Festival de besteiras crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Botanico »

Ayyavazhi escreveu:
A função do diluvio era exatamente para acabar com os dinossauros.

(...) já os dinossauros pelo seu grande porte, cerca de 150 metros de estatura


Faz sentido. Um bicho desses não caberia na Arca. Melhor afogar todos.

Mas havia dinossauros que eram pequenos, não maiores que um frango, e outros tinham porte médio, comparável ao de uma avestruz. Por que eles não puderam entrar na Arca? Preconceito? Burrada divina?

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Lúcifer »

Botanico escreveu:
Ayyavazhi escreveu:
A função do diluvio era exatamente para acabar com os dinossauros.

(...) já os dinossauros pelo seu grande porte, cerca de 150 metros de estatura


Faz sentido. Um bicho desses não caberia na Arca. Melhor afogar todos.

Mas havia dinossauros que eram pequenos, não maiores que um frango, e outros tinham porte médio, comparável ao de uma avestruz. Por que eles não puderam entrar na Arca? Preconceito? Burrada divina?


Mas é por isso mesmo.
O pessoal da arca devia ser meio cegueta então confundiram esses bichinhos com galinhas e avestruzes, por isso é que não deixaram entrar.
Voce também faz cada pergunta, hein?? :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

Lúcifer escreveu:
Botanico escreveu:
Ayyavazhi escreveu:
A função do diluvio era exatamente para acabar com os dinossauros.

(...) já os dinossauros pelo seu grande porte, cerca de 150 metros de estatura


Faz sentido. Um bicho desses não caberia na Arca. Melhor afogar todos.

Mas havia dinossauros que eram pequenos, não maiores que um frango, e outros tinham porte médio, comparável ao de uma avestruz. Por que eles não puderam entrar na Arca? Preconceito? Burrada divina?


Mas é por isso mesmo.
O pessoal da arca devia ser meio cegueta então confundiram esses bichinhos com galinhas e avestruzes, por isso é que não deixaram entrar.
Voce também faz cada pergunta, hein?? :emoticon12: :emoticon12:


Concordo com o Botanico: puro preconceito. Dinossauro pequeno também é gente.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Já falamos aqui milhões de vezes sobre os horrores que deve ter sido aquela Arca, porque estamos a imaginar que todos os bichos mereciam estar lá dentro. Mas parece que quem escreveu a passagem do dilúvio só conhecia leão, tigre, vaca, galinha, cachorro, gato, rato, sapo, cobra e uns insetinhos inocentes.
Assim mesmo, a justiça divina mandou escolher apenas 1 casalzinho de cada. O que deve ter embarcado bastante foi bactéria, virus e outros microorganismos, não descritos por motivos óbvios :emoticon12:

Ou o resto morreu tudo, ou se agarraram do lado de fora. Esta estória da arca é muito mal encenada.

Ah...esqueci da girafa :emoticon12:
Editado pela última vez por Apo em 11 Ago 2009, 16:33, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Makaveli
Mensagens: 285
Registrado em: 18 Nov 2005, 08:36
Localização: Campinas/SP

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Makaveli »

Nossa, tava dando uma acompanhada no combate "Apo X Alcionei", foi cruel hein!? Massacre sem dó rsrs... fiquei chateado com o Alcionei no sentido dele apelar muito pra Ad Hominem... cadê os argumentos? Percebi uma certa inteligência nele, ele se expressa muito bem. Mas fugia das polêmicas levantadas pela Apo igual o "diabo foge da cruz". Aí ficou chato né...

Abraços,
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

Silas Malafaia na TV:

"Eu prego a palavra de Deus pelo Brasil inteiro... preciso de sua ajuda, irmão... recebo doações de milhares de pessoas a maioria não evangélica, recebo doação de espírita, católico, umbandista, e até ateu. É uma vergonha que a minoria a colaborar seja evangélica..."


Eu sabia. Os ateus estão tentando garantir uma vaguinha no céu.


Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por salgueiro »

Pior, no "céu" evangélico neo pentecostal :emoticon12:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

salgueiro escreveu:Pior, no "céu" evangélico neo pentecostal :emoticon12:


É mesmo, Sal. Não havia pensado nisso. Tanto céu para eles escolherem...


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
salgueiro escreveu:Pior, no "céu" evangélico neo pentecostal :emoticon12:


É mesmo, Sal. Não havia pensado nisso. Tanto céu para eles escolherem...



O homem tava mentindo, crianças! Não se assanhem! :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Alcioneijr »

Olá Makaveli! Prazer em conhece-lo!

Vamos lá....

Makaveli escreveu:Nossa, tava dando uma acompanhada no combate "Apo X Alcionei", foi cruel hein!?
Massacre sem dó rsrs...

Se vc acha que quem fala muito detém a verdade, então foi massacre mesmo.

Makaveli escreveu: fiquei chateado com o Alcionei no sentido dele apelar muito pra Ad Hominem... cadê os argumentos?


Argumentos? Se tem uma coisa que eu estou procurando nesse fórum são argumentos. Alguns céticos aqui preferem o denuncismo, generalismo, rancor, partidarismo, preconceito, escárnio etc...

Você consegue ver argumentos em afirmações do tipo: "Hitler era um cristão fervoroso"?
Pois bem, alguns aqui não são capazes de usar o seu ceticismo para fazer questionamentos como:
- "Hitler era um verdadeiro cristão ou se utilizava da igreja para atingir os seus propósitos?"
Preferem o julgamento superficial, e isso sim é uma falácia.

Alguns afirmam também que Cristo não existiu. Evidências como os evangelhos, evangelhos apócrifos, cartas romanas não são suficientes para provar a existência de Cristo. Então o contrário passa a ser a verdade absoluta, não dando o menor espaço para a dúvida, que é o que o ceticismo deveria propor.

Makaveli escreveu:Percebi uma certa inteligência nele, ele se expressa muito bem.


Que incrível né?
Eu também sei ler, escrever, falar e até programar computadores. Acho que vocês deveriam enviar um cientista (cético é claro) para estudar o macaco aqui. Daria uma pesquisa interessante.

Makaveli escreveu:Mas fugia das polêmicas levantadas pela Apo igual o "diabo foge da cruz". Aí ficou chato né...


Não acredito no Diabo e não sou de fugir. Apenas me cansei!

Makaveli escreveu:Abraços,


Outro pra ti!
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:Olá Makaveli! Prazer em conhece-lo!

Vamos lá....

Makaveli escreveu:Nossa, tava dando uma acompanhada no combate "Apo X Alcionei", foi cruel hein!?
Massacre sem dó rsrs...

Se vc acha que quem fala muito detém a verdade, então foi massacre mesmo.


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

O ceticismo sempre propõe a dúvida, ao contrário da fé, que afirma e reafirma apenas baseado em testemunhos, livros mágicos e mentiras deslavadas.

Quanto à ICAR ter dado guarida a Hitler e Mussolini, é isto que estamos discutindo, já que não foi interesse de apenas um dos lados. A ICAR apoiou e muito recentemente pediu desculpas. Hitler nunca foi ateu, e sua religião não era a católica, aproveitando-se da influência que ela tinha apenas para conseguir seus intentos, muito semelhantes aos da Igreja.
Hitler era adepto de uma seita religiosa própria. Mas pra bobo não servia, se juntou à mais poderosa. E criminosa, como ele.

O resto é negação dos fatos.
Imagem

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Alcioneijr »

Apo escreveu:O ceticismo sempre propõe a dúvida, ao contrário da fé, que afirma e reafirma apenas baseado em testemunhos, livros mágicos e mentiras deslavadas.

Quanto à ICAR ter dado guarida a Hitler e Mussolini, é isto que estamos discutindo, já que não foi interesse de apenas um dos lados. A ICAR apoiou e muito recentemente pediu desculpas. Hitler nunca foi ateu, e sua religião não era a católica, aproveitando-se da influência que ela tinha apenas para conseguir seus intentos, muito semelhantes aos da Igreja.
Hitler era adepto de uma seita religiosa própria. Mas pra bobo não servia, se juntou à mais poderosa. E criminosa, como ele.

O resto é negação dos fatos.


É isso que eu gostaria de ver por aqui para que possamos estabelecer um diálogo mais proveitoso. Mais dúvidas e menos afirmações.

Mas só por curiosidade, "Hitler nunca foi ateu" ou ele provavelmente não era ateu?
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:O ceticismo sempre propõe a dúvida, ao contrário da fé, que afirma e reafirma apenas baseado em testemunhos, livros mágicos e mentiras deslavadas.

Quanto à ICAR ter dado guarida a Hitler e Mussolini, é isto que estamos discutindo, já que não foi interesse de apenas um dos lados. A ICAR apoiou e muito recentemente pediu desculpas. Hitler nunca foi ateu, e sua religião não era a católica, aproveitando-se da influência que ela tinha apenas para conseguir seus intentos, muito semelhantes aos da Igreja.
Hitler era adepto de uma seita religiosa própria. Mas pra bobo não servia, se juntou à mais poderosa. E criminosa, como ele.

O resto é negação dos fatos.


É isso que eu gostaria de ver por aqui para que possamos estabelecer um diálogo mais proveitoso. Mais dúvidas e menos afirmações.

Mas só por curiosidade, "Hitler nunca foi ateu" ou ele provavelmente não era ateu?


Meu querido, o que importa é que a ICAR apoiou Hitler e Musollini. Hitler tinha religião, era adepto de uma seita ocultista, onde havia a figura de um deus, que o apoiava e estava sempre ao lado dele, exatamente como fazem os teístas. Mas usou os braços abertos e o poder da ICAR para abrir-lhe portas. Além do mais, era dono de uma personalidade psicopata, o que fazia dele crente e perseverante. Deu no que deu.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Na verdade Hitler foi batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, e católica era sua formação e a de toda a sua família.
Já Herman Goering, Heinrich Himmler, Reinhard Heydrich eram todos alemães de igrejas protestantes. Se não me engano Goebbels era de família católica...

Toda a base militar da Alemanha era formada por membros das igrejas Luteranas e Calvinistas. E a base do exercito austriaco era Católica Romana, pelo que me lembro. Eu sou péssima no assunto. Mas outros aqui podem dar a ficha completa das figuras.

Enfim, uma estirpe teísta.

Não sei por que os católicos insistem em dizer que Hitler era ateu. Um dia pegaram ele como exemplo équivocado, e agora ficam repetindo esta bobagem ad infinitum.
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Hitler tinha religião, era adepto de uma seita ocultista, onde havia a figura de um deus, que o apoiava e estava sempre ao lado dele, exatamente como fazem os teístas.


Reza a sabedoria popular que não devemos nos envolver em briga de casal, mas, já que você falou em teístas, vejo-me forçado a fazer uma observação. Deus não está ao meu lado mais do que estaria ao lado de qualquer outra pessoa, seja um crente ou um ateu.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Hitler tinha religião, era adepto de uma seita ocultista, onde havia a figura de um deus, que o apoiava e estava sempre ao lado dele, exatamente como fazem os teístas.


Reza a sabedoria popular que não devemos nos envolver em briga de casal, mas, já que você falou em teístas, vejo-me forçado a fazer uma observação. Deus não está ao meu lado mais do que estaria ao lado de qualquer outra pessoa, seja um crente ou um ateu.


Isto porque você acredita em deuses ou num deus específico. Pessoalmente, às vezes creio que tem um anjo loiro e lindo ao meu lado, mas sua função é apenas estética. Cada um crê no que quiser. Mas dentro deste raciocínio, o tal deus estaria ao lado de todo tipo de bandido também. Tanto faz como tanto fez. Logo, é irrelevante.

Quanto a Hitler ou qualquer ser malévolo, eles nem nescessitariam de deus ou diabo algum, basta que tenham frieza e se aliem a quem tem as mesmas convicções que eles: no caso de Hitler e Mussolini, a ICAR serviu muito bem.
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Isto porque você acredita em deuses ou num deus específico. Pessoalmente, às vezes creio que tem um anjo loiro e lindo ao meu lado, mas sua função é apenas estética. Cada um crê no que quiser. Mas dentro deste raciocínio, o tal deus estaria ao lado de todo tipo de bandido também. Tanto faz como tanto fez. Logo, é irrelevante.


Apo, eu não creio em nada. Sou o cara mais cético deste fórum.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

O Alce tocou no assunto da amizade entre os criminosos ditadores e a Igreja ( também criminosa e ditadora) e citou que esperava mais dúvidas aqui do que afirmações.
Afirmações se baseiam em fatos ou em valores pessoais. Tem quem goste de aliar a deuses, líderes e instituições de gosto duvidoso ou mau gosto e tem quem prefira se manter dentro das leis civis e pregar a paz, o amor, a justiça e o bom senso por simples constatação de seus benefícios para a natureza humana.

Mas dentre as dúvidas...faltou ainda uma resposta minimanente coerente para a questão que já repeti inúmeras vezes aqui e NENHUM teísta responde.

Trata-se do famigerado Livre Arbítrio, em que deus não deve se meter, pois dotou o ser humano desta capacidade, acho que para se divertir e depois poder aplicar algum tipo de castigo ( sem critério algum, diga-se de passagem).

Mas a pergunta é: se sofremos e não é por ordem divina e sim porque temos livre arbitrio, como uma criança lida com o próprio livre arbítrio frente ao livre arbítrio de um pai violento ou um estuprador, por exemplo?
Isto é APENAS 1 exemplo. Poderia fazer uma lista interminável aqui.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Isto porque você acredita em deuses ou num deus específico. Pessoalmente, às vezes creio que tem um anjo loiro e lindo ao meu lado, mas sua função é apenas estética. Cada um crê no que quiser. Mas dentro deste raciocínio, o tal deus estaria ao lado de todo tipo de bandido também. Tanto faz como tanto fez. Logo, é irrelevante.


Apo, eu não creio em nada. Sou o cara mais cético deste fórum.



Eu me engano quando você faz suposições apenas baseado nas premissas teístas, então. É isto? Fico pensando que você é deísta às vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

O Alce é mais um posta-foge. Pior que ele, só o Pessoa de Fé. Aquele é o mau-caratismo intelectual em pessoa.
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Mas dentre as dúvidas...faltou ainda uma resposta minimanente coerente para a questão que já repeti inúmeras vezes aqui e NENHUM teísta responde.

Trata-se do famigerado Livre Arbítrio, em que deus não deve se meter, pois dotou o ser humano desta capacidade, acho que para se divertir e depois poder aplicar algum tipo de castigo ( sem critério algum, diga-se de passagem).

Mas a pergunta é: se sofremos e não é por ordem divina e sim porque temos livre arbitrio, como uma criança lida com o próprio livre arbítrio frente ao livre arbítrio de um pai violento ou um estuprador, por exemplo?
Isto é APENAS 1 exemplo. Poderia fazer uma lista interminável aqui.


Apo, livre arbítrio é um assunto recorrente neste fórum. Nem lembro mais quantos tópicos tratando disso já surgiram. O que posso te dizer neste momento, sem me alongar muito, é que não existe uma resposta fácil para o que você perguntou, principalmente porque envolve crianças. O que eu ainda não entendi é se você está usando essa pergunta para comprovar ou refutar alguma coisa. Ficaria parecendo que a existência de Deus estaria condicionada à onisciência dos teístas. Eu não tenho um monte de respostas e isso não desmerece o pouco que eu já aprendi. Em qualquer área que um ser humano se proponha a aprender, sempre haverá alguma coisa, ou muita coisa, que lhe escapa. Então, nada existe? Só é real o que é 100% conhecido?

Eu não alimento crença em coisa alguma. Não sei o que é fé cega. Sou cético demais para isso. Procuro por respostas, evitando as que já estão prontas desde sempre. Só me interessa a verdade. Aprendi pouco, e nem imagino o quanto ainda falta aprender. Mas esse pouco me permite ter algumas certezas, e nunca, jamais, elas estarão apoiadas em fé ou esperança.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Mas dentre as dúvidas...faltou ainda uma resposta minimanente coerente para a questão que já repeti inúmeras vezes aqui e NENHUM teísta responde.

Trata-se do famigerado Livre Arbítrio, em que deus não deve se meter, pois dotou o ser humano desta capacidade, acho que para se divertir e depois poder aplicar algum tipo de castigo ( sem critério algum, diga-se de passagem).

Mas a pergunta é: se sofremos e não é por ordem divina e sim porque temos livre arbitrio, como uma criança lida com o próprio livre arbítrio frente ao livre arbítrio de um pai violento ou um estuprador, por exemplo?
Isto é APENAS 1 exemplo. Poderia fazer uma lista interminável aqui.


[color=#FFFF00]Apo, livre arbítrio é um assunto recorrente neste fórum. Nem lembro mais quantos tópicos tratando disso já surgiram. O que posso te dizer neste momento, sem me alongar muito, é que não existe uma resposta fácil para o que você perguntou, principalmente porque envolve crianças.


Mesmo que não envolvesse criança. Um mata, judia, tortura e outro sofre. E deus deixa. Espíritas até que acharam uma justificativa ( revoltante, mas acharam).
Sem contar as doenças torturantes que deus cria e acometem seres inocentes, que podem rezar, suplicar e espernear e nada vai mudar. A dor excruciante é certa. Ainda há os desastres naturais, que não são culpa do ser humano, pois existiam muito antes dele.

O que eu ainda não entendi é se você está usando essa pergunta para comprovar ou refutar alguma coisa.

Se afirmam que um certo deus existe e é dotado de determinadas capacidades como deixar que o mal aconteça, e mesmo assim seja tido como bom, o livre arbítrio é papo pra boi dormir. Por que culpar e responsabilizar o homem , sob a figura do pecado?
Ficaria parecendo que a existência de Deus estaria condicionada à onisciência dos teístas.


O problema de se afirmar a existência de algo e presonalizar esta coisa, dotando-a de uma certa coerência humana ( filho à sua semelhança), e ainda tirar dele a responsabilidade pelas desgraças ( debitando a ele apenas os feitos louváveis ) é que, deve-se manter a coerência quando os fatos mostram que a teoria é falha. Então inventam um livre arbítrio, um propósito ou coisa absurda que o valha. Ora, se é assim, então deus é irrelevante e os teístas intelectualmente desonestos.

Eu não tenho um monte de respostas e isso não desmerece o pouco que eu já aprendi.


Aprendizados baseados em valores e julgamentos, e que costumam dizer que quem não segue aquele caminho não está certo, demandam coerência nos argumentos. Se deus é bom e protege os bons filhos, como então se explica que alguns bons filhos sejam judiados e ele nada faz? Como ele pode ser omni tudo e não está nos lugares quando suplicam por ele?
Estas questões desmerecem e invalidam teorias, sim. Que conhecimento é este?

Em qualquer área que um ser humano se proponha a aprender, sempre haverá alguma coisa, ou muita coisa, que lhe escapa. Então, nada existe? Só é real o que é 100% conhecido?


Depende da necessidade do conhecimento. Se não há uso prático, pode ser questionada, ou ser irrelevante para outros, ou de uso subjetivo pessoal. No caso de estudos teológicos ( geralmente com fé e dogmas ) há que se ter um mínimo de integridade intelectual. Não há 100%, mas perguntas como a do Livre Arbítrio são pertinentes frente às afirmações deístas. E eu gostaria de obter respostas.

Eu não alimento crença em coisa alguma. Não sei o que é fé cega. Sou cético demais para isso. Procuro por respostas, evitando as que já estão prontas desde sempre. Só me interessa a verdade. Aprendi pouco, e nem imagino o quanto ainda falta aprender. Mas esse pouco me permite ter algumas certezas, e nunca, jamais, elas estarão apoiadas em fé ou esperança.


Well, não sabemos qual é a verdade em muitos casos. Talvez não haja verdade, mas verdades ou um monte de enganos ou mentiras. Uma destas mentiras é querer manter irrefutável e imaculada a existência e o caráter do Deus judaico-cristão, quando todas as contradições apontam para que tenha sido projetado por homens à semelhança da psiqué humana.

Mas Ayy, o resumo da ópera é que não faz sentido adjetivar com atributos louváveis alguma coisa ou alguém, quando ao menor deslize ( ou deslizes imperdoáveis ) do dito cujo, fogem sem dar resposta. Ou o cara é todo poderoso ou não é. Ou é omni-presente ou não é. Ou é justo ou não é. Ou é pai, ou é carrasco, ou tá pouco se lixando.
Não estou me referindo a seus conhecimentos e nem aos meus. Alguns afirmam coisas e exigem mente aberta dos que não aceitam tais afirmações e questionam com base em fatos. Como não têm respostas, pelo menos assumam que suas afirmações são apenas arbitrárias e não sujeitas à confirmação alguma. Acho desonesto, mas o mundo parece funcionar assim.
Editado pela última vez por Apo em 13 Ago 2009, 00:44, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Apo »

duplo
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Alcioneijr escreveu:Você consegue ver argumentos em afirmações do tipo: "Hitler era um cristão fervoroso"?

Este é um argumento usado em resposta às alegações dos crentes de que "Hitler era mau porque era ateu".
Não sei se era fervoroso, mas se dizia cristão e não ateu.
Alcioneijr escreveu:Pois bem, alguns aqui não são capazes de usar o seu ceticismo para fazer questionamentos como:
- "Hitler era um verdadeiro cristão ou se utilizava da igreja para atingir os seus propósitos?"
Preferem o julgamento superficial, e isso sim é uma falácia.

Continua o fato de que Hitler não defendia o ateísmo.
Alcioneijr escreveu:Alguns afirmam também que Cristo não existiu. Evidências como os evangelhos, evangelhos apócrifos, cartas romanas não são suficientes para provar a existência de Cristo. Então o contrário passa a ser a verdade absoluta, não dando o menor espaço para a dúvida, que é o que o ceticismo deveria propor.

O ceticismo propõe que afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias.
Dizer que um homem nasceu de uma virgem, fez milagre e ressuscitou é extraordinário. Requer como evidência algo mais que os textos dos seguidores de sua seita ou relatos de historiadores, 100 anos depois, mencionando a existência da seita.

A posição racional é achar que ele pode ter existido, mas muito provavelmente foi um homem comum.

Trancado