RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Luis Dantas escreveu:O que me lembra de ainda outra armadilha que o Espiritismo tem, e que deveria ser removida: a mania de infligir culpas e inseguranças pela porta dos fundos. Toda essa conversa sobre Espíritos Superiores casada com um discurso que tenta parecer humilde leva a uma ambiguidade sem fim, e a muita gente que alega ser "espiritualista, não espírita". O que no fim acaba sendo uma forma de ser espírita mas não pagar recibo.


A algum tempo atrás, cansado das contradições da DE e dos sabichões insistindo que minhas dúvidas existiam porque eu não havia lido direito o Pentateuco de Kardec, eu acabei aderindo a Filosofia Univérsica, cujo expoente (na minha opinião) é Huberto Rohden (foi um grande homem na minha opinião, não pertencia a nenhuma religião, e foi um grande pesquisador e tradutor).
Porém eu ainda esbarrava na problemática da reencarnação e todos os seus dogmas.
E foi aqui no fórum, lendo os seus posts e outros, que comecei a duvidar e refutar da "perfeição" da reencarnação.

Agora "estou" agnóstico e continuo procurando respostas.
Não quero acreditar que a resposta "nada" para a pergunta : E depois da morte, seja a única.
Mas também não quero acreditar em um sistema espiritual que seja, na minha concepção, criado de forma arbitrária e dogmática...

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Isto me recorda o que me diziam quando eu era criança e tinha algum problema ou doença:
"Ofereça seu sofrimento em intenção das almas do purgatório".

Por outro lado, se eu queria me divertir, às vezes me diziam: "Quem já teve sua recompensa aqui neste mundo não vai para o céu".

Tenho vergonha por não ter questionado nada disto na época.


Credo, Fernando. Teu passado cristão é mais sombrio do que o meu. Embora criada - eu e meu irmão 2 anos mais novo - em meio a velharia sempre enlutada e visitando cemitérios como se fosse passeio à uma Disney das Trevas ou coisa que o valha, o máximo que me diziam era que a dor é da vida, sofrer faz parte e devemos nos consolar já que Jesus sofreu muito mais na cruz, que era melhor nunca se queixar desta vida porque o sofrimento pode sempre pior no dia de amanhã etc. Tinha aquelas coisas de não poder jogar pão no lixo porque era desrespeito com o corpo de Deus e outras asneiras de profundo mau gosto para serem enfiadas nas cabeças das crianças.

Eu também não questionava e não sinto vergonha alguma. Era a única forma que eu conhecia de viver e me parecia que todos viviam assim, uns mais e outros menos. Até que eu percebi que outras crenças levavam a dogmas e ritos mais ou menos bizarros. Daí eu vi que era questão de tempo para me desvincular daquilo. Depois que minha avó paterna morreu ( nos meus 14 anos), o peso do catolicismo vivo foi meio substituído por um luto mudo. Vi a chance de vivenciar um pouco de ar.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

Ayyavazhi escreveu:
Apo escreveu:Bah, esqueci que preciso me cuidar nas palavras quando falo contigo, Ayya... Eu estava falando, como sempre do panorama geral, da forma como teístas e religiosos veem ateus e céticos: imorais e sem vontade de "aprender".
NÃO FOI PESSOAL OK? BEIJOS.


Falando muito francamente, e esperando não parecer arrogante, eu não conheço muitos religiosos que pensem como eu. Não serviria nem como amostragem. Não consigo imaginar como uma mensagem minha, quotada por você, possa servir ao propósito de fazer uma crítica generalizada. O panorama geral que você mencionou deveria ser um resumo, um apanhado do senso comum, do pensamento da maioria e, se tem algo que eu não sou, é maioria. De que forma você espera que eu entenda suas palavras?


É que muitas vezes apenas me sirvo do que alguém citou para comentar sobre o assunto em si, e não sobre a pessoa. Nem sempre preciso explicar isto. Mas contigo costuma acontecer que tomas por pessoal e não é. Quando for, pode ter certeza de que farei menção direta a sua forma de pensar ( claro ela fique claramente expressa, of course). Já te disse que simpatizo com a tua pessoa. Mesmo trocando farpinhas naturais aqui nos debates, são apenas fuxico. Nunca tome como sério. Aliás, eu o Abmael somos ótimo exemplo disto. A gente se pega, se mata e se adora. :emoticon33: ( aquele comuna duma figa :emoticon12: )

Mesmo assim, vou explicar melhor:

Eu me considero um homem honesto, justo, ético, mesmo que possa incorrer em uma falha ética vez ou outra. Sou imperfeito, antes de tudo. Quando eu disse “nunca havia pensando nisso” referia-me às minhas próprias motivações. Quanto de influência religiosa existe nas virtudes, ou supostas virtudes que julgo possuir? Seria eu a mesma pessoa se fosse ateu? Não acreditar em um Deus afrouxaria as rédeas do meu comportamento? Que pessoa eu seria, qual seria meu caráter sem Deus na minha vida?


Mas, Ayya...foste concebido, por acaso, com a marca definitiva para teu caráter e discernimento baseados em alguma espécie de genética determinadora de alguma religião? Todos nós nascemos peladinhos e sem religião alguma. Por um acaso do destino, caímos num grupo, cultura, tribo, época, situação ideológica e até ritualística que não escolhemos. Assim como poderíamos ser criados em meio ao Islã, fomos nascer num pais ocidental e latino. Dentro desta cultura, numa época em que nem se falava em muita coisa além do Catolismo, Protestantismo e Judaísmo. Um pedaço se dizia espírita ou espitualista e outro pedaço era meio macumbeira :emoticon12: . Mas sempre houve os que perambularam mais ou menos no espectro dos "não praticantes" ( muitos com sérias tendencias à não vinculação alguma com crenças de qualquer tipo, até porque ateísmo era coisa mal vista).
Sendo assim, será que não seríamos todos apenas crianças e depois adultos "normais", semelhantes e saudavelmente diferentes se ninguém tivesse nos inserido na realidade teísta? O que nos faz éticos ou corretos e honestos não é necessariamente o que nos enfiaram religiosamente nas cabecinhas ( anteninhas prontas para receber verdades proselitizadase falaciosamente construtivas).
Sabe, depois que me livrei das garras do cristianismo e até da necessidade de que um deus ou mais precisem "existir-porque-senão-não..." , me permitir conhecer profundamente a mim mesma como ser humano puro e simples. E vi que muito das minhas limitações, culpas, conflitos e excessos ( meeeesmo ) de auto-cobranças etc etc etc.

São reflexões. Não estou afirmando nem negando nada. Não estou fazendo nenhum paralelo com ateus, nenhuma associação com coisa alguma. Estou refletindo sobre mim mesmo, a partir das sábias palavras do Pedro Reis. Eu já disse que sou do tipo que considera o que os outros dizem, lembra? Jogo fora o que não tem utilidade e aprendo com as coisas boas que me oferecem.



Perfeito. As reflexões deste tipo são excelentes. É que acho tão estranho mesmo que as pessoas levem metade de um vida ( que é curta) se perguntando se elas seriam piores ou melhores sem deuses ou religiões... quando basta esquecê-las, testar-se despido frente ao próprio espelho, você e você mesmo.
Não sei se isto é possível para quem está tão intimamente na companhia de deuses. Talvez esta hipótese soe como o famigerado "vácuo" a que os teistas se referem quando falam da ausência de deus na vida de ateus. Não há vácuo algum, apenas a vida como ela é.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
Apo escreveu:
Não existe mérito nenhum na dor e por que digo isso? Por existirem duas formas de aprendizado a dor e a inteligência.


:emoticon266:


Desculpa, mas esta foi demais!


À vontade.

Já estou acostumada. :emoticon4:


Espírito tem inteligência, QI e tudo o mais? E pra quer servem as funções cerebrais? :emoticon26:


Uai!! Num sabe ? :emoticon16:


Fungindo da resposta e do debate mais uma vez com respostas irônicas.
É a segunda vez em 24 horas que tenho que aceitar a tua desistência, sal.


Não Apo, vc é que tem que decidir se conhece ou não sobre o assunto. É uma pergunta tola para quem diz que entende do assunto.

E não vou dar espaço para vc destilar seu mau humor crônico comigo.


Sal, meu senso de humor é tanto e tão livre que me dou o direito de criticar e questionar as bobagens religiosas que se baseiam em argumentos mais infantis que criança dando desculpa esfarrapada porque não sabe bem como enganar a sério.
Quando religiosos e crentes se apegam em dogmas e doutrinas, e são ironizados em suas explicações bisonhas que tentam validar coisas sem pé nem cabeça, a reação é sempre a mesma: ou o sujeito que os coloca em cheque não entende do riscado ou é alguém de mal com a vida. Isto porque não se pode mais enfiar na fogueira.

Agora pense se é possível que eu esteja de mau-humor: minha filha maravilhosa passou em todos os 3 vestibulares que fez ( inclusive na federal ) recém saída do terceiro ano e embarcamos daqui a poucas horas para 15 dias no Mediterrâneo. Estamos é muito felizes! E não preciso agradecer a deus algum ou achar que este é meu prêmio por ter sido tão malvada com os que têm fé :emoticon12: . Será que pagaremos ( os 3 aqui em casa) por esta sordidez toda aqui na Terra mesmo ou em uma vida futura?

Bjs
Imagem

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

leonardo_schunk escreveu:A algum tempo atrás, cansado das contradições da DE e dos sabichões insistindo que minhas dúvidas existiam porque eu não havia lido direito o Pentateuco de Kardec, eu acabei aderindo a Filosofia Univérsica, cujo expoente (na minha opinião) é Huberto Rohden (foi um grande homem na minha opinião, não pertencia a nenhuma religião, e foi um grande pesquisador e tradutor).


É a primeira vez que ouço falar da Filosofia Univérsica. Rohden já conheço muito de nome, mas não sei nada a respeito tampouco. A descrição sumária que encontro na Wikipedia sugere que ele tinha pelo menos prioridades lúcidas, o que no mínimo é um bom sinal.

Porém eu ainda esbarrava na problemática da reencarnação e todos os seus dogmas.
E foi aqui no fórum, lendo os seus posts e outros, que comecei a duvidar e refutar da "perfeição" da reencarnação.


Eu nunca entendi a idéia de reencarnação. Parece tão estranha, em todos os sentidos, que chego a pensar que houve algum mal-entendido em algum momento.

Minha impressão é que é algo em que se tenta acreditar por achar que serve a uma visão um tanto rígida do que seria justiça cósmica. O problema é que, além de improvável, o conceito não serve realmente para sustentar visões moralmente justificáveis de justiça. Acaba por se tornar autocontraditório e nocivo.

Agora "estou" agnóstico e continuo procurando respostas.
Não quero acreditar que a resposta "nada" para a pergunta : E depois da morte, seja a única.


Morte é apenas o fim do indivíduo.

Todos nós recebemos uma herança da cultura em que estamos inseridos e deixamos outra. O sentido da vida está em aprender da melhor forma possível dessa herança enquanto ela passa por nós individualmente, e enquanto fui entre nós e nossos contemporâneos.

Como costumo dizer, é CLARO que existe vida após a morte. Afinal, quanta gente já não morreu? E a vida continua.

Mas também não quero acreditar em um sistema espiritual que seja, na minha concepção, criado de forma arbitrária e dogmática...


Sabe, não há nada de particularmente errado em ser arbitrário. A natureza da existência nos obriga a sê-lo em algum grau. O que não convém é ter essa arbitrariedade como meta, ou receio de questionar ou ser questionados. Cada um de nós precisa fazer o melhor possível dentro do que as circunstâncias torna razoavelmente possível. Mas acima de tudo, precisamos também aprender a estar em paz com o fato de que só podemos fazer o que podemos fazer.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Tinha aquelas coisas de não poder jogar pão no lixo porque era desrespeito com o corpo de Deus e outras asneiras de profundo mau gosto para serem enfiadas nas cabeças das crianças.

Ou então, podia jogar o pão no lixo, mas tinha que beijar antes.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Só as religiões respeitáveis e que se apresentam como as donas da verdade é que não têm janelinhas. Elas já têm um pacote pronto e acabado e é PROIBIDO discordar dele.


salgueiro escreveu:Se a doutrina fosse um pacote fechado eu seria uma espiritualista.

Como os Gasparettos...

No caso específico, citei a resposta do LE. Se eu acho que ela é a melhor? Não sei. O espírito que lhe respondeu talvez não soubesse o que dizer e então chutou o que pareceria mais lógico a um educador, que Kardec era.


salgueiro escreveu:Até onde posso perceber houve uma simplificação enorme. Mérito não é explicação, é desculpa.

Um dos meus mantras é que filho não é programado por computador então temos que lidar com o que vem. A pergunta que não cala é porque começar como uma tela em branco e não como produto acabado, perfeitinho já, se houver poder para fazê-lo dessa forma? Não existe esse poder?

Existe uma coisa chamada REALIDADE e o Espiritismo e as religiões respeitáveis do Dantas tentam encontrar um sentido para ela. Como somos imperfeitos, o sentido mais lógico que nos foi passado é que os espíritos têm a sua infância espiritual e seu aperfeiçoamento depende de seus esforços. Assim então, ao encarnarem, animarão personalidades em diversos graus de imperfeição (que é o que vemos na vida real...). Por que não fomos criados perfeitos de origem, não nos responderam, exceto daquela forma meio atravessada. Só posso me servir daquela frase humilhante e constrangedora aos grandes sábios que é: _ Não sei.

Já as religiões respeitáveis do Dantas dizem que Deus criou nossas almas puras e perfeitas, mas no momento do nascimento, são atacadas pela imperfeição, herdada daqueles nossos veneráveis ancestrais Adão e Eva. Tal fato deve desagradar muito a Deus, mas não há nada que o Divino possa fazer, exceto nos legar uma vaga promessa de que em algum ano futuro a falha será corrigida...

Melhorou? Às religiões respeitáveis do Dantas eu faço a pergunta: _ Mas por que não corrigiu as falhas na hora? Por que em vez de deixar o Diabo e os diabos aqui para piorar a situação, o Divino já não os jogou num buraco negro de uma vez?

Aí vêm os clérigos respeitáveis das religiões respeitáveis dizer que se tivesse sido assim, Deus seria só temido por sua intransigência e não amado por ter provado que a vida independente da vontade dele é desastrosa, etc e tal...


Talvez o espírito devesse dar uma resposta parecida: _ Assim como os humanos têm sua fase de bebê, criança, adolescente, adulto e velho decrépito, acumulando aprendizados a cada uma dessas fases, com o princípio inteligente/espírito é a mesma coisa. Se é justo ou injusto, não nos cabe aqui discutir. Considerando a imperfeição humana saltando aos nossos olhos, apenas verificamos um fato.


salgueiro escreveu:Meu questionamento não é questão de justiça ou injustiça e sim de possibilidade. Poderíamos ser de outra forma?

Sim, poderia. Mas não foi. É que nem o Chavez: se tivesse juízo faria um governo melhor? Sim. Só que não tem e aí... nós aqui já vimos esse filme.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:Deus fala aos espíritos?

Só aos puros e superiores

Deus fala ou são os espíritos que acham isso?
Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:Bem, Deus também falava aos profetas bíblicos...

Neste caso Kardec matou a charada: não era Deus e sim espíritos tribais, vinculados ao povo hebreu, que tanto podiam dar bons ensinamentos, quanto falar besteiras e ordenar a prática de crimes, assassinatos e massacres.

Matou a charada ou aventou uma hipótese?

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Botanico escreveu:Existe uma coisa chamada REALIDADE e o Espiritismo e as religiões respeitáveis do Dantas tentam encontrar um sentido para ela. Como somos imperfeitos, o sentido mais lógico que nos foi passado é que os espíritos têm a sua infância espiritual e seu aperfeiçoamento depende de seus esforços. Assim então, ao encarnarem, animarão personalidades em diversos graus de imperfeição (que é o que vemos na vida real...). Por que não fomos criados perfeitos de origem, não nos responderam, exceto daquela forma meio atravessada. Só posso me servir daquela frase humilhante e constrangedora aos grandes sábios que é: _ Não sei.


Admitir ignorância é o início do conhecimento e da sabedoria, você sabe; não precisa ser constrangedor.

Botanico escreveu:Já as religiões respeitáveis do Dantas dizem que Deus criou nossas almas puras e perfeitas, mas no momento do nascimento, são atacadas pela imperfeição, herdada daqueles nossos veneráveis ancestrais Adão e Eva. Tal fato deve desagradar muito a Deus, mas não há nada que o Divino possa fazer, exceto nos legar uma vaga promessa de que em algum ano futuro a falha será corrigida...


Eieiei, devagar com o andor. Você está passando por cima de um ponto crucial, apesar de eu já o ter explicado: Deus é uma alegoria, no máximo uma fonte de inspiração. Não se consegue chegar muito longe dependendo de sua existência literal, como essa forma primitiva de abraamismo que você descreve faz.

O que importa, mesmo para um Cristão ou Muçulmano, não é o quanto ele crê em Deus, mas quão construtivamente se inspira nessa idéia e em outras de sua Doutrina. Nem poderia ser diferente.

Só que bem ou mal as fés abraâmicas podem ser tomadas com maturidade suficiente para comportar Deus como uma alegoria, e até mesmo ignorá-lo (como se faz no Judaísmo Humanístico); já a Doutrina Espírita não tem esse potencial, porque é por demais engessada em seus dogmas, que incluem não apenas uma versão particularmente pobre do Deus de Abraão, como também fantasmas particularmente neuróticos e "leis" bastante estranhas. Pode-se transcender essa pobreza religiosa do Espiritismo, não é nem mesmo difícil... mas quando se consegue, não resta o bastante da Doutrina nem para merecer contestação. Quando se deixa de ser espírita, é para valer e irreversível.

Botanico escreveu:Melhorou? Às religiões respeitáveis do Dantas eu faço a pergunta: _ Mas por que não corrigiu as falhas na hora? Por que em vez de deixar o Diabo e os diabos aqui para piorar a situação, o Divino já não os jogou num buraco negro de uma vez?


Porque o Diabo e o Divino são apenas alegorias, figuras de linguagem para mecanismos sociais e psicológicos que só podem ser resolvidos pelas decisões conscientes dos cidadãos e das comunidades, claro.

É um tanto auto-evidente, quando se tem a coragem de questionar.

Botanico escreveu:Aí vêm os clérigos respeitáveis das religiões respeitáveis dizer que se tivesse sido assim, Deus seria só temido por sua intransigência e não amado por ter provado que a vida independente da vontade dele é desastrosa, etc e tal...


Há clérigos medíocres que dão essas respostas vazias, sim. Cabe à comunidade não se deixar deter por essas bobagens e preferir outros, mais ajuizados e sábios. E/ou chegar a suas próprias conclusões de forma lúcida, o que francamente é obrigação básica de qualquer pessoa.

Quem não se cuida se estrepa. Isso é verdade dentro e fora de qualquer religião. Nada mais natural.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Ayyavazhi escreveu:Isso faz sentido. Mas qual o critério para se avaliar quem é quem, nesse caso?

Tal critério de discernimento está na cabeça, no fígado e no coração de cada um. Uma revelação que para um é uma baita tolice, para outro é a coisa maravilhosa que ele tanto desejava ouvir.
Ex: J. B. Roustaing recebeu toda uma "revelação", que explicava todos os textos evangélicos (Deus me livre, que mentira cabeluda!). Os primeiros espíritas brasileiros até gostaram da DE, supria-lhes muita coisa que a fé católica não o fazia. Mas tinha um problema: no Espiritismo a mãe de Jesus foi uma mulher comum, que se casou e transou com seu marido, Jesus foi seu primeiro filho e outros vieram depois. Sendo ex-católicos carolas, isso lhes era muito doloroso, pois agora ficaram sem a sua Virgem Santíssima. Mas aí alguém chegou com Os Quatro Evangelhos, a obra de Roustaing. Foi a salvação, pois lá se diz que Jesus era um espírito puro, que evoluiu em linha reta, sem jamais errar, nem nunca encarnar-se. Como um espírito puro não pode se revestir de carne, então ele veio até nós como um fantasma materializado. Assim então Maria NÃO transou com o José, foi criada uma ilusão de gravidez e aí, ao fim da "gestação", ela apagou e acordou com o "bebê" nos seus braços. E é claro, a fim de preservar sua pureza, nunca teve jamais relações sexuais com o José.

Vê só que coisa maravilhosa? Agora esses ex-católicos ainda carolas podiam se tornar "espíritas", colocar a imagem da Nossa Senhora na peanha, se ajoelhar e rezar para ela, como faziam antigamente. Esses livros de Roustaing trazem um monte de besteiras que contradizem o Espiritismo, mas o fundamental foi ter a Nossa Senhora de volta. O resto, deixa passar...


Ayyavazhi escreveu:Veja bem, eu não estou duvidando da veracidade desses contatos, como fazem os ateus, apenas questiono os critérios empregados para validar as informações recebidas.

Já disse os critérios. São os mesmos que usamos quanto lemos um artigo científico, um livro ou uma notícia de jornal.

Quando a líder dos sem-terra que invadiram a fazenda da Cutrale disse que nada fizeram de errado: só pichamos as paredes e derrubamos meia duzia de laranjeiras... Pois bem, eu não acredito nisso. Muita coisa foi roubada e o que não levaram, destruíram tudo.

E você? E o outros aqui no RV? Pensam como eu? Que foi um esbulho e roubo mesmo? Pois o pessoal do PSOL e PSTU acreditam piamente nela. Afirmam que tudo não passou de uma jogada da mídia para desacreditar e criminalizar o movimento social.

Com as revelações dos espíritos funciona igualzinho.


Ayyavazhi escreveu:Humanos, aqui ou lá, são apenas humanos e, portanto, sujeitos a erros de interpretação, preconceitos, crenças, tabus e tudo o mais, muito mais que compõe nosso universo cognitivo. Mesmo compreendendo que a perspectiva de um espírito pode ser melhor que a minha, ou que ele possa ter um ponto de vista mais esclarecido, como bem dito pelo Fernando, isso ainda não os livraria de incorrer em erros relacionados aos nossos limites de compreensão.

Exatamente. Só que no Espiritismo, fomos avisados disso. Já nas religiões respeitáveis do Dantas... Tem sentido Deus mandar um dos seus profetas (= médiuns) assar pão em cima de merda e comê-lo? Ou ordenar o massacre de todo um povo por motivo absolutamente torpe? Mas são ordens DE DEUS e por isso não podem ser descumpridas...

Ayyavazhi escreveu:Na DE, fala-se com frequência em espíritos puros e superiores, como você acabou de fazer, e eu gostaria de entender quais parâmetros são utilizados para medir essa suposta condição.

São espíritos com amplos conhecimentos (muito além do que temos) e alta moralidade (da qual ninguém nesse mundo chega perto). Agora querer entender os parâmetros de avaliação, só podemos ficar nisso, pois como é dito no LE, há atributos que desconhecemos e não temos no momento como compreendê-los. É como pedir a uma criancinha de creche para avaliar a sabedoria do Einstein...

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Botanico escreveu:Vê só que coisa maravilhosa? Agora esses ex-católicos ainda carolas podiam se tornar "espíritas", colocar a imagem da Nossa Senhora na peanha, se ajoelhar e rezar para ela, como faziam antigamente. Esses livros de Roustaing trazem um monte de besteiras que contradizem o Espiritismo, mas o fundamental foi ter a Nossa Senhora de volta. O resto, deixa passar...


E em que você se baseia para afirmar tão categoricamente que Roustaing estava trazendo "um monte de besteiras" enquanto que Kardec trouxe "Revelação"? Por que não o contrário? Como se sabe que não são ambos "um monte de besteiras"?

(...) Já disse os critérios. São os mesmos que usamos quanto lemos um artigo científico, um livro ou uma notícia de jornal.


Se fossem, você sequer acreditaria em espíritos.

Botanico escreveu:(...) Exatamente. Só que no Espiritismo, fomos avisados disso.


A julgar pelo dogmatismo que você mostra no último parágrafo desta mesma mensagem, melhor seria não ter sido avisados; não adiantou nada e vocês sequer perceberam.

Botanico escreveu:Já nas religiões respeitáveis do Dantas... Tem sentido Deus mandar um dos seus profetas (= médiuns) assar pão em cima de merda e comê-lo? Ou ordenar o massacre de todo um povo por motivo absolutamente torpe? Mas são ordens DE DEUS e por isso não podem ser descumpridas...


Só um abraamista muito medíocre pensaria assim. Podem até haver muitos, não muda a constatação em si.

(...) São espíritos com amplos conhecimentos (muito além do que temos) e alta moralidade (da qual ninguém nesse mundo chega perto). Agora querer entender os parâmetros de avaliação, só podemos ficar nisso, pois como é dito no LE, há atributos que desconhecemos e não temos no momento como compreendê-los. É como pedir a uma criancinha de creche para avaliar a sabedoria do Einstein...


Ah, então caímos em dogmas de fé, oriundos de espíritos que a própria DE reconhece como falíveis, e AINDA ASSIM alegamos ter mais discernimento do que as religiões tradicionais que não caem em uma armadilha tão óbvia? É isso mesmo?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Pedro Reis »

Depois de tanto ver a expressão "religiões respeitáveis" sendo usada neste tópico eu não resisto
em perguntar: isto não seria uma contradição de termos?

Como pode algo que começa com uma mentira e se torna uma grande farsa ser respeitável?

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Pedro Reis escreveu:Depois de tanto ver a expressão "religiões respeitáveis" sendo usada neste tópico eu não resisto
em perguntar: isto não seria uma contradição de termos?

Como pode algo que começa com uma mentira e se torna uma grande farsa ser respeitável?


Depende completamente de como se define o termo "religião", claro.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Gostaria que o Botânico (nada pessoal contra vc, hein ?) respondesse minhas indagações anteriores, e respondesse mais essas :

Se Jesus era um espírito perfeito, não necessitava mais da reencarnação.
Se ele veio para a Terra para trazer a mensagem da paz que deveria perdurar pelo resto da existência do planeta, para que raios ele teve que morrer crucificado ? Pelo que ele estava pagando ? Não podia simplesmente sumir do mapa ?
Foi um sacrifício ? Em nome do quê ? De um bando de espíritos em "corpos grosseiros ?

E isso liga a uma outra questão.

Porque ele não usou do recurso das aparições espirituais ?
André Luis narra que do "outro lado" existe tecnologia mais avançada que a nossa, não é novidade analisando pelo contexto do "lado de lá" ser uma espécie de dimensão paralela, onde a vida funciona, de um jeito diferente mas funciona.
Então porque raios os espíritos não usaram dessa tecnologia desde o começo dos tempos, fazendo das aparições espirituais uma realidade cotidiana.
Veja que maravilha isso seria, pois naturalmente isso destruiria as religiões católica, protestante, islâmica e outras, já que os próprios espíritos estariam falando que tudo aquilo é um monte de merda.
Nesse caso o planeta seria espírita e todo mundo seria feliz e teria banda larga de 2Gb...
Isso não seria caridade para com nós pobres irmão encarnados ?
Não teriam evitado que as pessoas cometessem crimes em nome da fé e não tivessem que reencarnar para pagar os "pecados" ?
Todos nós evoluiríamos pelo amor e não pela dor, olha que excelente !!!

Porque então que um sujeito para ser médium tem que ser um "santo" ? Nem palavrão ele pode falar, senão os "bons espíritos" se afastam dele...
Porque nós temos que fazer toda a força do mundo para chegar ao "nível" dos espíritos e eles não fazem porra nenhuma para chegar ao nosso ?
Ahhh por causa da vibração deles.....
Jesus desceu do "céu" para esse "inferno vibracional", já que os espíritos adoram expoentes da caridade, porque não fazem então 1/1000 do que "Jesus fez" e descem ao nível do cidadão que está na padaria comendo um pão na chapa e vendo o noticiário ?

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Apo,

Em primeiro lugar, eu já disse que te adoro. Isso não impede que eu te odeie, pois amor e ódio andam sempre de mãos dadas. Meu mau humor em responder é apenas uma reação por já saber que nós nunca conseguimos e acho que nunca conseguiremos nos comunicar normalmente, sem entraves e mal entendidos. Não é, repito, não é uma questão de aversão ou coisa parecida.

Quanto ao resto,

Eu realmente gostaria que você entendesse que Deus é uma questão bem resolvida para mim. Não ando à cata de tábuas de salvação, dispensei todas as religiões e livros sagrados, que nunca cheguei a ler, pois não necessito do conforto espiritual que oferecem. As respostas que busco, como costumo declarar, nem sempre são agradáveis e lido com tudo isso como um aluno que, gostando ou não da matéria, continua seus estudos. O conceito de aprendizado, para mim, é um só: encontrar a resposta. Nunca foi e nunca será encontrar “uma” resposta que me agrade ou preencha alguma lacuna. Mais claro que isso eu não posso ser. E nada disso seria possível sem uma grande e maciça dose de autoconhecimento, prática que me acompanha desde a mais remota infância, acredite ou não. Questionar as influências da religiosidade sobre o meu caráter não me fará nenhum mal... muito pelo contrário.



Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Botânico,

Eu estou achando muito interessante o rumo que este debate está tomando. Vejo muitas possibilidades se descortinando, mas nada garante que chegaremos a um termo. Minha experiência nesses assuntos sugerem o contrário. Antes de mais nada, quero que você tenha certeza de que estou desarmado ao falar contigo, a última coisa que desejo é uma guerra de egos. Vou dar um passo após o outro e ver até onde poderemos chegar.

Tudo o que você escreveu confirma, de forma extraordinária, o que eu já pensava a respeito, mas não sei se terei capacidade de demonstrar isso com clareza. Vou tentar e, onde ficar um pouco obscuro, pergunte-me e procurarei melhorar o argumento.

Digamos que um Doutor em Física, um cara que soubesse tudo e um pouco mais, desandasse a falar sobre Física Quântica, usando e abusando do jargão técnico e de conceitos complexos e específicos. Pergunto: De que forma um leigo, que o estivesse ouvindo, poderia validar as informações prestadas pelo Físico? Como ele poderia dizer “esse cara é um profundo conhecer da Física Quântica”? Ora, o tal orador poderia estar dizendo um monte de abobrinhas e, para o leigo, não faria a menor diferença. Em resumo, ele só poderia autenticar as informações recebidas se fosse, ele próprio, um conhecedor da Física Quântica, mesmo que um autodidata, um leitor ávido e curioso, não importa. Percebe a lógica? No terreno espiritual isso é ainda MUITO mais verdadeiro (os ateus que não me ouçam). Todo o besteirol que eu possa escrever aqui é infinitamente inferior a um único pensamento do talentoso Gibran: “Aquele que escuta a verdade tem o mesmo valor de quem a enuncia” (citado de memória). Irretocável! Absolutamente perfeito!

Ora, pelo exposto, podemos concluir que só um espírito elevado poderia reconhecer outro, e você parece colocar uma grande distância entre nós (encarnados) e eles, como se verifica:


São espíritos com amplos conhecimentos (muito além do que temos) e alta moralidade (da qual ninguém nesse mundo chega perto).


Essa afirmação, além de contrariar tudo o que eu já aprendi sobre espiritualidade, também me parece um pouco precipitada. Somos mais de seis bilhões de seres humanos neste planetinha; de que forma podemos ter alguma certeza sobre o desenvolvimento espiritual de cada um? Você também declarou, em uma postagem anterior, que Deus só fala aos espíritos puros e superiores. Certeza? O que pode dar suporte a essa afirmação? Os ateus, corrigindo, alguns ateus costumam dizer que Deus nunca se revelou a ninguém, e eu, cá com os meus botões, acho que essa é uma declaração fabulosa. Num mundo tão povoado como o nosso, é incrível que declarações que envolvam experiências particulares de cada um de seus habitantes possam ser feitas com tanta precisão. Em essência, as suas afirmações, aqui mencionadas, e a dos ateus, são idênticas. Podem ter motivações diferentes, podem estar amparadas em razões diferentes, mas o resultado final é o mesmo.

E devo supor também, baseado nessa diferença entre os espíritos superiores e nós, que eles nunca reencarnam, certo? Vou tentar demonstrar a lógica dessa suposição. Vejamos: se um espírito puro, moralmente superior e dotado de grande sabedoria reencarnasse, ele traria tais atributos para sua nova vida terrena, pois você sabe tão bem quanto eu que nada disso se perde. A sua declaração de que aqui não há pessoas assim, choca-se frontalmente com essa possibilidade, o que me leva a concluir que nenhum espírito desses reencarna. Isso está correto?

Se estiver correto, volto a perguntar, como poderíamos identificar um ser desse nível se aqui não há ninguém que, segundo suas palavras, sequer chegue perto? Botânico, os fiéis de qualquer seita religiosa acham que seus líderes são sábios e etc. Os que seguem o tal de Valdemiro Santiago, praticamente o endeusam. Não estou, pelamordedeus, te comparando com essas pessoas, apenas demonstrando a estreita relação entre o orador e o ouvinte. Nos identificamos com aquilo que já está meio pronto em nossa alma. Um ensinamento que venha ao encontro de nossos anseios é o bastante para conferir autoridade a quem o ministrou. E essa autoridade até existe, mas dentro de determinado nível.

Não conclua que meus questionamentos tentam derrubar a idéia de que existem espíritos mais elevados e outros nem tanto. Sei que eles existem. Estou mirando em outro alvo, um pouco mais sutil. Gostaria de prolongar esses argumentos, mas preciso de algumas informações e espero obtê-las de você:

O espírito André Luis é considerado um espírito puro e superior? Ele seria uma espécie de mentor para os espíritas? E, para finalizar, você sabe me dizer há quanto tempo ele está “desencarnado”? (detesto esse termo).

Depois que você me responder essas perguntas, eu continuo.

Um abraço e aguardo sua resposta.


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Fernando Silva »

Ayyavazhi escreveu:E devo supor também, baseado nessa diferença entre os espíritos superiores e nós, que eles nunca reencarnam, certo? Vou tentar demonstrar a lógica dessa suposição. Vejamos: se um espírito puro, moralmente superior e dotado de grande sabedoria reencarnasse, ele traria tais atributos para sua nova vida terrena, pois você sabe tão bem quanto eu que nada disso se perde. A sua declaração de que aqui não há pessoas assim, choca-se frontalmente com essa possibilidade, o que me leva a concluir que nenhum espírito desses reencarna. Isso está correto?

Se bem entendi a DE, espíritos mais evoluídos se reencarnam em formas de vida mais evoluídas, em planetas ou dimensões mais evoluídos.
Ayyavazhi escreveu:O espírito André Luis é considerado um espírito puro e superior? Ele seria uma espécie de mentor para os espíritas? E, para finalizar, você sabe me dizer há quanto tempo ele está “desencarnado”? (detesto esse termo).

Se um espírito é muito evoluído, supõe-se que tenha passado por muitas reencarnações e tenha uma enorme experiência, recolhida ao longo de muitas vidas e muitos milênios, mas espíritos sempre foram apenas, como disse antes, um gladiador romano, um sacerdote egípcio, um pescador grego ou qualquer coisa do tipo.

Um espírito evoluído já deveria estar muito acima dessas identidades e influências, assim como um adulto está muito além daquilo que foi quando criança.

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Desculpa me intrometer Ayyavazhi.
Mas pelo que me lembro das minhas leituras, os espíritos superiores só chegaram ao conhecimento dos espíritas através dos relatos de outros espíritos, que os viram em raras manifestações do "lado de lá", com toda "beleza infinita" que recobre suas estruturas espirituais.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Fernando Silva »

leonardo_schunk escreveu:Então porque raios os espíritos não usaram dessa tecnologia desde o começo dos tempos, fazendo das aparições espirituais uma realidade cotidiana.
Veja que maravilha isso seria, pois naturalmente isso destruiria as religiões católica, protestante, islâmica e outras, já que os próprios espíritos estariam falando que tudo aquilo é um monte de merda.
Nesse caso o planeta seria espírita e todo mundo seria feliz e teria banda larga de 2Gb...
Isso não seria caridade para com nós pobres irmão encarnados ?
Não teriam evitado que as pessoas cometessem crimes em nome da fé e não tivessem que reencarnar para pagar os "pecados" ?
Todos nós evoluiríamos pelo amor e não pela dor, olha que excelente !!!

Ah, mas aí não haveria mérito, aí a pessoa não teria adquirido experiência de vida etc. etc.

Elas precisaram cometer esses crimes e depois pagar por eles para poder evoluir, o que não aconteceria se tivessem sido alertadas antes. Ou se tivessem sido criadas perfeitas.

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Fernando Silva escreveu:Se bem entendi a DE, espíritos mais evoluídos se reencarnam em formas de vida mais evoluídas, em planetas ou dimensões mais evoluídos.


É o que está nos livros.

Fernando Silva escreveu:Se um espírito é muito evoluído, supõe-se que tenha passado por muitas reencarnações e tenha uma enorme experiência, recolhida ao longo de muitas vidas e muitos milênios, mas espíritos sempre foram apenas, como disse antes, um gladiador romano, um sacerdote egípcio, um pescador grego ou qualquer coisa do tipo.

Um espírito evoluído já deveria estar muito acima dessas identidades e influências, assim como um adulto está muito além daquilo que foi quando criança.



Segundo a doutrina, os espíritos do lado de lá são na maioria desencarnados a pouco tempo da terra (no máximo uma centena de anos), pois não importa o quão puros eles tenham se tornado, sempre tem que voltar para "cá" para uma "missão" , e acham isso tudo sublime...
Os espíritos superiores são praticamente "inacessíveis", mesmo do "lado de lá".
Eles devem ter nojo do pessoal de baixo...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Fernando Silva »

leonardo_schunk escreveu:Segundo a doutrina, os espíritos do lado de lá são na maioria desencarnados a pouco tempo da terra (no máximo uma centena de anos), pois não importa o quão puros eles tenham se tornado, sempre tem que voltar para "cá" para uma "missão" , e acham isso tudo sublime...

No máximo 100 anos?

Então de onde vem esse monte de centuriões, gladiadores e escravos romanos?
E os exilados de Capela? Ou sobreviventes de Atlântida?

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por leonardo_schunk »

Devem estar comendo o pão na chapa da padaria.... :emoticon12:

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

leonardo_schunk escreveu:Desculpa me intrometer Ayyavazhi.


De forma alguma, Leonardo. Toda participação é bem vinda.

Mas pelo que me lembro das minhas leituras, os espíritos superiores só chegaram ao conhecimento dos espíritas através dos relatos de outros espíritos, que os viram em raras manifestações do "lado de lá", com toda "beleza infinita" que recobre suas estruturas espirituais.


Bom, se eu não entendi errado, alguns espíritos, mais ou menos do nosso nível, nos falaram sobre esses que estariam mais adiantados, é isso? Neste caso, continuamos no mesmo lugar, nos guiando por informações prestadas por eles e que, de certa forma, requerem alguma dose de confiança de nossa parte. Estaríamos, se não for um exagero, à mercê do discernimento desses espíritos, que nos transmitem suas impressões e seus aprendizados pessoais.

Tenho outra dúvida: os contatos dos médiuns são feitos com esses espíritos não tão evoluídos (não estou sendo irônico, no máximo, é uma deficiência ao me expressar) ou é possível conversar diretamente com os mais evoluídos? A pergunta é relevante na medida em que qualquer intermediário, ao transmitir informações ou repassar conhecimentos, invariavelmente “macula” essa informação com o seu próprio discernimento, que não é o mesmo dos mentores mais evoluídos, obviamente.


Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

leonardo_schunk escreveu:Os espíritos superiores são praticamente "inacessíveis", mesmo do "lado de lá".
Eles devem ter nojo do pessoal de baixo...


Não tinha visto isso. Acho que responde minha última pergunta. Corrija-me, se estiver errado.


Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Elas precisaram cometer esses crimes e depois pagar por eles para poder evoluir, o que não aconteceria se tivessem sido alertadas antes. Ou se tivessem sido criadas perfeitas.


Essa estória de pagar por crimes é algo que eu também quero discutir com o Botânico (qualquer outro espírita, sinta-se à vontade), mas não agora. Temos assuntos demais, ainda pendentes.


Trancado