IRMÃ DE FIDEL ERA AGENTE DA CIA!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

IRMÃ DE FIDEL ERA AGENTE DA CIA!

Mensagem por Apo »

Esta é das minhas! Vai entrar praquela listinha de mulheres famosas.

Podem chamar de traidora, de desnaturada, de golpista, do que quiserem.

Tinha que ser uma mulher pra ferrar com aquele FDP!

Imagem

IRMÃ DE FIDEL CASTRO COLABOROU COM A CIA

Durante mais de três décadas, Juanita Castro geria discretamente uma farmácia em Miami, e poucos já tinham ouvido falar dela. Mas a sua história tinha tudo para dar nas vistas. E deu, agora que foi publicada numa autobiografia: a irmã de Fidel e Raúl Castro foi agente da CIA em Havana de 1961 a 1964, anos de alta tensão entre Cuba e os Estados Unidos.

Há muito que a família Castro está separada, com Juanita, a quinta de sete irmãos, a viver em Miami, nos EUA. Foi lá que deu uma entrevista ao canal Univision 23, na véspera de lançarFidel e Raúl, Meus Irmãos. A história secreta, publicando, como o próprio título indica, episódios desconhecidos da sua relação com o regime. E nas revelações feitas durante a entrevista (conduzida pela jornalista María Antonieta Collins, que a ajudou na redacção do livro) Juanita falou da sua cooperação com o arqui-rival de Fidel, a CIA, que por 638 vezes tentou assassinar o líder cubano.

Já era sabido que Fidel e Raúl, o actual Presidente, tinham uma irmã dissidente. Agora, a própria Juanita vem iluminar algumas partes da sua oposição activa ao regime, que chegou a apoiar - recolheu fundos para ajudar a guerrilha liderada por Fidel a derrubar a ditadura de Fulgencio Batista e, no ano que se seguiu à vitória da revolução cubana de 1959, ficou encarregue de gerir um hospital. Mas à medida que o regime comunista de Fidel se ia impondo e aproximando da União Soviética, e que os fuzilamentos e as detenções passavam de rumores a factos conhecidos, Juanita ia perdendo as esperanças de ver um Governo democrático em Havana.

"Comecei a ficar desencantada quando vi tanta injustiça. Disse: "Isto não é possível, eles estão enganados, alguém aqui está a fazer as coisas mal"", adiantou. "Havia a tendência para atribuir as culpas aos subalternos, mas as ordens vinham de cima, de Fidel, de Che [Guevara], de Raúl."

E quanto mais Juanita denunciava a "traição aos princípios democráticos", mais a distância entre os irmãos ia crescendo, até romperem relações, até Juanita aceitar esconder gente na casa de hóspedes da qual era proprietária. Às vezes pedia ajuda à mãe, Lina Ruz Gonzalez, que "fazia o que tinha que fazer, sobretudo recorrendo a Raúl, porque ele sempre foi mais generoso com ela".

Até que um dia, alguém - cuja identidade não foi revelada na entrevista - que fora próximo dos irmãos chegou com uma proposta inesperada. "Trazia um convite da CIA. Queriam falar comigo porque tinham coisas interessantes a dizer-me e coisas interessantes a pedir-me, [perguntaram] se eu estava disposta a correr esse risco. Fiquei meio chocada, mas mesmo assim disse-lhes que sim."

Pode ser que venham ainda a lume os pormenores deste contacto, que durou três anos, porque da entrevista não se ficou a saber se Juanita teve algum envolvimento em episódios como a invasão da Baía dos Porcos em 1961 (quando a CIA tenta invadir Cuba para derrubar o regime) ou a crise dos mísseis de 1962 (quando a URSS colocou mísseis soviéticos na ilha).

A última vez que Juanita falou com Fidel foi em 1963, quando a mãe morreu com um ataque cardíaco. E com Raúl foi no ano seguinte, na véspera de partir para o exílio, que começou no México e terminou em Miami.

Em 2006, afirmou a um jornalista: "A minha vida não é excepcional. É verdade que sou irmã do ditador, mas muitas outras famílias se separaram entre apoiantes e críticos do regime. Ele é meu irmão, é só isso."

http://www.publico.clix.pt/Mundo/irma-d ... ia_1407017
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: IRMÃ DE FIDEL ERA AGENTE DA CIA!

Mensagem por Apo »

:emoticon23:
Imagem

Trancado