Página 1 de 1

Endeavour aterrissa na Flórida apesar do mau tempo

Enviado: 22 Fev 2010, 08:24
por First Knight
Endeavour aterrissa na Flórida apesar do mau tempo
Ônibus espacial desenvolveu missão de 14 dias na ISS. Havia ameaça de chuva e o céu estava encoberto.

Da EFE

Imagem

A tripulação do ônibus espacial Endeavour conseguiu aterrissar no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, apesar do mau tempo que chegou a ameaçar o desvio da aterrissagem para a base aérea de Edwards, na Califórnia.

O ônibus - que desenvolveu uma missão de 14 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), para onde viajou carregada com um novo módulo - conseguiu aterrissar no centro Kennedy, após a Nasa (agência espacial americana) constatar que a situação meteorológica, com ameaça de chuvas e céu encoberto na Flórida, era "mais estável do que havia sido previsto".

A aterrissagem aconteceu às 22h20 hora local (0h20 de segunda-feira de Brasília), como estava previsto.

Nesta missão viajaram o comandante do ônibus George Zamka, de origem colombiana, acompanhado pelo piloto Terry Virts, e os especialistas Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire.

A missão que a Endeavour acaba de concluir serviu para levar e instalar na ISS um novo módulo, o Tranquility, de construção europeia e dotado de um pequeno luxo, um mirante panorâmico com uma vista privilegiada da Terra e do Espaço.

O Tranquility acrescentou ao complexo orbital um volume de 800 metros cúbicos e nove dormitórios, além da cúpula de seis janelas dos lados e uma em seu extremo superior.

A Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a quase 400 quilômetros de altura, fica assim 90% completa depois da instalação do módulo.