O sabão em barra não é mais ítem obrigatório em pias e tanques. O mercado consome muito mais outros tipos de "removedores", sejam eles detergentes, saponáceos ( agora mais líquidos do que pós) e outros milhares de destruidores químicos que se usam em pingos nas esponjas.
Parece papo de véia, mas antigamente, antes do sabão em barra, se "ariava" as panelas com areia de praia e soda cáustica

E cadê o velho, cheiroso e indefectível talco nosso de todo dia - e de nossos bumbuns de nenê?
Era talco depois do banho, na troca da fralda, talco nos pés, talco pra refrescar, talco Pompom, talco Jonhson's, talco Peruggia, talco Alma de Flores, talco da Mônica!
Quando minha filha nasceu ( há 18 anos) minha mãe perguntou porque eu não tinha comprado talco. Eu havia percebido que outras opções ( como creminhos e pomadinhas) andavam pelas bolsas dos bebês de minhas amigas. Também tido ouvido que talco podia asfixiar o bebê por inalação. E que ressecava a pele. E não comprei talco algum. Também não comprei mais talco para uso adulto. E vivo bem sem ele, embora
ainda guarde com carinho na memória cheiros de talcos de tias e avós, assim como se fossem um cuidado afetuoso, muito mais do que higiênico.
O que mais caiu em desuso e nem percebemos? Ein?