Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »




Imagem



PORTO ALEGRE - A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul decidiu, em sessão realizada nesta quarta-feira, não haver motivos para que fosse determinado novo julgamento no caso em que uma carta psicografada foi apresentada entre as provas da defesa. Dessa forma, passa valer o entendimento de que cartas escritas por médiuns podem ser adotadas como prova no Tribunal de Justiça gaúcho.

O Ministério Público e a assistência da acusação recorreram da absolvição de Iara Marques Barcelos pelo Tribunal do Júri de Viamão. Durante o julgamento, ocorrido em maio de 2006, foi apresentada como prova a favor da ré uma carta psicografada. Para os julgadores, não há elementos no processo para concluir que o julgamento do Tribunal do Júri foi absolutamente contrário às provas dos autos, devendo ser mantida a decisão que absolveu Iara.

Iara foi acusada de ser a mandante de um crime, em 2003. O tabelião Ercy da Silva Cardoso morreu atingido por disparos de arma de fogo. Iara Marques Barcelos e Leandro da Rocha Almeida foram acusados como autores do fato. Leandro foi condenado pelo crime em processo que correu separado na Justiça.

O advogado de Iara, Lúcio de Constantino, disse que entre os documentos que foram entregues aos integrantes do júri popular pela defesa estava a carta psicografada, escrita por um médium de um centro espírita. A carta teria sido ditada pelo próprio Ercy e não indica quem seria o autor dos disparos, mas daria a entender que Iara era inocente. De acordo com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, a psicografia é uma ciência reconhecida e pode ter valor jurídico.



A Apo vai ficar uma arara ... cuspindo marimbondo africano ... :emoticon12:



http://oglobo.globo.com/cidades/mat/200 ... 713036.asp






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Fernando Silva »

De acordo com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, a psicografia é uma ciência reconhecida e pode ter valor jurídico.

A psicografia nem é reconhecida e nem tem valor jurídico.
Já cartas ditas psicografadas podem ser levadas em conta numa investigação.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



Fernando Silva escreveu:
De acordo com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul, a psicografia é uma ciência reconhecida e pode ter valor jurídico.

A psicografia nem é reconhecida e nem tem valor jurídico.
Já cartas ditas psicografadas podem ser levadas em conta numa investigação.


Retirado de um Site de Advogados : Jus Navigandi - http://jus2.uol.com.br

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8941


Kátia de Souza Moura

Servidora Pública Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região em Salvador(BA), pós-graduanda em Processo Civil pela UNIFACS



"A prova constitui um dos assuntos mais interessantes e importantes do direito processual, seja civil, seja penal. Sujeita-se, inclusive, ao aparecimento de novas possibilidades de meios que traduzem a dinâmica do tema. Descobrir a verdade é algo tão instigante quanto o pensamento humano. Nessa questão, envolve-se a ciência com o ávido propósito de investigar e obter tais respostas. Os resultados passam a ser verdades científicas, posto que são tidos como provados.

É nesse campo de atuação – verdade – ciência – prova – que surge a psicografia como um meio de prova idôneo a ser utilizado nos meios jurídicos.

A intenção do presente estudo é apresentar a viabilidade da utilização da psicografia como meio de demonstração da veracidade de um fato argüido, sem o envolvimento de teorias religiosas. O cunho deste trabalho é absolutamente científico, embora, por vezes, em face de alguma abordagem relacionada ao tema, possa assim não parecer.


(...)


A ciência costuma ser o norte quando se trata da comprovação de fatos. Ela não é absoluta, porém dispõe de considerável grau de certeza que indica maior possibilidade de segurança na aferição dos fatos.

A ciência, porém, não fica estagnada. A cada dia são descobertas novas teses devidamente comprovadas. Atualmente, fala-se em física atômica, física nuclear, física quântica. Diz-se que a matéria não é mais algo impenetrável. Conceitos outros surgem e a evolução dá-se paulatinamente.

O Direito é uma ciência e como tal deve progredir. Aceitar novos métodos faz parte desse desenvolvimento. O Direito não é estático e também não pode sê-lo quando se pensa na adoção de meios de prova. Investigar para se chegar o mais próximo quanto possível da verdade real é a meta.


(...)


Definiu em linhas anteriores o que consistem verdade, prova, meios de prova e ciência. Nova temática será abordada a partir de então. Sem perder toda explanação pretérita e, vinculando-se ao tema proposto, abordar-se-á a questão das provas psicográficas.

Relembrando as palavras iniciais, o objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade da utilização de um determinado tipo de manifestação espírita – a psicografia - como meio de prova, sem, contudo, adentrar no aspecto religioso que daí poder-se-ia derivar o estudo. Para tanto, mister se fez a explicação daquilo que se considera ciência e a sua importância no Direito, mais especificamente.

Pergunta necessária para o prosseguimento dos argumentos defendidos é se o Espiritismo é uma ciência ou será apenas uma doutrina, uma religião?

Grandes nomes, tais como Camile Flamarion (astrônomo francês, importante cientista do final do século dezenove e início do século vinte), Paul Gabier (cientista da área da microbiologia, reconhecido como gênio por Pasteur), Charles Richet (fisiologista renomado internacionalmente, fundador da metapsíquica e descobridor da soroterapia), entre outros, desenvolveram estudos sobre o assunto. Citem-se, ainda, os trabalhos, de valor inestimável, de William Crookes a esse respeito.

O desconhecimento de tais estudos leva à total negação do Espiritismo como ciência, alegando os seus adversários que não há como provar o respectivo objeto. Ora, nem tudo aquilo impossível de se ver significa necessariamente que não exista. O professor Henrique Rodrigues (1985, p. 20) afirmou, a este propósito, em "A Ciência do Espírito", que "jamais alguém conseguiu mostrar a mecânica da física do pensamento". Aliás, ressalte-se que a preocupação da ciência se resume a três grandes questões: origens da vida, da mente e do universo.


(...)


Se os fatos da Metapsíquica ainda não bateram às portas do Tribunal, não deixam por isto de existir. Se não os conhecem os acadêmicos é porque a Ciência só lhes entra à força no entendimento. Se os ignoram as Academias é porque só percebem os fenômenos tardiamente. O progresso tem que abrir caminho através da rotina, da má-vontade, do preconceito, da ignorância, da fraqueza dos homens.

A circulação do sangue continuou sendo negada, ainda depois de Harvey; ainda depois de Pasteur as academias do mundo inteiro negavam os microorganismos, a ação patogênica dos micróbios; ainda depois de Édison e da apresentação de Du Moncel, elas negavam a existência do fonógrafo; ainda se negava e atacava a navegação a vapor depois de Papin e de Fluton; ainda se negava a existência dos corpos que compõem o ar, depois de Lavoisier; ainda se negava a fotografia depois de Niepce e Daguerre, como o galvanismo depois de Galvani, a rotação depois de Galileu, a termodinâmica depois de Joule e de Mayer, a teoria ondulatória da luz depois de Young e de Fresnel, a vacina depois de Janner [...]


(...)


Argumentos no sentido de que a psicografia, como meio de prova, pode levar a embustes são fáceis de serem vencidos. Afirmar a inexistência da ocorrência de fraude em qualquer outro meio de prova é impossível, situação claramente identificável em documentos falsos, testemunhas que faltam com a verdade em seus depoimentos, etc.


(...)


CONCLUSÃO

Embora não sendo possível alimentar as palavras defendidas neste trabalho com qualquer jurisprudência sobre o tema sugerido, cumpriu-se aqui a missão de mostrar a novel direção que deve ser seguida no campo da prova pelos aplicadores do Direito e pelos responsáveis na elaboração das leis.

Evidenciado ficou que a ciência já pode explicar determinados fenômenos antes considerados absurdo, por não serem compreendidos pelos normais sentidos humanos. Pesquisadores renomados e mencionados exaustivamente neste texto debruçaram-se horas e anos em cima dos aspectos relacionados à psicografia e puderam constatar a veracidade de sua ocorrência e da sua autenticidade.

Estreitando-se os laços dessa ciência com o Direito, demonstrou-se cabalmente a possibilidade do emprego da psicografia nas relações jurídicas, obtendo-se as seguintes conclusões:

a) Pode ser admitida como meio de prova, por fundar-se em critérios científicos, suficientemente solidificados.

b) Necessita de comprovação pela grafoscopia. Carlos Augusto Perandréa, é autor da obra "Psicografia à Luz da Grafoscopia". Esse trabalho meticuloso, realizado por um profissional cujo currículo valora imensamente os resultados de investigação, impõe a certeza da verificação dos documentos psicografados, podendo-lhes atestar autenticidade e autoria gráficas.

c) É meio de prova subsidiário ou não autônomo.

d) Não contraria o disposto no art. 332 do CPC, pois é meio :

- moralmente legítimo, por não infringir nenhum aspecto da moral.

- lícito, por não ser ilegítimo nem obtido de forma inidônea.

- hábil, por permitir a comprovação de determinados fatos, mesmo que, para tanto, necessite de contraprova de sua autenticidade através de outro meio admitido pelo Direito.

f) É prova atípica, por não se encontrar disposta no rol do Código de Processo Civil.

O desenvolvimento da ciência, portanto, levará, sem dúvida alguma, à aceitação geral, mais cedo ou mais tarde, da psicografia como meio de prova. Inicialmente, é preciso que os aplicadores do Direito abram suas mentes e visualizem essa real possibilidade, que, por ora, necessita de contraprova. Porém, quando, ao menos, tal situação começar a ocorrer de fato como deve ser, o mundo jurídico terá dado um passo no seu desenvolvimento e terá saído da escuridão do positivismo puro, assim como da negação típica dos ignorantes em relação ao avanço científico."









" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

Benetton escreveu:
Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:


Não fiquei uma arara ou possuída, sabe? Só fiquei triste.

Minha filha está num drama sem tamanho. Embora esteja para fazer vestibular para Direito, ela fica desmotivada porque terá que estudar e conviver com cabeças de vento durante o curso e depois, na vida profissional. Não quer ser apenas advogada, quer seguir carreira na magistratura. Mas ela acha profundamente frustrante um sistema maluco como o nosso, com obtusidades que ela não consegue aceitar. Puxou à mamãe e ao papai. Fazer o quê?
Editado pela última vez por Apo em 12 Nov 2009, 14:02, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

A mim parece que absolver - usando algo que não pode ser descartado porque não fere nada previsto ( não está previsto porque não passa pela cabeça de alguém razoável aceitar um prova metafísica), é bem mais fácil do condenar.

Quero ver se algum jurado tem peito e culhões pra mandar pra trás das grades um réu amparado em uma carta recebida do além.

Aliás, se um morto pode dizer que alguém não cometeu tal crime, por que não aproveita para dizer quem foi que cometeu? Zombeteiro, mesmo!

Mas quem assina a notícia? "MÉDIUM ESCREVEU"???

Ah tah. :emoticon4:
Imagem

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Zato-one »

Apo escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:


Não fiquei uma arara ou possuída, sabe? Só fiquei triste.

Minha filha está num drama sem tamanho. Embora esteja para fazer vestibular para Direito, ela fica desmotivada porque terá que estudar e conviver com cabeças de vento durante o curso e depois, na vida profissional. Não quer ser apenas advogado, quer seguir carreira na magistratura. Mas ela acha profundamente frustrante um sistema maluco como o nosso, com obtusidades que ela não consegue aceitar. Puxou à mamãe e ao papai. Fazer o quê?


Não se esqueça que quem faz as leis é o Legislativo. :emoticon5:
E sempre esqueço de perguntar ao professor de penal e processo penal a validade dessa coisa. Por que se for por isso, terá que alegar o Judiciário que a possessão demoníaca ou espiritual como justificativa de crimes, como válida, e assim a absolvição de acusados desses crimes.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

Zato-one escreveu:
Apo escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:


Não fiquei uma arara ou possuída, sabe? Só fiquei triste.

Minha filha está num drama sem tamanho. Embora esteja para fazer vestibular para Direito, ela fica desmotivada porque terá que estudar e conviver com cabeças de vento durante o curso e depois, na vida profissional. Não quer ser apenas advogada, quer seguir carreira na magistratura. Mas ela acha profundamente frustrante um sistema maluco como o nosso, com obtusidades que ela não consegue aceitar. Puxou à mamãe e ao papai. Fazer o quê?


Não se esqueça que quem faz as leis é o Legislativo. :emoticon5:


Mais um motivo pra ela se ver de mãos meio atadas. Mas as faculdades de Direito estão péssimas, e o debate acerca da Lei está ficando cada vez mais contaminado, como neste caso acima exposto e por conta de burocracia, lobby político, crime organizado, profissionais de porta de cadeia etc.
Este argumento de que " se não fere o previsto em lei, então tá valendo" é um horror!

E sempre esqueço de perguntar ao professor de penal e processo penal a validade dessa coisa. Por que se for por isso, terá que alegar o Judiciário que a possessão demoníaca ou espiritual como justificativa de crimes, como válida, e assim a absolvição de acusados desses crimes.


Sim, fora casos de jurisprudência em cima de casos assim mal conduzidos.
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



Apo escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:


Não fiquei uma arara ou possuída, sabe? Só fiquei triste.

Minha filha está num drama sem tamanho. Embora esteja para fazer vestibular para Direito, ela fica desmotivada porque terá que estudar e conviver com cabeças de vento durante o curso e depois, na vida profissional. Não quer ser apenas advogado, quer seguir carreira na magistratura. Mas ela acha profundamente frustrante um sistema maluco como o nosso, com obtusidades que ela não consegue aceitar. Puxou à mamãe e ao papai. Fazer o quê?

O Direito não é uma ciência exata. Aliás, poucas o são.

Existem um sem número de obtusidades em quaisquer áreas. Talvez no direito e na política prevaleçam o maior jogo de interesses de todos os segmentos sócio-econômicos. Cada grupo reinvindica a si, direitos e verdades. Não há como escapar. Cabe a cada um impor-se de modo a defender o seu ponto de vista com base em estudos e experiências adquiridas. Há que se ceder e avançar. Na vida não há certezas absolutas, nada é fixo ou permanente. Deve-se ter sempre em conta que as possibilidades são sempre muitas, pois o determinismo é tão possível quanto a vontade do indivíduo.

Se sua filha optar pelo Direito, poderá seguir e ter uma brilhante carreira. Só depende dela impor sua óptica, segundo o que aprendeu com Você e com a vida. Se me permite uma opinião, acho que ela deveria dar-se essa chance e ser feliz. :emoticon16:






Editado pela última vez por Benetton em 12 Nov 2009, 16:27, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

Que amor, Ben. Obrigada. :emoticon25:

Elas tem outras dúvidas a respeito de ser feliz nesta carreira, mas olhando apenas friamente ( uma característica pessoal dela nas horas de decisão), está mesmo em cima do muro. Um pouco é do senso crítico e um pouco das dúvidas naturais da idade X " afinal, eu gosto de quê?".

Mas já dissemos a ela mil vezes que as coisas não são assim definitivas. Relaxar um pouco e se dar tempo para conhecer e elaborar o que vem pela frente. Não gostou, muda. O importante mesmo é ser coerente com seus princípios e fazer as coisas com prazer. Estamos proporcionando TUDO o que ela precisa para este momento da vida. O resto é obra do tempo.
Imagem

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Flavio Checker »

.

Mas quem assina a notícia? "MÉDIUM ESCREVEU"???

Ah tah.

Parece q a notícia veio do clicRBS - Portal de conteúdo gaúcho que contempla as subsidiárias da RBS, jornal Zero Hora, ClicNessa, com informações culturais (cinema, teatros, ... )

Agora, se não foi nenhum jornalista, a matéria deve ter sido psicografada! :emoticon34:


.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:
Benetton escreveu:
Apo escreveu:Faz tempo que as faculdades de Direito brasileiras estão vomitando profissionais ...zombeteiros.

Lamento profundamente.

Eu não falei? Eu não falei? Eu não falei? :emoticon22:


Não fiquei uma arara ou possuída, sabe? Só fiquei triste.

Minha filha está num drama sem tamanho. Embora esteja para fazer vestibular para Direito, ela fica desmotivada porque terá que estudar e conviver com cabeças de vento durante o curso e depois, na vida profissional. Não quer ser apenas advogada, quer seguir carreira na magistratura. Mas ela acha profundamente frustrante um sistema maluco como o nosso, com obtusidades que ela não consegue aceitar. Puxou à mamãe e ao papai. Fazer o quê?

Conviver com cabeças de vento? Ora! Se ela não deseja isso, então terá de inventar o seu próprio mundo, pois neste... O problema não é conviver com as cabeças de vento e sim fazer da sua cabeça uma ventania.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Botanico »

Apo escreveu:A mim parece que absolver - usando algo que não pode ser descartado porque não fere nada previsto ( não está previsto porque não passa pela cabeça de alguém razoável aceitar um prova metafísica), é bem mais fácil do condenar.

Quero ver se algum jurado tem peito e culhões pra mandar pra trás das grades um réu amparado em uma carta recebida do além.

Eu teria.

Apo escreveu:Aliás, se um morto pode dizer que alguém não cometeu tal crime, por que não aproveita para dizer quem foi que cometeu? Zombeteiro, mesmo!

Mas quem assina a notícia? "MÉDIUM ESCREVEU"???

Ah tah. :emoticon4:

É uma pergunta que eu faria. Se bem que o falecido poderia não conhecer o assassino. Num reconhecimento, se a vítima não aponta o acusado como o autor do crime, então provavelmente não seria o criminoso.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu:A psicografia nem é reconhecida e nem tem valor jurídico.
Já cartas ditas psicografadas podem ser levadas em conta numa investigação.


Retirado de um Site de Advogados : Jus Navigandi - http://jus2.uol.com.br

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8941


Kátia de Souza Moura
[...]
O desenvolvimento da ciência, portanto, levará, sem dúvida alguma, à aceitação geral, mais cedo ou mais tarde, da psicografia como meio de prova. Inicialmente, é preciso que os aplicadores do Direito abram suas mentes e visualizem essa real possibilidade, que, por ora, necessita de contraprova. Porém, quando, ao menos, tal situação começar a ocorrer de fato como deve ser, o mundo jurídico terá dado um passo no seu desenvolvimento e terá saído da escuridão do positivismo puro, assim como da negação típica dos ignorantes em relação ao avanço científico."

Levará? Quem garante? Fé religiosa? Que tal esperar por provas conclusivas antes de usar superstições para decidir sobre a vida dos outros?
E o jogo de búzios? Também "será levado à aceitação geral" ? Etc. etc.

A justiça já decide com base em coisas nebulosas demais para ainda por cima se fiar na suposta palavra de fantasmas, já que nem ao menos compareceram pessoalmente para depor.

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:
Fernando Silva escreveu:A psicografia nem é reconhecida e nem tem valor jurídico.
Já cartas ditas psicografadas podem ser levadas em conta numa investigação.


Retirado de um Site de Advogados : Jus Navigandi - http://jus2.uol.com.br

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8941


Kátia de Souza Moura
[...]
O desenvolvimento da ciência, portanto, levará, sem dúvida alguma, à aceitação geral, mais cedo ou mais tarde, da psicografia como meio de prova. Inicialmente, é preciso que os aplicadores do Direito abram suas mentes e visualizem essa real possibilidade, que, por ora, necessita de contraprova. Porém, quando, ao menos, tal situação começar a ocorrer de fato como deve ser, o mundo jurídico terá dado um passo no seu desenvolvimento e terá saído da escuridão do positivismo puro, assim como da negação típica dos ignorantes em relação ao avanço científico."

Levará? Quem garante? Fé religiosa? Que tal esperar por provas conclusivas antes de usar superstições para decidir sobre a vida dos outros?
E o jogo de búzios? Também "será levado à aceitação geral" ? Etc. etc.

A justiça já decide com base em coisas nebulosas demais para ainda por cima se fiar na suposta palavra de fantasmas, já que nem ao menos compareceram pessoalmente para depor.

Fernando, no texto completo contido no site citado, ela menciona, dentre outros motivos, os Estudos bastante interessantes realizados pelo perito grafotécnico Carlos Augusto Perandréa, autor da obra "Psicografia à Luz da Grafoscopia". Esse trabalho meticuloso, realizado por um profissional cujo currículo valora imensamente os resultados de investigação, impõe a certeza da verificação dos documentos psicografados, podendo-lhes atestar autenticidade e autoria gráficas.

E na conclusão ela reitera tudo isso, ou seja, os meios que atestam as cartas, especificamente a alínea "b" que enfoca o dito acima.





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:Fernando, no texto completo contido no site citado, ela menciona, dentre outros motivos, os Estudos bastante interessantes realizados pelo perito grafotécnico Carlos Augusto Perandréa, autor da obra "Psicografia à Luz da Grafoscopia".

A grafoscopia não tem como detectar falsificações?

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Fernando, no texto completo contido no site citado, ela menciona, dentre outros motivos, os Estudos bastante interessantes realizados pelo perito grafotécnico Carlos Augusto Perandréa, autor da obra "Psicografia à Luz da Grafoscopia".

A grafoscopia não tem como detectar falsificações?

Claro que tem.

E a Advogada Kátia de Souza, do Site Jus Navigandi, afiança que só cartas atestadas por grafotécnicos, as quais estariam constituídas da genêse gráfica do falecido, deveriam fazer parte dos autos.






Editado pela última vez por Benetton em 13 Nov 2009, 15:17, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por manoelmac »

(eu tô de volta.. hehehe)

Interessamte. Se cartas espíritas podem ser levadas em consideração, os brasileiros, por sua vasta cultura religiosa, poderia dizer, em termos cristãos, que tal carta foi escrita pelo diabo para inocentar tal ré, pois ela faz parte de sua orda "du mal", já que espíritos, em sua crença, não podem retoarnar e interagir com os vivos... :emoticon81:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



manoelmac escreveu:(eu tô de volta.. hehehe)

Interessamte. Se cartas espíritas podem ser levadas em consideração, os brasileiros, por sua vasta cultura religiosa, poderia dizer, em termos cristãos, que tal carta foi escrita pelo diabo para inocentar tal ré, pois ela faz parte de sua orda "du mal", já que espíritos, em sua crença, não podem retoarnar e interagir com os vivos... :emoticon81:


Sim, mas nesse caso, o advogado dos cristãos descontentes deveria mandar prender o diabo por crime de falsidade ideológica, oras! :emoticon22:






" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
manoelmac
Mensagens: 2178
Registrado em: 19 Jun 2007, 11:36
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por manoelmac »

Benetton escreveu:
manoelmac escreveu:(eu tô de volta.. hehehe)

Interessamte. Se cartas espíritas podem ser levadas em consideração, os brasileiros, por sua vasta cultura religiosa, poderia dizer, em termos cristãos, que tal carta foi escrita pelo diabo para inocentar tal ré, pois ela faz parte de sua orda "du mal", já que espíritos, em sua crença, não podem retoarnar e interagir com os vivos... :emoticon81:


Sim, mas nesse caso deveriam mandar prender o diabo por crime de falsidade ideológica, oras! :emoticon22:


NÃO PODE! Senão em quem D-uz iria botar a culpa em tudo que há de errado no mundo??? :emoticon19:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Benetton »



manoelmac escreveu:
Benetton escreveu:
manoelmac escreveu:(eu tô de volta.. hehehe)

Interessamte. Se cartas espíritas podem ser levadas em consideração, os brasileiros, por sua vasta cultura religiosa, poderia dizer, em termos cristãos, que tal carta foi escrita pelo diabo para inocentar tal ré, pois ela faz parte de sua orda "du mal", já que espíritos, em sua crença, não podem retoarnar e interagir com os vivos... :emoticon81:


Sim, mas nesse caso deveriam mandar prender o diabo por crime de falsidade ideológica, oras! :emoticon22:


NÃO PODE! Senão em quem D-uz iria botar a culpa em tudo que há de errado no mundo??? :emoticon19:

Não tem problema. Era só contratar o "advogado do diabo" que logo logo o capeta tava na rua para sacanear todo mundo de novo. :emoticon167:





" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Zato-one »

Acabei de falar com o professor de processo penal. Ele alegou a inconstitucionalidade da decisão se baseada nessa prova, e os procuradores devem recorrer ao STJ, e assim anular a decisão.
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Apo »

Flavio Checker escreveu:.

Mas quem assina a notícia? "MÉDIUM ESCREVEU"???

Ah tah.

Parece q a notícia veio do clicRBS - Portal de conteúdo gaúcho que contempla as subsidiárias da RBS, jornal Zero Hora, ClicNessa, com informações culturais (cinema, teatros, ... )


É, já trabalhei lá. :emoticon33: Só que a TV.

Agora, se não foi nenhum jornalista, a matéria deve ter sido psicografada! :emoticon34:

.


Acho que só pode ser gozação isto. Nunca tinha visto nem na Globo e nem na RBS.
Imagem

Flavio Checker
Mensagens: 225
Registrado em: 05 Mai 2007, 14:59

Re: Justiça RS absolve com base em Psicografia - Calma Apo!

Mensagem por Flavio Checker »

Zato-one escreveu:Acabei de falar com o professor de processo penal. Ele alegou a inconstitucionalidade da decisão se baseada nessa prova, e os procuradores devem recorrer ao STJ, e assim anular a decisão.

Olha, eu acho que isso é uma opinião particular de um professor. Talvez outros professores tenham opinião diferente. cada um vê a justiça do jeito que convem. E cada opinião deve ser respeitada. Acho que é isso.

Trancado