Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Fernando Silva »

Um crente comenta em seu blog:
http://aevangelista.wordpress.com/2009/ ... os-homens/
um dos vídeos do "The Atheist Experience" e lamenta que os cristãos não estejam preparados para enfrentar a falta de fé dos que têm conhecimentos científicos e sabem argumentar:

http://www.youtube.com/watch?v=vhFt1mGd ... r_embedded

No fim, ele e os que deixaram comentários apelam para a fé cega e para os "testemunhos" e "experiências pessoais com Deus".

A sabedoria de Deus é loucura para os homens

Hoje me deparei com um vídeo completamente diferente do postado ontem. Um vídeo onde, no dia 12 de abril de 2009, dois rapazes que vivem em busca de argumentações sobre a inexistência de Deus, abriram em seu programa uma discussão sobre o assunto pela proximidade da páscoa.

Um rapaz cristão, chamado Dan, ligou para o programa para contra argumentar com opiniões infundadas e foi, obviamente, humilhado no programa. Infelizmente!

Quando parei para pensar sobre o vídeo, algumas questões vieram a minha mente.

Meu primeiro questionamento foi como seria a melhor forma de evangelizar aqueles que possuem um conhecimento científico e técnico acima da média.

Sabe-se que muitos dos que se consideram ateus fazem parte deste grupo de pessoas e usar a palavra como respaldo da existência de Deus é algo inadimissível para eles.

Como os próprios alegam no vídeo, para eles a palavra de Deus é somente um livro. E como convencê-los do contrário?

Eu, ao contrário de muitos, não sou uma sumidade no conhecimento histórico teológico. Aprendo um pouco a cada dia mas tenho visto o meu impacto neste grupo de pessoas por não tentar provar nada mas apenas colocar em prática o que a palavra me diz. O testemunho de vida tem sido a minha maior arma de evangelização.

Outro ponto que choca um pouco a aqueles que se consideram sumidades teológicas e vivem para provar a inexistência de Deus é que eles se assustam por eu jamais bater de frente e tentar forçar a minha fé. Muitos consideram que todos nós cristãos somos pessoas de mente tacanha e que acham que nossa verdade é incontestável e radical.

A verdade de Cristo é incontestável mas o amor ao próximo tem que vir antes de todas as coisas.

Porque precisamos forçar a nossa fé a alguém? Se sabemos que quem convence é o Espírito Santo nosso evangelismo pode ser em doses homeopáticas ao invés de tentarmos enfiar goela abaixo daqueles que só querem lhe provar o inverso do que nós temos certeza que existe.

Outro ponto que martelou a minha cabeça é como nós estamos despreparados para falar de Deus. O nome do vídeo é “Ateus ensinam um cristão a usar o Google”.

O título dá uma amostra do quanto estamos despreparados para falarmos sobre assuntos técnicos e tecnológicos. Algumas vezes nos deparamos até com cristãos que possuem aversão a tecnologia por considerarem como mais uma das armadilhas de satanás. Como mudar esses paradigmas?

O povo cristão é enorme mas ainda somos uma parcela muito pequena da internet brasileira e não podemos nem nos unir e nos organizar melhor pelas separações que nós mesmos colocamos.

Temos a divisão por Catolicismo e Protestantismo, se não bastasse dentro destas próprias religiões existem as separações. No catolicismo temos a ortodoxa, a carismática; no protestantismo nos dividimos em várias, e várias, denominações.

Quantas vezes eu já presenciei um membro de determinada denominação tentar fervorosamente provar que a opção denominacional do outro é errada e que a sua era a única com a verdade absoluta.

Eu, sinceramente, não faço a menor idéia de como mudar a igreja de hoje para se organizar. Também não encontrei a fórmula que incentivará os cristãos a se aprofundarem em outros assuntos para poderem discutir de igual para igual com os vários ateus que existem no Brasil e no mundo.

A única certeza que tenho é que temos que arrumar essas respostas o quanto antes, principalmente depois que vi este vídeo.

Disponibilizo para vocês o vídeo que é o ponto central desta discussão:

Pergunta de hoje: O que podemos fazer para mudar este quadro?

Que Deus nos abençõe todos os dias de nossas vidas e nos encha da sabedoria dada a Salomão.

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por lepiso74 »

"Muitos consideram que todos nós cristãos somos pessoas de mente tacanha e que acham que nossa verdade é incontestável e radical."

"A verdade de Cristo é incontestável..."

Desse jeito vou continuar considerando.

Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por lepiso74 »

"no protestantismo nos dividimos em várias, e várias, denominações." (QUADRILHAS)

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Darkside »

Que Deus nos abençõe todos os dias de nossas vidas e nos encha da sabedoria dada a Salomão.


Boa. Que vão arrumar mulher ao invés de encher o nosso saco.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Darkside »

E na verdade os crentes tem sorte por não se interessarem pela ciência com o único objetivo de defender a própria fé.

Essa atitude, além de fazer o crente chafurdar mais ainda na própria ignorância, ainda cria aberrações como os defensores do DI e o docdeoz.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Johnny »

Eles não conseguem sequer contra-argumentar com religiões próximas. Já viram o fudúrcio quando um evangélico discute com um católico?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Ayyavazhi »

Preparo, se fosse determinante para converter ateus, também o seria para desconverter crentes. Não tenho dúvidas de que muita gente acredita de verdade que uma boa retórica é capaz de mudar o rumo que uma mente já tomou. Basta ver o que acontece em debates. E basta ver o resultado para se ter a límpida noção de que isso é impossível. Já escrevi algo a esse respeito, se alguém consegue lembrar.

Muitos crentes já entraram neste fórum, imbuídos da nobre missão de salvar algumas almas, e receberam toneladas de bons argumentos (misturados com os ruins de sempre, devo registrar). Argumentos bem embasados, inquestionavelmente lógicos, argumentos que deveriam pelo menos fazê-los repensar suas crenças. Saíram daqui tão crentes quanto entraram, e sem nenhuma alma resgatada. Estou convencido de que toda mudança começa de dentro para fora, e nunca o contrário, como é o esperado em uma contenda intelectual. Quando aparentemente mudamos de opinião, pode apostar que ali já havia uma sementinha esperando para abandonar o silêncio, e a influência externa, que acaba levando os créditos, não foi mais que mero estopim.

Claro que há exceções, mesmo que poucas... muito poucas. Pessoas há, e ouso me incluir entre elas, que se detém a analisar o que os outros têm a dizer. Pessoas há que colocam em dúvidas suas convicções e consideram a possibilidade de estar erradas. Pessoas há que preferem a verdade à conveniência e o conforto. Pessoas há que não valorizam demasiadamente idéias prontas e nem se intimidam diante de suposta autoridade. Eu prefiro fazer parte desse estranho e reduzido grupo, mas o perfil contrário descreve bem o ser humano.


Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por First Knight »

Fernando Silva escreveu:Um crente comenta em seu blog:

Pergunta de hoje: O que podemos fazer para mudar este quadro?

Eu aconselho suicído coletivo!

Que Deus nos abençõe todos os dias de nossas vidas e nos encha da sabedoria dada a Salomão.

O mesmo Salomão que se permitiu contaminar pela idolatria e pelo excesso de sexo com a poligamia, chegando mesmo a experimentar o homoxessualismo.

'Tá explicada a "sabedoria"!


Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Fernando Silva »

Ayyavazhi escreveu:Argumentos bem embasados, inquestionavelmente lógicos, argumentos que deveriam pelo menos fazê-los repensar suas crenças. Saíram daqui tão crentes quanto entraram, e sem nenhuma alma resgatada.

Como você pode esperar convencer alguém que se refugia atrás deste "argumento":
A sabedoria de Deus é loucura para os homens ?

Qualquer coisa que a gente diga e que contrarie a "briba" só pode estar errada, ainda que faça muito sentido e pareça perfeitamente lógica.

Se um crente rejeita até as evidências dos 5 sentidos, alegando que é "coisa do diabo para nos enganar", de que adianta lhe apresentar fatos científicos?
Ayyavazhi escreveu: Quando aparentemente mudamos de opinião, pode apostar que ali já havia uma sementinha esperando para abandonar o silêncio, e a influência externa, que acaba levando os créditos, não foi mais que mero estopim.

Exato. Por que alguém vai abandonar uma crença que o faz feliz?
Já ouvi de crentes que "o que você diz faz sentido, mas não estou pronto para abandonar Deus".
Ayyavazhi escreveu:Claro que há exceções, mesmo que poucas... muito poucas. Pessoas há, e ouso me incluir entre elas, que se detém a analisar o que os outros têm a dizer. Pessoas há que colocam em dúvidas suas convicções e consideram a possibilidade de estar erradas.

Todos aqui que um dia tiveram uma religião (e acho que é a maioria) já passaram por isto, caso contrário não teriam se desconvertido.

Agora observam de fora uma infinidade de seitas diferentes defendendo deuses antagônicos e dogmas contraditórios. A menos que algo de muito especial e convincente lhes apareça, o mais provável é que continuem observando de fora e achando que é tudo loucura e auto-ilusão.

Abandonamos a crença quando decidimos admitir nossas dúvidas, em vez de sufocá-las a golpes de fé cega. Usamos a razão para nos desconverter. É razoável supor que esperemos por algo que nos pareça racional antes de mudar de ideia de novo.

Avatar do usuário
romer
Mensagens: 36
Registrado em: 01 Jan 2010, 06:31
Gênero: Masculino
Localização: campinas/sp
Contato:

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por romer »

muitas vezes a conversão, tanto do ateu qt do teista, depende muito mais da posição de respeito em relação ao argumentador.

a maioria das pessoas está acostumada a apelar a autoridades, mesmo q estas nao sejam politicas ou religiosas.
If a god made us in his image, how come we aren't invisible too?

''Hey Mama! Look at me. I'm on my way to the promise land.
I'm on the highway to hell... Highway to HELL!!" AC/DC
Dont stop me
"The Bible is a comedy of failures of this God character" Matt Dillahunty

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por salgueiro »

A própria multiplicidade de religiões já serve como alerta para quem quiser.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Apo »

O mais bisonho da falta de preparo alegada é que eles mesmos usam o que resta de inteligência para um único objetivo: convencer e converter. Só isto já mostra os limites desta gente.

Resta a eles o argumento de que Deus é mesmo loucura para os que não conseguem ou não querem aceitá-lo. Assim fica fácil resolver a questão.
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Todos aqui que um dia tiveram uma religião (e acho que é a maioria) já passaram por isto, caso contrário não teriam se desconvertido.

Agora observam de fora uma infinidade de seitas diferentes defendendo deuses antagônicos e dogmas contraditórios. A menos que algo de muito especial e convincente lhes apareça, o mais provável é que continuem observando de fora e achando que é tudo loucura e auto-ilusão.

Abandonamos a crença quando decidimos admitir nossas dúvidas, em vez de sufocá-las a golpes de fé cega. Usamos a razão para nos desconverter. É razoável supor que esperemos por algo que nos pareça racional antes de mudar de ideia de novo.


Tudo o que você escreveu faz muito sentido. Acho que descreve perfeitamente ateus como você e meia dúzia de outros. Não creio que seja um perfil que sirva à maioria, salvo por um ou outro aspecto coincidente. Esta opinião pode estar errada mas, até o momento, nada me mostrou o contrário. É uma opinião construída pacientemente, através de observação e interação, sem a interferência de conceitos preconcebidos.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Fernando Silva escreveu:Todos aqui que um dia tiveram uma religião (e acho que é a maioria) já passaram por isto, caso contrário não teriam se desconvertido.

Agora observam de fora uma infinidade de seitas diferentes defendendo deuses antagônicos e dogmas contraditórios. A menos que algo de muito especial e convincente lhes apareça, o mais provável é que continuem observando de fora e achando que é tudo loucura e auto-ilusão.

Abandonamos a crença quando decidimos admitir nossas dúvidas, em vez de sufocá-las a golpes de fé cega. Usamos a razão para nos desconverter. É razoável supor que esperemos por algo que nos pareça racional antes de mudar de ideia de novo.


Tudo o que você escreveu faz muito sentido. Acho que descreve perfeitamente ateus como você e meia dúzia de outros. Não creio que seja um perfil que sirva à maioria, salvo por um ou outro aspecto coincidente. Esta opinião pode estar errada mas, até o momento, nada me mostrou o contrário. É uma opinião construída pacientemente, através de observação e interação, sem a interferência de conceitos preconcebidos.



Não sei que idéia um não-ateu tem de tantos ateus, Aya...Mas os que eu conheço não acordaram do nada e se auto-impingiram o título de ateus. A menos que se nasça sem influência alguma familiar ou escolar, a mente humana não tem como avaliar qual deus escolher em tenra idade. É mais lógico não ter teísmo algum e passar a infância brincando de outras coisas.

Os ateus costumam chegar à conclusão de seu ateísmo depois de "sair" do estado em que foram colocados por seus antepassados, familiares, cultura circundante, apelos à emocionalidade e suas necessidades ( que disseram a ele que seriam preenchidas através de dogmas ou entes X, Y, Z pré-existentes ).
É assim mesmo como o Fernando descreveu e você bem definiu: constrói-se através da observação, interação, processos de auto-questionamento, não se entregando mais a respostas pré-concebidas em várias áreas ( a fé e a religiosidade são apenas mais uma).
Na verdade, em meio século de vida conheci este tipo de ateu e outro tipo: o que tem vergonha e só confessa mediante tortura porque não está a fim de caras de espanto e nem de se conversões malucas de gente que pira só de imaginar que alguém não acredita em deuses ou em 1 específico.
Aquele que os religiosos e teístas alegam ser maioria ( imagino os motivos para tal fantasia ou acusação) nunca conheci. É algum tipo de EMO bobo, alguma comunidade de modinha? Não conheço mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Edson Jr »

Nós descrentes nos aperfeiçoamos demais. Acho que lemos mais a Bíblia que os crentes.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Lúcifer »

Edson Jr escreveu:Nós descrentes nos aperfeiçoamos demais. Acho que lemos mais a Bíblia que os crentes.


Isso está na cara. E nós a interpretamos melhor também.
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Edson Jr »

Lúcifer escreveu:
Edson Jr escreveu:Nós descrentes nos aperfeiçoamos demais. Acho que lemos mais a Bíblia que os crentes.


Isso está na cara. E nós a interpretamos melhor também.


Antes tinha que me atualizar direto, pois os crentes colocavam abobrinhas inteligentes que confundia bastante. Era necessário um certo trabalho para desfazer a confusão. Hoje me atualizo muito pouco pois os crentes não só não-evoluíram como retrocederam na capacidade de argumentação.

É uma pena. Noutra época era mais divertido!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo,

Vou ficar ausente por uns quinze ou vinte dias. Se eu tiver paciência de entrar em uma lan house, posso até aparecer por aqui antes desse prazo. Portanto, prefiro não te responder agora, pois não quero iniciar uma “polêmica” que eu não possa dar continuidade.

Não que eu tenha qualquer esperança de que seja uma boa idéia, mas, se você quiser discutir esse tema, terei prazer (mentira) em fazê-lo ao retornar.

Beijos.


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente admite despreparo para convencer ateus bem informados

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:Apo,

Vou ficar ausente por uns quinze ou vinte dias. Se eu tiver paciência de entrar em uma lan house, posso até aparecer por aqui antes desse prazo. Portanto, prefiro não te responder agora, pois não quero iniciar uma “polêmica” que eu não possa dar continuidade.

Não que eu tenha qualquer esperança de que seja uma boa idéia, mas, se você quiser discutir esse tema, terei prazer (mentira) em fazê-lo ao retornar.

Beijos.



Mentira? :emoticon12:

Tá, Ayya. Beijinho e boas férias!
Imagem

Trancado