O que é religião ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

Apo escreveu:Pra mim, a verdade percebida pelos humanos é apenas aquilo que pode ser demonstrado unindo-se as leis da Física ( e seus fenômenos), a capacidade humana de cognição ( logo, aquilo que está na mente humana ) e mais nada . O resto todo é fantasia, criação, autoproteção, processos psíquicos e neuroquímicos.
Nem o melhor psiquiatra ou sensitivo até hoje surgido na face na civilização humana pode, mediante uma detalhada descrição de outro ser humano, entender plenamente as "verdades" que estão contidas nesta última categoria.

O que não se sabe, não pode ser tido ou cobrado como verdadeiro. É preciso aceitar nossas limitações humanas e aceitar que não sabemos a maioria das respostas ( por mais que isto nos desespere e confunda) . Enquanto elas não são demonstráveis e comprováveis sem refutação, são apenas um estágio do conhecimento que sucede outro, que sucede outro e assim por diante.

é apo mas o fernando disse que[/quote]
fernando diz: escreveu:
Só existe uma verdade.
Todo o resto são visões parciais e distorcidas dela. Ou coisas que inventamos para não admitirmos nossa ignorância.


Surto...
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Não meu amigo. não estou falando dessa verdade irracional.ou a verdade doa a quem doer. Acredito que o Budismo tem suas verdades da mesma forma que o Islamismo.O Cristianismo tem a sua "VERDADE' da mesma maneira que o Espiritismo que é uma ramificação do cristianismo já que eles falam de Jesus. Verdade Moralista, social. Verdade religiosa. Existe a verdade Fernandista que em ressumo deveria ser sinônimo de respeito ao próximo e acaba sendo mas as pessoas distorcem . Entendeu?

Só existe uma verdade.
Todo o resto são visões parciais e distorcidas dela. Ou coisas que inventamos para não admitirmos nossa ignorância.


Qual é a sua verdade Fernando??? já que só existe UMA segundo a sua declaração.


Ainda bem que vc volta atras nas suas afirmações :emoticon22:
C fosse outro ia afirmar uma verdade mesmo que fosse mentira :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
grunxo
Mensagens: 10
Registrado em: 06 Jun 2010, 16:58
Gênero: Masculino

Re: O que é religião ?

Mensagem por grunxo »

pessoa de fé escreveu:
Se pegarmos um bebê e encher a cabeça dele de coisas científicas, será que é garantia de que ele não vai virar um ateu maluco e psicopata ??


Lutador de mma muito evangélico cristão mata colega com satã dentro:
http://bleacherreport.com/articles/3996 ... art#page/1

Evangélica mata pais para pagar dizimo:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/n ... -de-dizimo


QED

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

grunxo escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Se pegarmos um bebê e encher a cabeça dele de coisas científicas, será que é garantia de que ele não vai virar um ateu maluco e psicopata ??


Lutador de mma muito evangélico cristão mata colega com satã dentro:
http://bleacherreport.com/articles/3996 ... art#page/1

Evangélica mata pais para pagar dizimo:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/n ... -de-dizimo


QED


o q vc quer fla com isso?
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por Lúcifer »

pastorgentil escreveu:
grunxo escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Se pegarmos um bebê e encher a cabeça dele de coisas científicas, será que é garantia de que ele não vai virar um ateu maluco e psicopata ??


Lutador de mma muito evangélico cristão mata colega com satã dentro:
http://bleacherreport.com/articles/3996 ... art#page/1

Evangélica mata pais para pagar dizimo:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/n ... -de-dizimo


QED


o q vc quer fla com isso?


Bom, o pessoa de fé questionou se, pegarmos um bebe e colocarmos ciencia na cabecinha dele assim como os religiosos fazem com seus filhos, ele não cresceria um ateu violento, e o grunjo (alias, seja benvindo em novo forum) mostrou que os religiosos, principalmente evangelicos tendem a ser mais violentos do que os ateus, amém??
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: O que é religião ?

Mensagem por marta »

pastorgentil escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Às vezes o que temos é apenas a compreensão intelectual dos fatos,

O que vc quer dizer é que os ateus não compreendem nada do que falam?
eu também acho.

pessoa de fé escreveu: só aquisição e acumulo de conhecimentos, o que nem sempre é a compreensão dos fatos.

Tipo cheios de lixo orgânico sem nem uma construção reciclável.

pessoa de fé escreveu:Vejam só quantas pessoas estão presas nessa armadilha: não sentem as coisas por si mesmas, apenas no aguardo de serem convencidas.

Também acho. Só que precisamos nos abrir para o misterio do universo. Ou de outros conhecimentos que convença. O ateísmo então é uma armadilha???

pessoa de fé escreveu: Apesar de estarem cheias de palavras, estão completamente vazias.

Palavras de ateu é assim, vã. Voce tem razão.



Peçoa de fezes debatendo com pastor mentiu é realmente para entrar para os anais do RV. Hilário :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: O que é religião ?

Mensagem por marta »

Imagem

Palavra van :emoticon12: :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: O que é religião ?

Mensagem por joaomichelazzo »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Às vezes o que temos é apenas a compreensão intelectual dos fatos,

O que vc quer dizer é que os ateus não compreendem nada do que falam?
eu também acho.

pessoa de fé escreveu: só aquisição e acumulo de conhecimentos, o que nem sempre é a compreensão dos fatos.

Tipo cheios de lixo orgânico sem nem uma construção reciclável.

pessoa de fé escreveu:Vejam só quantas pessoas estão presas nessa armadilha: não sentem as coisas por si mesmas, apenas no aguardo de serem convencidas.

Também acho. Só que precisamos nos abrir para o misterio do universo. Ou de outros conhecimentos que convença. O ateísmo então é uma armadilha???

pessoa de fé escreveu: Apesar de estarem cheias de palavras, estão completamente vazias.

Palavras de ateu é assim, vã. Voce tem razão.



Peçoa de fezes debatendo com pastor mentiu é realmente para entrar para os anais do RV. Hilário :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:



Martita, vendo o debate tão caloroso entre os dois, só posso exclamar:

AI CARALHO!
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

Lúcifer escreveu:
pastorgentil escreveu:
grunxo escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Se pegarmos um bebê e encher a cabeça dele de coisas científicas, será que é garantia de que ele não vai virar um ateu maluco e psicopata ??


Lutador de mma muito evangélico cristão mata colega com satã dentro:
http://bleacherreport.com/articles/3996 ... art#page/1

Evangélica mata pais para pagar dizimo:
http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/n ... -de-dizimo


QED


o q vc quer fla com isso?


Bom, o pessoa de fé questionou se, pegarmos um bebe e colocarmos ciencia na cabecinha dele assim como os religiosos fazem com seus filhos, ele não cresceria um ateu violento, e o grunjo (alias, seja benvindo em novo forum) mostrou que os religiosos, principalmente evangelicos tendem a ser mais violentos do que os ateus, amém??


Amém... mas não é grunjo. É guaxinim :emoticon12: Seja bem vindo. Bogus
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:
pessoa de fé escreveu:
Às vezes o que temos é apenas a compreensão intelectual dos fatos,

O que vc quer dizer é que os ateus não compreendem nada do que falam?
eu também acho.

pessoa de fé escreveu: só aquisição e acumulo de conhecimentos, o que nem sempre é a compreensão dos fatos.

Tipo cheios de lixo orgânico sem nem uma construção reciclável.

pessoa de fé escreveu:Vejam só quantas pessoas estão presas nessa armadilha: não sentem as coisas por si mesmas, apenas no aguardo de serem convencidas.

Também acho. Só que precisamos nos abrir para o misterio do universo. Ou de outros conhecimentos que convença. O ateísmo então é uma armadilha???

pessoa de fé escreveu: Apesar de estarem cheias de palavras, estão completamente vazias.

Palavras de ateu é assim, vã. Voce tem razão.



Peçoa de fezes debatendo com pastor mentiu é realmente para entrar para os anais do RV. Hilário :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:


Só tava tentando entender o de fé... para colocar algo na cabeça de dele. Mas tá difícil com vcs fazendo piadinhas. :emoticon47:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: O que é religião ?

Mensagem por marta »

pastorgentil escreveu:
Só tava tentando entender o de fé... para colocar algo na cabeça de dele. Mas tá difícil com vcs fazendo piadinhas. :emoticon47:


Vc esqueceu que o peçoa é aquele que defende a cabeça oca? Vai querer por algo na cabeça dele por que? Deixe-o em paz! Ele deve ser tão feliz assim que está até querendo ensinar o método para nós.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: O que é religião ?

Mensagem por marta »

Imagem
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por pastorgentil »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:
Só tava tentando entender o de fé... para colocar algo na cabeça de dele. Mas tá difícil com vcs fazendo piadinhas. :emoticon47:


Vc esqueceu que o peçoa é aquele que defende a cabeça oca? Vai querer por algo na cabeça dele por que? Deixe-o em paz! Ele deve ser tão feliz assim que está até querendo ensinar o método para nós.


Pessoa de fé, eu tentei te ajudar, juro. Mas vê se coloca alguma coisa na sua cabeça, afinal as pessoas tem alguma coisa na cabeça e vc não seria diferente. Para vc escrever essas coisas, alguma coisa vc tem, então sua cabeça não é tão ôca assim.

Um abraço.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por Luis Dantas »

:emoticon26:
Não sejam tão exigentes com ele. Ele está se esforçando. Quem dera, todos aqui fossem pessoas de fé.Seria a fé somente sincera se fosse declarada e vivida de acordo com o que diz todo aquele que vive uma religião, ou até mesmo ditada pelos ensinos de seus líderes? Não creio que seja assim.Creio que a fé é sincera quando é movida pela consciência pessoal, única e desprovida do que se ouve como concreto. Mas firme na espera das coisas que não se vê e muito menos se ouve da boca daqueles que determinam em que se crer.A fé movida pela consciência é uma virtude que todo se humano deveria ter, sua motivação em relação à consciência deve ser firme e constante até o fim, afinal essa é uma prática do bem; agir pela consciência. E ele demonstra ser uma pessoa sincera. :emoticon45:


Parece mesmo, não é, pastorgentil?

Mas vai por mim. Já encontrei muitos com esse tipo de discurso. É só chantily e uma insistência basicamente fóbica em evitar ser racionais, porque estão acostumados a ver o raciocínio lógico como "aquela coisa chata que nos traz perto da dor".

Nem mesmo sincero é, porque se baseia no auto-engano. Para os mais afortunados é apenas perda e tempo. Para a maioria, é aprender a ser fraudulento sem se dar conta. Uma boa parte desses desencaminhados acaba criticando os outros por lhes trazer notícias desagradáveis e achando isso a coisa mais natural do mundo, pois "o que importa" é apenas "celebrar".

Para a covardia e a preguiça mental não há remédio a não ser abandoná-las.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: O que é religião ?

Mensagem por Fernando Silva »

Seguidora de Osho estava montando um altar para Osho, o cabelo pegou fogo com as velas, mas vozes interiores lhe disseram para deixar queimar. Hoje ela usa turbante para esconder o couro cabeludo devastado e a falta de uma das orelhas, mas continua defendendo o cara. É a embaixadora de Osho no Brasil.

"O Globo" 07/08/10
O mundo a seus pés

Bety Orsini

Uma mulher alta, vistosa, de turbante preto, caminha pelas ruas do Leblon indiferente aos olhares curiosos. Excêntrica para uns, louca para outros, conhecida por usar turbantes (tem mais de 50), Iolanda Figueiredo não se preocupa com os rótulos que lhe são atribuídos. Principalmente depois que foi escolhida pelo mestre Osho para ser sua embaixadora no Brasil.
Foi o filósofo indiano, originalmente conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh, que lhe devolveu a paz há muito perdida. Como o controverso místico, ela sempre deixou claro que não seguiria as convenções do mundo à sua volta. E antes de chegar à espiritualidade, foi ao fundo do poço. Virou alcoólatra, subiu morros para comprar drogas, viu o sangue escorrer de seu nariz destruído pela cocaína e, na tentativa de se libertar, deixou o fogo lamber seu cabelo e destruir suas orelhas.
Durante esta entrevista, ela se emociona várias vezes. Tranquila como aqueles que superaram o lado escuro da alma, diz que não tem vergonha de chorar. E garante que o amor de um mestre é milagroso, mais forte do que uma bomba atômica.

— O que aconteceu comigo foi muito intenso e por causa disso me tornei um ser humano melhor — diz Iolanda, que assina as mais cobiçadas joias espirituais da cidade, a rosa mística e a estrela de cinco pontas.
Iolanda marca a entrevista no apartamento da filha Yara, em frente à Lagoa. Um ambiente decorado com tankas (pinturas em tecido ou papel arroz) de Buda e deusas, um ondulante sofá de onça desenhado por Yara, e uma luz divina entrando pela janela. O clima é, digamos, bem espiritual. Os gatos Godinho, Nego (às vezes chamado de Fábio Jr. por conta de sua denguice) e Angelina Jolie, se aninham ao lado das pernas de Iolanda.

Costas bem retas, ela cruza as pernas, mostra o tênis Prada que ama de paixão, e explica que não pode dar entrevista em sua casa porque o marido, o jornalista Sérgio Figueiredo, anda adoentado. E fala sobre o início de sua vida, que começou numa fazenda na vila João Pinheiro, no interior de Minas Gerais, onde morava com os pais, Paulo e Maria Madalena, e os cinco irmãos.

Naquele tempo, a família não tinha carro e sempre que precisavam ir à cidade era a pé ou no lombo de um cavalo. Filha mais velha, criada solta como índio, ela adorava trotar pelos campos e sentir o cheiro da vegetação entrando pelas narinas, enquanto todo o seu ser era tomado por uma sensação redentora de liberdade.

— Até os 7 anos minha vida foi um mar de rosas. Mas a espiritualidade já estava em mim. Quando eu era pequena, seres estranhos apareciam para brincar comigo.
Mas eu não contava para ninguém.
Para mim era tão normal que eu não dava importância.

‘O poder sem amor não vale nada’

Iolanda pede licença para tomar um café. Serve o meu numa xícara com asas azuis — explica que a cor trabalha a criatividade — e o dela numa xícara com asas cor de abóbora, que trabalha o chacra do poder. Mas alerta: — Sem amor, o poder não funciona.
Aos 7 anos, ela foi para um colégio interno na cidade, onde ficou até a quarta série, quando foi expulsa.

— Eu odiava estudar. Era muito malcomportada e naquela época tudo era moralista demais. Eu fazia sempre o contrário: se era para andar para cá, eu andava para lá. Meus pais não esquentavam a cabeça.
Aos 17 anos, cansada da mentalidade mineira, desembarcou no Rio para morar com um casal amigo dos pais no centro da cidade. A convivência com a família carioca foi rápida. Logo ela foi morar com Juan Eduard, pai biológico da filha única Yara, que morreu quando ela tinha pouco mais de 1 ano.
Depois disso, sem ter para onde ir e enfrentando dificuldades financeiras, foi acolhida pela dama da sociedade carioca Ruth Almeida Prado, no apartamento dela, perto do Copacabana Palace.

— Ela foi a pessoa que mais me ajudou na vida, sempre foi uma mulher a frente do seu tempo. Era uma marchand de tableaue todo mundo frequentava a casa dela. Ruth tinha um poder de compreensão infinito, aceitava as pessoas do jeito que elas eram.
Foi na casa dela que Iolanda conheceu o jornalista Sérgio Figueiredo, na época um homem que circulava com desenvoltura pela sociedade carioca.

— Ele se apaixonou perdidamente por mim, mas eu sentia que ele não queria. Era mais velho do que eu 13 anos, sofisticado, e eu uma pessoa do interior, sem cultura nenhuma, mal e porcamente cheguei ao quarto ano ginasial.
Mas como paixão não tem jeito... Sérgio alugou um apartamento para morar com Iolanda e logo se casaram. E então começaram os problemas.

— Eu era muito jovem e não tinha estrutura para frequentar aquela gente.
Comecei a beber demais, me drogar demais, fumava maconha o tempo todo.
Quando eu cheirava muito, ficava vários dias sumida. Ia para os morros onde tinha amigos e ficava cheirando, cheirando... Voltar para casa era muito difícil. Saber que meu marido estava desesperado sem saber onde eu estava era terrível.
Se ela sofria? Sofria muito.

— Uma pessoa que está bem não se droga como eu me drogava. Hoje eu vejo que era fuga, eu não dava conta de estar vivendo tudo aquilo.
Naquela época turbulenta, Yara era adolescente, estudava na Suíça, e não presenciava essas coisas.

— Sérgio e Yara apostaram na minha recuperação, eu tive essa sorte. Meu marido sempre dizia que, apesar de tudo, as pessoas tinham que me respeitar, porque uma pessoa como eu, que chegou ao Rio com dois cruzeiros dentro do sutiã sem conhecer ninguém, e que tinha agora uma filha estudando na Suíça e morava na Vieira Souto, era uma vencedora.
Naquela época, Iolanda tinha o mundo a seus pés. Seu armário era repleto de roupas grifadas, tinha muitas joias, endereço nobre, mas nada a satisfazia.

— Eles sofreram muito, sou eternamente grata ao apoio que eles me deram.
Eu passava um período internada, fazia análise, me livrava um pouco da ansiedade, ficava um ano maravilhoso sem beber e me drogar, mas depois recaía.
Bastava tomar um copo para eu beber um ano sem parar.
Foram praticamente dez anos entrando e saindo de clínicas: — Eu me sentia rejeitada, não suportava conviver com aquelas mulheres maravilhosas e chiquérrimas que tentavam me humilhar o tempo todo.
Foi a filosofia de Osho que ajudou Iolanda a sair do fundo do poço. Ela andava para todo lado com os discursos do guru indiano e, aonde ia, armava um altar e fazia suas preces. Foi numa delas que aconteceu um incidente que transformou completamente a sua vida.

— Eu armei o altar com as velas e, quando me abaixei para fazer uma reverência, meu cabelo começou a pegar fogo. Foi então que eu ouvi claramente uma voz me dizendo “Se você se deixar queimar e sair viva sairá totalmente transformada”.
Levantei a cabeça e fiquei olhando fixamente para um espelho que estava na minha frente e deixei queimar tudo.
Uma das minhas orelhas foi totalmente destruída (ela levanta o turbante e mostra o que restou), a outra foi parcialmente. O couro cabeludo também queimou todo — conta ela, que teve queimaduras de terceiro grau e foi salva pela equipe de Ivo Pitanguy. — Quando cheguei lá, o fogo tinha atingido o meu sistema nervoso central, eu estava sem noção das coisas.
Por pouco não morri. Depois disso, nunca mais coloquei uma gota de álcool na boca nem usei qualquer droga.
Ela conta que o primeiro contato com Osho foi no Uruguai.

— Com ele compreendi que, quando a gente está no fio da navalha, fica completamente relaxado, a gente chega em casa.

‘Sopa de rã cura todos os males’

Antes, ela tinha frequentado tudo em busca de alívio para essa inquietação.
Macumba, espiritismo, catolicismo.

— Eu sempre tive esses dois lados: quando estava bem, estava muito bem; quando estava doida, estava mais doida do que todo mundo junto — conta Iolanda, que se casou três vezes com o mesmo marido. — Da última vez, jurei que nunca mais nos separaríamos. Eu já era uma sanyase (pessoa que pratica o desapego), estava mais consciente, não vou querer reencarnar só para casar novamente com o Sérgio. Ele me entende, é o grande amor da minha vida.
A cada dia que passa Iolanda sai menos.
Medita seis horas por dia sempre que possível: três horas pela manhã, três à noite. E distribui sopa de rã para quem gosta ou que estão em dificuldades. Diz que a sopa, que carrega numa garrafa térmica, é milagrosa.

— É só fazer um refogadinho, misturar água, um inhame, uma rã e depois bater tudo no liquidificador.
Como designer, ela vende suas joias espirituais no ateliê da filha, no Leblon. As rosas místicas são disputadas. Atrás de cada peça — numerada e com as iniciais da artista — pode-se ler “Rosa Mística and Livrai-me de todos os males. Amém”. As estrelas de cinco pontas, usadas em rituais de exorcismo, são curativas.

— Drogados param de se drogar, bêbados param de beber. Eu sou muito mística. Vim nesse planeta para fazer alguma coisa. Como disse Osho, hoje somos apenas uma possibilidade de humanidade — repete Iolanda, que foi batizada pelo guru com o nome Ma Pren Rashky.
— Rashky é o nome de um tigre siberiano. Ele me deu esse nome porque achava que eu era um verdadeiro tigre.

Trancado