Me ajudem, se for possível e de vosso interesse

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Darkside
Gênero: Masculino

Me ajudem, se for possível e de vosso interesse

Mensagem por Darkside »

Procuro sites de relacionamento para namoro

Então, eu possuo um certo problema para... ler. É algo meio frustrante, qualquer livro que eu não consiga ler em apenas um dia (que tenha mais de 200 páginas, pra estabelecer uma média) eu acabo na metade, mesmo que eu esteja achando interessante. Algumas vezes penso que seria bom se os livros viessem na opção de pílulas, que transmitissem toda a informação contida neles instantaneamente. Seja meu problema mera preguiça, seja qualquer desordem neurológica, gostaria de saber se algum dos estimados foristas conseguiu adquirir o hábito da leitura e se poderia me fornecer alguma dica. Grato desde já pela atenção dispensada.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Johnny

Re: Me ajudem, se for possível e de vosso interesse

Mensagem por Johnny »

Estamos falando de que tipo de livro?

Seja qual for, seu problema é igual ao meu: Disciplina ou melhor, total falta dela, pelo menos nisso.

Acho que já me propus a começar a estudar portugues umas 50 vezes desde dezembro. daí vou fazer uma coisa no PC e acho algo interessante (ou desviante..) e daí puxa outra coisa, que puxa outra coisa...

O negócio é pegar um papel e delimitar as ações

1- Ler livro: 2 vezes por semana e no mínimo X minutos. Se for interrompido e der para voltar, terminar os minutos restantes.

2- ...

Preciso fazer isso...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Johnny escreveu:Estamos falando de que tipo de livro?

Qualquer tipo, desde que esteja lendo voluntariamente.

Seja qual for, seu problema é igual ao meu: Disciplina ou melhor, total falta dela, pelo menos nisso.

Acho que já me propus a começar a estudar portugues umas 50 vezes desde dezembro. daí vou fazer uma coisa no PC e acho algo interessante (ou desviante..) e daí puxa outra coisa, que puxa outra coisa...

O negócio é pegar um papel e delimitar as ações

1- Ler livro: 2 vezes por semana e no mínimo X minutos. Se for interrompido e der para voltar, terminar os minutos restantes.

2- ...

Preciso fazer isso...

Eu já tentei fazer isso, e não deu certo comigo.

Não sei se é meramente uma questão de disciplina, ou preguiça, porque o último livro que li foi A Divina Comédia, de Dante, em menos de uma semana, mas ainda não consegui passar do primeiro capítulo do O Mundo Assombrado Pelos Demônios, do Sagan, que é infinitamente mais simples, mais leve e menor, e tenho ele aqui há séculos.

Acho que o problema está mais em o que consideramos a leitura, entende? Pelo menos no meu caso. Talvez eu tente absorver demais o que eu estou lendo, digamos assim, e perco a paciência.

Talvez o ideal seja justamente a falta de disciplina. Simplesmente começar a ler a qualquer momento, não fazer disso um ritual, e continuar lendo sem compromisso. Mas sei lá... =/
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acho que é se disciplinar mesmo. A gente tende à lei do menor esforço. Se a gente não forçar a disciplina, ela não acontece e ficamos na zona de conforto "Ah, faço quando der"..."Estou sem tempo..."

Se você acha que o problema não é disciplina, tente por exemplo eliminar porque não lê uma vez por semana. Ou então, leia duas páginas por dia. Sempre se consegue ir além disso. Daí é só manter.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

Tenho o mesmo problema. Posso contar nos dedos quantos livros li de cabo a rabo pelo menos no último ano.

E o pior é que eu sou meio que consumidor compulsório de livros. Se passo em frente a uma livraria ou um sebo só para "dar uma olhada", invariavelmente saio de lá com algo, ou muito frustrado por me forçar a não levar. Já ocorreu de eu comprar alguns livros, chegar em casa e jogar a sacola dentro do armário, e só depois de um mês me lembrar que eles estavam ali.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Johnny escreveu:Acho que é se disciplinar mesmo. A gente tende à lei do menor esforço. Se a gente não forçar a disciplina, ela não acontece e ficamos na zona de conforto "Ah, faço quando der"..."Estou sem tempo..."

Se você acha que o problema não é disciplina, tente por exemplo eliminar porque não lê uma vez por semana. Ou então, leia duas páginas por dia. Sempre se consegue ir além disso. Daí é só manter.

A falta de disciplina é a origem de grande parte dos problemas que nos atormentam. Talvez, da maioria. Não identificamos essa origem com muita frequência, atribuindo outras causas ao problema. É como se ela tivesse várias faces mas, por trás de cada pequena máscara, reina soberana a indisciplina.

É comum, por exemplo, estipularmos data para começar algum projeto, como se aquela data fosse especialmente favorável. Há exceções que justificam isso, claro, mas, na maioria das vezes, hoje e amanhã são dias idênticos. Nada há que os diferencie, a não ser nas desculpas que construímos. Para forçar minha disciplina, já iniciei projetos numa sexta-feira, pois sempre elejo a segunda-feira como o dia em que vou começar a fazer alguma coisa.

É uma luta que eu ainda não venci. Sou extremamente indisciplinado. Mas continuo tentando. O Johnny tem razão, você tem que encontrar seu próprio método para desenvolver a disciplina. Ela te servirá muito além das leituras de livros.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Isso acontece porque vocês só lêem livros chatos! :/

Livro livro mesmo, são só meia dúzia mesmo, não adianta querer bancar a enciclopédia humana, o que fica é muito pouco. E provavelemente os livros bons mesmos são aqueles que você lerá mais de uma vez sem se importar nenhum pouco com isso. Não se trata só de disciplina, mas de qualidade. Um livro que estou lendo novamente no momento, um por vez, é O Processo, e por ser uma obra-prima não se torna nenhum tormento avançar nas páginas, aliás, quanto mais nos aproximamos do fim mais ansiosos ficamos. É interessante também pegar livros estritamente relacionado com o campo de interesses, porque mesmo que você leia um livro de cabo a rabo sobre física quântica, sendo essa matéria algo que não lhe interessa nenhum pouco e talvez tenha lido apenas porque seria interessante se manter informado sobre o tema, a informação se perderá em questão de tempo.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Dark,

Seu problema é muito comum, praticamente uma regra e quase todo mundo que adquiriu o hábito de ler fez exatamente isto, adquiriu o hábito, não o possuía como uma espécie de dom natural.

Isto ocorre em praticamente todas as atividades.
Atletas bem sucedidos se fazem impondo a si próprios a disciplina do treino, mesmo que muitos destes treinos lhes parecem monótonos, repetitivos, cansativos ou estressantes insistem em concluí-los por sabê-los necessários ao objetivo esportivo a que se dedicam.

Da mesma forma quem se dedica a um objetivo cultural deve se impor uma disciplina, principalmente quando aquilo que se deseja aprender não é a coisa mais interessante do mundo no momento.

Uma sugestão, que recomendo aos jovens de minha tribo que me trazem problema semelhante, é quando pegar um livro no qual realmente vê utilidade em lê-lo, impor-se uma cota diária, digamos cinquenta páginas e a cumprir rigorosamente.

Com o tempo, verá que se torna rotina cumprir muito mais do que a cota inicialmente autoimposta e com muito mais satisfação.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Bom, DENTRO DA CATEGORIA LIVROS QUE ME INTERESSAM MESMO ( e para cada um de nós há preferências e não tem jeito ), me acontece de perder o interesse logo no início porque a coisa não engrena e estou sem paciência de perseverar. Pode acontecer a mesma coisa no meio da obra ou em algumas passagens que fogem daquela linha que nos conecta com o livro.
Mas outras coisas podem interferir, como cansaço mental, stress, interesses paralelos ( como alguma outra atividade a ser feita, no trabalho etc e que nossa cabeça está envolvida naquilo ).
O mesmo tipo de "desconcentração" acontece com filmes, numa peça de teatro e num show que não consegue nos prender totalmente.

Ler é quase como meditar, fazer exercícios e viajar. E não há como se obrigar a sentir prazer durante a leitura. Ou nos envolvemos ou não. E cada um descobre onde prefere ler, se com barulho ambiente ou não, entre que tipos de atividades. Tente acertar o lugar e a hora.
Algumas vezes somo obrigados a ler o que nosso interesse pessoal não gosta, mas neste caso é outra parte do cérebro que precisa ser acionada: a da disciplina consciente mesmo.

SE você tem percebido este "desconectar" em todos os livros, pode ser problema de concentração primária mesmo. Pode ser uma fase.
A pior das hipóteses é que há pessoas que simplesmente descobrem que não gostam de ler livros. Preferem outras formas de informação. Vão a cinema, museus, escrevem, mas não se prendem em livros.
Imagem

Darkside

Mensagem por Darkside »

Vejo que é um problema mais comum por aqui do que imaginei. Quem sabe conseguimos nos ajudar mutuamente a nos tornarmos melhores leitores. :emoticon1:

Darkside

Mensagem por Darkside »

Sobre a disciplina da leitura, que foi o ponto principal do Johnny, do Ayyavazhi e do Acauan, eu estava realmente pensando em uma abordagem diferente.

Quando você estipula uma regra comportamental para exercer alguma atividade, isso demanda energia, consome de sua disposição, de alguns mais, de outros menos. Quando você meramente cultiva um hábito, como um hobby, não é a mesma coisa. É algo que você faz pelo mero prazer, motivado quase que mais pela sensação que por qualquer objetivo construtivo, quase que tornando o desgaste gerado por ela imperceptível, tirando o caso de atividades físicas por períodos prolongados.

Seria possível criar um hábito de leitura como um hobby natural, tal qual jogar um futiba no final de semana? Algo que serve quase que mais pra relaxar do que algo que exige de você?

Se eu não conseguir isso, acho que vou ter que apelar para uma rígida disciplina mesmo. Espero ter disposição pra isso, se for o que me restar...

Darkside

Mensagem por Darkside »

Herf escreveu:Tenho o mesmo problema. Posso contar nos dedos quantos livros li de cabo a rabo pelo menos no último ano.

E o pior é que eu sou meio que consumidor compulsório de livros. Se passo em frente a uma livraria ou um sebo só para "dar uma olhada", invariavelmente saio de lá com algo, ou muito frustrado por me forçar a não levar. Já ocorreu de eu comprar alguns livros, chegar em casa e jogar a sacola dentro do armário, e só depois de um mês me lembrar que eles estavam ali.

Eu pego incontáveis livros na biblioteca da minha faculdade (aliás foi a primeira biblioteca decente a qual tive acesso) e alguns acabo devolvendo tendo lido só a introdução. Chego a atrasar a devolução sem ter lido.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Fedidovisk escreveu:Livro livro mesmo, são só meia dúzia mesmo, não adianta querer bancar a enciclopédia humana, o que fica é muito pouco.

Cara, esse pensamento afasta uma quantidade enorme de pessoas de tentar adquirir o hábito da leitura.

É o clássico e quase inconsciente "Ler? Pra quê?".

Sobre o restante do seu post, estou falando de leitura voluntária, então presume-se que sejam livros de interesse do leitor. O que é chato pra uns... eu gosto de livros sobre economia, não sei se você partilha meu gosto... se não partilhar, provavelmente considera leitura do tipo intragável...

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:A pior das hipóteses é que há pessoas que simplesmente descobrem que não gostam de ler livros. Preferem outras formas de informação. Vão a cinema, museus, escrevem, mas não se prendem em livros.

"Não gosta de ler? Vá assistir TV." :emoticon12:

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:Sobre a disciplina da leitura, que foi o ponto principal do Johnny, do Ayyavazhi e do Acauan, eu estava realmente pensando em uma abordagem diferente.

Quando você estipula uma regra comportamental para exercer alguma atividade, isso demanda energia, consome de sua disposição, de alguns mais, de outros menos. Quando você meramente cultiva um hábito, como um hobby, não é a mesma coisa. É algo que você faz pelo mero prazer, motivado quase que mais pela sensação que por qualquer objetivo construtivo, quase que tornando o desgaste gerado por ela imperceptível, tirando o caso de atividades físicas por períodos prolongados.

Seria possível criar um hábito de leitura como um hobby natural, tal qual jogar um futiba no final de semana? Algo que serve quase que mais pra relaxar do que algo que exige de você?

Se eu não conseguir isso, acho que vou ter que apelar para uma rígida disciplina mesmo. Espero ter disposição pra isso, se for o que me restar...

Acho que você não leu o que eu escrevi... :emoticon1:

A abordagem é justamente esta: ou é por auto-determinação ( que chamam disciplina ) ou você descobre um prazer, geralmente ligado a fatores relacionados.
Há quem se descubra amante de leitura no silêncio completo de uma biblioteca e só consiga "produzir" leitura lá.
Há quem prefira ler deitado do que sentado. Outros preferem lugares ao ar livre. Ou com música. Há os que separam 3 tipos de livros para ler como se fosse um bloco, um de ficção, um tecnico e um sobre seu hobbie.
A analogia pode ser feita para quem faz academia e não consegue manter o hábito, porque não descobriiu
o seu "programa" ou circuito preferido, nem a hora mais adequada para se exercitar.
É mais ou menos isto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Darkside escreveu:
Apo escreveu:A pior das hipóteses é que há pessoas que simplesmente descobrem que não gostam de ler livros. Preferem outras formas de informação. Vão a cinema, museus, escrevem, mas não se prendem em livros.

"Não gosta de ler? Vá assistir TV." :emoticon12:

AHÁ! Agora leu!
:emoticon12:
Imagem

Fedidovisk

Darkside escreveu:
Fedidovisk escreveu:Livro livro mesmo, são só meia dúzia mesmo, não adianta querer bancar a enciclopédia humana, o que fica é muito pouco.

Cara, esse pensamento afasta uma quantidade enorme de pessoas de tentar adquirir o hábito da leitura.

É o clássico e quase inconsciente "Ler? Pra quê?".

Sobre o restante do seu post, estou falando de leitura voluntária, então presume-se que sejam livros de interesse do leitor. O que é chato pra uns... eu gosto de livros sobre economia, não sei se você partilha meu gosto... se não partilhar, provavelmente considera leitura do tipo intragável...

pointless

Darkside

Mensagem por Darkside »

Apo escreveu:
Darkside escreveu:Sobre a disciplina da leitura, que foi o ponto principal do Johnny, do Ayyavazhi e do Acauan, eu estava realmente pensando em uma abordagem diferente.

Acho que você não leu o que eu escrevi... :emoticon1:

A abordagem é justamente esta: ou é por auto-determinação ( que chamam disciplina ) ou você descobre um prazer, geralmente ligado a fatores relacionados.
Há quem se descubra amante de leitura no silêncio completo de uma biblioteca e só consiga "produzir" leitura lá.
Há quem prefira ler deitado do que sentado. Outros preferem lugares ao ar livre. Ou com música. Há os que separam 3 tipos de livros para ler como se fosse um bloco, um de ficção, um tecnico e um sobre seu hobbie.
A analogia pode ser feita para quem faz academia e não consegue manter o hábito, porque não descobriiu
o seu "programa" ou circuito preferido, nem a hora mais adequada para se exercitar.
É mais ou menos isto.

Eu achava que ler era meramente interpretar palavras escritas, e vem você e me diz que é uma coisa complexa dessas... Se existisse justiça nesse país, eu poderia processar você por danos morais e exigir que escrevesse resumos dos livros que eu gostaria de ler, sabia? :emoticon22:

Darkside

Mensagem por Darkside »

Fedidovisk escreveu:pointless

Eu discordo do que você postou. Caso concordasse, qualquer coisa que eu dissesse realmente seria.

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon12:

E aproveita que da próxima, eu cobro a consultoria!
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Bom, no meu caso, eu leio por diversão. Pra mim funciona. Se voce tornar o hábito da leitura uma coisa divertida, então voce se divertirá com ela.

Por exemplo: Se voce pega um livro de aventura. Se envolva com ele. Imagine todas as cenas em sua cabeça como se estivesse assistindo a um filme. Voce se entusiasmará e não largará até terminar. E não se importe com a opinião allheia se voce se entusiasmar demais e chamar o personagem X de fdp. Lembre-se: Voce está se divertindo enquanto os outros não estão ganhando a diversão que voce está.

Faça isso com outros generos também. Voce se interessará mais. Não se esforçe. Faça como as ondas do mar...um indo e vindo sem ninguem forçar nada. Somente pelo prazer. Comigo funciona.

As vezes, isso é uma curiosidade minha, eu pego um livro e começo a ler. Por qualquer motivo eu paro e volto pra ele. Pode demorar não sei quanto tempo, mas eu posso voltar do ponto onde eu parei que eu me lembro de tudo o que eu li, ou pelo menos dos fatos mais importantes.

Abraços.
Imagem

Fedidovisk

É um fenômeno espantosíssimo! Perde o interesse em livros que vão de encontro aos gostos do leitor..................

Não é de se espantar que não termine os livros.

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:É um fenômeno espantosíssimo! Perde o interesse em livros que vão de encontro aos gostos do leitor..................

Não é de se espantar que não termine os livros.

Mas é porque alguns não admitem a hipótese de só ler aquilo que dá prazer. Acham-se losers quando não conseguem forçar a mente a se manter preso a algo desinteressante. Ou têm vergonha de assumir que não curtem um Kafka, um Nietszche, um Shakespeare...E ainda tem a questão dos livros de moda, ou best sellers. Se não leu, fica excluído de papinhos pseudo-intelectuais de botequim.
Particularmente odeio alguns filósofos clássicos. Babam os caras e eu os acho uns porres. Já larguei vários livros antes da metade.
E tem os que precisam cumprir determinada bibliografia por razões acadêmicas ou profissionais. Daí só com disciplina mesmo.
Editado pela última vez por Apo em 07 Ago 2009, 23:40, em um total de 1 vez.
Imagem

Fedidovisk

É triste observar a relação de consumo que estabeleceram com as artes em geral, dentre elas a escrita. Abriram mão da intensidade e da experiência para dar lugar àquela sociedade de consumo...

Eu li TAL livro. Eu leio tantos livros em x tempo. Eu já li X livros. Minha biblioteca particular tem isso e aquilo... eu já vi todos os filmes de tal diretor... fulano que não lê isso ou aquilo é inferior, e por aí vai...

:emoticon30:

Fedidovisk

Montaigne daria um belo de um sermão em vocês! =/

Trancado