Pra quem tá no ABC paulista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Pra quem tá no ABC paulista

Mensagem por Anna »

USCS abre debate sobre a ciência de Charles Darwin

Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC

Um século e meio depois de ter revolucionado a história da ciência com a Teoria da Evolução, o naturalista Charles Darwin (1809-1882) ainda é tema de estudos nas salas de aula. Entre hoje e sábado, as grandes observações do pesquisador serão lembradas na quarta edição da ‘Universidade Aberta - Leituras de Darwin'', realizada pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) em parceria com o Sesc São Caetano e apoio do Diário.

Serão oficinas, palestras, minicursos e atividades culturais durante todo o dia. Tudo gratuito e aberto à comunidade. A programação começa hoje, às 19h, com a palestra ‘Darwin no Contexto Científico Social'', ministrada por Aziz Ab''Sáber, geógrafo e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O tema Darwin não foi uma escolha aleatória da USCS. Além de homenagear o naturalista no ano do bicentenário de seu aniversário, a universidade acredita que sua proposta contribui para os diversos ramos do conhecimento, e deve ser debatida. "Uma universidade que quer olhar para o futuro precisa revisitar as teorias de Darwin", explica Antonio Fernando Gomes Alves, coordenador do Proeduc (Programa de Educação) da USCS.

Darwin foi o primeiro cientista que contestou a atuação divina na criação das espécies. Em 1859, com o livro Origem das Espécies, a ideia de criação foi substituída pela de evolução. "A publicação, muito convincente, tornou a teoria aceitável. Para a época, isso representava um grande peso moral porque era muito complicado declarar que os seres não eram criados por Deus. Era como confessar um assassinato", diz Maria Isabel Landim, professora do Museu de Zoologia da USP (Universidade de São Paulo).

"Ele foi triturado por quem acredita que a humanidade surgiu através de Adão e Eva", complementa o geógrafo Aziz Ab''Sáber. Para o especialista, o cientista trouxe "uma das mais extraordinárias conclusões sobre a vida no Planeta Terra". "Darwin foi um gênio da humanidade, pois observava tudo", diz Aziz ao se referir à viagem de quatro anos que o naturalista fez pelo mundo coletando espécies da fauna e flora.

Professor aponta erros e acertos

Para o professor da USP (Universidade de São Paulo) Nélio Bizzo, a concepção de biologia evolutiva e os métodos de estudo da evolução foram as maiores contribuições de Charles Darwin para a sociedade.

"Hoje temos visto a confirmação de previsões incríveis. Por exemplo, a de que seriam descobertos os fósseis de espécies intermediárias entre um mamífero terrestre e a baleia. Hoje temos a série praticamente completa, inclusive de uma fêmea em processo de parto, comprovando que as formas intermediárias, ainda com quatro pernas, já davam à luz na água."

Bizzo ressalta, porém, que nem todas as teorias de Darwin estavam corretas. Para ele, o cientista errou em suas const

http://home.dgabc.com.br/default.asp?pt ... les+Darwin
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado