiu preencher esses requisitos. Tanto assim que a réplica do 14-bis consegue voar.
Os Wright só ganharam projeção quando Wilbur foi até a França tentar o reconhecimento do trabalho deles. Ele levou um avião bem mais aperfeiçoado, capaz inclusive de levar um passageiro, mas ainda assim precisava de uma catapulta para iniciar o voo. Mas o fato de poder levar um passageiro, coisa que os outros ainda não conseguiam, elevou o cacife deles. Mesmo assim acabaram frustrados em sua pretensão: não conseguiram obter o monopólio ao qual ansiavam. Outros construtores de avião foram surgindo e tendo de enfrentar os Wright nos processos que moviam contra eles.
É isso.