Botanico escreveu:Botanico escreveu:Apo escreveu:6 – RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DA DOUTRINA ESPÍRITA
Os seres que se comunicam designam-se, a si mesmos, como o dissemos, sob o nome de Espíritos ou de Gênios, tendo pertencido, pelo menos alguns, a homens que viveram na Terra. Eles constituem o mundo espiritual, como nós constituímos, durante nossa vida, o mundo corporal.
Resumimos assim, em poucas palavras, os pontos mais importantes da Doutrina que eles nos transmitiram, a fim de respondermos mais facilmente a algumas objeções.
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.”
“Criou o universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.”
...
Que Deus é este?
O que está descrito acima. Conhece algum melhor?
Apo escreveu:E como é que a DE não é deísta?
Por isso mesmo lhe perguntei se era em senso estrito ou senso geral. Sim, no senso geral a DE admite a existência de Deus. A primeira pergunta do Livro dos Espíritos é: O QUE é Deus (e não QUEM é Deus). A resposta é: "Inteligência Suprema, causa primária de todas aos coisas."
Algum problema?
Pra mim, nenhum. O estranho é que, depois deste pré-requisito absoluto ( e que se repete o tempo todo na obra de Kardec, a ponto dele pedir que seus seguidores acreditem nele quanto à supremacia deste Deus) alguns espíritas achem que o espiritismo pode fazer sentido mesmo que Deus não exista. Ora, se há na mente deles a hipótese de Deus não existir, então deveriam questionar-se acerca de suas certezas relacionadas à doutrina. Deus tem a supremacia para Kardec. Logo, espíritas tem que aceitar esta verdade. Ou não se qualifiquem como espíritas. Arranjem outra religião, não deísta.
Apo escreveu:“A moral dos Espíritos superiores se resume, como a de Cristo, neste ensinamento evangélico: ‘Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem’, ou seja, fazer o bem e não o mal. O homem encontra neste princípio a regra universal de conduta, mesmo para as suas menores ações.”
De que Cristo e evangelho se trata?
Daquele citado na Bíblia. Ah! Mas preste atenção ao texto: A MORAL... As elucubrações teológicas feitas pelos teólogos cristãos NÃO NOS INTERESSAM.
Apo escreveu:E como podem dizer que a DE não é cristã ( não interessa se há elocubrações e nunca eu disse que interessam tais livres conjecturas!)?
Dona Apokalipitika, Cristianismo é todo aquele amontoado de elucubrações teológicas que foram se sedimentando ao longo do tempo. Assim como na DE, há pontos doutrinários FUNDAMENTAIS para que se reconheça tratar-se de Cristianismo. Entre eles a crença na exatidão e infabilidade da Bíblia, uma vez que esta foi produto de uma revelação vertical de Deus, ou seja, o tal Deus iluminou a mente dos profetas e esses transcreveram a revelação de forma exata e inerrante para os textos escritos.
As crenças anti-científicas nos quesitos astronômicos, biológicos, evolutivos e outros são decorrentes dessa posição de inerrância bíblica.
Alguma outra origem, além da Bíblia, na qual Kardec possa ter se baseado, para sua aceitação de Cristo? Que eu saiba, tudo o que se pode colher sobre o cristianismo está nos evangelhos. De uma forma ou de outra, Kardec cita Cristo como exemplo para a tal moral humana. Esqueçamos pois o que o catolicismo fez com os evangelhos, isto é outro problema.
Se pegarmos a palavra estrita de Kardec, a doutrina espírita é, sim cristã. Por que negar? O que se vê, entre os espíritas ( mesmo citando Cristo aqui e ali e tendo a Bíblia entre seus livros ) é pavor de ser confundido com 2 instituições: o catolicismo e sua história vergonhosa e os ritos espiritas como a Macumba e outros afins. A DE se coloca como doutrina "nova", pois repudia as outras duas ramificações religiosas. Mas não consegue largar o deísmo e nem a figura de Cristo, talvez porque, no fundo, precisem delas ou porque Kardec de fato as considera ou ainda porque sem um Deus, como se autodeterminaria o sistema espititual? Cristo, conforme pode-se ler em Kardec fornece valores morais à doutrina ( e até mesmo bastante moralistas e conservadores).
Não tem como escapar. Podem negar à vontade, mas a DE é cristã, sim.
Também é doutrina cristã a crença em três Deuses fazendo o papel de Um. O tal dogma da Trindade. Como a Bíblia fala num Deus só e ao mesmo tempo dá a entender que há um Deus Pai, um Deus Filho e um Deus Espírito Santo, então entram aí os teólogos cristãos para fazer os seus malabarismos e converter os três Deuses num só... Mas nunca me convenceram.
Só que para o Espiritismo, ambos os pontos doutrinários acima são balela. Então isso nos desqualifica como cristãos. Sacou?
Não desqualifica nada. Kardec poderia simplesmente não ter citado Cristo como modelo. Mas escolheu que fosse. Logo, é uma doutrina cristã.
A Trindade é apenas um dos dogmas. Convence a uns e não convence a outros. Tive parentes e conhecidos kardecistas toda a vida, que aceitavam ( ou não negavam , pelo menos ) a Santíssima Trindade. Outros simplesmente não se incomodam com ela. O máximo que se pode pensar sobre isto ( e é genuíno, visto que faz parte da fé de muitos espiritas) é que a DE não se encerra no que está escrito ( ou no que interpretam uns e outros, segundo suas crenças íntimas). O espititismo, assim como o catolicismo. é muito mais "versátil", maleável e relativo do que muitos querem.
Nem adianta ficarem se digladiando católicos e espíritas, ou espíritas e macumbeiros em geral. Uns e outros demonstram relação íntima em seus dogmas. O resto é julgamento pessoal. Muita gente que frequenta centro espírito dá fugidas em casas de pai de santo, e muito católico toma passe.
Apo escreveu:E como assim A MORAL? O que é moral e no que a DE não concorda com o Cristo da Bíblia judaico cristã?
Procure no dicionário ou enciclopédia a definição de moral.
Bah. Nem vou comentar.
No caso em questão a moral cristã resume-se em proceder para com o próximo da mesma forma que desejamos que este proceda conosco. Entretanto, a moral cristã está alicerçada na relação com Deus. Ou seja, se praticarmos o Bem, Deus nos recompensará; se praticarmos ou mal, Deus nos castigará. E, é claro, as coisas ficam muito plásticas por aqui.
Se uns caras estão putos da vida e com muito tesão e catam uma menina de 6 anos, a estupram, torturam-na e finalmente a queimam viva, de acordo com a moral cristã eles praticaram o mal e deverão ser castigados pelos Deuses dos Cristãos por isso. Mas se OS MESMOS caras praticarem as MESMAS coisas contra a MESMA menina, mas estão fazendo isso por castigo por ela ter sido acusada de ser uma bruxa, agora estão praticando o bem e serão recompensados pelos MESMOS Deuses cristãos por isso.
Mas tal moral não é aceita pelo Espiritismo. Nele NÃO HÁ SAÍDA, não temos um Deus bravo e furioso para nos castigar, nem um generoso distribuidor de graças para seus bajuladores. No Espiritismo estamos uns diante dos outros. Quando praticamos o mal contra alguém, enfrentaremos SEMPRE as consequências.
EIN? Quem dita as coisas é sempre Deus. E que história é sempre uns diante dos outros? Mais determinista e moralista do que a DE é impossível. E mais, quando praticamos o mal estamos apenas cumprindo alguma missão de resgate. Para as duas partes, o agressor e a vítima. Papo furado isto, ein?
Não tem como escapar. A DE é cheia de furos e vocês sofrem de duplipensar. Quando afirmam uma coisa, estariam, em tese, excluindo outra contraditória. Mas acabam por concordar com ela, pois não tem como excluir.
O próprio livre arbítrio empaca na quitação, que deve ser aceita ou vai ficar na conta do "pendura".
A questão de Deus brabo ( bravo é de bravura) ou distribuidor de graças, acaba agindo por detrás dos panos, visto que a tal evolução espiritual reivindicada como "razão" para a vida terrena ( uma bobagem sem tamanho) é obra deste mesmo Deus também. Só que a DE livrou Deus do processo e resolveu que somos uma comunidade que independe da vontade dele. Ora, isto não faz sentido algum! Se Deus criou tudo e está presente no processo, deve haver a mão dele determinando porque tem que ser aqui na Terra, porque existe a necessidade de "evolução", porque tem que ser assim e não assado.
Mas façam de conta que Deus não é relevante. Fixem nos papéis ( carregados de culpa ) do agressor e da vítima. Como se a vida se encerrasse, assim como no catolicismo, em dor e plenitude, culpa e libertação, missão e dever, medo e enfrentamento ou fuga. Tudo está intimamente ligado. Mas cada religião se acha mais sábia que a outra. Afe...
Apo escreveu:O texto é bem claro para bom entendedor: esta moral é no sentido de ensinamento. Logo, a DE se pauta pela palavra ensinada por Cristo.
O que não é o bastante para fazer dele Cristianismo, pois como já disse, tal moral é uma relação COM OS DEUSES CRISTÃOS. No Espiritismo ela é uma relação entre espíritos encarnados ou não. Por isso o Espiritismo não pode ser Cristianismo.
Bot, Cristianismo é o desenvolvimento e aceitação da existência de Cristo, de uma forma ou de outra. Cada religião enfia Cristo onde e como melhor lhe aprouver. Kardec o aceitou como ser fornecedor de valores morais. Logo, não adianta negar que a DE é cristã.