Lula e Obama 'entram em colisão por crise em Honduras'

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Lula e Obama 'entram em colisão por crise em Honduras'

Mensagem por Apo »

"O Cara" tá ficando mais parecido com outros caras do hemisfério Sul. Isto que dá o Obama dizer uma frase boba que foi interpretada como elogio pelo "ego trip" das bananas.

Outro pontapé destes e ele pode se transformar de vez no palhaço que sempre foi. Só que um palhaço de um circo de horrores.

Lula e Obama 'entram em colisão por crise em Honduras', diz jornal

Uma reportagem publicada no site do jornal espanhol "El País" afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido por seu tom "conciliador", está "entrando em colisão" com o presidente americano, Barack Obama, por causa da crise hondurenha.

A matéria avalia as divergência entre as posições de Obama, que diz que aceitará o resultado das eleições hondurenhas no próximo fim-de-semana, e Lula, que não o fará porque o presidente deposto, Manuel Zelaya, não foi restituído ao cargo.

"É a primeira vez que Obama e Lula se enfrentam publicamente"; observa um correspondente do jornal no Brasil. "Os dois líderes mundiais com maior peso popular se encontram em posições difíceis de conciliar."

Embora considere improvável que as divergências tenham alguma consequência mais grave, o "El País" avalia que "esta pode ser a primeira vez que Lula se veja contra as cordas em um conflito internacional, ele que tem sido considerado um grande conciliador".

Desde que chegou ao poder, Obama tem reiteradamente enviado sinais positivos para o governo Lula, que muitos chegaram a ver como um possível 'mediador informal' entre os Estados Unidos e os países latino-americanos.

Recentemente, no entanto, as duas agendas têm se mostrado díspares e têm surgido o que o "El País" chama de "pontos de fricção" em temas como a crise hondurenha, a questão climática e a recepção oferecida por Brasília ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na segunda-feira.

"Agora que Obama tomou uma decisão definitiva (sobre Honduras) e a comunicou a Lula, o presidente brasileiro vai necessitar de toda sua intuição para sair do atoleiro sem se enfrentar com Washington", avalia o jornal.

"A solução só poderia vir de Zelaya, aceitando sair de cena em um gesto de generosidade para contribuir a devolver a paz ao país. A dúvida é se Lula será capaz de convencê-lo."

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo ... d=22724805


Estes gringos são bobos mesmo: de onde tiraram que um presidente de esquerda tem pode ser um conciliador? :emoticon38:
Imagem

Trancado