Animais fazem fotossíntese?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Animais fazem fotossíntese?

Mensagem por Zato-one »

Inacreditavelmente, a resposta é sim!
Há uma lesma do mar verde, que vive na Nova Inglaterra e Canadá, que é o primeiro animal multicelular conhecido capaz de produzir clorofila a e realizar fotossíntese.

Sydney Pierce, um biólogo da Universidade da Florida do Sul, estuda há 20 anos estas lesmas, da espécie Elysia chlorotica (veja as imagens acima e abaixo), tendo descoberto que elas sugam as algas, preferencialmente da espécie Vaucheria litorea, conseguindo incorporar os cloroplastos das algas dentro do citoplasma das células do seu próprio corpo, e mantendo-os em funcionamento, ou seja, fotossintetizando.

O que mais surpreende é a descoberta de que a espécie Elysia chlorotica incorporou a capacidade de sintetizar clorofila, incluindo os genes responsáveis disso no seu próprio DNA. E fez isso tão bem que, inclusive, transmite estes genes aos seus filhos.

Interessado em saber mais? Então leia o artigo completo em Ciência as Cores.

Pergunta: Será que foi isso que aconteceu com os marcianos?

http://www.blogpaedia.com.br/2010/01/an ... ntese.html
http://cienciaascores.blogspot.com/2010 ... o-mar.html
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Trancado