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CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 02 Nov 2009, 20:02
por Dick
Após tantos questionamentos sobre a má qualidade do ensino básico, a bola da vez é a má qualidade do ensino superior no Brasil.
Um dos reflexos dessa situação calamitosa nas faculdades é o baixo nível de aprendizagem e do fracasso no ensino nas escolas de ensino fundamental e médio. Nossos alunos pouco ou nada aprendem na escola, esta é a verdade.
E os professores acham que fazem um bom trabalho, os pais também aprovam o trabalho dos professores, conforme divulgou a Revista Veja, no início de setembro.
Claro que os professores têm sua percepção medida pelos olhos a que foram acostumados a ver, ou seja, se eles saem capengas da faculdade, se praticam como aprenderam, o resultado só pode ser um ensino abaixo da realidade mundial.
Nas faculdades de nossa região e pelo que tenho ido contato (graças ao site do JE, acessado por educadores de todo o Brasil), do país afora, proliferam cursos sem a mínima base de funcionamento, sem a menor qualidade ou ao menos preocupação com o conteúdo ensinado, com a formação e o perfil do egresso destes cursos.
Para piorar a situação, as faculdades estão investindo pesado no EAD, o Ensino a Distância, na lotação das salas de aula, a diminuição do tempo de curso, principalmente nas faculdades que formam professores e pedagogos.
Nada contra o Ensino a Distância. Funciona, quando se tem um forte órgão fiscalizador por trás, quando se tem um ensino médio de alta qualidade “acostumando” o aluno a exigir mais, a estudar em casa, a ler, a buscar subsídios para pesquisa e formação profissional adequadas.
Quando temos um ensino médio (iniciais minúsculas mesmo; não merece destaque ainda!) tão fraco, quando temos procura por cursos superiores por alunos sem base, faculdades sem supervisão, visando o lucro e o menor custo, o EAD torna-se um desastre!
Estamos formando pedagogos aos montes, milhares de matemáticos e professores de línguas que nunca estiveram em uma universidade, nem inseridos em pesquisas acadêmicas que facilitem a compreensão do desenvolvimento e da cognição nas etapas vivenciadas pela criança, gente que fica sem o preparo e sem a vivência que a troca de experiências de vários professores de uma sala de aula pelos quatro anos de uma faculdade proporciona.
Se já nas faculdades tradicionais o nível dos cursos de licenciatura é paupérrimo, se na modalidade presencial há urgência na reforma da cabeça da maioria dos mestres e doutores, imagine o que virá com educadores oriundos do EAD? Claro: concursos filtram os melhores (teoricamente), o mercado seleciona... Será?
Mas... Por que justamente nos cursos de licenciatura? Naquelas que formam professores e pedagogos? Por que justamente no momento que o país enfrenta uma séria crise na Educação?
Por que então os melhores cursos, os mais concorridos, os escolhidos para dar continuidade na qualidade de vida de nossas classes abastadas, como Medicina, Direito, Odontologia não fazemos cursos à distância também?
Imagine um chat, um fórum sobre o metabolismo da Formação Reticular... Sobre técnicas de micro-cirurgia neurológica: alunos audazes questionando um monitor que pede pela Virgem de Guadalupe pelo Mestre...
Garanto: o Brasil inteiro reclamaria: Por que nos revoltamos com hospitais sujos, lotados e sem médicos e não nos revoltamos assim com nossas escolas quebradas, sujas, lotadas e com ensino sem qualidade?
O Brasil ainda não percebeu que quando o médico erra, mata ou incapacita um paciente por vez. Um dentista inepto destrói a boca de um por vez. Um professor mal preparado acaba aniquilando a vida de dezenas de estudantes a cada aula, a cada entrada de sala, dependendo do conteúdo e do preparo.
Um mal preparo docente faz com que os estudantes carreguem consigo por muitos anos uma visão parca de mundo, uma condição de submissão às desigualdades sociais e profissionais que o farão, no máximo, sobreviver. Equivale ou se torna pior que erros médico.
Estes carregam marcas visíveis no corpo; os mal-ensinados levam cicatrizes da má-formação na sociedade, proliferam falsos saberes e má-qualidade a todos que o rodeiam.
Então se o estrago é menor na Medicina, na Odontologia, na Engenharia ou no Direito, façamos estes cursos à distância. Educador se faz na sala, aprendendo a ensinar e a receber por meritocracia, por resultado obtido.
Nenhuma profissão sobrevive sem QUALIDADE. E isto só se obtém por seu ESFORÇO e da EXIGÊNCIA DA QUALIDADE no que é ensinado e DA FORMA QUE SE ENSINA!
Eis o desafio da nova geração: exigir e oferecer qualidade na relação ensino-aprendizagem. Ou lute para que tudo fique de qualquer jeito, tal Medicina à distância.



Fonte: http://www.jornaldaeducacao.inf.br/inde ... &Itemid=65

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 03 Nov 2009, 06:35
por Fernando Silva
À distância ou não, o problema é que os alunos apenas decoram as lições, mas não sabem aplicar nada à vida real, como mostra este tópico:

viewtopic.php?f=1&t=20090

Eles não partem dos fatos para definir as leis, eles apenas decoram as leis e teorias sem saber quais são os fatos.

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 03 Nov 2009, 07:18
por Johnny
Fernando Silva escreveu:À distância ou não, o problema é que os alunos apenas decoram as lições, mas não sabem aplicar nada à vida real, como mostra este tópico:

viewtopic.php?f=1&t=20090

Eles não partem dos fatos para definir as leis, eles apenas decoram as leis e teorias sem saber quais são os fatos.

Acho que deveria ser obrigatório um estágio com avaliação de 2900 horas. Na minha época tinha, eram 300 horas mas tinha.

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 03 Nov 2009, 12:12
por Dick
Fernando Silva escreveu:À distância ou não, o problema é que os alunos apenas decoram as lições, mas não sabem aplicar nada à vida real, como mostra este tópico:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=20090

Eles não partem dos fatos para definir as leis, eles apenas decoram as leis e teorias sem saber quais são os fatos.


Pois é... o R. Feynman tinha este grande defeito: ele falava a verdade, sem eufemismos. Boa lembrança, a desse texto. O Feynman coloca isso em seu livro:

Imagem

Mostra como o desinteresse generalizado pela educação é algo antigo, no Brasil. O texto que postei acerta em cheio em relação à preocupação com as licenciaturas, que abrem aos montes por aí para dar conta de um contingente de alunos já coitados pela educação básica (lembrar: "coitado" - submetido ao coito). E permanecerão assim. Já trabalhei no ensino fundamental e médio públicos e é fácil constatar que o aluno já chega falido no ensino médio. Daí fica o dilema literalmente intransponível: se trabalhamos com o cronograma que é para ser trabalhado no ensino médio com estes alunos, então não há cristo que seja aprovado. Simplesmente não existe base para isso. E, se facilitamos para que consigam se formar, a qualidade final será tal que os impossibilita qualquer concorrência com quem fez um ensino médio decente. De um modo ou de outro, o ensino médio é uma etapa que forma probres alunos já falidos. Dá pena... lá estou eu tentando mostrar como determinar o coeficiente de dilatação de uma substância qualquer, e o aluno não tem a mínima idéia do que é uma equação (que ele deveria ter aprendido, no máximo, no atual sétimo ano do ensino fundamental).

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 03 Nov 2009, 17:21
por Apo
Deve ter aplicação prática, sim. O candidato se inscreve e 2 dias depois enviam por SEDEX um cadáver para aulas de anatomia. Só precisa ter uma geladeira. Mas isto qualquer brasileiro que se preze tem.

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 03 Nov 2009, 17:39
por Apo
Esta proposta/solução para o problema do ensino, que aconselha aos alunos exigirem qualidade, é tiro n'água. Por um conjunto simples de motivos: a maior parte das vezes não se tem escolha, não se tem opções para comparar, e principalmente porque o aluno não sabe que aquilo não é suficientemente bom antes de se matricular, de cursar, de ficar de certa forma aprisionado no sistema. Pode ouvir opiniões ( que nunca são consenso ou não estão no padrão que ele imagina), pode comparar currículos ( mas nenhum currículo garante qualidade e corpo docente), pode trocar de escola e assim perder meses e anos nesta busca, pode até processar um estabelecimento negligente. Mas é como a conversa do votar consciente: só se sabe a fria em que se meteu depois que já está com a dignidade mutilada.
Não há supervisão suficiente, não há padrão e nem é a excelência que conta num país que conta vantagem de ter números apenas nas estatísticas e muito marketing que vende serviço ruim com vantagens e diferenciais pretensamente superiores. É tudo feito para dar a sensação de que estamos melhorando, que estamos nos desenvolvendo, que nossos jovens estão cada vez mais gabaritados para um mercado de trabalho em expansão blablabla. Tudo mentira e sabemos todos os motivos deste circo.

É cada um por si com as armas que tem. Quem pode, pode. Quem não pode, chore na cama, que é lugar quente ( como dizia minha avó).


Agora, estes que procuram cursos superiores de esquina, cursos à distância de origem duvidosa ou graduações em apenas 2 anos...tem mais é que se ferrar. Não dêem emprego para esta gente. Já chega o mal que fazem ao mercado como um todo.

Re: CURSE MEDICINA A DISTÂNCIA!

Enviado: 07 Nov 2009, 14:54
por Deise Garcia
Apo escreveu:Deve ter aplicação prática, sim. O candidato se inscreve e 2 dias depois enviam por SEDEX um cadáver para aulas de anatomia. Só precisa ter uma geladeira. Mas isto qualquer brasileiro que se preze tem.


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