Carta ao Dr. José Saramago

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Vá estudar! »

Carta ao Dr. José Saramago

Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino
(Quinta-feira, 15/10/2009, 11h08)

Sei que o Dr. José Saramago, Prêmio Nobel de literatura (1998), não lerá essa Carta, mas ao menos ela será um desagravo às palavras ofensivas com que se dirigiu ao Papa Bento XVI e à Igreja, derramando em suas palavras amargas toda a sua bílis raivosa contra Deus e Sua Santa Igreja, mais uma vez.

Saramago, em Roma, fez o lançamento do seu novo livro “Caim”, no qual volta a tratar da religião. Na verdade a religião e a fé põem os supostos ateus em crise, por isso essa reação destemperada do escritor.

Os jornais e a internet noticiaram amplamente que em 14 de outubro (EFE) o escritor português José Saramago, em um colóquio com o filósofo italiano Paolo Flores D’Arcais, chamou o Papa Bento XVI de “cínico”, e disse que a “insolência reacionária” da Igreja precisa ser combatida com a “insolência da inteligência viva”.

Numa pesadíssima crítica destrutiva se referiu ao Papa como “neo-medievalista”, acusando-o de “cinismo intelectual”. Além disso, disse a Flores D’Arcais, que sempre foi um ateu “tranquilo”, mas que agora está mudando de idéia, porque, segundo ele “as insolências reacionárias da Igreja Católica precisam ser combatidas com a insolência da inteligência viva, do bom senso, da palavra responsável. Não podemos permitir que a verdade seja ofendida todos os dias por supostos representantes de Deus na Terra, os quais, na verdade, só tem interesse no poder.” Segundo Saramago, a Igreja não se importa com o destino das almas e sempre buscou o controle de seus corpos.

Dr. Saramago, antes de tudo quero lhe dizer que não temos ódio do senhor e de suas palavras; pois, Nosso Senhor nos ensinou a “pagar o mal com o bem” (Rm 12, 14), a amar os inimigos, e a abençoar os que nos amaldiçoam. Nossos mártires morreram e morrem perdoando os seus assassinos. Na verdade temos pena do senhor, pois, se de um lado o senhor é doutor nas Letras humanas, por outro lado ainda desconhece os primeiros rudimentos das Letras divinas e eternas.

Dr. Saramago, por que investir tão raivosamente contra o nosso Pedro de hoje, e contra a Santa Igreja? Que mal eles fazem? Será que são os culpados pelas guerras do mundo; pela miséria de tantos, pelas catástrofes da natureza? Será que o sr, qual novo Nero, quer nos culpar pelo incêndio de Roma?

Fiquei pensando Dr. Saramago, onde poderia estar a causa mais profunda desse ódio que há tanto tempo o senhor destila contra a Igreja? Faz-nos lembrar do que disse o Salmista: “Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações? Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo”. (Sl 2, 1-2)

Será que o senhor sofreu algum trauma religioso na infância ou na juventude por parte de alguém da Igreja que lhe deu um contra testemunho? É possível. Ou será que o senhor foi educado nos bancos da escola marxista eivada de ateísmo, materialismo e um laicismo anti-católico tão difundido nas universidades?

O destempero de suas palavras nos dão o direito de fazer muitas indagações desse tipo; pois não são racionais, mas passionais; não precisamos ser psicólogos para ver que são influxos da sensibilidade ferida e recalcada sobre a razão.

Dr. Saramago, por que ferir tão injustamente o nosso grande Pastor universal? O senhor sabe que ele é considerado um dos melhores teólogos atuais. Sua eleição para Papa se deu num dos Conclaves mais rápidos da história. Sua santidade é notável, sua humildade explícita, como ele disse: “um humilde servo da vinha do Senhor”. Por que atacar a ele e a Igreja com tanta fúria? Saiba que atinge a todos nós seus filhos. Mas temos consciência que quando a sensibilidade cegou a razão, e a brutalidade venceu o argumento, a razão foi sufocada.

Será que o senhor ainda não reconheceu, o que os historiadores modernos tem repetido: que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa? Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo.

O senhor sabe que nossa Civilização foi gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte e da Música, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, a arquitetura, as universidades, as catedrais e muitos outros dons. O senhor sabe que nenhuma outra Instituição fez tanto pela caridade no mundo em todos os tempos.

O senhor sabe que foi a Igreja que fundou as Universidades, inclusive a de Coimbra, a famosa de sua Portugal. Sem elas o senhor não teria chegado ao Prêmio Nobel.

O que há de “cínico” em nosso Pastor maior?

Sabemos que os sofistas, quando não conseguem derrubar os argumentos do seu opositor, procuram, então, atingir sua pessoa, sua imagem, atirando-lhe sarcasmo. Ora, será que essas setas envenenadas contra Bento XVI não são conseqüência da falta de argumentos perante o que ele e a Igreja defendem há vinte séculos: o respeito à vida desde a geração até a morte natural, o não ao aborto, à eutanásia, à manipulação de vidas embrionárias, o não às tais “famílias alternativas”, etc.?

Ora, doutor Saramago, o senhor já é bastante vivido e conhecedor da História para saber o que afirmava Spalding, que as nações não perecem por falta de saber ou de riquezas, mas por falta de princípios morais.

O senhor acusa nosso Pai espiritual de cinismo intelectual; ora, o senhor sabe que ele é um dos maiores e melhores teólogos de nosso tempo, catedrático reconhecido no mundo todo. Portanto, atingindo a ele o senhor nos atinge a todos nós.

Onde pode haver cinismo em um líder mundial que só trabalha em favor da paz, do desarmamento dos povos, da fraternidade das nações, da defesa dos mais desvalidos? Exatamente quando ele se reúne no Sínodo da África, debatendo as misérias desse Continente tão sofrido, e o modo de saná-las, o senhor fere o nosso Pastor tão injustamente! O que o senhor tem dito sobre os outros chefes de Estado que não fazem o mesmo pela humanidade?

O senhor acusa o Papa de “insolência reacionária”. Ora, o senhor sabe que o que ele defende não é a “sua” Verdade, mas a Daquele que mudou o mundo, e que disse a Pilatos: “eu vim para dar testemunho da verdade”; “Eu sou a Verdade”. O senhor sabe que a Verdade não pode mudar, senão não é verdade. O mesmo princípio de Arquimedes, do empuxo, descoberto dois séculos antes de Cristo, ainda hoje é ensinado nas melhores universidades do mundo, porque é verdade.

Bem disse o então cardeal Ratzinger na missa “pro elegendo pontífice”, que o mundo está dominado pelo “relativismo religioso” que quer eliminar a existência de uma verdade absoluta, querendo fazer tudo relativo, ao gosto de cada um. Por não aceitar essa “ditadura do relativismo” o senhor conjura o nosso Papa e a nossa Igreja. Eles não podem trair o Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

O senhor diz ainda que agora vai partir para o ataque ateísta contra a Igreja. Gostaria apenas de relembrar-lhe que a Igreja não pode ser vencida por um poder meramente humano. Não perca seu tempo. Cristo lhe prometeu que as portas do inferno, que movem o coração dos que a perseguem, jamais prevalecerão contra ela.

Seria bom o senhor examinar os últimos dois mil anos da História para constatar a veracidade dessa Promessa. Onde está o Império Romano que quis destruí-la e que ceifou tantos mártires? Onde está a fúria de Napoleão que mandou prender Pio VII? Onde está a União Soviética de Stalin que perguntou “quantas legiões de soldados tem o papa?”. Onde está o nazismo, o comunismo, que tentaram eliminar a Igreja e a fé católica desde as suas raízes, e que fizeram tantos mártires?

Ora Dr. Saramago, será que o senhor ainda não entendeu que todos aqueles que se atiraram insanamente contra a Rocha de Pedro caíram para trás desolados? Será que precisamos de mais exemplos?

O senhor acusa o Papa também de querer apenas agir por “interesse e poder”. O interesse que ele procura é o bem das almas e das pessoas. Gostaria que o sr. lesse o que disse o Concilio Vaticano II:

“Nenhuma ambição terrestre move a Igreja. Com efeito, guiada pelo Espírito Santo ela pretende somente uma coisa: continuar a obra do próprio Cristo que veio ao mundo para dar testemunho da verdade (Jo 18,37), para salvar e não para condenar, para servir e não para ser servido” (Mt 20,28), (GS,3).

O poder do Papa é aquele que vem de Deus, não do povo, e que está ancorado nos corações dos seus filhos que o amam como dizia Catarina de Sena, “o Doce Cristo na Terra”.

Meu irmão Saramago, não o odiamos, ao contrário, o perdoamos; queremos repetir as palavras de Santo Estevão: “Senhor, não leve em conta as suas ofensas”. E mais: “Pai, perdoai-lhe não sabe o que faz”. Pedimos ao Senhor que conceda-lhe, antes de fechar os olhos para este mundo, a graça da conversão. É tudo o que desejamos e pedimos ao Senhor da Glória.

Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e pelo ITA. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos. Nasceu na cidade de Lorena (SP). É casado com Maria Zila e tem cinco filhos: dois engenheiros, uma médica e dois dentistas. Já escreveu mais de 60 livros sobre doutrina católica, casamento, espiritualidade, jovens, família etc.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Apo »

Será que o senhor sofreu algum trauma religioso na infância ou na juventude por parte de alguém da Igreja que lhe deu um contra testemunho? É possível. Ou será que o senhor foi educado nos bancos da escola marxista eivada de ateísmo, materialismo e um laicismo anti-católico tão difundido nas universidades?


:emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30: :emoticon30:


Sempre e de novo e de novo e sempre o MESMO LIXO FALACIOSO.
Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Acauan »

Saramago é um pentelho.

Obviamente não será aqui que negaremos o direito dele de discordar da Igreja ou de seus líderes.
Coisa muito diferente é não admitir que a Igreja e seus líderes discordem dele, que parece ser o problema do português.

Felizmente hoje há uma solução muito prática para o problema das questões doutrinárias católicas (ou quaisquer outras) que não nos convencem: não ligar a mínima. E quem liga que seja feliz.
Cumprida esta regra por ambas as partes em discordância temos o oposto da insolência, temos a tolerância, atributo escasso no Saramago e, a julgar pela carta, abundante no Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por carlo »

Pois é! O saramargo, nunca deu trelha por Ratzinger, triscou e relou ele mete o sarrafo, nele( o papa) e na igreja.às vezes eu fico pensando, se o Saramargo quer agir com comiseração, ou destilar todo o ódio que ele nunca escondeu ter da Igreja.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Saramago é um pentelho.

Obviamente não será aqui que negaremos o direito dele de discordar da Igreja ou de seus líderes.
Coisa muito diferente é não admitir que a Igreja e seus líderes discordem dele, que parece ser o problema do português.

Felizmente hoje há uma solução muito prática para o problema das questões doutrinárias católicas (ou quaisquer outras) que não nos convencem: não ligar a mínima. E quem liga que seja feliz.
Cumprida esta regra por ambas as partes em discordância temos o oposto da insolência, temos a tolerância, atributo escasso no Saramago e, a julgar pela carta, abundante no Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino.


Não vejo dificuldade alguma na tolerância, ou simplesmente no desligamento do que ideologias e doutrinas estão fazendo ( se bem que é preciso ter estômago de barata porque as notícias sobre fatos revoltantes nos fazem ficar conscientes de tudo o tempo todo).
O problema é que não há como tolerar quando eles aproveitam qualquer lacuna ou chance para cravar suas garras ou se matar na nossa frente, sem contar com absurdos como a isenção fiscal por um motivo torpe destes ( e eu que pago por eles).
Quando eu era inocente, e não sabia o que estava por trás das coisas, encarava tudo com muito despojamento, achava que as pessoas eram felizes com suas escolhas e paz reinava no meu coração.
Mas a invasão é tamanha que minha tolerância me pareceu burrice.
Por que eu devo transitar na via pública e tolerar um doido me acusando de ser uma pecadora, uma perdida na vida? Por que devo suportar os berros de um manicômio quando preciso estudar ou estou quieta lendo algum livro? Como faço para suportar uma criança sendo abusada por um pastor que passa por enviado de um ente que desonheço para praticar crimes contra inocentes?
O que devo dizer a imbecis domingo de manhã batendo palmas na frente do meu portão querendo me convrncer de que, se eu não comprar um maldito anjinho brega é porque serei importunada, quem sabe, pelo demônio?

Esta gente acaba com minha chances de tolerar ou fazer de conta que não existem. Impossível. O pensamento deles é irritantemente expresso através de atos e palavras que me insultam. Questão de honra e dignidade. Não tolero, não.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Botanico »

Bem, Turrato
Estou pouco me lixando para os problemas pessoais que Saramorango aí tenha como papinha ou sua Igreja. Só vou comentar uns trechos


Será que o senhor sofreu algum trauma religioso na infância ou na juventude por parte de alguém da Igreja que lhe deu um contra testemunho? É possível.
Bem Turrato, chegamos aqui a um ponto muito sensível. Obviamente não são só os membros da sua Santa Madre Igreja que cometem tais coisas. As outras igrejas cristãs também têm a sua cota. O que nos incomoda é que o fato de seres "homens de Deus" lhes conferem por tabela um manto de respeitabilidade que dificulta a denúncia e ação por parte das vítimas, principalmente nos "bons tempos de antigamente". Hoje, apesar dos apelos da sua e das outras igrejas em defesa da moralidade e dos bons costumes, as vítimas têm posto a boca no trombone.
Fica complicado para os pastores se safarem, pois suas igrejas os tratam como o Mulla trata os seus cumpamnheirus de partido. Veja que ele incensou a Dilma (uma desconhecida petista contra a qual até agora ninguém apresentou nada muito sério, exceto um pedido para dar um boi ao filho do Sarney), já Suplicy, Mercadante, Delúbio, Gushinken, Dirceu, e outros foram jogados para o andar de baixo, embora ainda recebam cafunezinhos do Mulla (que segundo o Tomaz Bastos é uma pessoa EXTREMAMENTE AFÁVEL).

Já no caso dos Testemunhas de Jeová e da sua Santa Madre Igreja há uma CLARA POLÍTICA de proteger os abusadores e estupradores de crianças. Os primeiros invocam um tal "arranjo teocrático de Jeová" : para que a denúncia da criança seja aceita, ela tem de apresentar duas testemunhas que tenham visto o abuso/estupro. Até parece que um tarado iria cometer tal crime à vista de outros... Se a vítima não aceitar esse "arranjo teocrático de Jeová", ela será expulsa da seita e rejeitada por todos os outros membros.

E a sua Santa Madre Igreja? Já viu né? Em vez de destituir o padre/bispo da sua condição de sacerdote e o entregar às autoridades, agora na condição de leigo, ela simplesmente o transfere de paróquia.
Lembra lá o caso aí da Irlanda, onde por uma lei cretina, as crianças filhas de mães solteiras e em supostas situações de risco OBRIGATORIAMENTE tinham de ser entregues a orfanatos administrados pela sua Santa Madre Igreja? Viu no que deu? Durante décadas, crianças foram vítimas de atos de violência e abusos sexuais nessas sagradas instituições... A polícia não aceitava as denúncias nos bons tempos de antigamente, mas chegou uma hora que não dava mais para tapar o Sol com a peneira. Em tempos recentes, tais instituições foram todas fechadas. Os casos foram investigados mas por pressão da sua Santa Madre Igreja, os culpados e vítimas não tiveram seus nomes divulgados e no máximo um bispo saiu por aí, beijando a mão de todo mundo e pedindo perdão... em nome da IGREJA. Bem, pelo menos agora posso chamar a sua Santa Madre Igreja de Igreja Católica Pedófila Romana, pois ELA assumiu a culpa pelo crime. Certo?



Será que o senhor ainda não reconheceu, o que os historiadores modernos tem repetido: que foi a Igreja quem salvou e moldou a nossa rica Civilização Ocidental da qual nos orgulhamos, onde se preza a liberdade, os direitos humanos, o respeito pela mulher e por cada pessoa? Sem o trabalho lento e paciente da Igreja durante cerca de dez séculos, após a queda do Império Romano (476) e a ameaça dos bárbaros, o Ocidente não seria o mesmo.
Bem... Será que esses historiadores estudaram direito essa história?
1) Onde a Igreja prezava a liberdade, se placidamente não se opunha ao regime feudal, onde um senhor tinha todos os direitos sobre os seus servos, inclusive de ser o primeiro a trepar com a esposa recém casada do servo? E também não se opôs à escravidão dos negros e orientais quando começaram as colonizações? Isso é prezar a liberdade para você?
2)Direitos Humanos? Mas a sua Santa Madre Igreja não era dona de uma tal Santa, chamada Inquisição, que tinha o prazer sádico de torturar judeus e meros acusados de serem hereges ou bruxas? E sua Santa Madre Igreja não ficou feliz da vida quando em Portugal e Espanha se determinou que os bens dos acusados seriam divididos entre ela e a família real? Ora, direito à integridade física e moral, aos bens e liberdade de culto são direitos humanos, mas não me consta que sua Santa Madre Igreja zelou alguma vez por eles...
3) Respeito pela mulher? Olha... no início da Idade Média, tomando aquele texto do pecado original, as mulheres passaram a ser tratadas com brutalidade, pois a culpa do pecado era delas. Uma pena. Parece que sua Santa Madre Igreja deu ALGUM jeito nisso, mas não muito. As mulheres continuavam sem direitos até quando elas próprias começaram a lutar por eles. A sua Santa Madre Igreja não ajudou muito nisso...
4) E respeito por cada pessoa? Bem, os negros eram pessoas, Turrato? Já viu aquele texto do Fedelho (ops! Desculpe, o Fedeli) onde diz que Kardec foi um racista brutal e grosseiro? É... mas parece que nesse particular Kardec pisou na bola, mas como JAMAIS disse que os negros deveriam ser maltratados ou desconsiderados por isso, não teve qualquer repercussão entre os espíritas. Estes levaram mais a sério a questão da reencarnação, que diz que um homem branco rico pode muito bem reencarnar como mulher negra e pobre... Daí então nem faz sentido um espírita ser racista. Mas acho que o mesmo não acontece com os fervorosos católicos, certo? Em 1908, na ainda catolicíssima São Carlos onde hoje resido, Anália Franco, uma espírita quase foi expulsa por ter cometido uma grave indecência. Os bons católicos desta cidade não podiam aceitar a barbaridade que ela fazia. Sabe qual era? Ela montou uma escolinha onde crianças brancas e NEGRAS estudavam juntas. Como podia ser isso? Parece-me que os católicos aí da sua Santa Madre Igreja não levaram muito a sério esse respeito por cada pessoa, se é que a sua Santa Madre Igreja alguma vez defendeu isso...


O senhor sabe que nossa Civilização foi gerada no bojo do Cristianismo que nos deu as ciências modernas, a saudável economia de livre mercado, a segurança das leis, a caridade como uma virtude, o esplendor da Arte e da Música, uma filosofia assentada na razão, a agricultura, a arquitetura, as universidades, as catedrais e muitos outros dons. O senhor sabe que nenhuma outra Instituição fez tanto pela caridade no mundo em todos os tempos.
Ptuz! Esse cara, Turrato, está atribuindo à sua Santa Madre Igreja muita coisa que não lhe pertence.
1) Deu-nos as CIÊNCIAS MODERNAS? Turrato, a sua Santa Madre Igreja, salvo engano, dizia que os conhecimentos JÁ TINHAM SIDO TODOS DESVENDADOS PELOS GREGOS! As ciências modernas, como hoje as conhecemos, começaram com o Galileu e você o que a sua Santa Madre Igreja pensa do cara, né?
2) Saudável economia de mercado? Nunca ouviu falar do tal "preço justo"? Ou da proibição de emprestar dinheiro a juros? Ou do ódio contra os judeus, pelo fato de se enriquecerem por não se sujeitarem a essas restrições?
3) A segurança das leis? Ora, isso já vinha desde o código de Hamurabi. O que acontece é que as leis podiam ser escritas ou não e nesse segundo caso... Não temos aí o que sobrou da TFP, que defende que a ÚNICA forma de governo aceitável é a Monarquia Absoluta e indissoluvelmente ligada à Igreja? Quanta segurança legal há numa monarquia absoluta?
4) A caridade como virtude? É... quando passou a VENDER indulgências como passaportes para o Céu, sua Igreja se mostrou muito caridosa... E quando não via nada de errado os pobres lavradores serem espoliados do pouco que tinham pelos senhores feudais e pela própria Igreja (que cobrava dízimo deles), também mostrou-se muito caridosa também.
5) Explendor da Arte e da Música... Ora, essas artes não foram inventadas pela sua Igreja. Elas já existiam muito antes... Se patrocinou alguns artistas, não inventou arte por conta disso...
6) Uma filosofia assentada na razão? Bem, quando Tomás de Aquino cristianizou o Aristóteles, inventou a Escolástica... Algo que deu muito certo em sua época, mas torceu o rabo quando Copérnico e Galileu começaram a falar de outras coisas...
7) A agricultura... Se manca ô meu! O homem começou a plantar há 8000 anos. Bem antes da sua Santa Madre Igreja aparecer! Além disso é abençoada uma agricultura movida a escravidão?
8) Arquitetura? Nunca ouviu falar de Arquitetura Egípcia, ou Etrusca, ou Romana?
9) As Universidades... Ah! Sim. Nessa podemos dar um boi pra sua Santa Madre Igreja. Até de uma forma indireta. O papa Alexandre VI, com a recém instituída venda de indulgências, quis juntar bufunfa para uma cruzada contra os turcos. O dinheiro levantado na Saxônia, entretanto, foi sonegado ao papa por ordem de Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor do condado. Só seria entregue quando a cruzada se organizasse. Como isso não aconteceu, ele o usou para fundar a Universidade de Wittemberg em 1502, onde Lutero...
10) Catedrais... Não entendi. O que é uma catedral senão um templo católico ou de outra fé que teria sido confiscado à Igreja?

Quanto aos outros dons, já que não diz quais são, não vale a pena comentar.


Ora, doutor Saramago, o senhor já é bastante vivido e conhecedor da História para saber o que afirmava Spalding, que as nações não perecem por falta de saber ou de riquezas, mas por falta de princípios morais.
Nossos congressistas deveriam saber disso! Mas apesar de sermos um povo de maioria católica (que já foi ainda maior há pouco tempo atrás), acho que essa Santa Madre Igreja não tem feito muito pelo zelo moral do nosso povo. Sempre que se fala em moral, pensa-se que está se falando de sexo...

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por carlo »

Pois é Botânico, quanto ao legado e à grande contribuição com a ciência moderna pela Santa Madre Igreja com a palavra:

GIORDANO BRUNO!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por carlo »

Botânico, vc se enganou em relação á pessoa que vc teria que responder sobre a santa Madre Igreja, não é ao Turatti, este trata-se de um conhecido ateu com vários sites na internet. Quem escreveu a tal Carta foi o cientista aí abaixo:

Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e pelo ITA. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos. Nasceu na cidade de Lorena (SP). É casado com Maria Zila e tem cinco filhos: dois engenheiros, uma médica e dois dentistas. Já escreveu mais de 60 livros sobre doutrina católica, casamento, espiritualidade, jovens, família etc.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Botanico »

carlo escreveu:Botânico, vc se enganou em relação á pessoa que vc teria que responder sobre a santa Madre Igreja, não é ao Turatti, este trata-se de um conhecido ateu com vários sites na internet. Quem escreveu a tal Carta foi o cientista aí abaixo:

Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e pelo ITA. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos. Nasceu na cidade de Lorena (SP). É casado com Maria Zila e tem cinco filhos: dois engenheiros, uma médica e dois dentistas. Já escreveu mais de 60 livros sobre doutrina católica, casamento, espiritualidade, jovens, família etc.


Eu sei cara, mas como quem postou foi o Turrato, ele que responda pelo autor... se puder.

Avatar do usuário
Viajante
Mensagens: 151
Registrado em: 29 Nov 2008, 15:53
Gênero: Masculino

Re: Carta ao Dr. José Saramago

Mensagem por Viajante »

Para muitos o comunismo de Saramago é suficiente para o não escutar, tenha ou não mérito. Compreendo-os, também não escuto nazis, nem os seus parceiros da ala sionista...

ICAR é influente na nossa sociedade europeia, não na medida que eles desejariam, mas é facto que continuam a influenciar comportamentos e leis civis ( felizmente em continuado recuo). A indiferença é compreensível entre conservadores, estes, lá no fundo, estão em fase com boa parte da agenda católica. Um liberal não pode ser indiferente, deve apontar o dedo à hipocrisia e ao cinismo conservador na sociedade.
Não é de estranhar que se veja conservadores falarem em dignidade da vida humana, liberdade e reconhecimento individual, enquanto impedem indivíduos de assumirem essa mesma individualidade.

A nossa sociedade tem problemas, precisamos melhora-la, só que não devemos aplicar as velhas fórmulas que não resultaram antes. Saramago está certo em dizer que o fascismo espreita. Quem não souber o que o fascismo trouxe à humanidade, olhe para a Alemanha de Hitler...A ironia da história é que o fascismo regressará como consequência do resultado do nazismo "derrotado" em 1945. Uma ideologia semelhante ao nacional socialismo foi tornada aceitável...

Trancado