Isaac Newton

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Isaac Newton

Mensagem por Caro Colega »

No dia de hoje [4 de janeiro] a Google homenageia este gigante da história, o brilhante físico, astronomo e matemático, Isaac Newton!

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643.

Bem, creio que se o sujeito fosse ATEU teria aqui no RéV todas as honras em diversos tópicos em homenagem ao seu nascimento, nascimento do vô, da vó, da tia, do cachorro e do piriquito do cara. Mas como era de se esperar visitei esse espaço hoje e não encontrei nada a respeito.

E como eu não poderia deixar passar em branco aos caros colegas faço uma propaganda [de graça] do mais recente lançamento no Brasil do As Profecias do Apocalipse e o Livro de Daniel, os estudos apocalipticos de Newton. Acessar o link abaixo:

http://cartassemselo.wordpress.com/2008 ... ovo-livro/

Numa análise minusiosa do livro quase vejo Newton como um irmão adventista. :emoticon16: Não é por menos, pois Newton se preocupava com a restauração da igreja cristã à sua pureza apostólica. Seu estudo das profecias o levou a concluir que afinal a igreja, a despeito de seus defeitos presentes, triunfaria. William Whiston, que sucedeu a Newton como professor de matemática em Cambridge e escreveu The Accomplishment of Scripture Prophecies, declarou depois da morte de Newton que “ele e Samuel Clarke tinham desistido de lutar pela restauração da Igreja às normas dos tempos apostólicos primitivos porque a interpretação que Newton dava às profecias os tinha levado a esperar uma longa era de corrupção antes de poder ser efetiva”.

Newton cria num remanescente fiel que testemunharia até o fim dos tempos. Um de seus biógrafos escreve: “Por igreja verdadeira, à qual as profecias apontavam, Newton não pensava incluir todos os cristãos nominais, mas um remanescente, um pequeno povo disperso, escolhido por Deus, povo que não sendo movido por qualquer interesse, instrução ou o poder de autoridades humanas, é capaz de se dedicar sincera e diligentemente à busca da verdade.” “Newton estava longe de identificar o que quer que existisse a seu redor como o verdadeiro cristianismo apostólico. Sua cronologia interna tinha posto o dia da trombeta final dois séculos mais tarde.

Em Daniel 2 Newton viu o desenvolvimento da história da humanidade até o fim do tempo, quando Cristo estabeleceria Seu reino. Escreveu: “E uma pedra cortada sem mãos, que caiu sobre os pés da imagem, e reduziu a pedaços os quatro metais, e tornou-se uma grande montanha, e encheu toda a terra; ela representa que um novo reino devia surgir, depois dos quatro, e conquistar todas aquelas nações, e tornar-se muito grande, e durar até o fim dos séculos.

Tratando das visões subseqüentes de Daniel, Newton deixa claro que depois do quarto reino sobre a terra viria a segunda vinda de Cristo e o estabelecimento de Seu reino eterno: “A profecia do Filho do homem vindo nas nuvens do céu relaciona-se com a segunda vinda de Cristo.

Muito semelhante o que pregam os Adventistas, amparados pelas mesmas profecias em que Newton estudou.

Como adventistas do sétimo dia, podemos não concordar com todas as interpretações de Newton das profecias bíblicas. Mas podemos tirar proveito de suas obras teológicas e de sua metodologia cuidadosa, de modo a podermos ficar firmes na fé, mesmo quando seguindo estudos científicos. Aqui está um gigante da ciência que não se envergonhava de sua fé e que devotou tempo para compreender a Palavra de Deus tanto no que toca sua predição do movimento da história como em prover diretriz para nossa vida pessoal.

http://criacionista.blogspot.com/2008/0 ... elogo.html

Caro C :emoticon1: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Isaac Newton

Mensagem por Acauan »

Caro Colega escreveu:No dia de hoje [4 de janeiro] a Google homenageia este gigante da história, o brilhante físico, astronomo e matemático, Isaac Newton!

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643.

Bem, creio que se o sujeito fosse ATEU teria aqui no RéV todas as honras em diversos tópicos em homenagem ao seu nascimento, nascimento do vô, da vó, da tia, do cachorro e do piriquito do cara. Mas como era de se esperar visitei esse espaço hoje e não encontrei nada a respeito.


Procure qual ateu teve neste fórum todas as honras em diversos tópicos em homenagem ao seu nascimento e nos conte...

Caro Colega escreveu:Numa análise minusiosa do livro quase vejo Newton como um irmão adventista. :emoticon16: Não é por menos, pois Newton se preocupava com a restauração da igreja cristã à sua pureza apostólica.


Além da Física, filosofia e teologia, Newton se ocupava (e muito) também de ocultismo, magia, astrologia, Kabala e alquimia.
Não que eu ligue a mínima, mas se este é o currículo de um "quase irmão adventista" que se preocupava com "a restauração da igreja à sua pureza apostólica", eu sou o General Custer.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Isaac Newton

Mensagem por Acauan »

Caro Colega escreveu:Aqui está um gigante da ciência que não se envergonhava de sua fé e que devotou tempo para compreender a Palavra de Deus tanto no que toca sua predição do movimento da história como em prover diretriz para nossa vida pessoal.


O que nunca impediu Newton de ser protagonista de torpezas terríveis, como a perseguição mesquinha que moveu contra Leibniz até o fim da vida.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Caro Colega
Mensagens: 1610
Registrado em: 14 Nov 2005, 22:35
Localização: Florianópolis - SC

Re: Isaac Newton

Mensagem por Caro Colega »

Acauan,

vc já assistiu a peça A dança do universo, de Oswaldo Mendes? Assisti em São Paulo quando em férias do meu trabalho. A história não é tão somente sobre ciência, debates científicos, conhecimento e idéias extraordinárias, mas principalmente sobre o complicado e debatido dilema humano do “quem sou eu? .. para onde vou?..”. Se vc não viu a peça então pode ler o livro, na qual já li faz uns 7 anos. O autor é ateu, mas é uma boa leitura, pelo fato da linguagem do Marcelo Gleiser ser tolerável... respeitoso com a visão religiosa, discutindo ciência sem deixar vir à tona ostensivamente sua visão ateísta, o que tempo depois abandonou, e se tornou um físico rendido a mídia. Isaac Newton como tantos outros cientistas de sua época buscavam o conhecimento incrustados nas mais diversas correntes filosóficas e teologicas. Isaac Newton não permanecia na ignorância. Não esperava que alguém dissesse a ele... ele ia de encontro ao conhecimento, sobre si mesmo e sobre o universo. Mas ver a peça A dança do Universo é como uma jornada. A mesma jornada em que o ser humano é fascinado sobre a sua própria existência, seu presente e seu futuro. Afinal mesmo os ateus crêem em alguma coisa. Eles formam ideologias e tem uma fé semelhante a dos crentes, por mais ridículo que possa parecer dizer assim.. mas é verdade. Não fosse assim e não haveria tantas surpresas como presenciamos hoje no mundo ateu, como ateus conceituados se rendendo a fé cristã, como Antony Flew, dentre outros. Newton não era diferente na busca desenfreadas pelo conhecimento e pelo saber.. ele era fascinado pela idéia de conseguir achar uma explicação única para todos os fenômenos da natureza, por isso ele se aprofudava nos vários estudos que já conhecemos. E mais... Não confunda o que escrevi, não estou dizendo que Newton não cristão. Newton era um devorador do saber e um crente. Ele cria no Criador, mas não sei se ele freqüentava alguma igreja protestante todos os domingos.. não creio. Sim, Newton foi um perseguidor do matemático alemão Leibniz. Eles disputavam os méritos pela invenção do cálculo, método esse que permite hoje calcular áreas, volumes e taxa de mudança em qualquer ponto da função, hoje fundamental para descobrir desde a posição de uma nave espacial até ganhos de uma aplicação financeira. Não vejo com bons olhos essa luta acirrada contra Leibniz, é lógico. O coração humano é assim mesmo.. é uma pena.
Alguns que professam fé religiosa ou simplesmente os crentes em Deus que não demonstram respeito e amor pelo próximo não são tão diferentes quanto a alguns ateus do presente e do passado. Bem, acho que esses últimos são até piores, pois bem sabemos que o regime comunista ateu assassinou mais pessoas que as cruzadas e a inquisição juntas. Pra conferir vc pode ler “O Livro Negro do Comunismo”. Pois é.. é errado tomar a parte como um todo, não concordas, Acauan?

Caro C :emoticon1: lega
"Agradeço a Deus por me emprestar diariamente o coração que pulsa, o oxigênio que respiro, o solo em que caminho e milhões de intens para que eu exista. Ele suportou meu cético ateísmo, me levou a encontrar a Sua assinatura atrás da cortina da existênica e me fez enxergar que Seu sonho de ver a espécie humana unida, fraterna e solidária é o maior de todos os sonhos." - (Augusto Cury)
Imagem
Darwin quer banana.. uh! hu!..

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Isaac Newton

Mensagem por Luis Dantas »

Que insistência em achar que "ser ateu" faz muita diferença, Caro Colega.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Isaac Newton

Mensagem por Fernando Silva »

Caro Colega escreveu:Bem, creio que se o sujeito fosse ATEU teria aqui no RéV todas as honras em diversos tópicos em homenagem ao seu nascimento, nascimento do vô, da vó, da tia, do cachorro e do piriquito do cara. Mas como era de se esperar visitei esse espaço hoje e não encontrei nada a respeito.

Então procure por "newtal", que é uma homenagem a Newton que alguns ateus sugeriram como substituto do natal cristão.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Isaac Newton

Mensagem por Acauan »

Caro Colega escreveu:Acauan,

vc já assistiu a peça A dança do universo, de Oswaldo Mendes? Assisti em São Paulo quando em férias do meu trabalho. A história não é tão somente sobre ciência, debates científicos, conhecimento e idéias extraordinárias, mas principalmente sobre o complicado e debatido dilema humano do “quem sou eu? .. para onde vou?..”. Se vc não viu a peça então pode ler o livro, na qual já li faz uns 7 anos.


Se não me engano levei meus filhos para assistir como parte de um programa de apresentação do pensamento científico para crianças.

Caro Colega escreveu:O autor é ateu, mas é uma boa leitura,...


Que dizer da ressalva condescendente?

Caro Colega escreveu:...pelo fato da linguagem do Marcelo Gleiser ser tolerável...


Quer dizer tolerável apesar de ser ateu?

Caro Colega escreveu:...respeitoso com a visão religiosa, discutindo ciência sem deixar vir à tona ostensivamente sua visão ateísta, o que tempo depois abandonou, e se tornou um físico rendido a mídia.


Há religiosos que dizem que a mídia é que é rendida aos físicos ateus, vá entender...

Caro Colega escreveu:Isaac Newton como tantos outros cientistas de sua época buscavam o conhecimento incrustados nas mais diversas correntes filosóficas e teologicas. Isaac Newton não permanecia na ignorância. Não esperava que alguém dissesse a ele... ele ia de encontro ao conhecimento, sobre si mesmo e sobre o universo.


Quem vai de encontro ao conhecimento são os criacionistas bíblicos, Newton ia ao encontro do conhecimento.

Caro Colega escreveu:Mas ver a peça A dança do Universo é como uma jornada. A mesma jornada em que o ser humano é fascinado sobre a sua própria existência, seu presente e seu futuro. Afinal mesmo os ateus crêem em alguma coisa.


Por definição a única crença excluída pelos ateus é a crença em deuses, de resto...

Caro Colega escreveu:Eles formam ideologias e tem uma fé semelhante a dos crentes, por mais ridículo que possa parecer dizer assim.. mas é verdade.


Não, não é verdade.
Crentes cristãos têm que obrigatoriamente crer nos dogmas fundamentais do cristianismo, ateus tanto podem não acreditar na existência de Deus, acreditar na inexistência de Deus ou simplesmente não ligar a mínima, o que são posturas completamente diferentes, que podem se associar – ou não – às ideologias mais diversas.


Caro Colega escreveu: Não fosse assim e não haveria tantas surpresas como presenciamos hoje no mundo ateu,...


Mundo ateu?????

Caro Colega escreveu:... como ateus conceituados se rendendo a fé cristã, como Antony Flew, dentre outros.


Ah..., o velho dramalhão semântico…
Ateu que se converte "se rende à fé cristã", cristão que abandona a crença "caiu na apostasia...".


Caro Colega escreveu:Newton não era diferente na busca desenfreadas pelo conhecimento e pelo saber.. ele era fascinado pela idéia de conseguir achar uma explicação única para todos os fenômenos da natureza, por isso ele se aprofudava nos vários estudos que já conhecemos. E mais... Não confunda o que escrevi, não estou dizendo que Newton não cristão. Newton era um devorador do saber e um crente. Ele cria no Criador, mas não sei se ele freqüentava alguma igreja protestante todos os domingos.. não creio. Sim, Newton foi um perseguidor do matemático alemão Leibniz. Eles disputavam os méritos pela invenção do cálculo, método esse que permite hoje calcular áreas, volumes e taxa de mudança em qualquer ponto da função, hoje fundamental para descobrir desde a posição de uma nave espacial até ganhos de uma aplicação financeira. Não vejo com bons olhos essa luta acirrada contra Leibniz, é lógico. O coração humano é assim mesmo.. é uma pena.


Depois desta cópia resumo de verbete de Wikipédia, vamos ao que interessa. Crentes adoram citar cientistas como Newton quando se trata de tirar uma casquinha do prestígio do personagem, mas quando se deparam com fatos como de sir Isaac ter sido um tremendo de um safado com um ego do tamanho de sua inteligência, fingem que isto é um detalhe irrelevante e que não há nenhum problema em fazerem propaganda da crença cristã do sujeito, omitindo que esta crença cristã se manifestava em um péssimo caráter.

Caro Colega escreveu:Alguns que professam fé religiosa ou simplesmente os crentes em Deus que não demonstram respeito e amor pelo próximo não são tão diferentes quanto a alguns ateus do presente e do passado.


Com a diferença óbvia que os crentes sempre foram maioria absoluta da população e salvo exceções históricas, sempre controlaram o poder – se o mundo é esta merda, não culpe a minoria inexpressiva de ateus.

Caro Colega escreveu: Bem, acho que esses últimos são até piores, pois bem sabemos que o regime comunista ateu assassinou mais pessoas que as cruzadas e a inquisição juntas. Pra conferir vc pode ler “O Livro Negro do Comunismo”.


Bem..., reunido tudo que este Índio Velho já escreveu sobre o comunismo dava para montar uma espécie de Livro Negro II, logo dispenso a sugestão.

E ninguém tem telhado de vidro mais frágil para falar de regimes assassinos que os Adventistas do Sétimo Dia, cuja igreja na Alemanha apoiou descaradamente Hitler e os nazistas, inclusive perseguindo seus próprios membros com ascendência judaica. Tudo isto em nome de Jesus, claro, o que dá à falta de vergonha na cara o agravante da hipocrisia.

No mais, a Alemanha é o berço do protestantismo e a Áustria uma das nações mais católicas do mundo. Nem por isto os alemães e austríacos deixaram de gritar sig, heil e marchar em passo de ganso para chacinar milhões.

O nazismo nasceu e se consolidou em nações cristãs, com o apoio e o voto voluntário de populações cristãs, que apoiaram histericamente assassinos que nunca esconderam suas intenções. Gente que cantava hinos em suas igrejas enquanto a sinagoga ardia e fingiam que nada de errado estava acontecendo.

Seus líderes podiam ser malucos, ateus, neopagãos, cristãos heréticos, esotéricos meia boca ou tudo isto junto, mas sem a cumplicidade das maiorias cristãs que o apoiaram nunca teriam chegado ao poder e feito o que fizeram.


Caro Colega escreveu:Pois é.. é errado tomar a parte como um todo, não concordas, Acauan?


Tenho textos meus suficientes para provar que não faço isto.
E você?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Isaac Newton

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:
Caro Colega escreveu:... como ateus conceituados se rendendo a fé cristã, como Antony Flew, dentre outros.

Ah..., o velho dramalhão semântico…
Ateu que se converte "se rende à fé cristã", cristão que abandona a crença "caiu na apostasia...".

Além da mania de chamar de "ateu conceituado" ou "o maior ateu do mundo" qualquer desconhecido que resolva adotar uma crença.
No caso de Antony Flew, com o agravante de ele ter feito isto depois de já estar meio gagá, o que ele próprio reconhece.
Acauan escreveu:E ninguém tem telhado de vidro mais frágil para falar de regimes assassinos que os Adventistas do Sétimo Dia, cuja igreja na Alemanha apoiou descaradamente Hitler e os nazistas, inclusive perseguindo seus próprios membros com ascendência judaica. Tudo isto em nome de Jesus, claro, o que dá à falta de vergonha na cara o agravante da hipocrisia.

Este texto é um mea culpa dos adventistas, com links interessantes no final:
http://www.adventistas.com/janeiro2003/ ... aducao.htm

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Isaac Newton

Mensagem por Apo »

HAHAHAHHAHAHAHAHA!!!!

Eu adorei a parte do mundo ateu de hoje.

O caro colega é um representante exemplar dos fundamentos que assolam o mundo ( mente )teísta. :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Isaac Newton

Mensagem por Ayyavazhi »

Acauan escreveu:Depois desta cópia resumo de verbete de Wikipédia, vamos ao que interessa. Crentes adoram citar cientistas como Newton quando se trata de tirar uma casquinha do prestígio do personagem, mas quando se deparam com fatos como de sir Isaac ter sido um tremendo de um safado com um ego do tamanho de sua inteligência, fingem que isto é um detalhe irrelevante e que não há nenhum problema em fazerem propaganda da crença cristã do sujeito, omitindo que esta crença cristã se manifestava em um péssimo caráter.


Complementando a observação do Acauan, diria que o mais vergonhoso, nesse argumento, é que as possíveis falhas no caráter do cientista seriam evidenciadas com estardalhaço se o cara fosse ateu. Tratando-se de um cientista crente, e já que são escassos... um pouco de maquiagem para disfarçar a feiúra e vamos em frente.


Caro Colega escreveu: Bem, acho que esses últimos são até piores, pois bem sabemos que o regime comunista ateu assassinou mais pessoas que as cruzadas e a inquisição juntas. Pra conferir vc pode ler “O Livro Negro do Comunismo”.


Repetindo, religiosos prestam um serviço inestimável à causa ateísta, na grande maioria das vezes.

Perto deste, o anterior nem foi tão ruim assim. Nunca vi nada mais tosco, absurdo e lamentável do que dizer “nós matamos menos”. Não deviam matar NENHUM. Quem fala em Deus ou em nome Dele, quem fala em amor ao próximo, perdão, paraíso, blá, blá, blá, não deveria nem por uma fração de segundo pensar em tirar outra vida. Muito menos, assassinar em nome de Deus. Sorte dessa gente, é que não existe inferno, ou estariam todos ferrados.

Caro Colega, não é mais fácil admitir que estão errados, do que tentar fazer emendas tão grosseiras?


Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Isaac Newton

Mensagem por Res Cogitans »

Fernando Silva escreveu:
Caro Colega escreveu:Bem, creio que se o sujeito fosse ATEU teria aqui no RéV todas as honras em diversos tópicos em homenagem ao seu nascimento, nascimento do vô, da vó, da tia, do cachorro e do piriquito do cara. Mas como era de se esperar visitei esse espaço hoje e não encontrei nada a respeito.

Então procure por "newtal", que é uma homenagem a Newton que alguns ateus sugeriram como substituto do natal cristão.


Newtal é maior babaquice que eu já vi.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado