Espiritões

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Espiritões

Mensagem por Acauan »

Espiritões
Postado originalmente em 16/2/2004 17:06:06

por Acauan

Todo mundo conhece o termo “crentão”, usado para se referir àquele tipo de evangélico que não pula da cama enquanto não acha na Bíblia uma passagem que lhe diga se deve fazê-lo pelo lado esquerdo ou direito e tem sempre na ponta da língua um versículo que prova o quanto ele é mais competente para opinar sobre a vida dos outros do que os próprios.

A composição química do crentão, muitas vezes, é um azeótropo de arrogância e hipocrisia que tende a ser segregado até por seus próprios irmãos de crença melhor providos de simancol e fé sincera.

Se esta espécie é naturalmente associada ao habitat evangélico, alguns exemplares que melhor personificam este comportamento são encontráveis no grupo religioso cujas auto-definições o tornaria o mais insuspeito de abriga-los: os espíritas kardecistas.

Os espíritas gostam de se apresentar e à sua doutrina como uma religião moderna, que fez o casamento ideal entre a fé e razão, entre religiosidade e ciência, pairando eles acima dos fanatismos dogmáticos ou da miopia doutrinária, características de cultos menos esclarecidos.

Qualquer um que acredite nisto é porque nunca conheceu o crentão espírita, o espiritão.

O espiritão tem todos os defeitos do crentão evangélico e mais um – o jargão.

Alguém aqui já ouviu um espiritão explicando tecnicamente como a rotina do Evangelho no Lar fluidifica a água da residência e assim contribui não só para a saúde espiritual, como física dos residentes?

Eu já, é ridículo pois o “Evangelho no Lar” é feito em cima do “Evangelho Segundo o Espiritismo” do Kardec, possivelmente o livro religioso mais sem pé nem cabeça que já foi escrito, não se fluidifica (fluidifica???) algo que já é fluido e esta história de água curativa é mais velha que água benta, que por sinal é como gente menos pedante chama a tal “água fluidificada”.

Tudo que o crentão faz, o espiritão faz melhor (no entender dele próprio, claro), já que enquanto o primeiro se baseia apenas na Bíblia, o segundo além desta conta com os livros da codificação (aqueles troços que o Kardec escreveu), com o poder do pensamento científico e com o auxílio direto das equipes de apoio espirituais, com as quais se comunica diretamente através de algum tipo de conexão de banda larga com o Além.

Enquanto o pobre crentão se limita a repreender demônios em nome do Senhor Jesuis, o espiritão opera as práticas iniciáticas da desobsessão, no qual se vale tanto do saber do mundo material quanto do espiritual para aprimorar o que o crentão faz, ou seja, iludir-se e aos incautos de que foi o responsável por algum mau espírito parar de encher o saco de alguém.

E tem o papo das vibrações.
Espiritão que se preza adora falar de vibrações. Alguns vão além e como verdadeiras antenas orgânicas transmitem e recebem sei-lá-o-quê.
Uma vez eu estava na condição de observador em um evento espírita e a certa altura alguém recomendou que os presentes vibrassem pela paz no mundo (ou algo parecido). Eu fiquei na minha, claro, mas o cara do meu lado, não me pergunte como, estava lá todo concentrado - vibrando pela paz no mundo.
Eu ia perguntar qual é o truque para se transformar num diapasão espiritual, mas muito provavelmente não iria poder continuar observando muita coisa por lá depois disto.

E quem acha esquisito testemunho de crentão, deveria ouvir testemunho de espiritão. Os crentes que testemunham pelo menos se declaram vivos e aparentemente estão.
Espírita sempre dá um jeito de descolar um testemunho de alguém que já teria batido as botas, quase sempre falando exatamente as mesmas coisas que outro cara que já teria batido as botas falou em algum outro evento espírita anterior.

No campo das curas então a competição é braba. O crentão junta a sua turma, faz as orações coletivas e individuais pelo enfermo, pede a intercessão do Senhor Jesuis e se o cara se recupera tem-se mais um testemunho de cura divina, às vezes esquecendo-se que o tratamento médico pode ter ajudado um pouquinho também. Se o paciente morre ou continua entrevado, fazer o que, Deus quis assim e vamos tocar a vida até o próximo doente.

Com o espiritão é diferente.
Para ele esta história de orar pedindo curas divinas é pura superstição. Como cientificista convicto, o espiritão sabe que a esperança reside na medicina. Assim, quando decidido a auxiliar na recuperação de algum doente ele convoca uma junta médica espiritual, que disponibiliza generosamente, em prol da cura do paciente, tecnologias clínica e cirúrgica infinitamente superiores àquelas operadas pelos simples mortais.
Ou seja, nada a ver com aquele misticismo primitivo dos crentes.

Aviso: Nunca use a palavra magnetismo perto de um espiritão. As dissertações que ele fará te levarão a acreditar que tudo que te ensinaram na escola sobre o tema estava errado.

Mas eu gosto dos espíritas, os espiritões são muito chatos, mas também são pessoas extremamente empenhadas em ações de caridade anônima, que sustentam creches, orfanatos, escolas para excepcionais etc, sem que ninguém saiba que a comunidade kardecista é a mantenedora destas instituições.

Mas que os espiritões são muito chatos, isto eles são.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Johnny »

É hoje...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:É hoje...


É nada rapaz :emoticon16:

O espiritão é um chato mesmo. Eu gosto desse texto apesar de ter me encrencado por causa dele, não na verdade não foi pelo texto mas .... deixa prá lá.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:É hoje...


É nada rapaz :emoticon16:

O espiritão é um chato mesmo. Eu gosto desse texto apesar de ter me encrencado por causa dele, não na verdade não foi pelo texto mas .... deixa prá lá.

Ah, conta aí vai...Eu também fui espiritão bobão de carteirinha e este texto serviu como uma luva (chapéu não que lembra RedHat...)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

A postura do espiritão contradiz o básico na doutrina :emoticon4: . Espiritona nunca :emoticon16:

Acabei tendo um entrevero com o RCAdeB onde acabei ficando literalmente com vergonha alheia o que é raro em mim. Daqueles momentos que me faz pensar seriamente em ser uma "espiritualista e ponto".
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu: O espiritão é um chato mesmo. Eu gosto desse texto apesar de ter me encrencado por causa dele, não na verdade não foi pelo texto mas .... deixa prá lá.


Osso, osso, osso, a Sal é um colosso!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Darkside »

Esse texto é sensacional. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Parabéns pela genialidade Acauan!
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu: O espiritão é um chato mesmo. Eu gosto desse texto apesar de ter me encrencado por causa dele, não na verdade não foi pelo texto mas .... deixa prá lá.


Osso, osso, osso, a Sal é um colosso!


Sô nada. É só o reconhecimento de um fato facilmente observável. :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Todos os espíritas dizem que o outro ( que também é espírita e também diz..) não é espírita de verdade. E vem um terceiro e diz que os outros dois também não são. Assim é com os evangélicos, com os católicos, com os muçulmanos, com os budistas...

Assim é com as igrejas e templos e centros...

:emoticon30: :emoticon37: :emoticon30: :emoticon37: :emoticon30:
Imagem

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Espiritões

Mensagem por carlo »

Toda vez que eu leio este texto , me dou conta que além da Salgueiro, eu não conheço ninguém adepto da DE, se é que eu conhecer a Salgueiro seria o termo apropriado, a ser usado por mim.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

carlo escreveu:Toda vez que eu leio este texto , me dou conta que além da Salgueiro, eu não conheço ninguém adepto da DE, se é que eu conhecer a Salgueiro seria o termo apropriado, a ser usado por mim.


Nós nos conhecemos dentro dos limites do virtual e do que deixamos perceber :emoticon4:

Mas tem outros espíritas no fórum, Johnny, Botanico, Benetton, Deise Garcia, RCAdeB e espero não ter esquecido ninguém :emoticon16:

Estou editando porque esqueci o Alcionei :emoticon8:
Editado pela última vez por salgueiro em 20 Ago 2009, 22:18, em um total de 1 vez.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
carlo escreveu:Toda vez que eu leio este texto , me dou conta que além da Salgueiro, eu não conheço ninguém adepto da DE, se é que eu conhecer a Salgueiro seria o termo apropriado, a ser usado por mim.


Nós nos conhecemos dentro dos limites do virtual e do que deixamos perceber :emoticon4:

Mas tem outros espíritas no fórum, Johnny, Botanico, Benetton, Deise Garcia, RCAdeB e espero não ter esquecido ninguém :emoticon16:


Última vez que falei com o RCA no msn, ele me confessou que tava largando da crença...
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Não estava atualizada então.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Não estava atualizada então.


Isto faz talvez mais de 1 ano. Faz tempão que não falo com ele. Talvez tenha sido um deslize dele :emoticon12:
Imagem

Sol
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Ago 2009, 20:25
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Sol »

O que as pessoas precisam entender é que religião , seja ela qual for, é apenas uma escolha. Me espanta pessoas que ao menos tentam transparecer algum bom senso, desejarem tolir a liberdade alheia, se essa liberdade não a afeta de modo algum.

O que esse participante diz da Doutrina Espírita demonstra total ignorância acerca do assunto. Não o culpo disso, longe disso, só venho esclarecer. Deixo claro que o participante é livre para crer no que bem entender ou não crer em absolutamente nada, e que os espíritas jamais irão tentar "convertê-lo" ou algo assim. O espírita que eventualmente faça isso, não estaria agindo dentro dos princípios da Doutrina. Infelizmente fanáticos há em qualquer religião, mas por favor, generalizar um determinado comportamento também é um expressão de fanatismo, e de preconceito também. Religioso ou não, preconceito e julgamento, ainda mais sem argumento, é algo péssimo.

O Evangelho no Lar citado aqui pelo participante realmente não serve de absolutamente nada àqueles que não tem fé no Evangelho no Lar. Simples assim.

Vibrações e seus beneficios, auxilio espiritual. Jamais irá perceber se não tiver fé. AInda que, mesmo assim, possa ser beneficiado. Simples assim.

Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa. Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas. Mas se você não quiser, não tem problema, isso não fará de você uma pessoa pior ou melhor. A escolha é apenas sua, você escolhe sempre. Simples assim.

Já diz o ditado "quem muito fala, um dia acaba dando bom dia a cavalo".

Tudo é muito simples e justo. Mas alguns complicam demais.

Li um outro tópico, muito triste, de alguém que perdeu um familiar e questiona a Justiça Divina. Com todo respeito a dor dessa pessoa, o fato é que as respostas para a questão não virão mesmo. Até para alguém que estuda e compreende determinados acontecimentos, é muito difícil aceitar a dor e obter "respostas" ou "consolo". Mas eu digo uma coisa com total convicção: com certeza, sem a fé, fica muito mais difícil. E a "não fé" ? Consegue ajudar na questão de algum modo, ou apenas traz mais dor e revolta? Cada um que responda por si, afinal é tudo escolha pessoal.

Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem. E fé não se obtem da noite para o dia, não se compra e nem pode ser induzida (apesar de algumas crença tentarem isso). Fé não tem como mostrar, como provar. Fé vai sendo desenvolvida etem que brotar em cada um d edebtro para fora. O que leva a fé são N fatores, mas é certo que será desenvolvida. Assim EU creio. Mas cada um é livre para pensar como queira, desde que não interfira negativamente na vida alheia, claro.

O que talvez a fé do Espiritismo incomode o participante, é que o Espiritismo justamente não se incomoda nem um pouco com a falta de fé do participante. Tudo tem seu tempo. O Espiritismo está ai para instruir e auxiliar a quem queira ser instruido e auxiliado.
O próprio espírita também tem consciência que é dele próprio que depende o andamento de sua jornada, não adianta, como dizem"dizer amém, amém" e dizer que é espírita e dizer que crê em Deus, dizer que é bom, e essas perfumarias estereotipadas. O espirita sabe que não é tão simples assim, e que ser espírita não é rótulo que se obtém com dízimos, rituais, sacramentos, bater ponto no templo, etc. Ser espírita EXIGE atitude e mudança. E mudar e ter atitude na maioria das vezes é um grande desafio, é muito dificil. E dificil especilmente ao espírita porque ele dispõe de uma instrução previlegiada e por isso sua responsabiliadde é maior. Daí o espírita não vai cobrar ou criticar sua falta de fé, pois ele já tem que resolver a própria demanda e entende que você tem o SEU tempo e a SUA própria responsabilidade nas escolhas pessoais. O espírita não tenta viver a vida alheia, pois essa justamente cabe ser vivida por cada um.

Sol
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Ago 2009, 20:25
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Sol »

Outro ponto: não esperem que o espírita seja perfeito e livre de falhas, pois não é. Ninguém é livre de falhas.
Uma vez eu li num fórum evangélico, alguém dizendo que todo ateu tinha que arder no fogo do inferno. Bom, poderia dizer a pessoa que inferno não existe e argumentar isso, e sei que ela não teria como argumentar o contrário, pois crer no inferno justamente contradiz alguns pilares da crença dela. Eu poderia dizer que conheço ateu que "é muito mais cristão *" do que muitos que se dizem verdadeiramente cristãos. * Digo no sentido de que age como um ótimo cristão, apesar de não crer em Cristo.
Mas seria inútil discutir. Aquela pessoa dispunha de uma determinada capacidade de compreensão que eu não conseguiria modificar através do confronto. Como eu disse, fé não se impõe. Algumas crenças acham que fé se impõe e então caem no descaso. Se aquela crença lhe traz beneficios, se lhe faz melhor de algum modo, ótimo, pois atende a necessidade daquela pessoa no momento. cada um tem seu tempo e cada um deve buscar por si proprio. Agora, se aquela pessoa vier me perguntar, aí sim, terei o maior prazer em lhe contar o que sei.
Enfim, tenho que me preocupar com o que EU estou fazendo, pois falar e falar é fácil, fazer o que se diz é que é difícil. Se eu mal dou conta das minhas responsabilidades, como eu poderia ainda cobrar isso dos outros? Daí, é o que eu digo, não fale sobre o que se desconhece.

Vejo muita gente criticar, as vezes, o problema da miséria, criticar os governantes, criticar isso ou aquilo. Mas dada a situação deplorável, o que essas pessoas fazem? Em geral, não fazem nada. Simplesmente não fazem nada, esperando que outros façam. Ou seja, fala-se muito do problema e se faz muito pouco ou nada para buscar soluções. Não estou cobrando ninguém, eu é que me cobro. Cada um sabe o que faz, e se não sabe, infelizmente não sabe.
Editado pela última vez por Sol em 20 Ago 2009, 21:49, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Olá Sol !

Seja bem vindo ao RV !
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Ayyavazhi »

Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.


Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Espero que vc esteja enganado
:emoticon17: :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Ayyavazhi »

salgueiro escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Espero que vc esteja enganado
:emoticon17: :emoticon16:


Sônia, minha linda, ele usou as palavras erradas. Eu nem vou mencionar quais, para não colocar lenha na fogueira. Se eu estiver certo, você verá o que vai acontecer.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Espiritões

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
salgueiro escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Espero que vc esteja enganado
:emoticon17: :emoticon16:


Sônia, minha linda, ele usou as palavras erradas. Eu nem vou mencionar quais, para não colocar lenha na fogueira. Se eu estiver certo, você verá o que vai acontecer.



Ayy...ele não usou as palavras erradas. Usou os clichês de sempre. Isto, para quem lê as mesmas coisas há séculos, é :emoticon30:
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Espiritões

Mensagem por salgueiro »

Ayyavazhi escreveu:
salgueiro escreveu:
Ayyavazhi escreveu:Seja bem vindo ao Religião é Veneno, Sol.

Mas acho que você não vai durar muito por aqui, não. Espero estar enganado. Veremos.



Espero que vc esteja enganado
:emoticon17: :emoticon16:


Sônia, minha linda, ele usou as palavras erradas. Eu nem vou mencionar quais, para não colocar lenha na fogueira. Se eu estiver certo, você verá o que vai acontecer.



Gostei do texto dele tirando a irritação que ele não conseguiu conter :emoticon16: . Irritação natural a primeira lida mas que perde o sentido numa segunda lida dos Espiritões. É claro que o texto fala de um determinado tipo de religioso que existe em qualquer crença e dentro do universo espírita nào é exceção, eu conheço mas não sou :emoticon16: .

Algo que vc já está acostumado aqui (mas não satisfeito :emoticon39: ) é das pessoas conversarem com vc partindo do que acreditam que sejam suas idéias só que vc mesmo não consegue reconhecê-las como suas somente por vc ser um religioso. É um aprendizado Avatar ( adoro o seu nick e entendo porque vc o havia escolhido ) que caso o Sol se disponha pode trilhar.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Espiritões

Mensagem por Zato-one »

Como se diz nos jogos de luta:
HERE COMES A NEW CHALLENGER! :emoticon12:
Brincadeira, bem vindo Sol.
Lembra o nome de um personagem de um jogo de onde tirei esse meu nome homônimo.
Imagem

Isso se n for Sol de "solange" :emoticon13:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Acauan »

Soprando o pó da velha borduna...

Sol escreveu:O que as pessoas precisam entender...


O que você precisa entender é a arrogância intrínseca à pretensão de poder ditar às pessoas o que precisam entender. Seria arrogante mesmo se possuísse competência para isto, o que em momento nenhum foi demonstrado aqui, antes muito pelo contrário.

Sol escreveu:... é que religião , seja ela qual for, é apenas uma escolha.


Como se após dez anos de discussões sobre religião neste fórum, algumas memoráveis com eruditos muçulmanos e teólogos cristãos, tal obviedade tivesse nos passado despercebida.

Sol escreveu: Me espanta pessoas que ao menos tentam transparecer algum bom senso, desejarem tolir a liberdade alheia, se essa liberdade não a afeta de modo algum.


Gostaria de saber como expressar uma opinião pessoal sobre determinada prática tolhe os adeptos desta prática. Ainda mais quando tais opiniões são publicadas em um ambiente restrito e específico para isto.
Absurdo sugerir que textos postados neste fórum tenham tal poder.


Sol escreveu: O que esse participante diz da Doutrina Espírita demonstra total ignorância acerca do assunto.


Típico de mentes doutrinadas. Qualquer opinião que contrarie suas crenças é imediatamente refutada com algum rótulo negativo, da sedição demoníaca à, como neste caso, ignorância total.
Mas se minha ignorância na doutrina espírita é tão facilmente demonstrável, peço então uma análise crítica de meu estudo A Ética Espírita - Parte I, citando e justificando os erros.


Sol escreveu:Não o culpo disso, longe disso,


Mesmo porque, não tem autoridade para isto.

Sol escreveu:... só venho esclarecer.


Só se esclarece o que não está claro e o problema aqui não é falta de clareza no assunto em questão e sim a incapacidade de alguns religiosos de lidar com opiniões contrárias, particularmente as críticas.

Sol escreveu:Deixo claro que o participante é livre para crer no que bem entender ou não crer em absolutamente nada,


Mais pretensão e arrogância. Ninguém "deixa claro" o que claro sempre esteve, particularmente quando o que se pretende esclarecer é justamente o princípio que dá razão de ser a este fórum.

Sol escreveu: e que os espíritas jamais irão tentar "convertê-lo" ou algo assim. O espírita que eventualmente faça isso, não estaria agindo dentro dos princípios da Doutrina. Infelizmente fanáticos há em qualquer religião, mas por favor, generalizar um determinado comportamento também é um expressão de fanatismo, e de preconceito também. Religioso ou não, preconceito e julgamento, ainda mais sem argumento, é algo péssimo.


É frustrante a pressa com que alguns se lançam a tirar conclusões e escrever longas refutações sobre textos que mal se deram ao trabalho de ler com atenção. Meu texto especifica claramente que fala de um determinado tipo de religioso, explicitando inclusive que tais tendem a ser segregados por seus próprios pares.
Acusar generalização neste caso é simplesmente analfabetismo funcional.


Sol escreveu:O Evangelho no Lar citado aqui pelo participante realmente não serve de absolutamente nada àqueles que não tem fé no Evangelho no Lar. Simples assim. Vibrações e seus beneficios, auxilio espiritual. Jamais irá perceber se não tiver fé. AInda que, mesmo assim, possa ser beneficiado. Simples assim.


A mesma velha desculpa usada de Pais de Santo a Pastores Neo-Pentecostais. Reivindicam os méritos quando suas práticas místicas parecem funcionar e culpam a falta de fé de alguém quando os fracassos se evidenciam.
De qualquer modo tal desculpa não deveria ser usada por espíritas, que por se dizerem científicos, os resultados de suas práticas deveriam resistir ao crivo da evidência objetiva.


Sol escreveu:Quanto a questão da racionalidade do Espiritismo, estude, se informe, aprenda; antes de afirmar qualquer coisa.


De novo e de novo a cansativa prepotência e arrogância de mandar outros estudar e aprender como se possuísse alguma autoridade para isto.
Mais uma vez, pode reivindicar alguma autoridade após apontar os erros em outro estudo meu, Alguns Problemas de Observação, Caracterização e Descrição nos Fenômenos Espíritas, que trata justamente da racionalidade científica do espiritismo.
Se não puder fazer, lamento a grosseria, mas cale a boca.


Sol escreveu:Sempre haverá MUITO a ser estudado até ao mais dedicado dos espíritas. Mas se você não quiser, não tem problema, isso não fará de você uma pessoa pior ou melhor. A escolha é apenas sua, você escolhe sempre. Simples assim.


Os espíritas podem estudar o que quiser, o que de modo algum implica que seu objeto de estudo tenha relevância filosófica.

Sol escreveu:Já diz o ditado "quem muito fala, um dia acaba dando bom dia a cavalo".


Me pergunto por que me dou ao trabalho de responder este nível abissal de argumentação...

Sol escreveu:Tudo é muito simples e justo. Mas alguns complicam demais.


Como disse...

Sol escreveu: Religião, seja qual for, é um caminho para quem tem fé em Deus. Quem não tem essa fé, não tem; não adianta. Não adianta falar um monte, pois quem não tem fé, não tem. E fé não se obtem da noite para o dia, não se compra e nem pode ser induzida (apesar de algumas crença tentarem isso). Fé não tem como mostrar, como provar. Fé vai sendo desenvolvida etem que brotar em cada um d edebtro para fora. O que leva a fé são N fatores, mas é certo que será desenvolvida. Assim EU creio. Mas cada um é livre para pensar como queira, desde que não interfira negativamente na vida alheia, claro.


Você não percebe o quanto esta repetição de clichês vazios é ridícula neste fórum.

Sol escreveu: O que talvez a fé do Espiritismo incomode o participante, é que o Espiritismo justamente não se incomoda nem um pouco com a falta de fé do participante.


A pretensão e arrogância são mesmo inesgotáveis neste tipo de doutrinado. Agora se julga ciente do que me incomoda ou deixa de incomodar, como se uma única frase no texto em questão permitisse tal certeza.

Sol escreveu: Tudo tem seu tempo. O Espiritismo está ai para instruir e auxiliar a quem queira ser instruido e auxiliado.
O próprio espírita também tem consciência que é dele próprio que depende o andamento de sua jornada, não adianta, como dizem"dizer amém, amém" e dizer que é espírita e dizer que crê em Deus, dizer que é bom, e essas perfumarias estereotipadas. O espirita sabe que não é tão simples assim, e que ser espírita não é rótulo que se obtém com dízimos, rituais, sacramentos, bater ponto no templo, etc. Ser espírita EXIGE atitude e mudança. E mudar e ter atitude na maioria das vezes é um grande desafio, é muito dificil. E dificil especilmente ao espírita porque ele dispõe de uma instrução previlegiada e por isso sua responsabiliadde é maior. Daí o espírita não vai cobrar ou criticar sua falta de fé, pois ele já tem que resolver a própria demanda e entende que você tem o SEU tempo e a SUA própria responsabilidade nas escolhas pessoais. O espírita não tenta viver a vida alheia, pois essa justamente cabe ser vivida por cada um.


Desça do palanque. Se ler seu pequeno discurso do parágrafo acima verá que ele serve apenas para satisfazer seu próprio ego que se infla ao sugar estes ares de superioridade autonomeada.

Ou seja, o de sempre.
Nem uma linha de meu texto sofreu uma refutação racional, mas temos que ler mais uma longa série de lamúrias pretensiosamente apresentadas como se o fosse.
Mediocridade.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Espiritões

Mensagem por Acauan »

E com a nobre exceção da Sal, além de arrogantes e pretensiosos esta gente não tem senso de humor.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado