Nova pandemia: peste do banho

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Devemos pensar seriamente em não tomar mais banho. Na Europa não se tem mesmo tal hábito com bons olhos.


Tomar banho de chuveiro pode fazer mal à saúde, diz estudo

Imagem

"Chuveiro"

Cientistas americanos advertiram que o chuveiro pode oferecer um ambiente favorável para a contaminação por bactérias que causam distúrbios respiratórios.

Os pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, examinaram 50 chuveiros de nove cidades em sete Estados americanos diferentes, inclusive Nova York e Denver, e constataram que 30% das peças apresentavam um risco potencial.

A quantidade de Mycobacterium avium era cem vezes maior do que a encontrada normalmente na rede hidráulica das cidades.

Esta bactéria forma um revestimento que adere ao interior do chuveiro e a água que sai pela peça pode lançar gotículas com grande concentração do microorganismo no ar. Essas gotículas podem ser inaladas e penetrar nas partes mais profundas dos pulmões, dizem os pesquisadores.

O chefe da pesquisa, Norman Pace, disse: "Se você receber um jato de água na cara quando ligar o chuveiro, provavelmente vai receber uma quantidade especialmente alta de Mycobacterium avium, o que não é muito saudável."

Este pode não ser um problema para as pessoas saudáveis, mas aquelas que têm o sistema imunológico debilitado como os idosos, mulheres grávidas e enfermos podem ser suscetíveis a infecções.

Na pesquisa, publicada na revista Proceedings da National Academy of Science, os cientistas dizem que as conclusões do estudo podem explicar porque tem havido um número maior de casos de infecções pulmonares desse tipo nos últimos anos. Eles dizem que as pessoas tendem a preferir o banho de chuveiro ao de banheira.

A infecção por Mycobacterium avium inclui sintomas como cansaço, tosse seca, respiração difícil e fraqueza.

Aparentemente, chuveiros de plástico podem abrigar mais bactérias do que os de metal, disse Pace.

Os chuveiros podem ser ainda uma rota para a propagação de outras doenças infecciosas como um tipo de pneumonia chamada "doença dos legionários", e distúrbios provocados pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Banheiras aquecidas e piscinas de spas apresentam um risco de infecção semelhante, de acordo com a Agência de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha.



http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo ... d=21720759
Editado pela última vez por Apo em 18 Set 2009, 22:40, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Lúcifer »

Imagem
Eu não disse que tomar banho faz mal?
Imagem

Max G. Haefflinger
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Set 2009, 17:05
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Max G. Haefflinger »

Nada de fazer piada sobre Franceses viu? (Ja me bastam todas aquelas que devo aguentar por aqui!)
:emoticon36: :emoticon36:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Max G. Haefflinger escreveu:Nada de fazer piada sobre Franceses viu? (Ja me bastam todas aquelas que devo aguentar por aqui!)
:emoticon36: :emoticon36:


:emoticon16: É que gostamos mesmo de um ou dois banhos por dia...gostamos do frescor, dos cabelos e pele cheirosos.

Sei que na Inglaterra, estrangeiro que quer tomar banho todo dia acaba visto como doente ou mal-educado ( por achar que o lugar onde está hospedado é sujo). Não é nada disto, mas não entendemos como europeus vivem quase sem se lavar. :emoticon33:
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:
Max G. Haefflinger escreveu:Nada de fazer piada sobre Franceses viu? (Ja me bastam todas aquelas que devo aguentar por aqui!)
:emoticon36: :emoticon36:


:emoticon16: É que gostamos mesmo de um ou dois banhos por dia...gostamos do frescor, dos cabelos e pele cheirosos.

Sei que na Inglaterra, estrangeiro que quer tomar banho todo dia acaba visto como doente ou mal-educado ( por achar que o lugar onde está hospedado é sujo). Não é nada disto, mas não entendemos como europeus vivem quase sem se lavar. :emoticon33:


Um amigo meu disse que a prima dele, hospedada em um hotel lá na Inglaterra, só porque tomava banho todos os dias, chamaram a "vigilância epidemiológica" deles pra saberem porque é que ela se lavava tanto.

Mas aproveitando que temos um frances em nosso lar, só por curiosidade: É verdade mesmo que o europeu toma pouco banho mesmo? E por que agem assim?
Isso não é tiração de sarro não. É uma curiosidade genuina mesmo. :emoticon33: :emoticon33:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Fernando Silva »

Passei 1 mês num hotel barato na França que não tinha banheiro no quarto: ficava no fim do corredor de cada andar.
Chuveiro? Uma cabine de plástico no sótão, no meio de armários quebrados e camas velhas. Para usá-la, era preciso descer e pedir a chave na cervejaria do térreo. Acabei desistindo.

Felizmente, havia uma pia no quarto. Com algumas contorções, dava para tomar banho nela.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Nem vou contar aquela do perfume francês que fica até chato. Mas na Inglaterra o bicho pega mesmo.
Minha filha foi pra lá e banho, escovar dente e outros hábitos de higiene eram vistos com maus olhos.

Uma das colegas delas foi tida como "pesteada" porque tomava banho todo dia.

Ela ficava com pena das crianças da casa - uma delas um bebê de 1 ano, que andava sem roupa num carpete imundo, se enrolando com um cachorro idem, e depois ia pra cama dormir assim. Trocar roupa de cama? em 1 mês ela só viu isto 1 vez. Sei lá, viu...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Passei 1 mês num hotel barato na França que não tinha banheiro no quarto: ficava no fim do corredor de cada andar.
Chuveiro? Uma cabine de plástico no sótão, no meio de armários quebrados e camas velhas. Para usá-la, era preciso descer e pedir a chave na cervejaria do térreo. Acabei desistindo.

Felizmente, havia uma pia no quarto. Com algumas contorções, dava para tomar banho nela.


Tenho medo de ir pra França e ter que ficar num hotel 5 estrelas. Não sei como faria pra me acostumar a usar banheiro no fim de um corredor e tomar banho a hora que desse ( se desse...).
Tomar banho fazendo ginástica na pia? HAUHUAHUAHUHAUH!
Imagem

Max G. Haefflinger
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Set 2009, 17:05
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Max G. Haefflinger »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:
Max G. Haefflinger escreveu:Nada de fazer piada sobre Franceses viu? (Ja me bastam todas aquelas que devo aguentar por aqui!)
:emoticon36: :emoticon36:


:emoticon16: É que gostamos mesmo de um ou dois banhos por dia...gostamos do frescor, dos cabelos e pele cheirosos.

Sei que na Inglaterra, estrangeiro que quer tomar banho todo dia acaba visto como doente ou mal-educado ( por achar que o lugar onde está hospedado é sujo). Não é nada disto, mas não entendemos como europeus vivem quase sem se lavar. :emoticon33:


Um amigo meu disse que a prima dele, hospedada em um hotel lá na Inglaterra, só porque tomava banho todos os dias, chamaram a "vigilância epidemiológica" deles pra saberem porque é que ela se lavava tanto.

Mas aproveitando que temos um frances em nosso lar, só por curiosidade: É verdade mesmo que o europeu toma pouco banho mesmo? E por que agem assim?
Isso não é tiração de sarro não. É uma curiosidade genuina mesmo. :emoticon33: :emoticon33:


Claro, imagino que seja curiosidade mesmo. (E mesmo que fosse tiração de sarro eu levaria numa boa!)
:emoticon45:

Mas então respondendo:
Sem duvida o europeu não pode se dar o luxo de gastar muito com agua (por questões de preço, quantidade, etc.) mas, pelo que eu me lembre, eu sempre tomava um banho/ducha diariamente antes de jantar ou dormir. (A grande diferença que eu percebi mesmo, é que nos demoramos muito menos no banho do que vocês!)
:emoticon41:

O engraçado é que aqui vocês dizem que "não tomamos banho" mas se pesquisarem com certeza encontrarão opiniões de pessoas que ja foram até la e discordam dessa ideia... :emoticon26:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Impressionante a correção linguística do Max.
Imagem

Avatar do usuário
Viajante
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Nov 2008, 15:53
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Viajante »

Max G. Haefflinger escreveu:Mas então respondendo:
Sem duvida o europeu não pode se dar o luxo de gastar muito com agua (por questões de preço, quantidade, etc.) mas, pelo que eu me lembre, eu sempre tomava um banho/ducha diariamente antes de jantar ou dormir. (A grande diferença que eu percebi mesmo, é que nos demoramos muito menos no banho do que vocês!)
:emoticon41:

O engraçado é que aqui vocês dizem que "não tomamos banho" mas se pesquisarem com certeza encontrarão opiniões de pessoas que ja foram até la e discordam dessa ideia... :emoticon26:


Tomar banho é coisa de porco judeu e muçulmano, todo o bom cristão sabe disto :emoticon22:
Certos hábitos da inquisição fazem-se sentir até hoje.

Falando sério, você refere preço, isso nem sempre é motivo, muitas vezes as pessoas alugam a casa e no preço está incluído o pagamento da água, gaste pouco ou muito.
Podemos usar o exemplo do Fernando, na sua experiência francesa para lembrar que na Europa sobrepovoada, nem todos vivem assim tão bem. Cidades como Paris, estão apinhadas de gente, pessoas vivendo em quartos pequenos, sem mesmo terem casa de banho.
É mito que europeu não toma banho, existirá todo o tipo de pessoas, as que tomam 1 vez por dia, 2 vezes, semanal, mensal :emoticon12:

Outro ponto relevante ou não, poderá ser o próprio clima. O calor sufocante de um país tropical ainda não chegou cá, o aquecimento global faz-se sentir, ainda não o suficiente.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Não é só clima, é cultural mesmo. Aqui mesmo no inverno ( e no Sul do Brasil temos temperaturas negativas) tomamos banho diariamente mesmo que com água muito quente. Sem banho, não dá. :emoticon16: Um bom banho quente de chuveiro ou de imersão antes de uma noite de sono é uma coisa que não tem preço. :emoticon19:

Minha filha disse que pegou um calor abafado e insuportável da Inglaterra e mesmo assim, o banho tinha que ser de 5 minutos por ordem expressa da dona da casa. E sempre com hora marcada. Muito bizarro.
Imagem

Avatar do usuário
Viajante
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Nov 2008, 15:53
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Viajante »

O referido problema económico não é de descartar.
Água e energia no inverno podem ser coisas muito caras, uma família numerosa não pode dar-se a esses luxos.
O que espanta é que nunca me dei conta da realidade contada pelos que nos visitam.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Johnny »

Pelo menos lá não tem o Lula.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Fernando Silva »

Viajante escreveu:Outro ponto relevante ou não, poderá ser o próprio clima. O calor sufocante de um país tropical ainda não chegou cá, o aquecimento global faz-se sentir, ainda não o suficiente.

Está chegando. Os verões estão ficando sufocantes e o ar condicionado ainda é um luxo.
Ano passado, vi uma reportagem sobre como as lojas estão anunciando que têm ar refrigerado como se isto fosse uma grande novidade.
Meu chefe já alugou um carro na Alemanha e, apesar de ser modelo caro, só tinha aquecimento. Em pleno verão, fica difícil...
Até o meu carro velho, 1.0, com 44cv, tem ar refrigerado.

Avatar do usuário
Viajante
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Nov 2008, 15:53
Gênero: Masculino

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Viajante »

Pois é Fernando.
Não faz muito tempo que uma vaga de calor matou um monte de pessoas pela Europa.
Se no Inverno, podemos estar na esplanada, no meio da rua, por ter um aquecimento eficiente, no Verão é uma calamidade quando faz demasiado calor.
O mesmo sucede nos transportes públicos, cheguei a queimar-me por ter aproximado a perna do aquecimento por baixo do banco :emoticon1:
Quando se entram nas lojas, sentimos um poderoso bafo de ar quente.
Chega o verão é o inferno. As autoridades de saúde mandam as pessoas ir para os cinemas por terem ar condicionado, ou outras lojas que o tenham.
Não me recordo quando ar condicionado passou a ser mais falado, só sei que detesto o frio que se faz sentir no cinema, muitas vezes é preciso usar casaco ( países mais do norte) :emoticon6:
Os tipos ainda devem andar a aprender a mexer com os aparelhos :emoticon12:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Fernando Silva »

Viajante escreveu:O mesmo sucede nos transportes públicos, cheguei a queimar-me por ter aproximado a perna do aquecimento por baixo do banco :emoticon1:

Cada vez mais há ônibus com ar refrigerado no Rio.
Viajante escreveu:Chega o verão é o inferno. As autoridades de saúde mandam as pessoas ir para os cinemas por terem ar condicionado, ou outras lojas que o tenham.

Quando eu era criança, usava um uniforme de manga comprida, abotoado no pescoço e com gravata. Não havia nem ventilador. Terminava as aulas encharcado, só que nem desconfiava que isto era absurdo, portanto achava normal, gostando ou não. Na universidade, às vezes terminávamos as provas sem camisa e com as calças arregaçadas e os professores não reclamavam.
Viajante escreveu:Não me recordo quando ar condicionado passou a ser mais falado, só sei que detesto o frio que se faz sentir no cinema, muitas vezes é preciso usar casaco ( países mais do norte) :emoticon6:
Os tipos ainda devem andar a aprender a mexer com os aparelhos :emoticon12:

Quando eu era criança, os cinemas deixavam escapar o ar frio para a rua para atrair os passantes. Na época, ar condicionado era um luxo para poucos.
Eu não tinha nem ventilador em casa. Ganhei o primeiro lá pelos 18 anos.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Nova pandemia: peste do banho

Mensagem por Apo »

Aqui em Porto Alegre quase que toda a frota ( se não toda ) de ônibus, táxis e lotações tem ar-condicionado. Carros particulares também quase não se concebe mais comprar sem ar. Estabelecimentos comerciais sem ar ninguém quer entrar ou ficar muito tempo. Impensável.

Mas tem o Lulla...
Imagem

Trancado