A piada dos treinamentos de alto impacto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Sempre quis ler algo assim na internet, mas como nunca ninguém escreveu, então eu mesmo faço isso...

Vou contar aqui sobre um treinamento de alto impacto que fiz em 2008.

(Ps - esse post tem "spoillers" do curso "Ser líder" do IEF - Instituto Emerson Feliciano, se você vai fazer o curso, e vai ler isso, o problema é seu...se você é um "Silva" e vai dizer que eu não gostei porque "não me entreguei", então eu quero sinceramente de coração que você se foda !!!)

Tudo começou com um buchicho de alguns familiares sobre um curso que era maravilhoso, que mudava a sua vida e coisa e tal...
Naquela época eu estava meio revoltado com o mundo, tomava antidepressivo, ansiolítico, era espírita (olha a chuva de posts !!!) e tudo mais...
Resumindo : Meu irmão que foi no curso e certamente foi evangelizado por essa "seita", pagou para eu ir (CARO por sinal, perto dos 1500 reais para dois dias).
O cara que levou a gente de van sabia algo sobre o curso e tentei sugar algo dele já que os outros (padrinhos.....affff) não podiam dizer.
Só descobri algo como "vc não vai dormir...)
Que merda.
Fui lá com meu bom humor de vulcano.
A sala de entrada tava lotada com muitas pessoas, se abraçando como se estivessem separados ha 200 anos (o abraço "Silva").
Bom, avançando bem no tempo, houve uma recepção com essas pessoas cantando algo sobre "amamos vocês 4"... isso mesmo....eu não lembro porque, mas "4" é uma espécie de sinônimo de abraço.
Ok, quando acabou essa merda toda, assisti algumas palestras e descobri o quanto eu estava fodido.
Iam ser formados alguns grupos e iríamos realizar tarefa, quando alguém cometesse algum erro, ia para a frente de um barril onde um cidadão jogava água na sua cabeça.
Resumindo tudo em fatos e conclusões, porque eu não lembro da sequência das coisas :

- Dormi 1 hora e 40 minutos de sexta para domingo (isso foi feito supostamente para "caírem as máscaras) filhos da puta !!!!)
- Os instrutores alternavam os humores toda hora, para nos deixarem confusos
- A primeira tarefa era decorar um texto e falar em público, fui dormir (1 hora) e não decorei porra nenhuma, resultado : água na cabeça e comida de rabo de um zé mané.
- A vantagem de abraçar as pessoas 40 vezes em 1 dia é que você abraça várias gostosas.....
- Dessa vez eu achei que me drogar talvez fosse algo bom
- As vivências eram idiotas, as pessoas achavam o máximo e eu queria me enterrar...
- Tomar banho é uma benção
- Na vivência da regressão onde você respira rápido, fica tonto, um bando de viados vem com um colchão em cima de você e simulam um "parto" não valeu porque eu dormi....
- A vivência da cartarse (onde um povo de uma igreja da sala do lado, achando que era exorcismo chamou a polícia...kkk) foi uma piada, fiquei surdo, puto, e não quis bater com o troço na cadeira, e olha que muita gente passou mal lá...
- A comida era boa, mas de tão cansado eu não tinha fome
- As mulheres me "adoraram" por lá, e me abraçaram e tudo o mais, porém me esqueceram depois da primeira semana (óbvio)
- Odeio chuva, odeio andar na chuva, odeio andar na chuva e na grama descalço, odeio andar na chuva e na grama descalço e vendado, odeio andar na chuva e na grama descalço e vendado e de mãos dadas com um cara....
- Você descobre o que é um "dindinho", e não acredita que alguém faça isso....
- Durante as vivências eu percebi que devia ter continuado o karatê que eu parei há uns 15 anos...
- Mulheres bonitas também ficam fedorentas
- No final, outra festa daquelas...

Ok, depois dessa sequência de fatos estranhos, faço algumas conclusões :

- Para não ser injusto, digo que houveram coisas boas, e algumas pessoas lá tinham traumas muito ruins, e creio que certas vivências as ajudaram.
- Fiz amizades boas, e ri um bocado (na maior parte falando mal das coisas....rs...)

Agora uma coisa que me deixa puto é que esse tipo de curso, cria uma seita de fanáticos.
No caso do IEF, eles se intitulam os "Silvas", e dos meus conhecidos, eu sou ÚNICO que não gostou.
Como em toda a seita, aquele que discorda é tachado de ovelha negra, já que a "doutrina" nunca erra, todo mundo diz (até hoje) que eu não "me entreguei" nas vivências, por isso que eu não gostei.

Conversando com minha psicóloga uma semana depois do curso, ela me falou sobre o fanatismo dos "Silvas", que é conhecido nos meios da psicanálise, e falou que uma vivêcia dessa pode até ajudar uma coisa ou outra, mas não é a salvação da sua vida (como eles dizem ser após o curso).
Que um tratamento mais longo e terapeutico é muito melhor, e com a vantagem de não ficar se ferrando todo...

Até hoje em certas festas, alguns fanáticos de plantão me perguntam se eu vou fazer o "Gaivota" (segundo curso da série), e nessa hora eu desfilo minha habilidade de enfiar coxinhas com guaraná na boca e emitir grunhidos.

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Lendo na internet, parece que o treinamento "Olho de Tigre", consegue ser mais imbecil ainda !!
Com uma espécie de "rotina militar" onde você anda em cordas, se esfrega na lama, e se fode todo...

Prefiro um livro de auto-ajuda...

Avatar do usuário
Mucuna
Mensagens: 847
Registrado em: 23 Nov 2006, 17:29
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Mucuna »

Sabia disso não... já vi livros com título "método silva de não saei o q". Seria deste troço?

Lamento pela sua sodomização na ocasião. :emoticon19:
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Nunca ouvi falar de método silva por lá.
Deve ser relativo a um outro silva.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Fernando Silva »

Mucuna escreveu:Sabia disso não... já vi livros com título "método silva de não saei o q". Seria deste troço?

Seria o "Método Silva de controle mental" ?
Segundo o livro, envolve melhorar o controle do corpo pela mente através da concentração, relaxamento e outras técnicas.

Avatar do usuário
Mucuna
Mensagens: 847
Registrado em: 23 Nov 2006, 17:29
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Mucuna »

Esse mesmo!
Não deve ter relação, pelo visto.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
Mucuna escreveu:Sabia disso não... já vi livros com título "método silva de não saei o q". Seria deste troço?

Seria o "Método Silva de controle mental" ?
Segundo o livro, envolve melhorar o controle do corpo pela mente através da concentração, relaxamento e outras técnicas.


Meu irmão leu e até onde lembro não daria para associar a esse massacre sofrido pelo leonardo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Acauan »

Pela descrição do Leonardo dá prá identificar uma meia dúzia de técnicas de lavagem cerebral presentes no tal curso como privação de sono, estímulos contraditórios, reforço positivo e negativo etc.

Ou seja, tudo indica que é mais uma fábrica de zumbis como a Amway, a Igreja Universal e algumas sociedades pseudo-esotéricas que usam estes meios para cooptar escravos.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Isso explica o sentimento de "eles mudaram a minha vida !", e a devoção fanática a tudo que se diz respeito aos "Silvas".
E se você visse como eles reagem a esse negócio de "Silva", é assustador...

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Pedro Reis »

Rapaz, que loucura!

Quando li "alto impacto" pensei que fosse coisa de "fitness", aeróbica, que você tivesse entrado em alguma
academia para ficar em forma. :emoticon13:

Mas esse negócio de "Silva" tem a ver com o método Silva de controle da mente? Mas isso é antigo pra caramba, meu pai falava desse negócio desse Silva, que meu avô praticou o método. Se o Silva ainda
é vivo deve funcionar para a longevidade.

Mas a pergunta que não quer calar é: o que é um "dindinho"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Pela descrição do Leonardo dá prá identificar uma meia dúzia de técnicas de lavagem cerebral presentes no tal curso como privação de sono, estímulos contraditórios, reforço positivo e negativo etc.

Ou seja, tudo indica que é mais uma fábrica de zumbis como a Amway, a Igreja Universal e algumas sociedades pseudo-esotéricas que usam estes meios para cooptar escravos.

A seita do reverendo Moon também usava estes métodos, inclusive fraqueza devido à desnutrição: alguns dias ouvindo a pregação contínua, sem dormir e comendo só umas sopas ralas, muita gente "se convertia".
Depois que divulgaram os detalhes sórdidos, suas sedes foram atacadas a pedrada aqui no Rio e eles foram se instalar em fazendas no Mato Grosso.
Não sei se esta reação aconteceria hoje em dia.

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Pedro Reis escreveu:Mas esse negócio de "Silva" tem a ver com o método Silva de controle da mente? Mas isso é antigo pra caramba, meu pai falava desse negócio desse Silva, que meu avô praticou o método. Se o Silva ainda
é vivo deve funcionar para a longevidade.


Não creio que tenha algo a ver, acho que não, na verdade não faço idéia de onde vem a idéia do nome "Silva"

Pedro Reis escreveu:Mas a pergunta que não quer calar é: o que é um "dindinho"?


Dindinhos ou Dindinhas (que nome mais gay...), são os ajudantes gratuítos.
São pessoas que fizeram o treinamento e "amaram" tanto o troço que enfrentam uma LONGA fila de espera para literalmente passar um final de semana sem dormir e ajudar os instrutores no treinamento, e para serem supostamente o "ombro amigo" de quem está lá se fudendo...
No treinamento que eu fiz, uma das "Dindinhas" diz que só namora homens que forem "Silva".
Sem falar que esse povo tem o Emerson (dono do IEF e o cara que ferra a gente no treinamento inteiro) como se fosse Deus na Terra.
Engraçado que todo mundo que conversei, depois do curso teve um ataque de depressão fudido, todo mundo sem excessão, mesmo eu que tomava remédio e detestei o troço.
Será por causa do trauma que aquilo causa ?

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Pedro Reis »

leonardo_schunk escreveu:Será por causa do trauma que aquilo causa ?


Talvez seja fisiológico mesmo. Tenha a ver com o stress a que o organismo é submetido.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Acauan »

Pedro Reis escreveu:
leonardo_schunk escreveu:Será por causa do trauma que aquilo causa ?


Talvez seja fisiológico mesmo. Tenha a ver com o stress a que o organismo é submetido.


É um tipo específico de síndrome de abstinência.
Durante o processo o cérebro sofre uma explosão de endorfinas e outros neurotransmissores e sente a falta deles quando da volta ao normal.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
leonardo_schunk
Mensagens: 106
Registrado em: 11 Jan 2010, 09:32
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por leonardo_schunk »

Acauan escreveu:É um tipo específico de síndrome de abstinência.
Durante o processo o cérebro sofre uma explosão de endorfinas e outros neurotransmissores e sente a falta deles quando da volta ao normal.


Faz sentido, apesar de tudo, parece que eu saí de lá sentindo falta da rotina insana....
Realmente é uma lavagem cerebral...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: A piada dos treinamentos de alto impacto

Mensagem por Acauan »

leonardo_schunk escreveu:
Acauan escreveu:É um tipo específico de síndrome de abstinência.
Durante o processo o cérebro sofre uma explosão de endorfinas e outros neurotransmissores e sente a falta deles quando da volta ao normal.


Faz sentido, apesar de tudo, parece que eu saí de lá sentindo falta da rotina insana....
Realmente é uma lavagem cerebral...


O Método Silva é bastante rudimentar, remete às origens das técnicas de lavagem cerebral que ficaram célebres após divulgação de seu uso em massa pelos chineses durante a Guerra da Coréia, posteriormente adotadas e aprimoradas por serviços de inteligência comunistas e ocidentais.
O princípio básico é aplicação massiva de estímulos contraditórios, físicos, emocionais e psicológicos, que criam uma confusão mental que pode ser manipulada pelos instrutores.

A forma mais moderna e sutil destes métodos é a Programação Neurolinguística, vendida como ferramenta gerencial no varejo, mas que na essência é a filtragem dos elementos ativos de influência direta sobre o interlocutor e uso direcionado destes elementos para induzi-lo a uma reação desejada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado