Programas que não podem faltar no seu PC

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Então, pelo que entendi que você colocou, seria vantagem ter uma terceira partição, digamos com 4G exclusiva para paginação? Pergunto isso porque tenho duas, uma para SO/programas e outra para arquivos.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por zumbi filosófico »

Foi a dica que eu li. O mesmo princípio pelo qual isso é usado em linux (e provavelmente BSD e outras coisas do tipo).

Fui ver se encontrava a dica que tinha lido, não achei, mas acabei encontrando uma dica complementar, para tirar um aviso irritante de que o disco está cheio (não sei se vai funcionar só para aquela partição, ou se vai desativar de modo geral... parece geral...):


Swap partition on Windows


I've always liked having a dedicated swap partition. The problem on Windows XP is that you get that annoying low disk space pop-up if you fill up a particular partition with the swap file. But there's a simple registry fix to solve that problem:

Hive: HKEY_CURRENT_USER
Key: Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
Name: NoLowDiskSpaceChecks
Data Type: REG_DWORD
Value: 1

That's it. Thanks to http://www.winxpfix.com/page21.htm




http://blog.sidu.in/2006/10/swap-partit ... ndows.html




Encontrei a dica original. No próprio site da MS, ainda por cima:

http://www.microsoft.com/windowsxp/usin ... ition.mspx
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Fernando Silva »

BricsCAD lança beta de CAD para Linux:

http://www.bricsys.com/en_INTL/

O BricsCAD é derivado do IntelliCAD, que é um clone do AutoCAD (usei muito o IntelliCAD).
Até agora, ele só funcionava no Wine, mas fizeram uma versão totalmente Linux.

Você pode baixar para testar por 30 dias.
Já testei um pouco e (ainda) não vi problemas, mesmo rodando na memória (instalei depois de dar boot com um Live CD).

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

zumbi filosófico escreveu:Foi a dica que eu li. O mesmo princípio pelo qual isso é usado em linux (e provavelmente BSD e outras coisas do tipo).

Fui ver se encontrava a dica que tinha lido, não achei, mas acabei encontrando uma dica complementar, para tirar um aviso irritante de que o disco está cheio (não sei se vai funcionar só para aquela partição, ou se vai desativar de modo geral... parece geral...):


Swap partition on Windows


I've always liked having a dedicated swap partition. The problem on Windows XP is that you get that annoying low disk space pop-up if you fill up a particular partition with the swap file. But there's a simple registry fix to solve that problem:

Hive: HKEY_CURRENT_USER
Key: Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
Name: NoLowDiskSpaceChecks
Data Type: REG_DWORD
Value: 1

That's it. Thanks to http://www.winxpfix.com/page21.htm




http://blog.sidu.in/2006/10/swap-partit ... ndows.html




Encontrei a dica original. No próprio site da MS, ainda por cima:

http://www.microsoft.com/windowsxp/usin ... ition.mspx


Acho perigoso mexer em checagens do SO seja qual for. O risco de perda de dados é grande.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Comprou um celular e tem pouca memória para os MP3? Que tal fazer seu celular caber muito mais músicas sem pagar uma fortuna com memória?

Conheça o Free Mp3 Wma Converter V1.9

Free MP3 WMA Converter enables you to convert your MP3, WMA, OGG, AAC, Mpc, Ape, FLAC, WAVE files:

* Mp3 to Ogg, Mp3 to Wma, Mp3 to Mp3, Mp3 to Wav...
* Wav to Mp3, Wav to Ogg, Wav to Flac, Wav to Wma...
* Wma to Mp3, Wma to Ogg, Wma to Flac, Wma to Wav...
* Ogg to Mp3, Ogg to Wma, Ogg to Flac, Ogg to Wav...
* AAC to Mp3, AAC to Wma, AAC to Ogg, AAC to Wav...
* Ape to Mp3, Ape to Wma, Ape to Ogg, Ape to Wav...
* Flac to Mp3, Flac to Wma, Flac to Ogg, Flac to Wav...
* Mpc to Mp3, Mpc to Wma, Mpc to Ogg, Mpc to Wav...

And even more possible conversions !

Convert your favorite audio files... Tags's editor integrated (V1 and V2). Copy your audio CDs very rapidly thanks to “Free CD Ripper”. Simplicity at the service of efficiency.

http://www.baixaki.com.br/download/free ... verter.htm

Basta converter os Mp3 para mp3 com bitrate de 48kbps afinal, celular não tem qualidade de CD e sendo assim, não justifica tocar músicas com mais de 48kbps.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Reid »

dica interessante johnny :emoticon45:

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por zumbi filosófico »

Johnny escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Foi a dica que eu li. O mesmo princípio pelo qual isso é usado em linux (e provavelmente BSD e outras coisas do tipo).

Fui ver se encontrava a dica que tinha lido, não achei, mas acabei encontrando uma dica complementar, para tirar um aviso irritante de que o disco está cheio (não sei se vai funcionar só para aquela partição, ou se vai desativar de modo geral... parece geral...):


Swap partition on Windows


I've always liked having a dedicated swap partition. The problem on Windows XP is that you get that annoying low disk space pop-up if you fill up a particular partition with the swap file. But there's a simple registry fix to solve that problem:

Hive: HKEY_CURRENT_USER
Key: Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
Name: NoLowDiskSpaceChecks
Data Type: REG_DWORD
Value: 1

That's it. Thanks to http://www.winxpfix.com/page21.htm




http://blog.sidu.in/2006/10/swap-partit ... ndows.html




Encontrei a dica original. No próprio site da MS, ainda por cima:

http://www.microsoft.com/windowsxp/usin ... ition.mspx


Acho perigoso mexer em checagens do SO seja qual for. O risco de perda de dados é grande.



São duas dicas diferentes. Uma é só sobre o swap, a outra é uma auxiliar opcional desta. A que parece falar de checagem não está falando de checagem do tipo "checkdisk", mas de um aviso de que o disco está muito cheio - que seria quase sempre o caso na partição swap. Tirando isso não se teria essa encheção de saco, mas não diz nada quanto a outros tipos de checagem, como aquelas que acontecem no boot quando o computador é desligado subitamente, sem ser "finalizado".
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Johnny escreveu:Resumo dos programas apresentados:

Renomear tudo: http://www.baixaki.com.br/download/renomear-tudo.htm
Media Monkey: http://www.oldversion.com/download/mmonkey255.exe (no baixaki tem uma mais nova, prefiro essa)
Recuva: Excelente para recuperar arquivos apagados acinentalmente, tanto no PC como em memórias tipo flash (pen drives, câmeras, etc)
Defragler: Desfragmentador
ccleaner: utilitário de limpeza de registro, cash, temp e afins.
Audacity: Editor de audio e um Substituto razoável ao SoundForge. Os plugins não atuam em real time.
MP3Gain: Utilitário para ajustar o nivel de audio das MP3 para que tenham o mesmo volume quando gravadas num CD/DVD para ser ouvido em um aparelho CD/DVD de carro ou de mesa. http://mp3gain.sourceforge.net/
Virtual Dub 1.9.7 - Open SOurce: Edição, editoração de legendas - http://www.virtualdub.org/index.html
Duplicate Music Files Finder: busca musicas repetidas e permite sua exclusão: http://www.lcibrossolutions.com/downloa ... taller.exe


Format Factory 2.45 - Gratuito MEsmo

Quer converter um DVD de filme para AVI? Para RMVB? PAra XVid? Para DivX? Use o Format Factory
Quer converter CD de musica para MP3? Para ogg? Para M4R?
Ou então converter padrões de imagem como JPG, BMP e etc?

Então você que o Format Factory que faz tudo isso e é compatível com:(A lista de formatos com os que trabalha o aplicativo é muito extensa.)

Áudio: MP3, OGG, WMA, M4A, M4R, AAC, FLAC, MMF, AMR, MP2, WAV
Imagem: JPG, BMP, PNG, TIF, PCX, TGA, ICO
Vídeo: MP4, AVI, 3GP, MPG, RMVB, WMV, MKV, VOB, MOV, SWF, FLV

O Format Factory é uma mão na roda na hora de converter arquivos para o celular, PSP, PS3 ou iPhone. Você converte as músicas a outros formatos compatíveis com cada aparelho. O Format Factory otimiza a qualidade dos vídeos para o tamanho da tela onde serão exibidos.

Utilizar o Format Factory é realmente simples. Busque na coluna da esquerda o tipo de conteúdo que deseja processar: Vídeo, Áudio, Imagem ou ROM/DVD/CD/ISO. Adicione os arquivos que deseja converter, selecione ou personalize algum dos perfis pré-definidos e clique em "Iniciar". O Format Factory cuida do resto.

Além de converter músicas e vídeos, o Format Factory também pode ser usado para trocar a resolução dos filmes, inserir algum texto nas suas fotos ou a modificar a extensão, o tamanho e a orientação de centenas de imagens de uma só vez. Você faz tudo com dois cliques. Basta selecionar o tipo de arquivo, o formato de destino e pronto.

O Format Factory traz ainda uma aba especial com funções avançadas que servem para juntar em um arquivo único vários clipes ou músicas. Você pode até alterar onde uma midia começa e onde termina (time trim)

Substitui a maioria dos aplicativos conhecidos pagos.

Mas lembre-se: O Format Factory APENAS CONVERTE formatos. Ele não grava CD, DVD, etc.

Só não sei ainda como converter para VOB para ser reproduzível no DVD. Eu não entendo como é a estrutura do DVD. Sei que o padrão é mpg, mas se eu gravar um arquivo em mpg (ex arquivo.mpg) não deveria reproduzir normal?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Reid »

recomendo media monkey o autotag dele eh muito bom e tem para varios paises :emoticon45:

Avatar do usuário
Tachyon
Mensagens: 191
Registrado em: 25 Mai 2010, 21:49
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Tachyon »

Se quiser desinstalar os programas apresentados pelo Johnny, use o "Revo Uninstaller"

O Revo Uninstaller é a ferramenta perfeita para você desinstalar por completo todos os programas que desejar, sem deixar nenhum vestígio. Além de oferecer um algoritmo avançado para a busca e remoção dos arquivos, também conta com uma série de ferramentas para deixar o seu PC tinindo...

http://www.baixaki.com.br/download/revo-uninstaller.htm

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Reid escreveu:recomendo media monkey o autotag dele eh muito bom e tem para varios paises :emoticon45:

Realmente, eu que era cético em abandonar o WinAmp, acabei ficando com o MEdiamonkey. Sò tem um probleminha com ele. O desgraçado não aceita porquê não aceita o aplicativo do teclado multimidia. Daí tive que desinstalar o aplicativo, daí ele passa a funcionar com ele. Só gosto do aplicativo porquê ele mostra o que estou apertando (volume, mute, calculadora, etc) mas funciona sem isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Sabem o Fernando? Então, ele só usa aquela porra de Linux e open source. Daí ele resolve mandar para você uma planilha ou documento em formato ODF (Outro Documento Fudido) e você tem que editar e mandar rapidão mas não tem o OpenOffice instalado e nem quer fazê-lo?
Seus problemas acabaram

Uma rápida pesquisa no Google :emoticon12: por OdfAddInForOfficeSetup-en.3.0.5254.exe, instale e seja felix.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Sabem o Fernando? Então, ele só usa aquela porra de Linux e open source. Daí ele resolve mandar para você uma planilha ou documento em formato ODF (Outro Documento Fudido) e você tem que editar e mandar rapidão mas não tem o OpenOffice instalado e nem quer fazê-lo?
Seus problemas acabaram

Uma rápida pesquisa no Google :emoticon12: por OdfAddInForOfficeSetup-en.3.0.5254.exe, instale e seja felix.


so instalar o office 2010 mesmo :emoticon12:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Sabem o Fernando? Então, ele só usa aquela porra de Linux e open source. Daí ele resolve mandar para você uma planilha ou documento em formato ODF (Outro Documento Fudido) e você tem que editar e mandar rapidão mas não tem o OpenOffice instalado e nem quer fazê-lo?
Seus problemas acabaram

Uma rápida pesquisa no Google :emoticon12: por OdfAddInForOfficeSetup-en.3.0.5254.exe, instale e seja felix.

1. A Petrobras já começou a exigir documentação no formato ODF (que, aliás, é o padrão definido pela norma ISO e não uma maluquice qualquer).

2. O MS Office salva em ODF e também consegue abrir.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Sabem o Fernando? Então, ele só usa aquela porra de Linux e open source. Daí ele resolve mandar para você uma planilha ou documento em formato ODF (Outro Documento Fudido) e você tem que editar e mandar rapidão mas não tem o OpenOffice instalado e nem quer fazê-lo?
Seus problemas acabaram

Uma rápida pesquisa no Google :emoticon12: por OdfAddInForOfficeSetup-en.3.0.5254.exe, instale e seja felix.

1. A Petrobras já começou a exigir documentação no formato ODF (que, aliás, é o padrão definido pela norma ISO e não uma maluquice qualquer).

2. O MS Office salva em ODF e também consegue abrir.

Sò se for o 2010. O meu 2007 não tem esta opção. TIve que baixar o programinha. Só se tiver alguma atualização afianl, ela será obrigada a fazê-lo, visto ser uma ISO.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:Sabem o Fernando? Então, ele só usa aquela porra de Linux e open source. Daí ele resolve mandar para você uma planilha ou documento em formato ODF (Outro Documento Fudido) e você tem que editar e mandar rapidão mas não tem o OpenOffice instalado e nem quer fazê-lo?
Seus problemas acabaram

Uma rápida pesquisa no Google :emoticon12: por OdfAddInForOfficeSetup-en.3.0.5254.exe, instale e seja felix.

1. A Petrobras já começou a exigir documentação no formato ODF (que, aliás, é o padrão definido pela norma ISO e não uma maluquice qualquer).

2. O MS Office salva em ODF e também consegue abrir.

Sò se for o 2010. O meu 2007 não tem esta opção. TIve que baixar o programinha. Só se tiver alguma atualização afianl, ela será obrigada a fazê-lo, visto ser uma ISO.


é isso mesmo, as versoes 2007 pra baixo n tem suporte só a 2010 :emoticon16:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Fernando Silva »

Draftsight
Programa gratuito de CAD para Linux, Windows e Mac OS X.

Testei no Linux e funcionou bem. Não faz desenhos 3D, mas abriu um que eu tinha.

Ele requer:

libdirectfb-extra >= 1.2.7.2
libxcb-render-util0 >= 0.3.6-1

mas elas estão no repertório do Ubuntu e instalaram na hora com o apt-get.

O arquivo para baixar tem 69MB.


Free CAD software * for your DWG files: DraftSight - Dassault Systèmes

Free CAD software * for your DWG files: Your software. Your vision. Your community. A new 2D CAD product that provides professional CAD users, students and educators with a better way to read, write and share DWG files.



http://www.3ds.com/products/draftsight/ ... -software/

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Draftsight
Programa gratuito de CAD para Linux, Windows e Mac OS X.

Testei no Linux e funcionou bem. Não faz desenhos 3D, mas abriu um que eu tinha.

O arquivo para baixar tem 69MB.

Tem uma impressão de tela pra gente ver Fernando?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Johnny »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Draftsight
Programa gratuito de CAD para Linux, Windows e Mac OS X.

Testei no Linux e funcionou bem. Não faz desenhos 3D, mas abriu um que eu tinha.

O arquivo para baixar tem 69MB.

Tem uma impressão de tela pra gente ver Fernando?

E o que acha deste aqui http://sourceforge.net/projects/brlcad/
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:
Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Draftsight
Programa gratuito de CAD para Linux, Windows e Mac OS X.

Testei no Linux e funcionou bem. Não faz desenhos 3D, mas abriu um que eu tinha.

O arquivo para baixar tem 69MB.

Tem uma impressão de tela pra gente ver Fernando?

E o que acha deste aqui http://sourceforge.net/projects/brlcad/

Não tenho impressão de tela. Procure no Google. Há páginas com análises. Ou baixe e instale. É pequeno.

Quanto ao Brlcad, não testei. Vou dar uma olhada.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por zumbi filosófico »

Programas para compensar deficiências do windows:



desktops virtuais beleza:

http://www.dexpot.de/index.php?lang=en

Imagem

Acho que dá para definir que o botão do meio fecha as janelas quando se clica no seu botão da barra de tarefas, mas não tenho certeza. Sei que há algum programa que muda o comportamento retardado default para esse, muito mais útil.



Des-retardando o windows explorer do windows 7 ultimate retardation:

Imagem

http://classicshell.sourceforge.net/





Deixando o windows explorer ao menos um pouco mais suportavel para quem já usou konqueror:

Imagem

Além de abas, previews beleza quando se deixa o cursor sobre um arquivo.

http://qttabbar.wikidot.com/




Mas parece que não tem como fazer a rodinha do mouse servir para trocar as abas dos navegadores. No chrome e no firefox tem extensões (a do chrome é bem ruim) para isso, dado o retardamento da microsoft.


Mas parece que está sendo desenvolvido KDE para windows. Aí poderão usar a versão original da interface que usam, em vez de uma imitação meia-boca.





sed para windows:

http://gnuwin32.sourceforge.net/packages/sed.htm

serve para editar coisas em linha de comando (DOS prompt). Digamos que você tenha uma lista enorme de endereços de imagem na internet, e queira postar num fórum. Em vez de copiar diretamente aqui, selecionar cada um e adicionar as tags de imagem, você faz algo como:

Código: Selecionar todos

sed 's:http:[img]http:g' listadeimagens.txt > lista2.txt
sed 's:jpg:jpg[/img]:g' lista2.txt > listafinal.txt


se no windows for possível fazer "pipeing" de um comando para o outro, seria

Código: Selecionar todos

sed s:http:[img]http:g' listadeimagens.txt | sed 's:jpg:jpg[/img]:g'  > listafinal.txt



Dá para fazer outras coisas além disso, mas para isso apenas talvez o notepad++ seja mais confortável:

http://notepad-plus-plus.org/

Eu não sei, mas acho que ele têm uma função de busca e substituição, que o notepad normal não tem.
Imagem

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Programas que não podem faltar no seu PC

Mensagem por Reid »

Klavaro

Programa muito bom de digitação em portugues e open-source :emoticon16:

Imagem

http://klavaro.sourceforge.net/pt/

Trancado