Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Eis mais uma aventura do cara que insiste em crer que o Linux seja um SO que vale a pena...

Bem, depois do fiasco de tentar sem sucesso instalar um monitor num PC que veio com o URUBU (Ubuntu 9.04) e que levou ao proprietário dizer que Linux de graça é caro, fui eu tentar ajudar um outro infeliz comprador destas malditas máquinas que vem com este sistema.

Well...

Por sorte (e azar...) o PC citado agora veio com o Fedora 11 (carinhosamente apelidado de Fedida). Pensei comigo: Beleza, estou com ele no meu HD de 10G. Qualquer coisa, nem preciso instalar novamente, é só copiar alguma configuração dele usando o Live Cd e pronto, problema resolvido.
Bullshit!

Fui lá, intalei o bixinho, deu boot, reconheceu o monitor novo, rede e até o telefone. OK. Impressora HP: ok.
Conectado ao Velox e já começou a se atualizar (claro que avisou antes...)
Muito bem, tudo termidado até o dono dizer: Preciso acessar minha WebCam...
Hammmm...tudo bem, vou dar uma pesquisada...
Enquanto isso o sistema atualizou tudo e aparentemente tudo funcionando beleza.

Jóia, achei um passo a passo da mesma WebCam.
Vamos lá.
sudo apt-get blablabla...
luiz password:*******
luiz are not in sudo users
Hã? Tá maluco? Uso em casa o sudo direto no Fedida 11
Vamos ver o que está acontecendo...
Internet...Google...achei!
su vi \etc\sudoers
pwd:******
acrescentar a linha luiz ALL(ALL) ALLL
read only file
hã? como assim read only?
Bom, vou apelar...
logoff
login
root
pwd:*****
user root not found
Mas que porra é essa? Não tem login root?
Google...
Prontinho, editar arquivo \etc\sei la o que
Access Denied! Disc is Read Only

Como é? o HD está como Read Only? Fudeu.
Volto mais tarde, preciso fazer uns testes em casa...

Vamos lá...
Boot
Login...ok
Novas atualizações disponiveis. Deseja atualizar agora?
Sim...tempo...
Pronto, vamos lá. Editar arquivo \etc\sei la o que
Access denied: Disk is Read Only.
CTRL+ALT+DEL

Chega...semana que vem vejo isso pois não ando com saco para tanta idiotice para configurar um SO.

Que imbecilidade! Seria o mesmo que alguém vender um XP em que você não tenha permissão de alterar nada no seu PC. Agora vou perder um tempo danado para encontrar algum nerd pscicótico viciado em Linux que saiba como resolver isso normalmente. Até lá, vou tentar usar o Live CD e ver se altero pelo menos o do meu colega.

E assim, Linux ainda é um sistema cheio de falhas e cacuetes totalmente sem sentido...
Tem horas que da vontade de mandar todas as distros pros quintos e instalar logo o Slack pois, se é para se fuder procurando aprender, que seja num Linux decente!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Reid »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

slack eh bom pena q n tenha tantos programas para ele :/

qto a esse problema ai... n conheço fedora mas tenta acessar em modo de reparaçao, caso tenha

q vc entra automaticamente como root (isso se houver o usuario e se n tiverem colocado uma senha)

se der certo se pode alterar senhas ou tentar criar outro usuario...

da uma testada ai... :emoticon45:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu::emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

slack eh bom pena q n tenha tantos programas para ele :/

qto a esse problema ai... n conheço fedora mas tenta acessar em modo de reparaçao, caso tenha

q vc entra automaticamente como root (isso se houver o usuario e se n tiverem colocado uma senha)

se der certo se pode alterar senhas ou tentar criar outro usuario...

da uma testada ai... :emoticon45:

Reid...coo disse, o Fedora vem sem user root :emoticon44: Antes de atualizar o sistema, podia usar sudo . Agora nem com su consigo alterar o HD, dá como read only. É mole?

Não entendi o "slack não tem muitos programas para ele". Não é um Linux? Não é só compilar e bla bla bla?

Quanto a acesssar emmodo de reparação, bem, sou da seguinte opinião: Coisas sérias devem ser feitas e produzidas por pessoas e empresas sérias. Instalei o Mandriva em casa (lá vai eu...). Tudo previsível. Tem user root, funciona tudo beleza. Mas como o Mandriva One que eu tinha baixado já tinha um tempo, fico a noite toda baixando atualizações e até agora pouco não tinha ainda terminado. Parei. Estou baixando uma versão mais atual.

Deve ser por estas razões que a Red Hat e empresas sérias pararam de produzir estas porcarias que estes moleques ficam fuçando e metendo o dedo onde não é chamado.

Carro se compra montado de fábrica, não de camelô!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por zumbi filosófico »

Johnny escreveu:luiz are not in sudo users
Hã? Tá maluco? Uso em casa o sudo direto no Fedida 11
Vamos ver o que está acontecendo...
Internet...Google...achei!
su vi \etc\sudoers
pwd:******
acrescentar a linha luiz ALL(ALL) ALLL
read only file
hã? como assim read only?


Você só pode editar o sudoers com o editor "visudo", isso está escrito no próprio arquivo, ao menos nas distribuições derivadas de debian ou debian mesmo.

E de qualquer forma, acho desaconselhável deixar o usuário normal com o poder de fazer tudo sem senha com sudo. Um "enter" acidental em um "rm *" quando se está procurando algum comando no histórico com as setas, e se arrependerá disso pelo resto da vida.



Bom, vou apelar...
logoff
login
root
pwd:*****
user root not found
Mas que porra é essa? Não tem login root?
Google...
Prontinho, editar arquivo \etc\sei la o que
Access Denied! Disc is Read Only

Como é? o HD está como Read Only? Fudeu.


As coisas do diretório de configuração /etc (bem, na verdade praticamente tudo menos a sua pasta no /home, por padrão) são geralmente read-only, você só conseguiria editar como super-usuário, então não seria possível fazer isso para habilitar o super-usuário.


Além do sudo, existe só o comando "su", que é essencialmente se logar como root sem sair do usáurio normal antes; mas acho que talvez no fedora isso seja um pouco diferente, não sei. Em ambiente gráfico existem o gksu e kdesu, o primeiro do gnome e o segundo do kde, mas pode se usar qualquer um dos dois se tiver os dois. Ouvi dizer que é preferível usar esses comandos em vez de sudo ou su quando for usar algum programa de interface gráfica, disseram que pode corromper um arquivo específico que não me lembro qual é (o que achei muito estranho, mas já que existem alternativas, para quê arriscar?)
Editado pela última vez por zumbi filosófico em 18 Ago 2009, 21:04, em um total de 3 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu não sei bem, mas tenho a impressão que se apanhando de ubuntu e fedora, instalar slackware é algo meio suicida. :-/

Eu antes de usar linux pensava que seria uma boa, mas depois fiquei sabendo que não tem nada disso de "pacotes" (ou é algo bem recente), ou seja, tem que se compilar qualquer coisa que se for usar. Haja saco para esperar tanto assim. Não só compilar, mas tem que ir caçando as dependências uma a uma, não tem nada que vá te dizer que antes de instalar isso, precisa disso, disso e daquilo também, e que baixe e instale isso automaticamente. Ao menos era o estado das coisas da última vez que fui ver.

Não sei se tem muita vantagem um programa compilado pro próprio pc, em vários casos... idealmente o que se faz, acho, é instalar primeiro por pacotes as coisas mais essenciais e depois quando tiver um tempinho ir desinstalando um pacote, e instalando a versão compilada... mas talvez possa criar alguma encrenca com dependências...
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu ainda não vi, mas parece que agora o windows vista também funciona de forma que permite ao sistema funcionar sem ser utilizado por uma administrador quando se quiser fazer qualquer coisa além de usar a calculadora ou fazer um desenho com mais de duas cores no paintbrush. Até vem um diálogo pedindo senha e tudo, muito bom.
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Reid »

zumbi filosófico escreveu:Eu não sei bem, mas tenho a impressão que se apanhando de ubuntu e fedora, instalar slackware é algo meio suicida. :-/

Eu antes de usar linux pensava que seria uma boa, mas depois fiquei sabendo que não tem nada disso de "pacotes" (ou é algo bem recente), ou seja, tem que se compilar qualquer coisa que se for usar. Haja saco para esperar tanto assim. Não só compilar, mas tem que ir caçando as dependências uma a uma, não tem nada que vá te dizer que antes de instalar isso, precisa disso, disso e daquilo também, e que baixe e instale isso automaticamente. Ao menos era o estado das coisas da última vez que fui ver.

Não sei se tem muita vantagem um programa compilado pro próprio pc, em vários casos... idealmente o que se faz, acho, é instalar primeiro por pacotes as coisas mais essenciais e depois quando tiver um tempinho ir desinstalando um pacote, e instalando a versão compilada... mas talvez possa criar alguma encrenca com dependências...


foi oq eu quis dizer com slack n ter muitos programas :emoticon16:

apesar disso de resto ele parece bom :emoticon45:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

zumbi filosófico escreveu:Você só pode editar o sudoers com o editor "visudo", isso está escrito no próprio arquivo, ao menos nas distribuições derivadas de debian ou debian mesmo.

E de qualquer forma, acho desaconselhável deixar o usuário normal com o poder de fazer tudo sem senha com sudo. Um "enter" acidental em um "rm *" quando se está procurando algum comando no histórico com as setas, e se arrependerá disso pelo resto da vida.

Mas também deixar sem opção nenhuma é o cúmulo.
E sim, tentei usar o VI mas, read only é read only para vi, gedit, etc...


zumbi filosófico escreveu:As coisas do diretório de configuração /etc (bem, na verdade praticamente tudo menos a sua pasta no /home, por padrão) são geralmente read-only, você só conseguiria editar como super-usuário, então não seria possível fazer isso para habilitar o super-usuário.


Além do sudo, existe só o comando "su", que é essencialmente se logar como root sem sair do usáurio normal antes; mas acho que talvez no fedora isso seja um pouco diferente, não sei. Em ambiente gráfico existem o gksu e kdesu, o primeiro do gnome e o segundo do kde, mas pode se usar qualquer um dos dois se tiver os dois. Ouvi dizer que é preferível usar esses comandos em vez de sudo ou su quando for usar algum programa de interface gráfica, disseram que pode corromper um arquivo específico que não me lembro qual é (o que achei muito estranho, mas já que existem alternativas, para quê arriscar?)

Quando uso por exemplo sudo gedit, ele abre o modo gráfico com o gedit em superuser. Nunca havia tido problemas com isso...

De qualquer forma, instalei o Mandriva Spring e por enquanto está indo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:[
foi oq eu quis dizer com slack n ter muitos programas :emoticon16:

apesar disso de resto ele parece bom :emoticon45:

Unix é Unix, mesmo sendo Linux
E o slackware não tem esta frescura de querer ser um Windows. É Linux "puro" e pronto. Claro que agora tem muitas ferramentas MAS continua sendo trabalhoso (e ótimo para quem quer aprender realmente um Unix).
Mas se for para ter dor de cabeça com Urubu e Fedidora, então que tenha com um Linux decente.
O problema que sempre encontro nos Linux é sempre o mesmo. Empresas ganhando dinheiro para vender seus pcs e nenhum suporte ao SO que vem no equipamento. Se pega alguém com vontade de aprender um pouco (como eu) até sai alguma coisa. Agora, usuários finais que querem USAR a máquina, sem chances. Tem que ser MS WINDOWS em maiúscula (ruindows é para quem é gay e revoltadinho com o sistema).

E aguardem o Windows 7. Vários colegas que estão sendo beta testers estão dizendo que o bixo vai pegar.

Quanto ao Urubu e Fedidora, já disse, são SOs feito por moleques. É um absurdo se instalar um SO e ele nãoprever que você tenha instalado um monitor e solicitar sua configuração. Isso é realmente coisa de moleque irresponsável.
Retirar sem mais nem menos privilégios de root então, sem comentários...

Estou aqui escrevendo com o Mandriva. Veja o Mandriva por exemplo. Instalei-o com outro monitor e depois instalei o monitor que uso normalmente para ver se na casa do meu amigo iria funcionar. Perfeito! No boot já detectou o monitor e fez os ajustes, perguntando se queria mudar a resolução. Isto sim é um trabalho de profissional.
Vou testar outras funcionalidades de Linux básico (pois que eu me lembre a Conectiva vinha sem algumas coisas como o updatedb que, para meu espanto, nesta versão spring 2009.1 está redondo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:O problema que sempre encontro nos Linux é sempre o mesmo. Empresas ganhando dinheiro para vender seus pcs e nenhum suporte ao SO que vem no equipamento.

Às vezes, eu acho que é proposital, só para cumprir a lei e receber o incentivo fiscal.
Mas acho que a Itautec e o Linux Insigne são decentes, embora só tenha testado um CD Live há muito tempo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:O problema que sempre encontro nos Linux é sempre o mesmo. Empresas ganhando dinheiro para vender seus pcs e nenhum suporte ao SO que vem no equipamento.

Às vezes, eu acho que é proposital, só para cumprir a lei e receber o incentivo fiscal.
Mas acho que a Itautec e o Linux Insigne são decentes, embora só tenha testado um CD Live há muito tempo.

Itautec concordo que seja uma boa empresa, apesar de ter dado uma cagadinha nos PCs de baixo custo em 2007. Lembrando que meu K6-II 500 era itautec com 256 de ram e rodava XP com ACAD 2000 sem firulas. Claro que se fosse no meu hoje seria bem mais rápido, mas com o ACAD 2009 seria um nojo...

Linux Insigne? Em qual distro é baseada?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Linux Insigne? Em qual distro é baseada?

Da Wikipedia:
O Insigne GNU Linux é um sistema operacional feito pela Insigne Software, empresa residente na cidade de Campinas.

O Insigne GNU Linux atualmente esta em sua versão 5, codinome Momentum, baseada no Debian GNU Linux.

Sua versão anterior, de numero 4, codinome Einstein, foi baseada no Fedora GNU Linux versão 3.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Linux Insigne? Em qual distro é baseada?

Da Wikipedia:
O Insigne GNU Linux é um sistema operacional feito pela Insigne Software, empresa residente na cidade de Campinas.

O Insigne GNU Linux atualmente esta em sua versão 5, codinome Momentum, baseada no Debian GNU Linux.

Sua versão anterior, de numero 4, codinome Einstein, foi baseada no Fedora GNU Linux versão 3.

Que salada Fernando! Primeira em RedHat e segunda em Debian? Para você ver que até para quem monta uma distro é complicado...

Mas se é de Campinas, deve ser muito boa... :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Que salada Fernando! Primeira em RedHat e segunda em Debian? Para você ver que até para quem monta uma distro é complicado...

Bom, essa é uma vantagem que o Windows não tem: o Linux vem em muitas opções diferentes e, se nenhuma lhe agradar, você cria a sua própria.

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Que salada Fernando! Primeira em RedHat e segunda em Debian? Para você ver que até para quem monta uma distro é complicado...

Bom, essa é uma vantagem que o Windows não tem: o Linux vem em muitas opções diferentes e, se nenhuma lhe agradar, você cria a sua própria.

Imagem

Sim e não! Devido aos inúmeros problemas de incompatibilidade de pacotes e dependências, pode ser pior a emenda do que a encomenda. Por exemplo, será que a ITAUTEC ainda dá suporte ao Fedora do IS1? Aliás, ela dá suporte ao SO?

Quanto "os sabores do Linux", não acho isso alguma vantagem válida. Seria se todos os open source tivessem também a mesma filosofia. Caldera, RedHat, Debian, OpenBSD... Daí a pessoa escolhe uma distro e dá de cara com o poste porque ou a comunidade fez caca (Fedora por exemplo) ou a "empresa" que empacotava simplesmente virou pupurina (tirando o recente episódio Kurumin (sim, achei triste seu fim, não merecia...) tem aqueles maiores como TurboLinux (hoje paga), a própria Caldera (hoje Unix e ...paga), a RedHat (agora só paga e de gratis só o Fedidora Bugs...), e tinha até um tal de Infomagic Linux que lembro de ter visto numa revista do Linux ( A própria Revista do Linux foi extinta pela Conectiva, outra perda inexplicável pois era suscinta, profunda, prática, bem feita e cheia de novidades e notícias) entre outras antigas http://nit.microlink.com.br/~buick/dragons/op2.html
Aliás, quando saiu o Kurumin, pensei que tinha um dedo da Conectiva (lembra do Marumbi, Guarani? usando windowmaker...)

É Fernandão...bons tempos em que hardware incompatível era só o maldito winmodem. As distros eram "mais bem feitas" não acha não?

Aff até me perdi aqui com tanta coisa...que saudades do meu Conectiva 4.0 na caixa e 5 CDs (3 de aplicativos e dois das fontes....)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Botanico »

Bem, eu me acostumei com o Suse. Mas o problema é que cada usuário é um usuário e tem cada um as suas próprias necessidades. Eu só uso para navegar na internet (até nos sites suspeitos, pois há menos problemas com vírus...) digitar textos e fazer apresentações para aulas e aí acho que quase qualquer linux serve.
Talvez lá no Open Office haja um vetorial que poderia fazer as mesmas coisas que faço com o Corel, mas enquanto eu não aprendo a usá-lo, vou de Corel mesmo e aí só vale o Windows.

Eu não tenho ideologia quanto a softwares. Só quero saber do que pode dar certo. O laptop que comprei vinha sem programa e já mandei direito: quero o Suse. Só que não fizeram uma boa instalação do jeito que eu queria e por sorte pedi a eles que me desse o disco de instalação e aí eu fiz a instalação do meu jeito.

Só passei uma raiva danada quanto tinha feito toda uma aula no Impress (= Powerpoint do office) e na hora de passar, o projetor e o lap não se conversaram. Pensei que era um problema do linux, mas nem com outro laptop com windows a coisa funcionou. Tive que voltar às velhas transparências... No dia seguinte liguei de novo o meu lap e fiquei apertando tudo quanto era botão do projetor até que a imagem apareceu. Vamos ver se na próxima aula eu tenha mais sorte...

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:... No dia seguinte liguei de novo o meu lap e fiquei apertando tudo quanto era botão do projetor até que a imagem apareceu. Vamos ver se na próxima aula eu tenha mais sorte...

Mas pelo menos você identificou o que era o problema e se era problema ou era "BIOS" :emoticon16: ?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Talvez lá no Open Office haja um vetorial que poderia fazer as mesmas coisas que faço com o Corel, mas enquanto eu não aprendo a usá-lo, vou de Corel mesmo e aí só vale o Windows.

Tem o Inkscape, que já vem em algumas distribuições, e o sK1, que é mais completo.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Talvez lá no Open Office haja um vetorial que poderia fazer as mesmas coisas que faço com o Corel, mas enquanto eu não aprendo a usá-lo, vou de Corel mesmo e aí só vale o Windows.

Tem o Inkscape, que já vem em algumas distribuições, e o sK1, que é mais completo.

E que se não tomar cuidado, vai decaptar todo seu trabalho. Se for fazer alguma coisa, faça em uma cópia! É um aviso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Darkside »

Em ambiente gráfico existem o gksu e kdesu, o primeiro do gnome e o segundo do kde, mas pode se usar qualquer um dos dois se tiver os dois.


Não, tem que usar o segundo. Sem exceções.




Imagem
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Darkside »

Aliás, o zumbi filosófico além de comunista, alienado de valores do Bem e adepto de ideologias nazi-homossexuais como o casamento gay subsidiado pelo Estado, ainda é Linux user...

Céus, oh Céus... O quanto? O quanto um ser humano pode cair?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Johnny »

Quando que a Mozilla vai consertar a porra do plugin para acessar o BB no FF do Linux? Já tá enxendo...

Fernandão, sabe se tem como eu fazer um CD/DVD de instalação usando o Linux que está na minha máquina já com as atualizações? Queria tipo assim, fazer uma imagem do que está aqui, e instalar já atualizados os pacotes em outra máquina.

Sabe de alguma ferramenta simples para fazer backup da MBR?

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por Pedro Reis »

É preciso entender uma coisa: Linux não é Windows.

O Linux não foi pensado, projetado, para ser um concorrente comercial do sistema da Microsoft.

É claro que quem instala Linux com essa expectativa vai se desiludir. O SO de Linus Torvald foi
criado a princípio com objetivos recreativos e educacionais. É um sistema baseado no UNIX, que
por sua vez foi projetado para computadores de grande porte. É daí que nascem as dores de cabeça
do usuário comum que se aventura no mundo do pinguim.

Na arquitetura do UNIX ( seguida pelo Linux ) os drivers, esses programas necessários para controlar
os equipamentos instalados no computador - desde o teclado até sua câmera USB - fazem parte do
"kernell" do sistema. O kernel é o núcleo do sistema operacional, o sistema propriamente dito, que dá
suporte para que todos os programas rodem, inclusive aquelas centenas de programinhas que normalmente
nós identificamos como fazendo parte também do sistema operacional, como, por exemplo, o próprio
servidor gráfico. ( mas que no entanto não fazem parte do kernel )

Mas o que isso tudo tem a ver com o problema de instalar a webcam do seu amigo?

Tem a ver porque "fazer parte do kernel" significa que os drivers devem ser compilados
juntos, ou seja, precisam ser parte integrante do mesmo programa. Precisam fazer parte do kernel.

Não é como na arquitetura Windows onde os drivers são aplicações separadas, que você instala como
qualquer outra aplicação. Um programinha que o S.O. simplesmente carrega na memória e roda!

Então a maneira correta de se instalar um driver no Linux é pegar o programa fonte e compila-lo. Se
você não for programador e não souber como fazer isso não tem problema, basta usar o script que
vem junto com o fonte e que automatiza a tarefa ( desde que você tenha instalado no seu sistema
as bibliotecas necessárias para a compilação e o próprio compilador, que costumam vir juntos com
qualquer distribuição ).

Então, a princípio, não haveria mistério para instalar nada no Linux. O problema é que os fabricantes
de equipamentos não querem disponibilizar seus programas fontes, dessa forma os drivers precisam
ser desenvolvidos independentemente por outras pessoas - o que é possível mas nada fácil - ou, então,
serem disponibilizados no formato pré-compilado. Mas como ele faz parte do núcleo do
sistema precisa ser pré-compilado para o kernel específico que você está usando, se funcionar em outro
é pura sorte.

É por isso que às vezes o "passo a passo" não funciona. Você simplesmente está pegando o binário que não
é para o seu sistema. Pior ainda, um binário que funciona hoje pode deixar de funcionar amanhã, na próxima atualização do kernel.

A solução para isso é que os fabricantes passem a fornecer drivers em código fonte, o que talvez só possa
ocorrer se o Linux se tornar um sistema tão utilizado que valha a pena para estas empresas abrir sua
tecnologia dessa maneira. Os drivers são o calcanhar de Aquiles do Linux, no mais o sistema é muito bom,
em quase tudo melhor mesmo o produto do Bill Gates.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por zumbi filosófico »

Johnny escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Você só pode editar o sudoers com o editor "visudo", isso está escrito no próprio arquivo, ao menos nas distribuições derivadas de debian ou debian mesmo.

E de qualquer forma, acho desaconselhável deixar o usuário normal com o poder de fazer tudo sem senha com sudo. Um "enter" acidental em um "rm *" quando se está procurando algum comando no histórico com as setas, e se arrependerá disso pelo resto da vida.

Mas também deixar sem opção nenhuma é o cúmulo.
E sim, tentei usar o VI mas, read only é read only para vi, gedit, etc...


Não se usa o vi, tem um programa chamado "visudo" específico para esse arquivo. Precisa de qualquer forma no mínimo estar como "su" primeiro (ou logado como root "de verdade"), a menos que já se possa usar "sudo visudo"...



zumbi filosófico escreveu:As coisas do diretório de configuração /etc (bem, na verdade praticamente tudo menos a sua pasta no /home, por padrão) são geralmente read-only, você só conseguiria editar como super-usuário, então não seria possível fazer isso para habilitar o super-usuário.


Além do sudo, existe só o comando "su", que é essencialmente se logar como root sem sair do usáurio normal antes; mas acho que talvez no fedora isso seja um pouco diferente, não sei. Em ambiente gráfico existem o gksu e kdesu, o primeiro do gnome e o segundo do kde, mas pode se usar qualquer um dos dois se tiver os dois. Ouvi dizer que é preferível usar esses comandos em vez de sudo ou su quando for usar algum programa de interface gráfica, disseram que pode corromper um arquivo específico que não me lembro qual é (o que achei muito estranho, mas já que existem alternativas, para quê arriscar?)

Quando uso por exemplo sudo gedit, ele abre o modo gráfico com o gedit em superuser. Nunca havia tido problemas com isso...

De qualquer forma, instalei o Mandriva Spring e por enquanto está indo...


Boa sorte...
Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Linux e a difícil tarefa de usá-lo com lógica

Mensagem por zumbi filosófico »

Darkside escreveu:Aliás, o zumbi filosófico além de comunista, alienado de valores do Bem e adepto de ideologias nazi-homossexuais como o casamento gay subsidiado pelo Estado, ainda é Linux user...

Céus, oh Céus... O quanto? O quanto um ser humano pode cair?


Também gosto de quadrinhos não aprovados pelo selo Comics Code Authority, que envenenam as mentes das crianças inocentes.
Imagem

Trancado