Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Fernando Silva »

Esse pessoal é paranóico. Tem medo do Harry Potter, fica procurando significados ocultos em anúncios na TV, em logotipos comerciais etc.

Só mostra que a fé deles é muito frágil e eles sabem disto. Quando eles falam em "perder a fé", no fundo estão falando da própria, não da dos outros.

Alguém tem medo de perder a fé em que o Sol vai nascer no dia seguinte?

Postado pelo Aurélio no Realidade:
http://realidade.org/forum/index.php?to ... 115946#new

Um verdadeiro espetáculo de tecnologia, criatividade, ficção e efeitos que nos deixam encantados, especialmente se vistos em 3D. Avatar chega às telas estourando bilheterias, causando enormes filas nos cinemas, atraindo crianças e adultos, com enredo bastante atrativo, pois se trata de salvar um planeta (Pandora) com seus habitantes nativos sem recursos de defesa, donde se insurje o "salvador" Avatar. Do ponto de vista cinematográfico, uma obra-prima de encantar os olhos de quem assiste. Seu enredo, além de outras tantas qualidades também é emocionante, tanto pelo fato de se salvar aquele "planeta" e seus habitantes quanto pela aproximação amorosa e apaixonante do soldado feito Avatar com uma nativa de Pandora.

Fui assistir a Avatar, especialmente pelo seu título que me chamou atenção. Pois, como observador dos novos movimentos religiosos livres, particularmente do fenômeno New-Age, logo percebi pelo título do filme que em seu conteúdo poderia ter mensagens de nova era, como de fato tem.

Apenas para recordar que no grande guarda chuva doutrinal new-age, entre tantos temas, estão presentes: a ufologia, seres extraterrestres, energia cósmica que perpassa a humanidade, o panteísmo (Deus é tudo e tudo é deus). "Somos deuses" gritavam grandes lideres da nova era em um grande congresso, os bruxos, a astrologia, a terra como a grande mãe e deusa e finalmente o Avatar como o Salvador da humanidade que, segundo seus mentores, já esteve na terra em forma de grandes personagens como Buda, Jesus Cristo, Krishna, entre outros grandes líderes, e que poderá voltar em forma de homem, mulher e até de formas desconhecidas. A vida seria, segundo eles, um único principio. Assim sendo, se hoje você é um ser humano e morre, poderá voltar em forma de animal irracional ou uma planta qualquer.

Avatar, literalmente traduzido, quer dizer 'materialização de um deus em forma humana ou animal', encarnação de um deus vivo na terra.

Em Avatar, três momentos me chamaram atenção quanto a sua relação com a new-age: a 'viagem' inter-corporal-astral do soldado para seu Avatar e a posse definitiva para este outro corpo, as viagens astrais são temas que a nova era absorveu de culturas pagãs antigas e incorporou em sua proposta doutrinal.

A comunicação de fato entre o Avatar e as plantas detentoras de inteligência, segue bem na linha nova era que entende sermos um só ser, uma só energia vital.

Finalmente, a dança frenética dos nativos em volta da 'grande mãe', a grande árvore sagrada que tudo sabe e que atende aos pedidos realizados pelos seus "filhos" em forma de adoração. Exagero de minha parte? Tenho certeza que não, sou bastante sensato em se tratando de fé. Alguns até me chamam de cético, mas o próprio papa João Paulo 2º (entre tantos outros líderes católicos e evangélicos, autoridades civis que se preocupam com estas novas doutrinas vindas ate nós, muitas vezes de forma subliminar) alertava do perigo destas novas doutrinas new-age serem infiltradas em nossas catequeses sem nos darmos conta, sorrateiramente.

Sem nos darmos conta, podemos ir assumindo em nossas mentes, pensamentos e doutrinas do paganismo antigo trazidas a nós com uma nova roupagem. E aí está justamente o perigo, porque podemos sem notar, impressionados pelos efeitos especiais, a emoção do enredo e a sofisticação da ficção moderna, absorve-las. Poderia alguém dizer que seria melhor nem tocar no assunto porque iríamos dar crédito ao que não compensa ou que não significa tanto problema; em determinados casos sim, neste não, prefiro alertar porque envolve milhões de pessoas que podem, repito, subliminarmente serem atingidas por doutrinas que ferem diretamente nossa fé cristã. Ficam aqui estas considerações gerais sobre um fenômeno silencioso, mas que pouco a pouco pode solapar nossa sociedade contemporânea afetando estruturas familiares culturais e nossa fé cristã.

Cristóvão Gonçalves (PSDB) é vereador em São José dos Campos

http://www.valeparaibano.com.br/

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Pedro Reis »

Isso é bobagem. Um simples filme induzir subliminarmente as pessoas ao paganismo.

Mas eu acredito que o código de barras é a marca da Besta.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

[quote="Fernando Silva"]Esse pessoal é paranóico. Tem medo do Harry Potter, fica procurando significados ocultos em anúncios na TV, em logotipos comerciais etc.

Só mostra que a fé deles é muito frágil e eles sabem disto. Quando eles falam em "perder a fé", no fundo estão falando da própria, não da dos outros.

A fé é individual! Não existe a mesma fé, em intensidade e entendimento, dentro das religiões. Este papo é muito cacete.


Alguém tem medo de perder a fé em que o Sol vai nascer no dia seguinte?

Postado pelo Aurélio no Realidade:

Má lembrança de uma pessoa que deixou saldo negativo no RV. O dia seguinte existe todos os dias. Não perco a fé de que o sol vai nascer, porem, aqui em Sampa, ele nos deixou na mão hoje. Amanhã será um outro dia.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Pedro Reis escreveu:Mas eu acredito que o código de barras é a marca da Besta.


Mentira! Isto é impossível, mesmo que a pessoa seja mais tapada que uma porta! Tente aparecer de outra forma, ok?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Dick »

Quantos anos a Deise tem?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Apo »

:emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Apo »

Crentes curtem coisas que mexam com as suscetibilidades da crença deles. O que é a crença senão a defesa contra algo que pode-se não ter controle? Mexer com estes sentimentos é como reafirmar a fé, seja através da exposição de seu ego frágil de bandeja, ou através da comparação antagônica com os rsicos que correm os descrentes ao "curtir" um filme, livro, fenômeno natural etc
Imagem

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Pedro Reis »

Deise tem sérios problemas cognitivos ou é impressão minha?

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por leonardo_schunk »

Esse negócio de perder a fé, me lembra o "causo" de um crente que trabalhava com meu primo; a igreja dele não permitia que eles assistissem televisão, uma vez perguntamos porque e ele disse que se assistisse TV poderia ceder à "tentação" de assistir algum programa "perverso" que fosse influenciar a fé dele.
Meu primo perguntou porque ele não assistia apenas a TV Cultura então, e ele respondeu que mesmo assim poderia ceder à "tentação".... :emoticon41:
Então eu disse que ele iria para o inferno porque não era capaz de ter autocontrole na tentação.... não sei o que ele pensou, mas que ficou assustado, isso ficou.

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por leonardo_schunk »

E eu fiquei rindo o dia inteiro dessa idiotice.
Não sei quem é pior, o cara que prega uma merda dessas, ou o mané que acredita...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Apo »

leonardo_schunk escreveu:Esse negócio de perder a fé, me lembra o "causo" de um crente que trabalhava com meu primo; a igreja dele não permitia que eles assistissem televisão, uma vez perguntamos porque e ele disse que se assistisse TV poderia ceder à "tentação" de assistir algum programa "perverso" que fosse influenciar a fé dele.
Meu primo perguntou porque ele não assistia apenas a TV Cultura então, e ele respondeu que mesmo assim poderia ceder à "tentação".... :emoticon41:
Então eu disse que ele iria para o inferno porque não era capaz de ter autocontrole na tentação.... não sei o que ele pensou, mas que ficou assustado, isso ficou.


Esta gente acaba cedendo à tentações bem piores do que ver TV Cultura.
Aliás, TV Cultura não seria o pior dos pecados?
Imagem

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por leonardo_schunk »

Bom, eu acho aquela apresentadora do Zoom, uma "tentação"..... :emoticon4:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Apo »

leonardo_schunk escreveu:Bom, eu acho aquela apresentadora do Zoom, uma "tentação"..... :emoticon4:


Conta pro primo, quem sabe ele resolve dar um pulinho no Inferno mais cedo. :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por leonardo_schunk »

Se o inferno (rua 25 de março ??) existisse, por aquela valeria a pena !!! :emoticon45:

Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por First Knight »

Deise Garcia escreveu:
Pedro Reis escreveu:Mas eu acredito que o código de barras é a marca da Besta.


Mentira! Isto é impossível, mesmo que a pessoa seja mais tapada que uma porta! Tente aparecer de outra forma, ok?


Deise... Cala a boca!!!!!
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Anna »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
docdeoz
Mensagens: 2056
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:17
Localização: Porto Alegre-RS

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por docdeoz »

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

O Darwinismo é o 'PROGRESSO DA MATÉRIA"... Espiritismo disfarçado.

........................................................................................................................

O melhor filme de ficção científica que já vi... (EM 3D)

Ninguém sangra no filme...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Fernando Silva »

docdeoz escreveu:Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

O Darwinismo é o 'PROGRESSO DA MATÉRIA"... Espiritismo disfarçado.

A biologia evolutiva não fala em "progredir sempre", fala em se "adaptar sempre".
Isto pode significar infinitas idas e voltas.
A Natureza não tem um objetivo de longo prazo, ela apenas reage no curto prazo.

Nota: este comentário não é para o Docdeoz, que já deveria saber disto, e sim para os possíveis visitantes.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Dick escreveu:Quantos anos a Deise tem?


23.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu::emoticon12:


:emoticon72:
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Pedro Reis escreveu:Deise tem sérios problemas cognitivos ou é impressão minha?


É impressão, pode crer! Problemas cognitivos tem todo aquele que acredita que o código de barras é a marca da besta. Mas eles não tem condições de avaliar isto. Buscarei ser mais indulgente!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

First Knight escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Pedro Reis escreveu:Mas eu acredito que o código de barras é a marca da Besta.


Mentira! Isto é impossível, mesmo que a pessoa seja mais tapada que uma porta! Tente aparecer de outra forma, ok?


Deise... Cala a boca!!!!!


Mantenha-se na sua insignificancia. Eu ainda carrego meus preconceitos.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu:Crentes curtem coisas que mexam com as suscetibilidades da crença deles. O que é a crença senão a defesa contra algo que pode-se não ter controle? Mexer com estes sentimentos é como reafirmar a fé, seja através da exposição de seu ego frágil de bandeja, ou através da comparação antagônica com os rsicos que correm os descrentes ao "curtir" um filme, livro, fenômeno natural etc


:emoticon38:
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu:Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

O Darwinismo é o 'PROGRESSO DA MATÉRIA"... Espiritismo disfarçado.

A biologia evolutiva não fala em "progredir sempre", fala em se "adaptar sempre".


Como dizia Paulo de Tarso: - a letra mata!
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Crente com medo de perder a fé por causa do filme "Avatar"

Mensagem por First Knight »

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:
docdeoz escreveu:Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

O Darwinismo é o 'PROGRESSO DA MATÉRIA"... Espiritismo disfarçado.

A biologia evolutiva não fala em "progredir sempre", fala em se "adaptar sempre".


Como dizia Paulo de Tarso: - a letra mata!


Operação

Deise, Cala a boca!

Eu apóio!
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Trancado