VAZOU O ENEM: O Grande Irmão a serviço da Esquerda.
Enviado: 29 Set 2009, 16:10
Não bastam as cotas.
Não basta o conteúdo de esquerda ensinado nas escolas e universidades públicas.
Não basta a propaganda de empresas públicas e mistas, como a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Vale (uma mais lavagem cerebral nacional-ufanista do que a outra).
Não basta o gozo notório do Presidente em ter apenas partidos de esquerda nas próximas eleições.
Não basta o apoio ao crime organizado nacional e internacional, e as trapalhadas e manobras em franca empreitada comunista e bélica.
Não bastam a imoralidade da anistia geral aos maiores usurpadores deste país, com vistas a usurpar mais e mais poder.
Desculpem se esqueci alguma coisa.
Mas agora, vem o tal ENEM!
As univesidades que acataram utilizar o ENEM como parte da avaliação dos que pretendem ingressar na vida acadêmica, o fizeram por livre e espontânea pressão. A Federal do RS, por exemplo, teve que negociar muito bem uma primeira negativa de participar já este ano ( pois achava que não tinha tempo hábil para fazer as devidas modificações de forma a não perder em qualidade), porque sua reitoria foi sutilmente ameaçada de ter verbas para pesquisa "reduzidas" no próximo exercício. Democrático como uma serra elétrica.
Ora,tais mudanças requerem adaptações que muitas vezes vão colocar em risco ( mais um!) a concisão, a burocracia e os critérios tidos como requisitos por cada uma das instituições em suas características particulares, regionais, culturais e outras demandas.
Mas estas mesmas mudanças têm um objetivo bem claro: justamente em vésperas de eleição,é uma grande arma de manipulação, já que o conteúdo das provas é nitidamente controlado em nível nacional. Ajusta o nível e o formato das provas às demandas ideológicas do governo e seus planos imediatos e futuros. Não entrar no jogo, pode trazer menos chances de enviezar a seleção por normas ditadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Agora,o governo central quer que qualquer cidadão, de qualquer canto do país, tenha esperança de poder pegar uma vaga em qualquer canto do território, concorrendo nacionalmente numa grande competição, uma corrida que não prevê distâncias ou encargos que sejam impeditivos. Como um estudante vai poder se manter do outro lado do país estudando não é problema do governo. Para todos os efeitos, ele está apenas dando oportunidade ( ou incluindo ARGH!) para todos estudarem onde bem quiserem. Antes já podiam. O que muda agora é que fazem a prova num grande funil nacional e sem sair de casa. Assim o governo tem mais controle sobre quem está querendo o quê e onde.
Até aqui,ainda passa.
Ao todo, são 4 milhões de pessoas ( jovens em sua imensa maioria) inscritas.
Vejam o tamanho deste banco de dados de uma só vez!
Que massa de eleitores e futuros eleitores a serem teleguiados por um só decisor sobre quem passa e quem não passa ( uma vez que as questões do ENEM nada tem de objetividade, muito pelo contrário, se pretendem medir capacidades(?)).
Dizer que isto é para unificar, facilitar, centralizar, agilizar não passa de falácia.
Pra que unificar, centralizar e agilizar dados e vidas de 4 milhões de jovens? Ninguém desconfia de que se trata de um golpe?
Muito bem, vamos à surpresa que nos chegou hoje pelo correio, às vésperas da maior prova de ENEM já realizada:
um formulário cheio de boas intenções e com uma organização invejável.
São DUZENTAS E NOVENTA E TRÊS perguntas de múltipla escolha, a serem respondidas pelo candidato, sob o título que confunde ( leia-se empurra goela abaixo) até o mais esperto jurista, já que chama o tal questionário de ENEM 2009, como se fosse pre-requisito parte da prova.
Anexo, um CARTÃO RESPOSTA -ENEM 2009 - QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO. Quem olha vê claramente como as duas coisas estão ligadas: fazer o exame e prover o Estado de informações ideológicas sobre a sua vida e da família.
Manda claramente se apresentar no dia, hora e lugar com o material ( lápis, borracha...) E o tal cartão resposta!
Várias vezes esta ordem é dada no documento.
Eu pergunto: o que acontece se o aluno NÃO LEVAR O CARTÃO RESPOSTA? Não pode fazer a prova?
Gostaria de reproduzir o documento aqui, mas não sei como, pois tem 15 páginas ao todo.
Vou mostrar algumas das perguntas:
___________________________________________________________________________________________________________
PARA AS PRÓXIMAS PERGUNTAS, QUEREMOS CONHECER SEUS VALORES SOBRE ALGUNS PONTOS. POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO!
- Você se considera racista?
() sim
() Não
- Você conhece alguém racista?
() Parentes
() Amigos ou colegas de escola e/ou trabalho
() Vizinhos e/ou conhecidos
() Professores e/ou funcionários da escola
() Pessoas em geral (na rua, nos ambientes públicos
Você acredita possuir algum preconceito contra pessoas abaixo mencionadas?
() Pessoas mais pobres/ participantes de programas sociais do governo ( Bolsa-Família etc)
() Negros, indígenas, orientais, ciganos, ou de outras etnias
() Mulheres
() Homossexuais ou gays, léscbicas, bissexuais, travestis, transsexuais...
()Pessoas muito religiosas
() Pessoas de outra religião
() Pessoas sem religião
() Pessoas de outras cidades, do interior, da zona rural, de outra região do país ou do exterior
() Pessoas idosas
() Pessoas com deficiência mental ou física
() Pessoas muito gordas e muito magras
() Moradores da Favela ou da periferia
() Meninos(as) em situação de rua
() Jovens infratores/jovens em situação de risco
() usuários de drogas
Você já sofreu algum tipo de discriminação? ( várias opções de respostas)
Você Já presenciou algum tipo de discriminação? ( idem)
Você se incomodaria se tivesse como parente ou colega de escola uma pessoa
() de outra classe social
() de outra cor ou etnia
() de outra religião
() com posições políticas diferentes das suas
() de outra origem geográfica
() homossexual/gay/lésbica/bissexual/travesti/transexual
()muito mais nova ou muito mais velha
() com deficiência física ou mental
Dos itens abaixo, quais são as três principais contribuições para a sua vida pessoal que você obteve ao realizar o Ensino Médio ( atenção: indique apenas três alternativas na ordem de importância)
() Obtenção de um diploma de conclusão
() Formação básica necessária para obter um emprego melhor
() Condições de melhorar minha posição no emprego atual
() Obtenção de cultura geral/ampliação de minha formação
() Formação básica necessária para continuar estudos em uma universidade
() Atender à expectativa de meus pais
() Formação humana e cidadã para ser uma pessoa melhor e mais respeitosa com as diferenças
E a médio prazo, daqui a uns 4 ou 5 anos, você já planejou o que preferiria que acontecesse?
() Ter um diploma universitário para conseguir um bom emprego
() Prestar um concurso e trabalhar no setor público
() Ganhar dinheiro com meu próprio negócio
() Envolver-me em projeto de desenvolvimento de minha comunidade indígena
() Envolver-me em projeto de desenvolvimento de minha comunidade quilombola
() Ainda não decidi
O quanto você se interessa pelos assuntos abaixo:( Muito, Pouco, Não me interesso)
() Política
() Globalização
() Esportes
() Religião
() Meio ambiente, poluição
() Desigualdade social, pobreza, desemprego, miséria
() Artes, Teatro, cinema, música
() Questão das drogas
() O acesso à qualidade dos serviços públicos de saúde e educação
() Sexualidade ( prazer, sexo seguro, gravidez, DST etc
() O racismo contra negros,indígenas, orientais, ciganos, judeus etc
() Discriminação e violência contra mulheres
...
Como e onde é a sua casa?
() Própria
() É em rua asfaltada ou calçada
() Tem água corrente na torneira
() Tem eletricidade
() É situada em zona rural
() É situada em comundidade indígena
() É situada em comunidade quilombola
Quais e quantos dos ítens abaixo há em sua casa? (1, 2. 3 ou mais ou nenhum)
TV
Videocassetee/ou DVD
Rádio
Microcomputador
Automóvel
Máquina de lavar roupa
Geladeira
Telefone fixo
Telefone celular
Acesso à internet
TV por assinatura
Você se considera:( Nota minha: é preto ou negro? Amarelo seria oriental? Pardo é o quê? E branco? )
() Branco
() Pardo
() Preto
() Amarelo
() Indígena
_________________________________________________________________________
Vou parar por aqui.
Mas me pergunto se aliar um censo deste naipe a um exame que se supõe que seja para aumentar notas para ingresso na universidade ( em alguns casos e no futuro, como substitução ideológica centralizante aos vestibulares regionais), seria algo necessário e para quê?
Fora as perguntas sobre a vida pregressa dos pais, renda familiar, onde e com quem mora com o estudante, se ele tem filhos, se é casado, qual a religião, que línguas fala, quanto ele recebe caso trabalhe, porque motivos trabalha, como eram ou são os professores da sua escola ( com viés esquerdista, obviamente).
O que acontece se o candidato se apresentar com todos os documentos, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, na hora marcada e NÃO APRESENTAR O QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO??? Não pode fazer a prova?
Acho que ninguém tem nada a ver com detalhes da nossa vida na hora em que vamos nos submeter já a um exame que desrespeita critérios regionais de suas universidades, mesmo sendo elas federais.
Mas por outro lado, posso mentir no questionário? Posso manipular?
Serviria tal questionário ( muito inocente e com ótimas intenções...) para cruzar dados do aluno com outros? Cair numa malha nacional que poderá controlar várias escolhas a partir do ENEM ( já que o aluno não tem mesmo saída)? Quem sabe um cruzamento com os dados fornecidos pelos pais para a Receita Federal?
Minha filha é menor de idade. Não quero que ninguém conheça o que ela pensa ou deixa de pensar. Ela não pode ser inquirida sobre assuntos que são dos responsáveis por ela. Isto me cheira muito a 1984.
Alguém duvida do que virá se esta corja permancer no poder? Só cegos não veem.
Não basta o conteúdo de esquerda ensinado nas escolas e universidades públicas.
Não basta a propaganda de empresas públicas e mistas, como a Petrobrás, o Banco do Brasil e a Vale (uma mais lavagem cerebral nacional-ufanista do que a outra).
Não basta o gozo notório do Presidente em ter apenas partidos de esquerda nas próximas eleições.
Não basta o apoio ao crime organizado nacional e internacional, e as trapalhadas e manobras em franca empreitada comunista e bélica.
Não bastam a imoralidade da anistia geral aos maiores usurpadores deste país, com vistas a usurpar mais e mais poder.
Desculpem se esqueci alguma coisa.
Mas agora, vem o tal ENEM!
As univesidades que acataram utilizar o ENEM como parte da avaliação dos que pretendem ingressar na vida acadêmica, o fizeram por livre e espontânea pressão. A Federal do RS, por exemplo, teve que negociar muito bem uma primeira negativa de participar já este ano ( pois achava que não tinha tempo hábil para fazer as devidas modificações de forma a não perder em qualidade), porque sua reitoria foi sutilmente ameaçada de ter verbas para pesquisa "reduzidas" no próximo exercício. Democrático como uma serra elétrica.
Ora,tais mudanças requerem adaptações que muitas vezes vão colocar em risco ( mais um!) a concisão, a burocracia e os critérios tidos como requisitos por cada uma das instituições em suas características particulares, regionais, culturais e outras demandas.
Mas estas mesmas mudanças têm um objetivo bem claro: justamente em vésperas de eleição,é uma grande arma de manipulação, já que o conteúdo das provas é nitidamente controlado em nível nacional. Ajusta o nível e o formato das provas às demandas ideológicas do governo e seus planos imediatos e futuros. Não entrar no jogo, pode trazer menos chances de enviezar a seleção por normas ditadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Agora,o governo central quer que qualquer cidadão, de qualquer canto do país, tenha esperança de poder pegar uma vaga em qualquer canto do território, concorrendo nacionalmente numa grande competição, uma corrida que não prevê distâncias ou encargos que sejam impeditivos. Como um estudante vai poder se manter do outro lado do país estudando não é problema do governo. Para todos os efeitos, ele está apenas dando oportunidade ( ou incluindo ARGH!) para todos estudarem onde bem quiserem. Antes já podiam. O que muda agora é que fazem a prova num grande funil nacional e sem sair de casa. Assim o governo tem mais controle sobre quem está querendo o quê e onde.
Até aqui,ainda passa.
Ao todo, são 4 milhões de pessoas ( jovens em sua imensa maioria) inscritas.
Vejam o tamanho deste banco de dados de uma só vez!
Que massa de eleitores e futuros eleitores a serem teleguiados por um só decisor sobre quem passa e quem não passa ( uma vez que as questões do ENEM nada tem de objetividade, muito pelo contrário, se pretendem medir capacidades(?)).
Dizer que isto é para unificar, facilitar, centralizar, agilizar não passa de falácia.
Pra que unificar, centralizar e agilizar dados e vidas de 4 milhões de jovens? Ninguém desconfia de que se trata de um golpe?
Muito bem, vamos à surpresa que nos chegou hoje pelo correio, às vésperas da maior prova de ENEM já realizada:
um formulário cheio de boas intenções e com uma organização invejável.
São DUZENTAS E NOVENTA E TRÊS perguntas de múltipla escolha, a serem respondidas pelo candidato, sob o título que confunde ( leia-se empurra goela abaixo) até o mais esperto jurista, já que chama o tal questionário de ENEM 2009, como se fosse pre-requisito parte da prova.
Anexo, um CARTÃO RESPOSTA -ENEM 2009 - QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO. Quem olha vê claramente como as duas coisas estão ligadas: fazer o exame e prover o Estado de informações ideológicas sobre a sua vida e da família.
Manda claramente se apresentar no dia, hora e lugar com o material ( lápis, borracha...) E o tal cartão resposta!
Várias vezes esta ordem é dada no documento.
Eu pergunto: o que acontece se o aluno NÃO LEVAR O CARTÃO RESPOSTA? Não pode fazer a prova?
Gostaria de reproduzir o documento aqui, mas não sei como, pois tem 15 páginas ao todo.
Vou mostrar algumas das perguntas:
___________________________________________________________________________________________________________
PARA AS PRÓXIMAS PERGUNTAS, QUEREMOS CONHECER SEUS VALORES SOBRE ALGUNS PONTOS. POR FAVOR LEIA COM ATENÇÃO!
- Você se considera racista?
() sim
() Não
- Você conhece alguém racista?
() Parentes
() Amigos ou colegas de escola e/ou trabalho
() Vizinhos e/ou conhecidos
() Professores e/ou funcionários da escola
() Pessoas em geral (na rua, nos ambientes públicos
Você acredita possuir algum preconceito contra pessoas abaixo mencionadas?
() Pessoas mais pobres/ participantes de programas sociais do governo ( Bolsa-Família etc)
() Negros, indígenas, orientais, ciganos, ou de outras etnias
() Mulheres
() Homossexuais ou gays, léscbicas, bissexuais, travestis, transsexuais...
()Pessoas muito religiosas
() Pessoas de outra religião
() Pessoas sem religião
() Pessoas de outras cidades, do interior, da zona rural, de outra região do país ou do exterior
() Pessoas idosas
() Pessoas com deficiência mental ou física
() Pessoas muito gordas e muito magras
() Moradores da Favela ou da periferia
() Meninos(as) em situação de rua
() Jovens infratores/jovens em situação de risco
() usuários de drogas
Você já sofreu algum tipo de discriminação? ( várias opções de respostas)
Você Já presenciou algum tipo de discriminação? ( idem)
Você se incomodaria se tivesse como parente ou colega de escola uma pessoa
() de outra classe social
() de outra cor ou etnia
() de outra religião
() com posições políticas diferentes das suas
() de outra origem geográfica
() homossexual/gay/lésbica/bissexual/travesti/transexual
()muito mais nova ou muito mais velha
() com deficiência física ou mental
Dos itens abaixo, quais são as três principais contribuições para a sua vida pessoal que você obteve ao realizar o Ensino Médio ( atenção: indique apenas três alternativas na ordem de importância)
() Obtenção de um diploma de conclusão
() Formação básica necessária para obter um emprego melhor
() Condições de melhorar minha posição no emprego atual
() Obtenção de cultura geral/ampliação de minha formação
() Formação básica necessária para continuar estudos em uma universidade
() Atender à expectativa de meus pais
() Formação humana e cidadã para ser uma pessoa melhor e mais respeitosa com as diferenças
E a médio prazo, daqui a uns 4 ou 5 anos, você já planejou o que preferiria que acontecesse?
() Ter um diploma universitário para conseguir um bom emprego
() Prestar um concurso e trabalhar no setor público
() Ganhar dinheiro com meu próprio negócio
() Envolver-me em projeto de desenvolvimento de minha comunidade indígena
() Envolver-me em projeto de desenvolvimento de minha comunidade quilombola
() Ainda não decidi
O quanto você se interessa pelos assuntos abaixo:( Muito, Pouco, Não me interesso)
() Política
() Globalização
() Esportes
() Religião
() Meio ambiente, poluição
() Desigualdade social, pobreza, desemprego, miséria
() Artes, Teatro, cinema, música
() Questão das drogas
() O acesso à qualidade dos serviços públicos de saúde e educação
() Sexualidade ( prazer, sexo seguro, gravidez, DST etc
() O racismo contra negros,indígenas, orientais, ciganos, judeus etc
() Discriminação e violência contra mulheres
...
Como e onde é a sua casa?
() Própria
() É em rua asfaltada ou calçada
() Tem água corrente na torneira
() Tem eletricidade
() É situada em zona rural
() É situada em comundidade indígena
() É situada em comunidade quilombola
Quais e quantos dos ítens abaixo há em sua casa? (1, 2. 3 ou mais ou nenhum)
TV
Videocassetee/ou DVD
Rádio
Microcomputador
Automóvel
Máquina de lavar roupa
Geladeira
Telefone fixo
Telefone celular
Acesso à internet
TV por assinatura
Você se considera:( Nota minha: é preto ou negro? Amarelo seria oriental? Pardo é o quê? E branco? )
() Branco
() Pardo
() Preto
() Amarelo
() Indígena
_________________________________________________________________________
Vou parar por aqui.
Mas me pergunto se aliar um censo deste naipe a um exame que se supõe que seja para aumentar notas para ingresso na universidade ( em alguns casos e no futuro, como substitução ideológica centralizante aos vestibulares regionais), seria algo necessário e para quê?
Fora as perguntas sobre a vida pregressa dos pais, renda familiar, onde e com quem mora com o estudante, se ele tem filhos, se é casado, qual a religião, que línguas fala, quanto ele recebe caso trabalhe, porque motivos trabalha, como eram ou são os professores da sua escola ( com viés esquerdista, obviamente).
O que acontece se o candidato se apresentar com todos os documentos, comprovante de pagamento da taxa de inscrição, na hora marcada e NÃO APRESENTAR O QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO??? Não pode fazer a prova?
Acho que ninguém tem nada a ver com detalhes da nossa vida na hora em que vamos nos submeter já a um exame que desrespeita critérios regionais de suas universidades, mesmo sendo elas federais.
Mas por outro lado, posso mentir no questionário? Posso manipular?
Serviria tal questionário ( muito inocente e com ótimas intenções...) para cruzar dados do aluno com outros? Cair numa malha nacional que poderá controlar várias escolhas a partir do ENEM ( já que o aluno não tem mesmo saída)? Quem sabe um cruzamento com os dados fornecidos pelos pais para a Receita Federal?
Minha filha é menor de idade. Não quero que ninguém conheça o que ela pensa ou deixa de pensar. Ela não pode ser inquirida sobre assuntos que são dos responsáveis por ela. Isto me cheira muito a 1984.
Alguém duvida do que virá se esta corja permancer no poder? Só cegos não veem.