Mais um exemplo da bondade e justiça divinas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Engineer
Gênero: Masculino

Mais um exemplo da bondade e justiça divinas

Mensagem por Engineer »

Hoje tive mais uma prova de toda a infinita misericórdia e bondade que emanam do senhor. Descobri que ele sempre sabe o que faz e não devemos, nem em pensamento, desconfiar ou duvidar dos seus planos infinitamente caridosos para nós, reles mortais.

Uma priminha de 8 anos, filha única, que até três ou quatro dias atrás estava bricando alegremente com suas coleguinhas, faleceu de pneumonia. Os médicos, que tentaram curá-la, mas não tiveram fé o suficiente ou não fizeram a oração correta, suspeitam que ela seja mais uma vítima do Influenza A H1N1.

Deve haver algum mistério insondável que justifique privar os pais dela da pessoa que eles mais amam na vida. Não podemos nos revoltar, pois o gasparzinho sabe o que faz.

Quem sabe o fantasminha camarada se irritou com o pai, ateu convicto, e resolvei dar-lhe uma lição, para que possa endireitar suas veredas e voltar a ser uma ovelha obediente.

Mas a mãe da criança era uma fiel fervorosa, poderiamos replicar. Sim, mas não foi capaz de converter o marido ao puxa saquismo oficial do todo poderoso e mereceu, por isso, perder sua princesinha.

Como de tudo se tira uma lição, agora sei que do bonzão lá de cima não se zomba impunemente.

Só peço para o Amigão Imaginário que, quando resolver que meu tempo nesse vale de lágrimas se esgotou, me mande para o lugar mais afastado possível do seu trono majestoso, para não ter que aturar dia e noite seus desmandos, sua sanha assassina e seu ciume doentio.

Ayyavazhi

Re: Mais um exemplo da bondade e justiça divinas

Mensagem por Ayyavazhi »

Não há muito que se possa dizer em uma hora dessas. Não há nada que se possa fazer para amenizar a dor de tão grande perda. Imagino o sofrimento que os pais estejam suportando neste momento e confesso que toda minha religiosidade não me prepara para tal provação. Gostaria de falar como um teísta e traduzir em poucas palavras os sentimentos de solidariedade e empatia que naturalmente afloram. Mas seria uma imensa falta de sensibilidade e, até mesmo, falta respeito, diante da revolta que você, compreensivelmente, deixa transparecer em seu relato.

Lamento profundamente por sua perda. E lamento por essa pequena vida, tão prematuramente interrompida.

Engineer

Mensagem por Engineer »

Ayyavazhi escreveu:Não há muito que se possa dizer em uma hora dessas. Não há nada que se possa fazer para amenizar a dor de tão grande perda. Imagino o sofrimento que os pais estejam suportando neste momento e confesso que toda minha religiosidade não me prepara para tal provação. Gostaria de falar como um teísta e traduzir em poucas palavras os sentimentos de solidariedade e empatia que naturalmente afloram. Mas seria uma imensa falta de sensibilidade e, até mesmo, falta respeito, diante da revolta que você, compreensivelmente, deixa transparecer em seu relato.

Lamento profundamente por sua perda. E lamento por essa pequena vida, tão prematuramente interrompida.

Passei o dia todo imaginando o que sentiria se estivesse no lugar dos pais dessa minha prima. Não sei se teria coragem de continuar vivendo diante dessa situação. Estou sofrendo bastante, mas o que eles estão passando deve ser indescritível.

Nessas horas eu até entendo os teístas. Perder um filho, sabendo que nunca mais o verei, que não há nada que faça o tempo voltar e desfazer a desgraça acontecida, e ainda assim conseguir tocar a vida, deve ser a maior provação que uma pessoa pode passar.

Mas temos que tocar o barco, e eles ao menos tem o consolo de saber que amaram a filha da maneira mais profunda possível, e que enquanto viveu, ela foi uma criança muito feliz.

Darkside

Mensagem por Darkside »

Eu já estou tão acostumado com meu ateísmo que nem penso nas explicações e reações dos religiosos sobre essas coisas quando as vejo. Pensar que poderia existir um deus ou mecanismo espiritual culpado diretamente pela morte de sua prima, seja por uma atitude em direção a isso ou por negligência, só faz aumentar o sofrimento, na minha opinião. Felizmente isso não existe e a morte faz parte da vida, apesar de ser sempre algo trágico e triste.

Lamento pela perda e lhes desejo força nesse momento difícil.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Engineer

Mensagem por Engineer »

Realmente, meu ateísmo é algo recente. As vezes me pego pensando como crente, mas logo me puxo de volta à realidade.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Alguma dúvida de que o tal deus bondoso e caridoso é sádico ou não tá nem aí???

Se eu perdesse minha filha, me matava. Deus nem ia se importar.

Não ligue para o que dizem que a besta boazinha tem como propósito. Não adianta se revoltar com ela ( a besta ).

Quando leio coisas como estas, penso que desejaria firmemente ter um encontro com o tal deus e lhe enfiar um ferro quente no rabo, pra ver se faz cosquinha! :emoticon21:

Dor, engineer.. :emoticon8:
Editado pela última vez por Apo em 20 Ago 2009, 19:13, em um total de 1 vez.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Esse momento não tem consolo, palavras, nada que amenize a dor porque é só dor :emoticon8:

Um abraço apertado, que talvez possa transmitir um pouquinho de força, Engineer.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Engineer escreveu:Passei o dia todo imaginando o que sentiria se estivesse no lugar dos pais dessa minha prima. Não sei se teria coragem de continuar vivendo diante dessa situação. Estou sofrendo bastante, mas o que eles estão passando deve ser indescritível.

Tenho uma filha de sete anos, quase a idade de sua priminha. Eu morreria se algo acontecesse a ela. Não há nada neste mundo que me assuste mais do que essa possibilidade.
Nessas horas eu até entendo os teístas. Perder um filho, sabendo que nunca mais o verei, que não há nada que faça o tempo voltar e desfazer a desgraça acontecida, e ainda assim conseguir tocar a vida, deve ser a maior provação que uma pessoa pode passar.

Sem dúvida, essa é a maior provação. Acho que só pessoas muito especiais conseguem suportar isso. Eu não conseguiria.
Mas temos que tocar o barco, e eles ao menos tem o consolo de saber que amaram a filha da maneira mais profunda possível, e que enquanto viveu, ela foi uma criança muito feliz.

Grandes palavras, que revelam a personalidade e o caráter de quem as escreveu. Aí está a prova da grandeza espiritual de quem nem crer em Deus. Sempre considero uma honra estar diante do que o ser humano tem de melhor. Um grande abraço.

Apo

Mensagem por Apo »

Desculpa, mas acho um julgamento preconcebido dizer que tem mais honra quem consegue perder uma filha desta forma e ainda consegue "seguir o barco". Pra que seguir, afinal? Em nome de quê? Se ainda tem outros filhos, ainda vá. Mas não é questão de caráter, e sim de arranjar forças, mesmo acabado por dentro.

Não julgaria como sem caráter ou sem personalidade alguém que se matasse em seguida à morte de um filho.

O que, afinal, vale a vida, personalidade, caráter, espiritualidade blablabla quando morre um filho? NADA.
Tudo perde o sentido.

Muita frieza achar que pais que toleram esta perda são superiores aos que não suportam.

A vida só é vida enquanto vida. Sem minha filha, o mundo e a vida que se danem.

Mas isto sou eu...
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Desculpa, mas acho um julgamento preconcebido dizer que tem mais honra quem consegue perder uma filha desta forma e ainda consegue "seguir o barco". Pra que seguir, afinal? Em nome de quê? Se ainda tem outros filhos, ainda vá. Mas não é questão de caráter, e sim de arranjar forças, mesmo acabado por dentro.

Não julgaria como sem caráter ou sem personalidade alguém que se matasse em seguida à morte de um filho.

O que, afinal, vale a vida, personalidade, caráter, espiritualidade blablabla quando morre um filho? NADA.
Tudo perde o sentido.

Muita frieza achar que pais que toleram esta perda são superiores aos que não suportam.

Mas isto sou eu...

Apozinha querida do meu coração, você não tem jeito. Eu não disse nada disso, mas não vou tentar explicar, não, pois seria burrice ignorar as experiências anteriores.

Beijos.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Desculpa, mas acho um julgamento preconcebido dizer que tem mais honra quem consegue perder uma filha desta forma e ainda consegue "seguir o barco". Pra que seguir, afinal? Em nome de quê? Se ainda tem outros filhos, ainda vá. Mas não é questão de caráter, e sim de arranjar forças, mesmo acabado por dentro.

Tudo perde o sentido.

Mas isto sou eu...

Apozinha querida do meu coração, você não tem jeito. Eu não disse nada disso, mas não vou tentar explicar, não, pois seria burrice ignorar as experiências anteriores.

Beijos.

É, eu me expressei errado, atalhei o que não deveria. Você tava se referindo ao zato, como tio.
Mas não consigo julgar o caráter de ninguém por suportar alguma perda.
Se que é isto. Não deve ser...
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:É, eu me expressei errado, atalhei o que não deveria. Você tava se referindo ao zato, como tio.

Ok, estamos melhorando. Fico feliz por isso.

Minha linda, uma das coisas mais difíceis para mim é julgar o caráter de alguém, principalmente por esses parâmetros. Suportar uma perda me permitiria, no máximo, julgar a força interior de uma pessoa, não seu caráter. Meu comentário limitou-se a analisar as palavras do colega, que julguei de muita grandeza.

E não é o Zato, é o Engineer. Acho que você trocou os tios.

Espero que possamos progredir em nosso difícil entendimento. Quem sabe ainda teremos debates longos e interessantes? Beijos.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:É, eu me expressei errado, atalhei o que não deveria. Você tava se referindo ao zato, como tio.

Ok, estamos melhorando. Fico feliz por isso.

:emoticon17:

Minha linda, uma das coisas mais difíceis para mim é julgar o caráter de alguém, principalmente por esses parâmetros. Suportar uma perda me permitiria, no máximo, julgar a força interior de uma pessoa, não seu caráter. Meu comentário limitou-se a analisar as palavras do colega, que julguei de muita grandeza.

Palavras são palavras, todos usam. Não ligo pra elas.

E não é o Zato, é o Engineer. Acho que você trocou os tios.

Mas não é que troquei mesmo? Preciso corrigir lá! Tios? :emoticon12: Acho que eles estão mais pra meus sobrinhos. :emoticon12:

Espero que possamos progredir em nosso difícil entendimento. Quem sabe ainda teremos debates longos e interessantes? Beijos.

Que drama.... :emoticon1:
Imagem

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Bom, eu não sou tão tio assim, ainda estou chegando aos 30.
Mas já tive uma grande perda, uma tia que amei muito, por ser uma pessoa bondosa e carinhosa, e vivia humildemente no interior, onde a energia e água encanada mal havia chegado. Passava férias nesse local, um menino de capital, sem se preocupar com os que os outros diziam sobre as diferenças sociais. Aprendi a ser humilde muito em parte por ela. Mas o cancêr a levou. Um fim muito sofrido, muito mesmo. E a perda dela a quase 7 anos atrás me fez ter a convicção absoluta que Deus(es) não existe(m), quando ouvi a afirmações de primos e conhecidos evangélicos que ela iria pro inferno porque não tinha feito a doação pra Igreja Universal, lugar que a levaram para "buscar a salvação". Ela(minha tia) e muitos outros parentes são católicos. E falaram isso quando estavámos velando o corpo. Tive um ódio imenso no tempo, e ainda hoje sinto, tanto que evito falar com esses primos ao máximo. Seria uma confusão e tanta se não fosse a turma do "deixe disso, não é o momento". Que Deus é esse que interpretam como vingativo, cruel, e mafioso?
E foi esse episódio que me fez ter um ÓDIO não só ideológico, mas pessoal, das religiões e principalmente, da Universal S.A., que tem um pastor fantasiado de médico, solicitando as doações que senão não garantitia a ida da alma dela aos Céus. :emoticon21:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Palavras são palavras, todos usam. Não ligo pra elas.

Em que sentido isso poderia ser verdadeiro?

Palavras são palavras, sim, e são elas que te irritam tanto, quando mal utilizadas por um crente. Elas tem o poder de construir, de destruir, de eleger um presidente, de derrubar um monarca. Palavras podem fazer qualquer coisa. São apenas palavras que saem da boca de religiosos e são responsáveis por explosões de ira em ateus, e estou falando do que eu já vi. Por que, então, eu não deveria enaltecer essas mesmas palavras quando elas revelam a grandeza da alma humana? Quase tudo pode ser usado para o bem e para o mal (ou tudo, sei lá), e com as palavras isso não podia ser mais correto.

A palavra é, talvez, um dos mais importantes instrumentos da humanidade. Quem a domina, domina o mundo. Ela é um dos alicerces de todas as nossas conquistas.

Que encrenqueira...

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Zato-one escreveu:E a perda dela a quase 7 anos atrás me fez ter a convicção absoluta que Deus(es) não existe(m), quando ouvi a afirmações de primos e conhecidos evangélicos que ela iria pro inferno porque não tinha feito a doação pra Igreja Universal, lugar que a levaram para "buscar a salvação".

Falando francamente, Zato, não existe lógica na relação que você estabeleceu entre o que aconteceu e a existência de Deus. Ou melhor, não existência. Compreendo seu ponto de vista, mas não concordo com ele. É só uma opinião.

Com relação aos seus primos da Universal, eu creio que também os evitaria depois desse episódio. É imbecil e inoportuno demais para que possamos relevar facilmente. Pessoas lamentáveis, sem dúvida. Entendo sua raiva.

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Ayyavazhi escreveu:
Zato-one escreveu:E a perda dela a quase 7 anos atrás me fez ter a convicção absoluta que Deus(es) não existe(m), quando ouvi a afirmações de primos e conhecidos evangélicos que ela iria pro inferno porque não tinha feito a doação pra Igreja Universal, lugar que a levaram para "buscar a salvação".

Falando francamente, Zato, não existe lógica na relação que você estabeleceu entre o que aconteceu e a existência de Deus. Ou melhor, não existência. Compreendo seu ponto de vista, mas não concordo com ele. É só uma opinião.

Com relação aos seus primos da Universal, eu creio que também os evitaria depois desse episódio. É imbecil e inoportuno demais para que possamos relevar facilmente. Pessoas lamentáveis, sem dúvida. Entendo sua raiva.

Existe lógica sim: mostra que a concepção de Deus muda de acordo com seus interesses, e que a suposta verdade divina tem dois lados. Me concebi sem religião aos 13, a confirmação da existência de Deus aos 15, mas vi que religiões seriam um veneno apartir daquele dia. E de lá pra cá, me tornei mais críticos a religiões, não ficava mais só na minha.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Palavras são palavras, todos usam. Não ligo pra elas.

Em que sentido isso poderia ser verdadeiro?

Palavras são palavras, sim, e são elas que te irritam tanto, quando mal utilizadas por um crente. Elas tem o poder de construir, de destruir, de eleger um presidente, de derrubar um monarca. Palavras podem fazer qualquer coisa. São apenas palavras que saem da boca de religiosos e são responsáveis por explosões de ira em ateus, e estou falando do que eu já vi. Por que, então, eu não deveria enaltecer essas mesmas palavras quando elas revelam a grandeza da alma humana? Quase tudo pode ser usado para o bem e para o mal (ou tudo, sei lá), e com as palavras isso não podia ser mais correto.

A palavra é, talvez, um dos mais importantes instrumentos da humanidade. Quem a domina, domina o mundo. Ela é um dos alicerces de todas as nossas conquistas.

Não entendeu nada. O que eu quis dizer tá anos-luz longe deste proselitê didático e óbvio.
Mas deixa assim.

Que encrenqueira...

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ayy, você é engraçado. Acho que íamo dar boas risadas fora daqui. Foi bem assim com outro forista, o espírita RCA de BH. Aqui era luta de boxe, no msn tivemos conversas muito agradáveis e demos muita risada. Ele anda be sumido. É do teu tempo? Um psiquiatra espírita, lembra?
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Não entendeu nada. O que eu quis dizer tá anos-luz longe deste proselitê didático e óbvio.
Mas deixa assim.

Ok. Não entendi. Então me explique. Sou um ótimo ouvinte....

Que encrenqueira...

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Ayy, você é engraçado. Acho que íamo dar boas risadas fora daqui. Foi bem assim com outro forista, o espírita RCA de BH. Aqui era luta de boxe, no msn tivemos conversas muito agradáveis e demos muita risada. Ele anda be sumido. É do teu tempo? Um psiquiatra espírita, lembra?

Sim, ele era do meu tempo. Conversamos um pouco, mas faz tempo que não o vejo por aqui. Se bem que eu também sumi. E quanto a darmos boas risadas fora daqui, eu tenho dúvidas disso. Já falei, minhas participações neste fórum não refletem uma tendência, uma necessidade imperiosa de filosofar sobre o drama da criação. Se há uma coisa rara em minha vida, é falar sobre religião com quem quer que seja.

Religião, religare, é minha vida, meu caminho, não há necessidade de falar sobre isso. Sou mais à toa do que você imagina.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Zato-one escreveu:Existe lógica sim: mostra que a concepção de Deus muda de acordo com seus interesses, e que a suposta verdade divina tem dois lados. Me concebi sem religião aos 13, a confirmação da existência de Deus aos 15, mas vi que religiões seriam um veneno apartir daquele dia. E de lá pra cá, me tornei mais críticos a religiões, não ficava mais só na minha.

A concepção de Deus muda de acordo com os interesses de cada religião, ou de cada religioso, você está correto. Eu costumo dizer que o homem criou Deus à sua imagem e semelhança. Daí, Deus se tornou um ser vingativo, impiedoso, mesquinho, ciumento e tudo de errado que podemos espelhar nessa “criação”. Até aí, concordamos. Só que essa observação te levou à conclusão de que Deus não existe, e é nesse ponto que eu não vejo lógica.

Espero que você não entenda essa minha argumentação como uma tentativa de convertê-lo ou coisa parecida. Faço esse aparte porque eu costumo atirar em um alvo e acertar outro. Pelo menos aqui. Que fique bem claro, não estamos discutindo a existência de Deus e, tampouco, eu me incomodo com o que você acredita ou deixa de acreditar. Apenas acho que sua interpretação dos erros cometidos pelos religiosos, de um modo geral, contém uma falha lógica. É como você dizer que o futebol não existe porque todos os jogadores que você viu, jogavam mal (numa analogia bem tosca). Tudo o que você observou, eu também observei, e a única coisa que eu me sinto capaz de concluir a partir dessa observação é que o ser humano tem vocação para ser tolo. Resumindo: minha ignorância não pode ser usada (não serve) como argumento contra a divindade. Nem contra, nem a favor, nem coisa alguma. Ela só mostra minha própria deficiência como ser pensante.

Apo

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Não entendeu nada. O que eu quis dizer tá anos-luz longe deste proselitê didático e óbvio.
Mas deixa assim.

Ok. Não entendi. Então me explique. Sou um ótimo ouvinte....

Talvez qualquer hora. Mas é mais ou menos análogo a mania atual de todo mundo dizer que se ama e se adora ( coisa que virou moda nos sites de relacionamento até dar nojo ). Falaram tanto que não tem mais sentido, muito pelo contrário. É só uma vitrine melosa e cheia de firulas.
Nesta minha crítica, você responderia que não há problema no amor, que o amor é o sentido maior da vida blablabla. E e diria: não é nada disto que eu estou falando. Isto é proselitê e didático.
Entendeu mais ou menos? :emoticon16:

E quanto a darmos boas risadas fora daqui, eu tenho dúvidas disso. Já falei, minhas participações neste fórum não refletem uma tendência, uma necessidade imperiosa de filosofar sobre o drama da criação. Se há uma coisa rara em minha vida, é falar sobre religião com quem quer que seja.

Pra você ver como também deduz coisas equivocadas nas minhas palavras...
Eu e o RCA JAMAIS falamos de religião fora daqui. Pra quê? Já se fala demais aqui.

Religião, religare, é minha vida, meu caminho, não há necessidade de falar sobre isso. Sou mais à toa do que você imagina.

Como alguém que tem por vida e caminho a religação com algo metafísico, pode ser à toa? À toa, no sentido de não ligar e nem religar é coisa de ateu. Mas deve ser à toa de não ser proselitista e nem chato, o que é uma boa escolha.
Eu sou light fora daqui, a menos que me encham o saco. Daí boto o preto no branco rapidinho. :emoticon1:
Imagem

Engineer

Mensagem por Engineer »

Mas isto sou eu...

Normalmente, não teria aberto este tópico, pois costumo guardar para mim meus sofrimentos.

Em geral, consigo manter a cabeça no lugar, mesmo em situações trágicas como esta. Quando meu pai faleceu, so fui conseguir chorar um mês depois, pois apesar da dor que sentia, eu tinha que ser forte para apoiar minha mãe, meus irmãos e resolver os problemas burocráticos que surgiram.

Porém, ontem tentei me imaginar na situação que os meus primos estão passando agora, e me desesperei diante da hipótese de perder meu filho. Isso me causou uma angústia que nunca tinha sentido antes. Tive que sair da sala onde trabalho para ir chorar no banheiro. Tendo a concordar com a Apo, viver depois de uma tragédia assim deve ser uma dor grande demais para suportar.

Agradeço a todos pelas mensagens, elas me ajudam a digerir melhor o desespero e a revolta que eu estou sentindo agora.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo escreveu:Talvez qualquer hora. Mas é mais ou menos análogo a mania atual de todo mundo dizer que se ama e se adora ( coisa que virou moda nos sites de relacionamento até dar nojo ). Falaram tanto que não tem mais sentido, muito pelo contrário. É só uma vitrine melosa e cheia de firulas.
Nesta minha crítica, você responderia que não há problema no amor, que o amor é o sentido maior da vida blablabla. E e diria: não é nada disto que eu estou falando. Isto é proselitê e didático.
Entendeu mais ou menos? :emoticon16:

Ah, ok. Entendi. Vamos lá, de novo: é muito difícil saber o quanto de verdade existe em declarações lançadas em um mundo virtual, onde ninguém vê a cara de ninguém. Podemos escrever qualquer coisa e, como você bem o disse, serão apenas palavras. Posso falar de mim, embora não possa te provar, que procuro ser muito verdadeiro e autêntico em minhas aparições por aqui. Quando critico ou quando elogio, quando sou ponderado ou quando perco o controle, estou sendo 100% eu mesmo. Não gosto muito de me expor, mas, já que o anonimato me protege, vou te fazer uma confissão que vai dirimir qualquer dúvida em relação ao meu grau de empatia. Ontem, quando li o relato do Engineer, tive que me esforçar para não chorar, pois estava em ambiente de trabalho. Se estivesse em casa e sozinho, por certo me permitiria esse momento, deixaria acontecer, e considero isso perfeitamente normal, embora não muito comum, admito.

Pra você ver como também deduz coisas equivocadas nas minhas palavras...
Eu e o RCA JAMAIS falamos de religião fora daqui. Pra quê? Já se fala demais aqui.

Criatura divina, eu não falei de você e do RCA. Estava falando só de mim. Quis apenas esclarecer que minha chatice de falar sobre religião se restringe a este fórum. Fora daqui, a chatice é outra.

Como alguém que tem por vida e caminho a religação com algo metafísico, pode ser à toa? À toa, no sentido de não ligar e nem religar é coisa de ateu. Mas deve ser à toa de não ser proselitista e nem chato, o que é uma boa escolha.
Eu sou light fora daqui, a menos que me encham o saco. Daí boto o preto no branco rapidinho. :emoticon1:

À toa no sentido de não levar as coisas muito a sério. De não se levar muito a sério. Às vezes, parece que tenho vinte anos. Se algum de vocês me conhecesse fora daqui, não acreditaria que é o mesmo cara (mesmo que, como já disse, minhas participações estejam desprovidas de máscaras ou coisa parecida). Sou um cara que ri com muita facilidade e sei que passo uma imagem meio ranzinza quando escrevo. Das poucas certezas que tenho a meu respeito, uma delas é que eu não consegui amadurecer.

Editado pela última vez por Ayyavazhi em 21 Ago 2009, 11:31, em um total de 1 vez.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

De um ano para cá, já houve 3 casos deprimentes aqui na firma:

- Uma colega de trabalho vivia em função da filha e ralava e economizava para que ela pudesse estudar. Nós acompanhamos a menina desde a adolescência. Finalmente ela se formou na universidade e arrumou um emprego. Pouco depois, a mãe ligou para ela, como fazia várias vezes por dia, e atendeu um bombeiro: a filha estava no meio da rua, embaixo de um plástico preto, a cabeça esmagada por um ônibus. Até hoje me sinto deprimido ao lembrar da reação dela. Ela simplesmente desmontou. Perdeu a razão de viver.

- O pai de um colega foi morto a facadas por um assaltante. O cara até que se recuperou rápido, mas também fiquei triste.

- A filha do faxineiro, um cara humilde e caladão, morreu de complicações da diabete. Só então descobrimos que o cara ia e voltava do trabalho a pé e dava o vale transporte para que a filha pudesse estudar. Mais uma vez, fiquei deprimido.

Se existir um deus, é um escroto.

Apo

Mensagem por Apo »

Engineer escreveu:

Mas isto sou eu...

Normalmente, não teria aberto este tópico, pois costumo guardar para mim meus sofrimentos.

Em geral, consigo manter a cabeça no lugar, mesmo em situações trágicas como esta. Quando meu pai faleceu, so fui conseguir chorar um mês depois, pois apesar da dor que sentia, eu tinha que ser forte para apoiar minha mãe, meus irmãos e resolver os problemas burocráticos que surgiram.

Porém, ontem tentei me imaginar na situação que os meus primos estão passando agora, e me desesperei diante da hipótese de perder meu filho. Isso me causou uma angústia que nunca tinha sentido antes. Tive que sair da sala onde trabalho para ir chorar no banheiro. Tendo a concordar com a Apo, viver depois de uma tragédia assim deve ser uma dor grande demais para suportar.

Agradeço a todos pelas mensagens, elas me ajudam a digerir melhor o desespero e a revolta que eu estou sentindo agora.

Pois é. Isto sim é que um testemunho com palavras humanamente louváveis. Abraço forte.
Imagem

Trancado