O risco do cloud computing

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

O risco do cloud computing

Mensagem por Johnny »

Microsoft falha e clientes perdem dados

13/10 - 03:18 - Agência Estado

Logo Agência Estado

Proprietários de celulares Sidekick nos EUA podem ter perdido todos os dados pessoais que colocaram no aparelho, em razão de uma falha dos servidores que armazenaram remotamente os dados. A pane constitui um golpe enorme para a reputação do Sidekick, e serve para lembrar dos perigos de se confiar em um único provedor de segurança da informação.
Os celulares são fabricados por uma subsidiária da Microsoft e vendidos pela T-Mobile USA, que afirmam que as informações de muitos proprietários de Sidekick "quase certamente" sumiram. A T-Mobile oferece aos clientes US$ 20 como ressarcimento pelo custo de um mês de uso de dados no aparelho.

A porta-voz da Microsoft, Debbie Anderson, disse ontem que há ainda uma chance de que alguns dos dados perdidos estejam armazenados em um sistema de backup. Os engenheiros trabalham para solucionar o problema no centro de dados da Microsoft, onde ocorreu a falha, informou.

O problema ocorre no momento em que as companhias de tecnologia procuram cada vez mais convencer os clientes a usarem serviços de armazenamento remoto para fazer o backup dos seus dados, e quando a Microsoft luta para reconquistar o terreno perdido com os smartphones.

Os telefones apresentaram o problema há uma semana. O serviço ficou intermitente na semana passada, e depois os usuários começaram a reclamar que todas as informações pessoais contidas nos Sidekicks haviam sumido.

"Está sendo uma experiência terrível", disse Mary Boyle, de Silver Spring, Maryland. Ela perdeu mais de 500 recados, 100 imagens, uma agenda e dezenas de senhas de sites. Além disso, na semana passada, passou cerca de oito horas no telefone com o suporte técnico da T-Mobile, tentando resolver o problema.

No sábado, a T-Mobile e a Microsoft alertaram os clientes a não reiniciarem seus celulares, não retirarem as baterias ou não deixarem que as pilhas se descarregassem. Mary Boyle disse que não fez nada disso, mas mesmo assim seus dados desapareceram. Agora ela comprou um BlackBerry, da Verizon Wireless.

Embora os serviços de dados estivessem normalizados ontem, a T-Mobile continuava avisando os clientes a não resetarem seus aparelhos. A companhia também informou em seu site que todos os Sidekicks não estavam mais em estoque.

Não se sabe ao certo quantos clientes foram afetados, ou quantos Sidekicks estão operando, mas é possível que o número chegue a quase 1 milhão, a julgar pelas declarações financeiras da T-Mobile. O aparelho, que existe em várias versões, nunca chegou a ser um sucesso de vendas, desde que foi lançado, em 2002, mas é um dos preferidos entre os jovens, os clientes urbanos, e tem fama de ser o celular das celebridades.

A Microsoft adquiriu a Danger Inc., fabricante do Sidekick, no ano passado, na tentativa de revitalizar sua carteira de software de telefones "inteligentes". A T-Mobile pertence ao grupo alemão Deutsche Telekom AG. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado