Índios gays são alvo de preconceito no AM

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Rennan
Mensagens: 543
Registrado em: 12 Mai 2006, 12:45
Gênero: Masculino
Localização: Manaus/AM
Contato:

Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Rennan »

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Tabatinga (AM)

Entre os índios ticuna, a etnia mais populosa da Amazônia brasileira, um grupo de jovens não quer mais pintar o pescoço com jenipapo para ter a voz grossa, como a tradição manda fazer na adolescência, nem aceita as regras do casamento tradicional, em que os casais são definidos na infância.

Esse pequeno grupo assumiu a homossexualidade e diz sofrer preconceito dentro da aldeia, onde os gays são agredidos e chamados de nomes pejorativos como "meia coisa". Quando andam sozinhos, podem ser alvos de pedras, latas e chacotas.

Kátia Brasil/Folha Imagem

Na frente, Manuel Guedes, pai dos índios Marcenio Guedes (de branco) e Natalício (ao fundo, de azul), que assumiram ser gays
Três ticunas da aldeia Umariaçu 2, na região do Alto Solimões, em Tabatinga (1.105 km de Manaus), contaram para a Folha como é a vida dos homossexuais indígenas na fronteira com a Colômbia e o Peru.

A população ticuna no Alto Solimões soma 32 mil índios. Na aldeia Umariaçu 2, que fica no perímetro urbano de Tabatinga, vivem 3.649 índios ticunas, 40% com menos de 25 anos. Entre esses jovens, pelo menos 20 são conhecidos como homossexuais assumidos.

Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), há registros de gays também nas aldeias de Umariaçu 1, Belém do Solimões, Feijoal e Filadélfia.

"Isso é novo para a gente. Não víamos indígenas assim, agora rapidinho cresceu em todas as comunidades. São meninos de 10, 15 anos", disse Darcy Bibiano Murati, 40, que é indígena da etnia ticuna e administrador substituto da Funai.

Marcenio Ramos Guedes, 24, e seu irmão, Natalício, 22, pintam o cabelo e as unhas e fazem as sobrancelhas. Trabalham como dançarinos em um grupo típico ticuna que se apresenta nas cidades da região.

Marcenio diz que brigava muito com o pai e que saiu de casa aos 15 anos. "Fui para Tabatinga trabalhar como "empregada doméstica". Eu fazia comida, passava roupa, lavava."

Ao voltar para casa, uma construção de madeira com dois cômodos, onde mora com quatro dos sete irmãos e os pais, Marcenio resolveu cuidar dos afazeres domésticos. O grupo de dança foi criado em 2007, com apoio da família.

"Não sofro discriminação por dançar, todo mundo respeita, assiste. Sofro preconceito [de outros jovens] na aldeia. Se falo alguma coisa, querem me bater, jogar pedra, garrafa."

Natalício diz que tem medo de andar sozinho. "Vou sempre com um colega", afirma.

O ticuna Clarício Manoel Batista, 32, é professor do ensino fundamental e estuda pedagogia na UEA (Universidade Estadual do Amazonas), em Tabatinga. Ele foi um dos primeiros a assumir a homossexualidade na aldeia Umariaçu 2. "Alguns me discriminam --indígenas daqui, não-indígenas também. Fico calado, não falo nada. Eu não ligo para eles", diz.

Clarício disse que contou aos pais que era gay aos 16 anos. "Meu pai não me maltratava porque sempre gostei de estudar, sempre fiz tudo em casa: limpeza, comida, lavar louça."

Kátia Brasil /Folha Imagem

Natalício Guedes, 22, se assume gay, mas diz ter medo de andar sozinho; ele trabalha como dançarino em um grupo típico ticuna
Questionado se foi pelo trabalho doméstico que ganhou respeito em casa, ele confirmou. "Na verdade, eles [os pais] não queriam que eu fosse assim [gay]. Eles não gostam. Dizem: ninguém gosta desse jeito."

O antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) escreveu que há registros de homossexualidade entre índios desde ao menos o século 19. Em Mato Grosso, ele estudou os cadiuéus, que chamavam o homossexual de kudina --que decidiu ser mulher.

O cientista social e professor bilíngüe (português e ticuna) de história Raimundo Leopardo Ferreira afirma que, entre os ticunas, não havia registros anteriores da existência de homossexuais, como se vê hoje.

Ele teme que, devido ao preconceito, aumentem os problemas sociais entre os jovens, como o uso de álcool e cocaína.

"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 6640.shtml

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Fernando Silva »

"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.


A reportagem está errada.
Não existem Índios gays, por definição.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por O ENCOSTO »

No livro "Naufragios e Comentarios", o autor conta que passou por uma tripo de indios gays na costa do atual EUA.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

O ENCOSTO escreveu:No livro "Naufragios e Comentarios", o autor conta que passou por uma tripo de indios gays na costa do atual EUA.


O livro está errado. Não existem Índios gays.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

No filme "O Pequeno Grande Homem" há um personagem Cheyenne gay.
O filme é uma obra de ficção, não existem Índios gays.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

Outras fontes que falam de Índios gays também estão erradas.
Não existem Índios gays.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Ayyavazhi »

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:
"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.


A reportagem está errada.
Não existem Índios gays, por definição.


Eu já ia perguntar isso, Acauan. Mas você já respondeu. Se eu encontrar qualquer evidência que contrarie esta afirmação (por aqui temos muitos índios), compartilho com os colegas a informação, em nome do interesse científico.


Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

Ayyavazhi escreveu:
Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:
"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.


A reportagem está errada.
Não existem Índios gays, por definição.


Eu já ia perguntar isso, Acauan. Mas você já respondeu. Se eu encontrar qualquer evidência que contrarie esta afirmação (por aqui temos muitos índios), compartilho com os colegas a informação, em nome do interesse científico.


Ótimo.
É muito importante corrigir esta informação errada de que existem Índios gays em todas as fontes onde apareçam.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Jack Torrance »

Acauan escreveu:Outras fontes que falam de Índios gays também estão erradas.
Não existem Índios gays.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Pedro Reis »

Se é "por definição" que não existem índios gays então realmente não tem
como existir índios gays.

Só assim
.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Acauan »

Pedro Reis escreveu:Se é "por definição" que não existem índios gays então realmente não tem
como existir índios gays.

Só assim
.


Exatamente. É impressionante que tanta gente não entenda uma verdade tão simples é óbvia.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Apo »

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Anna »

Acauan escreveu:Outras fontes que falam de Índios gays também estão erradas.
Não existem Índios gays.


:emoticon22:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Anna »

Acauan escreveu:
Ayyavazhi escreveu:
Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:
"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.


A reportagem está errada.
Não existem Índios gays, por definição.


Eu já ia perguntar isso, Acauan. Mas você já respondeu. Se eu encontrar qualquer evidência que contrarie esta afirmação (por aqui temos muitos índios), compartilho com os colegas a informação, em nome do interesse científico.


Ótimo.
É muito importante corrigir esta informação errada de que existem Índios gays em todas as fontes onde apareçam.


Eu nunca conheci um índio gay Cauan, vc deve estar correto. :emoticon33:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Zato-one »

Imagem
Isso non ecziste!
:emoticon12:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Lúcifer »

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:
"Isso [a homossexualidade] é uma coisa que meus avós falavam que não existia", afirmou.

Duvido muito. Talvez fosse um tabu tão grande que ninguém tinha coragem de se assumir.
Talvez eles nem tivessem referências para perceber que eram diferentes.


A reportagem está errada.
Não existem Índios gays, por definição.


Bem, como voce é o único índio que conheci e voce não me olhou, tocou e fez qualquer outra coisa de forma estranha, então devo concordar com sua afirmação.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Herf »

Acauan escreveu:Não existem Índios gays.

Imagem


Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por zumbi filosófico »

Existe até uma teoria para explicar os supostos casos de "índos gays"; raros eventos de teleportação e modificação genética por forças meio "telecinéticas" da natureza, que transformam os genes e outros aspectos fenotópicos com base na média das populações locais. Ou seja, de vez em quando alguma pessoa de outra parte do mundo, e gay, é teletransportada para uma tribo indígena, onde é também molecularmente transformada em algo que é praticamente indistinguível do que se poderia supor ser um índio nativo -- exceto pelo fato de ser gay.

Possível evidência disso é o fato de todo ano sumirem muitas pessoas sem nunca se saber onde foram parar. Não estão necessariamente todas virando "índios" gays, de qualquer forma, mas quase com certeza uma parte delas.

Antes de questionar, ou fazer pouco caso, vão assistir "what the *blee--ck do we know" para se informar melhor sobre física quântica pós-moderna.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Apo »

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Apo »

Índios que são expostos aos estímulos cibernéticos do homem civilizado sofrem estranhas metamorfoses, chegando até a criar seios e gerar prole.
Foto até então nunca publicada em função de interesses brancos capitalistas e por censura da FUNAI:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Índios gays são alvo de preconceito no AM

Mensagem por Tranca »

Não existem índios gays assim com não existem calabreses gays.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado