Ministério investiga cartel de telas LCD
Enviado: 09 Dez 2009, 08:33
Felipe Zmoginski, de INFO Online Terça-feira, 08 de dezembro de 2009 - 11h18
Ministério investiga cartel de telas LCD
SÃO PAULO - A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça confirmou que abrirá investigação para apurar uma suposta formação de cartel entre as companhias que comercializam telas LCD no Brasil. A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Processos deste tipo já existem nos Estados Unidos e na União Europeia. A suspeita é de que os principais fabricantes de telas LCD combinem preços entre si ao vender as telas para as fábricas brasileiras, impedindo quedas acentuadas no preço deste produto.
Nos Estados Unidos, os fabricantes asiáticos Sharp, LG e Chungwa Picture Tubes já foram acusados de combinar preços. Processados, fizeram acordo com os promotores para mudar práticas, além de pagar multa superior a US$ 500 milhões.
Esta prática prejudicaria sobretudo empresas como Apple e Nokia que compram LCD para seus equipamentos de hardware e não conseguem descontos, mesmo negociando com diferentes fabricantes de LCD. Na prática, isto resulta em preços mais altos para o consumidor final.
Ministério investiga cartel de telas LCD
SÃO PAULO - A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça confirmou que abrirá investigação para apurar uma suposta formação de cartel entre as companhias que comercializam telas LCD no Brasil. A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Processos deste tipo já existem nos Estados Unidos e na União Europeia. A suspeita é de que os principais fabricantes de telas LCD combinem preços entre si ao vender as telas para as fábricas brasileiras, impedindo quedas acentuadas no preço deste produto.
Nos Estados Unidos, os fabricantes asiáticos Sharp, LG e Chungwa Picture Tubes já foram acusados de combinar preços. Processados, fizeram acordo com os promotores para mudar práticas, além de pagar multa superior a US$ 500 milhões.
Esta prática prejudicaria sobretudo empresas como Apple e Nokia que compram LCD para seus equipamentos de hardware e não conseguem descontos, mesmo negociando com diferentes fabricantes de LCD. Na prática, isto resulta em preços mais altos para o consumidor final.