Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Bolsistas não retornam do exterior e dão supercalote
Publicada em 19/09/2009 às 18h27m O Globo
BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) apurou um calote de R$ 13,2 milhões de pesquisadores que receberam bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para estudar no exterior.
Como mostra reportabem de Leila Suwwan, publicada na edição deste domingo do Globo, considerando os valores registrados, sem correção ou juros, pesquisadores devem um total de R$ 81,1 milhões ao CNPq e à Capes.
Mas o tamanho real do calote causado pela evasão de cérebros financiada pelo estado nunca foi levantado. Após 1999, o CNPq detectou 339 casos de bolsistas que não regressaram ao país. Os casos passam por auditoria interna e depois seguem para julgamento, geralmente à revelia, no TCU. As cobranças são feitas por via judicial, com pouco sucesso.
O GLOBO localizou mais de 200 acórdãos no tribunal sobre o tema. A análise dos 27 casos julgados em 2009 revela dívidas que variam de R$ 169 mil a mais de R$ 1 milhão, de 25 pesquisadores expatriados desde 1992. Apenas dois casos foram arquivados.
Cláusula de retorno para garantir fomento acadêmico
A cláusula de retorno é a condição da bolsa que pretende garantir o fomento acadêmico nacional: os beneficiados são obrigados a passar igual período no Brasil, repassando os conhecimentos adquiridos lá fora. Vários desses pesquisadores vivem e trabalham em outros países - alegam melhores condições financeiras e de trabalho - e acabam ignorando os longos e burocráticos processos dos quais são acusados. O próprio governo reconhece a quase impossibilidade de reaver os recursos.
Eu faria a mesma coisa. Não entendo porque a cláusula de retorno obrigatório como "pagamento". O país é que tem uma dívida com quem estudou para merecer estudar em lugares melhores do que aqui. Se o pesquisador chegou a ponto em que é reconhecido lá fora ( e não aqui ), uma vez que vê seus impostos devolvidos pelo Estado, as partes ficam quites.
Bem feito pra este país que faz mentes brilhantes desejarem ficar longe daqui. Se fosse vantajoso e gratificante para pesquisadores voltarem, eles voltariam. É isto que dá destruir as instituições e a iniciativa de quem quer aplicar conhecimento, mas se vê engessado por burocracia, manobras políticas e corrupção. Estas pessoas só estão pegando de volta os impostos que pagaram durante anos e anos em prol de desenvolvimento que aqui não é valorizado.
Calote é o que o país está dando aqui mesmo.
Não duvido que agora resolvam que não tem mais subsídio pra pesquisa alguma e cortem as bolsas pra desviar pra algum lixo-esmola. A turma que realmente quer estudar que se cuide, porque este governo ODEIA estudo de verdade. O negócio é fingir e se gabar, mas por sua mediocridade ou em cima do esforço dos outros.
Editado pela última vez por Apo em 21 Set 2009, 00:42, em um total de 1 vez.
Neuromancer escreveu:Me faz lembrar a história do astronauta brasileiro.
Pelo que me lembro, ele não deu calote. O regimento militar proibe que qualquer militar "ganhe por fora", então, o melhor pra ele, foi sair da Aeronáutica e ganhar dinheiro com que conseguiu durante a formação.
Se alguém acha isso imoral, o mesmo acontece quase todos os profissionais que se formam em universidades públicas: usam da formação pra ganhar dinheiro, uns com pós-graduação no exterior.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”
“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”
Neuromancer escreveu:Me faz lembrar a história do astronauta brasileiro.
Pelo que me lembro, ele não deu calote. O regimento militar proibe que qualquer militar "ganhe por fora", então, o melhor pra ele, foi sair da Aeronáutica e ganhar dinheiro com que conseguiu durante a formação.
O calote dele foi de comum acordo com o Lulla ( o grande realizador !).Se foi apoiado pelo barbudo, então pode dar calote. Pagamos uma fortuna pra ele ir passear no espaço e depois ele foi passear e morar fora do Brasil ( pelas últimas notícias que li ).