Página 1 de 1
Cuba: educação e medicina
Enviado: 13 Ago 2009, 22:57
por Jack Torrance
Antigamente, era uma triade, onde além de educação e medicina tinha o esporte, mas não tô vendo muita coisa significativa no esporte cubano nos últimos anos; até o Brasil foi melhor que Cuba nas Olimpíadas de Pequim.
Uma coisa que vejo, apesar de não me aprofundar muito no assunto, é que Cuba, apesar da ditadura e do atraso econômico, tem uma boa educação e medicina; nunca vi críticos de Cuba criticar a educação e medicina de lá. Além disso, a Ilha tá entre os melhores IDHs do mundo.
Um argumento que usam e até concordo, é que Cuba "tá bem na fita" comparados aos outros países do Caribe.
Só pra constar: não tô defendendo o regime cubano; apesar da Ilha estar numa ditadura e de haver atraso econômico, o país até que não é tão ruim quanto poderia ser.
Re: Cuba: educação e medicina
Enviado: 13 Ago 2009, 23:22
por Apo
IDH alto em Cuba? Os números são fornecidos por eles mesmos. Se aqui no Brasil o IDH é maquiado, imagina lá. E como já se discutiu em vários tópicos aqui, IDH é apenas um índice, no caso dos países socialistas ou comunistas, não prevê os mesmos parâmetros de sociedades livres.
Você obriga todas as crianças a irem para a escola e publica este número. Mas ensinam o quê e em que condições? Há um número x de moradias, mas de que tipo?
Quem passa bem em Cuba é turista que se enfia em Resorts, gastando dinheiro em turismo exótico. O povo vive como o governo quer.
Se, mesmo com ditadura, a vida lá fosse boa, ninguém quereria fugir da Ilha.
Re: Cuba: educação e medicina
Enviado: 14 Ago 2009, 07:27
por Fernando Silva
Jack Torrance escreveu:Só pra constar: não tô defendendo o regime cubano; apesar da Ilha estar numa ditadura e de haver atraso econômico, o país até que não é tão ruim quanto poderia ser.
Será que eles são tudo isso ou é apenas uma lenda? Será que foram mesmo, mas só durante um breve período?
Será que vale a pena cumprir prisão perpétua para se ter direito a educação e saúde de bom nível?
Re: Cuba: educação e medicina
Enviado: 14 Ago 2009, 15:34
por Ayyavazhi
Ninguém se lança ao mar, em precárias jangadas que não oferecem qualquer garantia de chegar ao destino, levando esposa e filhos, se não tiver um motivo muito, muito forte. Não é difícil alguém aceitar um desafio que coloque em risco sua própria vida. Loucos ou destemidos, o mundo os produz em escala. Mas poucos submeteriam suas famílias a tal risco e suplício, senão impelidos pela certeza de que a outra opção é pior.
Amantes de Fidel Castro, como nosso querido Presidente, contam-se aos milhares, e defensores do regime socialista que infectou aquela pequena ilha estão espalhados pelos quatro cantos do mundo (não estou dizendo que seja o caso do Jack, não o conheço para fazer tal afirmativa). Curiosamente, eles estão no lugar certo para defender o regime: longe dele. Os cubanos, aqueles que vivem no paraíso criado por Fidel, preferem a incerteza das frágeis jangadas.
Teorias e evidências. Fico com as evidências.
Acho que o paraíso de Lula é, na verdade, o inferno dos cubanos. Ou não...