Por que certas correntes religiosas precisam do literalismo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Por que certas correntes religiosas precisam do literalismo?

Mensagem por zumbi filosófico »

É algo que acho difícil de compreender.

Dos fundamentalistas que freqüentam o fórum, por exemplo, gostaria de saber. Se ficasse para vocês definitivamente claro, sem dúvidas, que de fato o universo tem seus 13 bilhões de anos, a Terra tem 4,5, e todos os seres descendem de um ancestral comum, formando uma imensa árvore genealógica -- o que isso representaria para suas crenças religiosas, além de que essa parte da terra e das águas criando os seres por ordem divina não é exatamente uma descrição literal da história? O que mais teriam que reconsiderar? Iriam sair por aí degolando as pessoas, como prega o darwinismo?

Podem expor em variados graus, também. Por exemplo, "até que tudo bem se a Terra tivesse 4,5 bilhões de anos, o bicho pega é se os seres são todos aparentados, porque [...]" ou "bem, os seres poderiam ser todos aparentados, menos o homem, porque senão [...]", etc.
Imagem

Trancado