Notícias sobre a inexistência de Deus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Vá estudar! »

Notícias sobre a inexistência de Deus

Imagem Eugênio Bucci

Uma notícia bombástica, que circulou há poucos dias, passou sem maior estardalhaço: Deus não existe. Ou, para sermos um pouco mais precisos, Deus existe apenas dentro da cabeça dos humanos. O autor da descoberta, o português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, foi categórico na entrevista que concedeu por e-mail a Ubiratan Brasil, publicada no Caderno2 de sábado passado: “Deus não existe fora da cabeça das pessoas que nele creem. Pessoalmente, não tenho nenhuma conta a ajustar com uma entidade que durante a eternidade anterior ao aparecimento do universo nada tinha feito (pelo menos não consta) e que depois decidiu sumir-se não se sabe para onde. O cérebro humano é um grande criador de absurdos. E Deus é o maior deles.”

De passagem pela Itália, na semana passada, Saramago aproveitou para provocar um pouco mais: “Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que jamais viu, com o qual nunca se sentou a tomar um café, demonstra apenas o absoluto cinismo intelectual da personagem.”

Ora, pois. Como bem observou o jornalista Luís Antônio Giron, na revista Época desta semana, “nada mais lucrativo que irritar sacerdotes. É um hábito arraigado de Saramago, intelectual português de 86 anos que professa a fé marxista desde quase bebê”. No mais, os jornais e as revistas não dedicaram espaços exagerados à polêmica, no que têm suas razões. Afinal, essa informação sobre a inexistência de Deus tem um quê de coisa velha, artificialmente requentada. Tem sempre esse sabor de revelação bombástica, mas não é a primeira vez que aparece. Nem a segunda. No dia 8 de abril de 1966, a revista Time circulou com uma capa histórica. Sobre fundo negro, vinha estampada a pergunta perturbadora: Deus está morto?

Não consta que o semanário americano tenha oferecido a seus leitores uma resposta conclusiva. A questão ficou em aberto – mas, já naquela época, era antiga. O filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) já se tinha ocupado do assunto bem antes da Time: “Deus morreu! Deus continua morto! E nós o matamos!” E muito antes dele, na Grécia antiga, outro filósofo, Epicuro (século 3.º antes de Cristo, Cristo este que não teve a existência contestada pelo escritor), ensinara que os átomos de que os deuses são feitos não se confundem nem se misturam com os átomos que nos constituem a nós, humanos. Certamente, os átomos de que falavam os gregos não eram exatamente esses com que lidamos hoje nos laboratórios, mas a ideia continua válida: os deuses (ou “o” Deus, como querem os monoteístas) não pertencem ao nosso domínio, não temos como alcançá-los, nem deveríamos perder tempo com essas veleidades. Epicuro pregava que os deuses não se incomodam conosco, nem um pouco. Se existem, habitam outra dimensão, bem longe do nosso mundo.

Saramago não
anuncia novidade
alguma, tem um
quê de coisa velha


Sendo assim, a imprensa, que vive de descortinar novidades, tem suas fundamentações para esnobar Saramago: ele não anuncia novidade alguma. A notícia que ele proclama é de anteontem. Mesmo as religiões, que falam em nome de Deus, sem, no entanto, provar cientificamente sua existência, já não desfrutam o prestígio que um dia experimentaram. Há dois anos saiu no Brasil um livro de Richard Dawkins, Deus, um Delírio (Companhia das Letras, 2007), que repassa argumentos, não de todo novos, sobre os males causados pelas religiões, como os massacres cometidos sob justificativas supostamente divinas. Diante de tantas atrocidades, não é difícil concluir que o fanatismo é o próprio Satã encarnado sobre a Terra. A propósito, acaba sendo injusto, sumamente injusto, ou melhor, demoniacamente injusto, atribuir a Deus a culpa por torturas e genocídios praticados por gente de carne e osso. Se ele, como postulam Saramago e Dawkins, não existe, como poderia ser culpado?

No fim das contas, a afirmação do autor português só tem um problema. Ao dizer que Deus só existe na cabeça daqueles que nele creem, ele acaba caindo em contradição. Pense bem o leitor: o que é que existe de fato fora da cabeça das pessoas? A literatura, por acaso? Ora, a literatura só existe dentro da cultura e da linguagem - e a cabeça das pessoas não é feita de outra matéria que não os signos da linguagem (os pretensos materialistas que se insurgem contra isso não se deram conta, ainda, de que os signos são matéria). Isso quer dizer que a literatura também só existe na cabeça das pessoas – não há de ser nas estantes das bibliotecas que ela existe.

No mais, tudo aquilo que a ciência descreve e explica, igualmente, só vai adquirir sentido na cabeça das pessoas. Onde mais? Nessa perspectiva, as coisas todas, boas ou más, concretas ou abstratas, só ganham existência no nosso repertório quando a elas damos nomes. O resto está fora da linguagem e, quanto ao que está fora da linguagem, o que sabemos de fato existir ou inexistir? Nem mesmo o verbo existir, nem ele, existe fora da linguagem. E nem Saramago. Isso mesmo: nem Saramago. Também ele existe na cabeça das pessoas, e só aí sobreviverá por algum tempo, depois que seu corpo desaparecer. Se dele, Saramago, apenas o corpo existir, pobre Saramago. A cabeça das pessoas, enfim, é um bom lugar para se existir. Às vezes, é o único.

Estamos, portanto, de volta ao ponto de partida. Deus existe? Para tomar café com o papa, é bem provável que não. Mesmo assim, uma autoridade eclesiástica, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, achou por bem passar um pito em seu conterrâneo: “Um escritor da craveira de José Saramago deveria ir por um caminho mais sério.” Talvez a ele, Morujão, pudéssemos dizer: um sacerdote deveria ir por um caminho mais tolerante. O que pouco importa. Essa pendenga toda não vale uma Igreja. Não vale sequer um Nobel. Mas bem que valeu um artigo. ●

Eugênio Bucci é professor-doutor da ECA-USP

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO/Espaço Aberto, Quinta-feira, 22/10/2009, Página A2 [http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091022/not_imp454539,0.php].

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Dick »

"...acaba sendo injusto, sumamente injusto, ou melhor, demoniacamente injusto, atribuir a Deus a culpa por torturas e genocídios praticados por gente de carne e osso. Se ele, como postulam Saramago e Dawkins, não existe, como poderia ser culpado?"

Quando ateus dizem que deus é culpado por algo, é (deveria ser) evidente que se trata de uma afirmação retórica. Má fé ou inocência deste Bucci.

"Pense bem o leitor: o que é que existe de fato fora da cabeça das pessoas? A literatura, por acaso? Ora, a literatura só existe dentro da cultura e da linguagem - e a cabeça das pessoas não é feita de outra matéria que não os signos da linguagem (os pretensos materialistas que se insurgem contra isso não se deram conta, ainda, de que os signos são matéria). Isso quer dizer que a literatura também só existe na cabeça das pessoas."

"...o que sabemos de fato existir ou inexistir? Nem mesmo o verbo existir, nem ele, existe fora da linguagem. E nem Saramago. Isso mesmo: nem Saramago. Também ele existe na cabeça das pessoas, e só aí sobreviverá por algum tempo, depois que seu corpo desaparecer."

Filosofia existencialista inócua e barata. Assim toda nossa ciência e conhecimento se resumiria a antropoforfismos subjetivos. É uma epistemologia muito pessimista. Podemos, sim, metodologicamente trabalhar com uma realidade objetiva, seja nos modos do chamado mundo 3, de Karl Popper, seja nos modos da desigualdade de Bell, que atesta não propriamente uma realidade totalizante, mas uma realidade relativa entre dois objetos quaisquer, ou seja nos modos de uma simples e imprescindível heurística para os modos de produção do conhecimento.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Apo »

Nem merece resposta. Que sujeito burro. Conseguiu ficar abaixo do QI médio demonstrado pelos crentes quando discursam. Zero pra ele.
Editado pela última vez por Apo em 22 Out 2009, 15:12, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Apo »

Aliás...é este naipe de professores que temos na famosa e aclamada USP?

Tem mais é que ser gari mesmo. Agora entendi tudo.
Imagem

Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Vá estudar! »

Despeitos e mais despeitos. "Quem não tem Deus tem ídolos!" :emoticon17:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Despeitos e mais despeitos. "Quem não tem Deus tem ídolos!" :emoticon17:

Melhor ter um ídolo real do que um imaginário, explorador, maquiavélico, sádico e sanguinário.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Neuromancer »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Despeitos e mais despeitos. "Quem não tem Deus tem ídolos!" :emoticon17:

Desafio básico.
Prove aqui que cada um do fórum tem pelo menos um ídolo.
Se você provar eu aceito o seu deus. Mas se você não provar, você retira o que disse?
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
APODman
Mensagens: 4237
Registrado em: 24 Out 2005, 16:31

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por APODman »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Despeitos e mais despeitos. "Quem não tem Deus tem ídolos!" :emoticon17:



Como o Quevedo por exemplo ?

Turatti é ateu em seus próprios termos.


[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Despeitos e mais despeitos. "Quem não tem Deus tem ídolos!" :emoticon17:

Qual deus? Serve qualquer um?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Apo »

Despeito? Despeito de quê?

E que ídolos? Cite um, Turatti. Vamos ver se tenho figurinha no meu álbum.

Cada coisa. Pensei que o Turatti fosse menos clichê...
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Despeito? Despeito de quê?

E que ídolos? Cite um, Turatti. Vamos ver se tenho figurinha no meu álbum.

Cada coisa. Pensei que o Turatti fosse menos clichê...

Turatti é muito BREGA isso sim.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Vá estudar! »

Ídolo(s) pode(m) ser um(a) amigo(a), namorada(o), esposa(o), artista, escritor(a), professor(a), cineasta... e daí vai. Pode ser entendido como alimentos em excesso, muito prejudiciais, dos quais muitos são verdadeiros escravos, como doces, sorvetes, churrascadas... e daí vai. Pode ser por vícios em bebidas e mais bebidas, drogas... e daí vai. Resumindo: ira, gula, inveja, orgulho, avareza, preguiça e luxúria. Qual suposto ateu não sofre disso, muito mais descontroladamente, do que um homem ou uma mulher de Deus? Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir! Temos de zelar pela saúde, sentimentos, contrôle sobre nós mesmos... e daí vai. É isso. :emoticon14:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Ídolo(s) pode(m) ser alimentos em excesso, muito prejudiciais, dos quais muitos são verdadeiros escravos, como doces, sorvetes, churrascadas... e daí vai. Pode ser por vícios em bebidas e mais bebidas, drogas... e daí vai. Resumindo: ira, gula, inveja, orgulho, avareza, preguiça e luxúria. Qual suposto ateu não sofre disso, muito mais descontroladamente, do que um homem ou uma mulher de Deus? Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir! Temos de zelar pela saúde, sentimentos, contrôle sobre nós mesmos... e daí vai. É isso. :emoticon14:


Continuando: Santos, santas, bibelôs vendidos na ICAR, amuletos vendidos na ICAR, estatuetas milagrosas vendidas na ICAR, cruzes *não, não disse cruses!) venidas na ICAR, enfim, TUDO AQUILO QUE A ICAR OFERECE.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Qual suposto ateu não sofre disso, muito mais descontroladamente, do que um homem ou uma mulher de Deus? Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir! Temos de zelar pela saúde, sentimentos, contrôle sobre nós mesmos... e daí vai. É isso. :emoticon14:

Os padres pedófilos são um bom exemplo disto.
Se auto-flagelar ou usar cilício é cuidar da saúde?
Preocupar-se mais com uma suposta vida após a morte que com esta vida atual, real e palpável, não seria anti-natural?

Aliás, você tem alguma estatística sobre o que afirma? Ou é apenas a vontade de acreditar?
Johnny escreveu:Continuando: Santos, santas, bibelôs vendidos na ICAR, amuletos vendidos na ICAR, estatuetas milagrosas vendidas na ICAR, cruzes *não, não disse cruses!) venidas na ICAR, enfim, TUDO AQUILO QUE A ICAR OFERECE.

Poções mágicas como água benta ou amuletos como escapulários com fragmentos de roupa, cabelo, osso ou coisa assim de supostos "santos".
Ou medalhinhas ridículas que "fecham o corpo" porque foram benzidas por algum clérigo.

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por zumbi filosófico »

"Senhor Deus, se quer que eu coma essa rosquinha, por favor, não se manifeste... ...seu desejo será atendido" - Homer Simpson
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Ou medalhinhas ridículas que "fecham o corpo" porque foram benzidas por algum clérigo.

E o maior engôdo de todos os tempos: O SANTO SUDÁRIO
Editado pela última vez por Johnny em 24 Out 2009, 14:45, em um total de 1 vez.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por spink »

li por ai que no mito do cristo existe uma incoerência . não se retirava o condenado da cruz, ou seja, o infeliz apodrecia na mesma.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Apo »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Ídolo(s) pode(m) ser um(a) amigo(a), namorada(o), esposa(o), artista, escritor(a), professor(a), cineasta... e daí vai. Pode ser entendido como alimentos em excesso, muito prejudiciais, dos quais muitos são verdadeiros escravos, como doces, sorvetes, churrascadas... e daí vai. Pode ser por vícios em bebidas e mais bebidas, drogas... e daí vai. Resumindo: ira, gula, inveja, orgulho, avareza, preguiça e luxúria. Qual suposto ateu não sofre disso, muito mais descontroladamente, do que um homem ou uma mulher de Deus? Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir! Temos de zelar pela saúde, sentimentos, contrôle sobre nós mesmos... e daí vai. É isso. :emoticon14:


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Meu marido e minha filha são meus ídolos!!!! Chocolate, viajar e rock também! Sofrer? Como assim???
Mais do que qualquer seguidor de Deus? Você é maluco, Turatti? Nada é mais pervertido e aprisionador do que seguir doutrinas, mandamentos e dogmas de uma única fonte e ainda por cima invisível, muda e chicote sempre na mão! Tá doido...
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Apo »

Turatti escreveu: Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir!


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ÉÉÉÉÉÉÉ, GENTE!!!! VAMOS ESTUDAR!!!!!
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Lúcifer »

spink escreveu:li por ai que no mito do cristo existe uma incoerência . não se retirava o condenado da cruz, ou seja, o infeliz apodrecia na mesma.


Humm, esse caso do apodrecimento, acredito que era uma pratica somente usada em tempo de guerra para amedrontar o inimigo quando chegasse nas cercanias do país que fossem invadir. Sabe como é...pegar o inimigo capturado e crucifica-lo na beira de estradas como um aviso.

No caso de ladrões, ou outros tipos de condenações, era sim retirado o corpo da cruz. Senão teríamos muitas evidencias por aí. Creio eu.
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Lúcifer »

D U P L I C A D O ! !
Imagem

Avatar do usuário
Vá estudar!
Mensagens: 1142
Registrado em: 31 Out 2005, 20:50
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Vá estudar! »

Não adianta espernearem... Vocês não conseguem me ofender, porque tenho a Deus! Tenho dó de vocês, supostos ateus. Só espero que ao morrer algum familiar de vocês não corram para um centro espírita, lá com o Bobotânico, para falar com o dito cujo, hein... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Não adianta espernearem... Vocês não conseguem me ofender, porque tenho a Deus! Tenho dó de vocês, supostos ateus. Só espero que ao morrer algum familiar de vocês não corram para um centro espírita, lá com o Bobotânico, para falar com o dito cujo, hein... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Já morreram muitos e ainda não senti essa necessidade.
Não projete suas inseguranças e angústias nos outros.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Johnny »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Não adianta espernearem... Vocês não conseguem me ofender, porque tenho a Deus! Tenho dó de vocês, supostos ateus. Só espero que ao morrer algum familiar de vocês não corram para um centro espírita, lá com o Bobotânico, para falar com o dito cujo, hein... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Típicas ameaças inócuas de uma pessoa deseperada.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Notícias sobre a inexistência de Deus

Mensagem por Acauan »

Luiz Roberto Turatti escreveu:Ídolo(s) pode(m) ser um(a) amigo(a), namorada(o), esposa(o), artista, escritor(a), professor(a), cineasta... e daí vai. Pode ser entendido como alimentos em excesso, muito prejudiciais, dos quais muitos são verdadeiros escravos, como doces, sorvetes, churrascadas... e daí vai. Pode ser por vícios em bebidas e mais bebidas, drogas... e daí vai. Resumindo: ira, gula, inveja, orgulho, avareza, preguiça e luxúria. Qual suposto ateu não sofre disso, muito mais descontroladamente, do que um homem ou uma mulher de Deus? Temos disciplina! Sabemos até onde podemos ir! Temos de zelar pela saúde, sentimentos, contrôle sobre nós mesmos... e daí vai. É isso. :emoticon14:


Esta gente é ridícula.

Em uma população em que a esmagadora maioria é religiosa, basta olhar em torno para se ter um monumento à hipcrisia dos que se autointitulam santos.

E tem disciplina?
Como lembrou o Fernando, tão aí as dezenas de milhares de casos de pedofilia na Igreja dizendo o contrário.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado