RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:
leonardo_schunk escreveu:Porque [Jesus] não usou do recurso das aparições espirituais?

Porque não funcionariam.


Ensjo escreveu:Que bobagem. É claro que se aparições espirituais ocorressem corriqueiramente fora (das alegações) dos meios espíritas, isso impulsionaria bastante, no mínimo, a percepção de que o espiritismo é algo além de mais uma mitologia, o que levaria muito mais gente a estudá-lo e "evoluir espiritualmente" (pelo estudo, e não "de graça").

Improvável: aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, e mais outros tantos santos e anjos, defenderiam o Catolicismo.
Aparições de Lutero, Calvino, Wesleys, Melanchton, Knox & Cia Bela defenderiam o Protestantismo.
Aparições de Moisés, Arão, Abraão, Davi, Salomão & Cia Bela defenderiam o Judaísmo.

Posso parar por aqui?


Ensjo escreveu:Mas, como todas as outras religiões, o espiritismo precisa inventar uma desculpa para a total falta de manifestação de seus mitos no mundo real.

Houve tempo em que tais mitos foram estudados por pesquisadores, alguns com muito cacife entre os cientistas, mas por não terem declarado que tudo era fraude, são considerados pela comunidade cética como babacas, imbecis, cretinos, canalhas, fanáticos, burros e por aí.

Se mais de 200 cientistas, ao longo de 80 anos, estudando vários médiuns e tendo feito milhares de experimentos não convenceram, por que deveríamos dar mais trela a essa coisa? Ficamos na nossa.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Ayyavazhi escreveu:Botânico,

Eu estou achando muito interessante o rumo que este debate está tomando. Vejo muitas possibilidades se descortinando, mas nada garante que chegaremos a um termo.

Isso é importante?

Ayyavazhi escreveu:Minha experiência nesses assuntos sugerem o contrário.

A minha também.

Ayyavazhi escreveu:Antes de mais nada, quero que você tenha certeza de que estou desarmado ao falar contigo, a última coisa que desejo é uma guerra de egos. Vou dar um passo após o outro e ver até onde poderemos chegar.

Tudo o que você escreveu confirma, de forma extraordinária, o que eu já pensava a respeito, mas não sei se terei capacidade de demonstrar isso com clareza. Vou tentar e, onde ficar um pouco obscuro, pergunte-me e procurarei melhorar o argumento.

[...]

O espírito André Luis é considerado um espírito puro e superior?

Não. Ele é um espírito "Zé Mané" como muitos por aqui e por lá.

Ayyavazhi escreveu:Ele seria uma espécie de mentor para os espíritas?

Alguns podem considerá-lo assim, mas penso que não. Por "mentor" entendemos ser o espírito que orienta os trabalhos num centro espírita. Não é nenhum espírito superior ou puro, se por acaso pensou nisso. É apenas outro Zé Mané, tal como um gerente de banco, ou chefe de um departamento.

Ayyavazhi escreveu:E, para finalizar, você sabe me dizer há quanto tempo ele está “desencarnado”? (detesto esse termo).

No livro Nosso Lar (publicado em 1939), ele informou ter passado 8 anos vagando até ser amparado. Pode ter falecido entre 1929 e 1931.

Ayyavazhi escreveu:Depois que você me responder essas perguntas, eu continuo.

Um abraço e aguardo sua resposta.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Luis Dantas »

Botanico escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Botanico escreveu:Mas eu já disse: as religiões tradicionais têm seus dogmas vindos do PRÓPRIO DEUS através de seus infalíveis profetas. Assim então não caem em nenhuma armadilha, certo?


Já disse, sim. Era um espantalho antes. Continua sendo agora.


Só que nas religiões respeitáveis, esse espantalho é muito enfeitado e levado muito a sério...


... enquanto que no Espiritismo levar a sério o Espantalho (no caso, a existência literal de espíritos reencarnantes e o carácter dogmático da Codificação Espírita supostamente soprada por estes) não é algo que se leva a sério; é a própria premissa de que se parte, sem a qual não se pode ser espírita.

O que, obviamente, é muito pior e sem perspectiva. Não é sem motivo que se diz que o Espiritismo escraviza.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Luís escreveu:... enquanto que no Espiritismo levar a sério o Espantalho (no caso, a existência literal de espíritos reencarnantes e o carácter dogmático da Codificação Espírita supostamente soprada por estes) não é algo que se leva a sério; é a própria premissa de que se parte, sem a qual não se pode ser espírita.

O que, obviamente, é muito pior e sem perspectiva. Não é sem motivo que se diz que o Espiritismo escraviza.


Então o Espiritismo me escraviza da mesma forma que a Medicina porque não tenho dúvida nenhuma que possuo espírito da mesma forma que um estômago :emoticon16: . É fato, prá mim.

Esse foi o meu ponto de partida na análise da doutrina buscando compreender possibilidades dentro do que é exposto e verificações dentro do possível.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Pedro escreveu:É impossível fazer funcionar a esdrúxula tese de que tragédias coletivas espiam os erros
cometidos em vidas passadas pelas vítimas atingidas. Assim a erupção que dizimou Pompéia encontrou
nesta cidade apenas almas que mereciam esse terrível fim. Ninguém escapou, o que significa que
não havia uma só alma na cidade que não tenha feito algo para merecer morrer carbonizado.


No. :emoticon4:

Pessoas que morrem numa tragédia coletiva não necessariamente estão espiando alguma coisa podem perfeitamente estarem com o seu tempo esgotado inclusive espíritos que vem em missão (os ditos superiores).
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Botanico escreveu:Isso é importante?


Por que não seria? O objetivo do debate é medir forças? Quando existe coerência, transigência e imparcialidade entre as partes, é normal (e muito saudável) haver um estreitamente de opiniões, permitindo que um possa enxergar o ponto de vista do outro. Do contrário, a necessidade de refutar, que eu tanto tenho combatido desde que aqui cheguei, torna imperativo que qualquer argumento, mesmo os mais simples e inofensivos, sejam respondidos “à altura”. É possível, e apenas possível!, que a curta frase acima quotada seja um bom exemplo disso.

Curiosamente, você não fez qualquer comentário sobre NENHUMA das idéias que eu ofereci à sua apreciação, deixando-me totalmente no escuro e limitou-se a responder as duas últimas perguntas. Talvez você esteja esperando a “continuação” prometida para, então, se manifestar. De qualquer forma, fica mais difícil continuar valendo-me apenas de instintos e pressentimentos, abrindo mão da interação comum a um debate. Prova disso é que eu poderia ter escrito um monte de bobagens, se não conhecesse as respostas que você me forneceu sobre André Luis. Eu imaginava o contrário e, felizmente, resolvi perguntar antes de me pronunciar. Essas novas informações prejudicam totalmente o raciocínio que eu pretendia desenvolver, obrigando-me a procurar outros meios. Tais meios existem e tudo é uma questão de reorganizar as idéias. Diga-me apenas se você tem interesse em continuar este debate.

A bola está com você.


Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Botanico escreveu:
leonardo_schunk escreveu:E além do mais, como um médium pode discernir um "sábio" de um "pseudo-sábio", se ele não vê nada do lado de lá ?

Quando vai comprar um produto anunciado na mídia, como sabe estar diante de uma venda idônea ou de um golpe? Se uma loja é renomada, vende com nota fiscal e garantia, é bem provável que você vai levar o produto escolhido e não se arrepender da compra. Agora quando o que você tem à mão é um número de telefone e ao ligar, é dito que o produto custa tanto (metade do preço da loja), é entregue na porta da sua casa na caixa e com garantia e tudo o que tem de fazer é depositar metade do valor numa conta e pagar o restante quando chegar o produto.
Notou alguma diferença?

Pois muito que bem. Quando um espírito fala coisas muito mirabolantes, tem aquela linguagem prolixa e verborrágica, anuncia que a você foi confiada uma grande missão e por isso o seu cartaz está ótimo com a gente lá de cima, mas caso se recuse, responderá severamente pela sua omissão (primeiro a lisonja, depois a ameaça)... Tudo isso tem a ver com pseudo-sábios. Normalmente médiuns inexperientes, que atuam sozinhos, sem fazer suas mensagens passar por um escrutínio de outros, são presas fáceis desses aí.


Eu costumo dizer que toda analogia é imperfeita, mesmo quando faço uso recorrente delas. Algumas atendem bem ao propósito para o qual foram empregadas, e só o preciosista se ocupa em procurar imperfeições. Outras, precisam ser marretadas para caber no espaço que lhes foi reservado.

Usando o mesmo gancho, eu poderia dizer que sim, só um tolo compraria algo que lhe é oferecido pela metade do preço e em circunstâncias tão suspeitas. Porém, vigaristas há que se esforçam em imitar com perfeição os procedimentos e métodos utilizados pelos estabelecimentos comerciais sérios, levando o incauto comprador a acreditar no que está vendo, até por já conhecer tais procedimentos de outras transações bem sucedidas.

Essa linha de raciocínio pressupõe que SEMPRE haverá uma diferença grosseira, e portanto claramente perceptível, entre as manifestações de um espírito sábio e as de um pseudo-sábio. Afasta-se sumariamente a possibilidade de que essa diferença possa ser, sob certas circunstâncias, sutil o bastante para confundir o médium que, a bem da verdade, é apenas um homem comum, sem quaisquer atributos especiais que lhe confiram infalibilidade.

Novamente e novamente: não questiono a veracidade do método (não sou ateu!). Questiono sua confiabilidade.

E, finalmente, este nem é o foco principal de minha argumentação. Posso prescindir desses questionamentos. Fiz apenas uma rápida consideração, apoiada em possibilidades, pois aprendi que as possibilidades costumam nos surpreender. Longe está de ser uma afirmação, já que não tenho conhecimentos suficientes para fazê-las. A espinha dorsal do meu argumento está ligeiramente rascunhada nas duas mensagens enviadas ontem. Olhos mais atentos irão percebê-la quase em segundo plano, misturada a conjecturas despretensiosas, como as de hoje, mesmo que pareçam um ataque suicida às fileiras da Doutrina Espírita. Não tenho porquê fazer isso...


Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Carlos Castelo »

Apo escreveu:Eu nunca disse que a DE fala que Deus mandou que o mal deva ser cometido em seu santo nome.


E qual a diferença? Deus não seria o responsável pelos flagelos, depois de entender que os espíritos impuros assim o merecem?
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Tranca »

Juntando a DE (Doutrina Espírita) com a TC (Teoria da Conspiração), então os U.S.A.foram o veículo do karma encarregado de patrocinar o resgate coletivo no Haiti?
Editado pela última vez por Tranca em 29 Jan 2010, 14:10, em um total de 1 vez.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Tranca escreveu:Juntando a DE (Doutrina Espírita) com a TC (Teoria da Conspiração), então os U.S.A.foram o veículo do karma encarregados de patrocinar o resgate coletivo no Haiti?


:emoticon38: perfeito :emoticon38:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Tranca »

salgueiro escreveu:
Tranca escreveu:Juntando a DE (Doutrina Espírita) com a TC (Teoria da Conspiração), então os U.S.A.foram o veículo do karma encarregados de patrocinar o resgate coletivo no Haiti?


:emoticon38: perfeito :emoticon38:


:emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Carlos Castelo escreveu:E qual a diferença? Deus não seria o responsável pelos flagelos, depois de entender que os espíritos impuros assim o merecem?


Respeito muito os ensinamentos de um sábio que viveu entre nós há algumas décadas. Não sei o que os ateus pensam sobre ele, mas não é difícil supor que não é nada agradável, como de praxe. Não importa. Eu sempre disse que os senhores tem o direito de acreditar ou deixar de acreditar no que melhor lhes aprouver. Se me permites responder sua pergunta com uma citação desse sábio, transcrevo um texto que acabei de receber por e-mail, e com o qual concordo incondicionalmente:

“Você sabe quando está agindo errado: todo seu ser lhe fala isso, e tal sentimento é a voz de Deus. Se você não O ouve, Ele fica quieto; mas quando você despertar espiritualmente, Ele novamente o guiará. Ele vê os seus bons e maus pensamentos e ações, mas o que quer que você faça, ainda assim você é filho Dele da mesma maneira.”
Paramahansa Yogananda.


Grifo meu.


Avatar do usuário
Ensjo
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2007, 10:26
Gênero: Masculino
Localização: Belém — PA
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ensjo »

Botanico escreveu:
Ensjo escreveu:Que bobagem. É claro que se aparições espirituais ocorressem corriqueiramente fora (das alegações) dos meios espíritas, isso impulsionaria bastante, no mínimo, a percepção de que o espiritismo é algo além de mais uma mitologia, o que levaria muito mais gente a estudá-lo e "evoluir espiritualmente" (pelo estudo, e não "de graça").

Improvável: aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, e mais outros tantos santos e anjos, defenderiam o Catolicismo.
Aparições de Lutero, Calvino, Wesleys, Melanchton, Knox & Cia Bela defenderiam o Protestantismo.
Aparições de Moisés, Arão, Abraão, Davi, Salomão & Cia Bela defenderiam o Judaísmo.

Posso parar por aqui?


É melhor parares mesmo, porque estás errando o alvo. Não leste o que eu disse acima? "[S]e as aparições espirituais ocorressem corriqueiramente fora (das alegações) dos meios espíritas". As "aparições" a que te referes também ocorrem dentro dos respectivos meios religiosos. O fato é que não vemos Maria, santos e anjos aparecendo corriqueiramente para muçulmanos, não vemos Alá aparecendo corriqueiramente para judeus e assim por diante.

Para que essas coisas pudessem ser levadas a sério como fenômenos reais e não meramente culturais, teríamos que ter tais aparições acontecendo em todo o mundo, a todas as pessoas, independentemente de suas crenças. :emoticon34:

Aparições nos moldes que eu disse certamente elevariam, sim, o espiritismo a um status maior do que o de todas as religiões: mera mitologia.

Botanico escreveu:
Ensjo escreveu:Mas, como todas as outras religiões, o espiritismo precisa inventar uma desculpa para a total falta de manifestação de seus mitos no mundo real.

Houve tempo em que tais mitos foram estudados por pesquisadores, alguns com muito cacife entre os cientistas, mas por não terem declarado que tudo era fraude, são considerados pela comunidade cética como babacas, imbecis, cretinos, canalhas, fanáticos, burros e por aí.

Se mais de 200 cientistas, ao longo de 80 anos, estudando vários médiuns e tendo feito milhares de experimentos não convenceram, por que deveríamos dar mais trela a essa coisa? Ficamos na nossa.


Claro, claro... :emoticon26: Como duvidar de fenômenos de materialização tão incrivelmente convincentes como este, com a participação do próprio Chico Xavier?

Imagem :emoticon38: :emoticon44:
Fonte: http://www.guia.heu.nom.br/materializa% ... 3%A3o1.htm

Ridículo! :emoticon17: Pesquisa Google para pilantragens afins: http://images.google.com.br/images?q=ectoplasma

É bem conveniente se agarrarem a um punhado de casos inconclusivos, e ignorarem a enormidade de evidências de fraude, não?
Emerson José Silveira da Costa — “Ensjo” (pronunciado “encho”)
http://atheismo.wikispaces.com

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Jack Torrance »

Botanico escreveu:Improvável: aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, e mais outros tantos santos e anjos, defenderiam o Catolicismo.
Aparições de Lutero, Calvino, Wesleys, Melanchton, Knox & Cia Bela defenderiam o Protestantismo.
Aparições de Moisés, Arão, Abraão, Davi, Salomão & Cia Bela defenderiam o Judaísmo.


E você acredita que são espíritos porque você é espírita. Um crente acredita que são demônios porque ele é crente. Um católico acredita que são santos porque ele é católico.

Posso parar por aqui?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Jack Torrance escreveu:
Botanico escreveu:Improvável: aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, e mais outros tantos santos e anjos, defenderiam o Catolicismo.
Aparições de Lutero, Calvino, Wesleys, Melanchton, Knox & Cia Bela defenderiam o Protestantismo.
Aparições de Moisés, Arão, Abraão, Davi, Salomão & Cia Bela defenderiam o Judaísmo.


E você acredita que são espíritos porque você é espírita. Um crente acredita que são demônios porque ele é crente. Um católico acredita que são santos porque ele é católico.

Posso parar por aqui?


Sim, vc está dizendo o mesmo que o Botanico, no final das contas :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ensjo
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2007, 10:26
Gênero: Masculino
Localização: Belém — PA
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ensjo »

salgueiro escreveu:
Jack Torrance escreveu:
Botanico escreveu:Improvável: aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, e mais outros tantos santos e anjos, defenderiam o Catolicismo.
Aparições de Lutero, Calvino, Wesleys, Melanchton, Knox & Cia Bela defenderiam o Protestantismo.
Aparições de Moisés, Arão, Abraão, Davi, Salomão & Cia Bela defenderiam o Judaísmo.


E você acredita que são espíritos porque você é espírita. Um crente acredita que são demônios porque ele é crente. Um católico acredita que são santos porque ele é católico.

Posso parar por aqui?


Sim, vc está dizendo o mesmo que o Botanico, no final das contas :emoticon4:


Há uma diferença sutil entre a intenção de cada um. A "tese" do Botanico é a de que, ocorrendo aparições, ocorreriam várias de todas as religiões (o que, ele pensa, invalidaria minha sugestão de que aparições espíritas dariam um impulso ao espiritismo). O Jack, por sua vez, observa mais corretamente que as aparições de todas essas religiões não são reais, são apenas mal-entendidos ou fantasias interpretados segundo a fé de cada um.

Se alguma religião tivesse aparições reais para mostrar, corriqueiras e num padrão congruente no mundo todo (em vez dessa patuscada de "santos" aqui, "orixás" ali, "espíritos" acolá, etc.), é claro que essa religião ganharia uma confiabilidade sem precedentes entre as religiões.
Emerson José Silveira da Costa — “Ensjo” (pronunciado “encho”)
http://atheismo.wikispaces.com

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Olá Ensjo! Seja bem vindo ao RV.

Eu percebo a sutileza mas no final das contas eles chegam ao mesmo ponto, a não-prova em relação ao espírito afinal o Jack está falando como um ateu. Peraí, como simplesmente ateu não dá porque conhecemos ateu espírita, então como alguém que não crê na existência do espírito.

Eu tenho cá minha convicção de que nem aparições corriqueiras teriam o poder de mudar os convictos.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ayyavazhi »

Pedro Reis escreveu:Quem estiver embaixo morre.


Objetividade é tudo.

Cara, seu texto é inteligentemente bem construído, como sempre. Você expõe com clareza e propriedade os muitos aspectos inerentes à nossa relação com a ciência e com a religião. É uma leitura prazerosa, sem dúvida. Acima de tudo, procuro perceber a coerência de um argumento ateu, mesmo que este contrarie uma idéia que eu defenda. Você usou muita lógica nas considerações feitas e isso é animador. Dentro do possível, eu sempre procurei não me afastar da lógica, quando conversei com os colegas ateus. Já há muitos que apelam para a fé, dogmas e outros artifícios místicos, sem que eu precise colaborar com essa estratégia, além de inócua, cansativa.

Seria interessante discutir alguns pontos com você, em um futuro qualquer. O confronto lógico é atraente e, para mim, enriquecedor.

Abraços.


Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Jack Torrance »

salgueiro escreveu:Olá Ensjo! Seja bem vindo ao RV.

Eu percebo a sutileza mas no final das contas eles chegam ao mesmo ponto, a não-prova em relação ao espírito afinal o Jack está falando como um ateu. Peraí, como simplesmente ateu não dá porque conhecemos ateu espírita, então como alguém que não crê na existência do espírito.

Eu tenho cá minha convicção de que nem aparições corriqueiras teriam o poder de mudar os convictos.


Resumindo: para o Botanico, todas as aparições, sendo no espiritismo, no judaísmo, no catolicismo etc. são espíritos que os não-espítitas interpretam de forma errada, pois não acreditam como os espíritas vêem, que pra ele é a forma correta de ver.

Da mesma forma, pra um crente, se há uma manifestação sobrenatural, é Deus, Jesus, Espirito Santo etc. desde que ocorra dentro dos preceitos que ele acredite que seja essas coisas. Já se ocorresse alguma manifestação num centro espírita, isso seria obra dum demônio.

Para o Botanico, tudo é espírito. Isso é simplesmente fé e nada mais. Da mesma forma que ele vê em tudo isso coisas de espíritos, o crente vê isso como ora manifestação de Deus, ora do capeta, conforme o tipo de manifestação.

Cada um interpreta da forma que acredita. O que o Botanico fez foi dizer que manifestação no meio católico, são vistos pelos católicos como sendo aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, só que essas aparições, são, na verdade (para o Botanico), espíritos. Já o crente não acredita que essas manifestações sejam espíritos e sim Deus ou o Diabo.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Botanico »

Luis Dantas escreveu:... enquanto que no Espiritismo levar a sério o Espantalho (no caso, a existência literal de espíritos reencarnantes e o carácter dogmático da Codificação Espírita supostamente soprada por estes) não é algo que se leva a sério; é a própria premissa de que se parte, sem a qual não se pode ser espírita.

O que, obviamente, é muito pior e sem perspectiva. Não é sem motivo que se diz que o Espiritismo escraviza.

Bem, se entendi o seu raciocínio até aqui, ao que parece você quer que as religiões sejam entendidas pelos seus seguidores que TUDO o que lhes foi passado como revelações, divinas ou não, NÃO PASSAM DE PURA FANTASIA. Dessas, exatamente como nas fábulas e estorinhas moralizantes que se contam às crianças, os seguidores dessas religiões devem tirar algo de aproveitável para seguirem suas vidas... É isso?

Bem, talvez uns gatos pingados nelas tentem fazer certos dogmas de fé virarem alegorias, o que não parece comover aos outros. Acho que ainda tenho um exemplar da Revista Defesa da Fé, onde se fala da Teologia Liberal, que teria sido um movimento iniciado na Europa e depois passado aos EUA, onde contaminou várias igrejas com pensamentos semelhantes ao que você prega. Sem outra alternativa, os tradicionalistas deixaram essas igrejas e fundaram as suas novas igrejas fundamentalistas. E, isso não é dito, suponho que as tais teologias liberais não prosperaram, ao menos não tanto quando desejavam os seus membros racionalistas.

Já que não dá para fazermos fantasias em cima do que é ensinado pelo Espiritismo só para agradá-lo, meu caro Dantas, então ficamos como o que temos. Não pretendemos que as questões envolvendo as dores humanas tenham sido plenamente resolvidas, mas se compararmos com o que nos é trazido pelos dogmas não fantasiados das religiões respeitáveis, o Espiritismo se sai melhor, pois aqueles dogmas são de lastimável pobreza e impossível aceitação.

Avatar do usuário
Ensjo
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2007, 10:26
Gênero: Masculino
Localização: Belém — PA
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ensjo »

salgueiro escreveu:Eu tenho cá minha convicção de que nem aparições corriqueiras teriam o poder de mudar os convictos.

Como não? Seriam como cães, árvores e pessoas, de cujas existências não duvidamos.
Emerson José Silveira da Costa — “Ensjo” (pronunciado “encho”)
http://atheismo.wikispaces.com

Avatar do usuário
Ensjo
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2007, 10:26
Gênero: Masculino
Localização: Belém — PA
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ensjo »

Jack Torrance escreveu:O que o Botanico fez foi dizer que manifestação no meio católico, são vistos pelos católicos como sendo aparições de Maria Santíssima e outras santíssimas, só que essas aparições, são, na verdade (para o Botanico), espíritos. Já o crente não acredita que essas manifestações sejam espíritos e sim Deus ou o Diabo.


E essa disparidade mostra que não são sequer manifestações reais, a menos que aceitemos o cenário absurdo de que os espíritos que aparecem para os católicos sempre se "fazem" de santos; que os espíritos que aparecem para os crentes sempre se "fazem" de demônios; que os espíritos que aparecem para os candomblecistas sempre se "fazem" de orixás; etc. etc.

Imagina só a cena: Um espírito querendo "instruir" os católicos aparece para alguém... e começa a ser chamado de "São Fulano"... Será que o espírito é tão tapado a ponto de não conseguir desfazer o mal-entendido?! Será que só aparece espírito tapado (ou brincalhão) para todos os outros, e só os kardecistas é que recebem a visita daqueles que sabem se identificar direito? É ridículo!
Emerson José Silveira da Costa — “Ensjo” (pronunciado “encho”)
http://atheismo.wikispaces.com

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por salgueiro »

Ensjo escreveu:
salgueiro escreveu:Eu tenho cá minha convicção de que nem aparições corriqueiras teriam o poder de mudar os convictos.

Como não? Seriam como cães, árvores e pessoas, de cujas existências não duvidamos.


Essa é uma idéia que já virei e revirei.

Caso desde sempre ( homins antigus) fosse sabido/visto estaríamos ainda na "idade da pedra", se acontecesse de hoje prá amanhã zilhões de explicações alternativas surgiriam. O problema é muito mais complexo do que parece à primeira vista.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Carlos Castelo »

Ayyavazhi escreveu:
Carlos Castelo escreveu:E qual a diferença? Deus não seria o responsável pelos flagelos, depois de entender que os espíritos impuros assim o merecem?


Respeito muito os ensinamentos de um sábio que viveu entre nós há algumas décadas. Não sei o que os ateus pensam sobre ele, mas não é difícil supor que não é nada agradável, como de praxe. Não importa. Eu sempre disse que os senhores tem o direito de acreditar ou deixar de acreditar no que melhor lhes aprouver. Se me permites responder sua pergunta com uma citação desse sábio, transcrevo um texto que acabei de receber por e-mail, e com o qual concordo incondicionalmente:

“Você sabe quando está agindo errado: todo seu ser lhe fala isso, e tal sentimento é a voz de Deus. Se você não O ouve, Ele fica quieto; mas quando você despertar espiritualmente, Ele novamente o guiará. Ele vê os seus bons e maus pensamentos e ações, mas o que quer que você faça, ainda assim você é filho Dele da mesma maneira.”
Paramahansa Yogananda.


Grifo meu.



Um outro sábio já havia respondido essa pergunta (vide página1 desse tópico).

737. Com que fim fere Deus a Humanidade por meio de flagelos destruidores?

“Para fazê-la progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma
necessidade para a regeneração moral dos Espíritos, que, em cada nova existência, sobem
um degrau na escala do aperfeiçoamento? Preciso é que se veja o objetivo, para que os resultados possam ser apreciados. Somente do vosso
ponto de vista pessoal os apreciais; daí vem que os qualificais de flagelos, por efeito do
prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são freqüentemente necessárias para
que mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realize em
alguns anos o que teria exigido muitos séculos.”

Ele ainda prossegue:

738. Para conseguir a melhora da Humanidade, não podia Deus empregar outros
meios que não os flagelos destruidores?


“Pode e os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir
pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios.
Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a
sua fraqueza.”

Em suma ambas as respostas dos sábios (Paramahansa Yogananda e Kardec/espíritos) são bastante fantasiosas!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Ensjo
Mensagens: 24
Registrado em: 25 Out 2007, 10:26
Gênero: Masculino
Localização: Belém — PA
Contato:

Re: RESGATE COLETIVO NO HAITI, BREVE REFLEXÃO ESPIRITA

Mensagem por Ensjo »

salgueiro escreveu:Caso desde sempre ( homins antigus) [a existência de espíritos] fosse sabido/visto estaríamos ainda na "idade da pedra",

Uai, estamos na "idade da pedra" sobre a existência de árvores pelo fato de as vermos e interagirmos com elas de maneira consistente desde sempre?

Não, é apenas uma realidade óbvia, e o mesmo deveria se dar com os espíritos se fossem reais e tivessem interesse em interagir conosco.

salgueiro escreveu:se acontecesse de hoje prá amanhã zilhões de explicações alternativas surgiriam.

Mas suas aparições e interações consistentes conosco derrubariam as explicações alternativas em pouquíssimo tempo. Seria como a descoberta da América e de seus habitantes. Logo ninguém duvidava de sua existência.
Emerson José Silveira da Costa — “Ensjo” (pronunciado “encho”)
http://atheismo.wikispaces.com

Trancado