Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Do blog de Åsa Heuser:
http://umaateiadebomhumor.blogspot.com/ ... o-que.html

Porque os teístas não acreditam no que os ateus falam sobre o ateísmo?

[Traduzido a partir do seguinte artigo:
http://atheism.about.com/od/atheismathe ... d.htm?nl=1]

Pergunta: Quando ateus explicam porque se tornaram ateus, o que ateísmo é, e o que não é, os teístas (e especialmente cristãos) muitas vezes se recusam a aceitar o que ouvem. Isso acontece até mesmo quando um ateu apenas responde a uma pergunta específica que lhe foi feita. Porque teístas se comportam dessa maneira? O que posso fazer a respeito?

Resposta: A maioria dos ateus que tiveram discussões com teístas, especialmente cristãos, sobre religião, teísmo, e ateísmo, já passaram isso. O ateu explica alguma coisa sobre o seu próprio ateísmo (como porque se tornaram ateus) ou sobre ateísmo em geral (como o quê é ateísmo) e o teísta se recusa a acreditar nele. Mesmo que o teísta tenha feito uma pergunta direta e está recebendo uma resposta direta, eles agem como se já soubessem a resposta e descartam o que o ateu diz.

Tipicamente o teísta alega que o ateu está de alguma forma “negando” a verdade. Ele não se tornou ateu porque realmente percebeu que os argumentos para a existência de deuses eram falhos, se tornou ateu porque queria viver uma vida imoral sem ter que responder perante ‘deus’. Ateísmo não é apenas a falta de crença em deuses, é uma ideologia anti-deus , anti-cristã dedicada à erradicação da liberdade religiosa e a imposição de uma ditadura secular e socialista.

Essas crenças mantidas pelos teístas tem pouco ou nada a ver com a realidade, mas são anunciadas com grande convicção e sinceridade. Não importa o que o ateu diga ou faça, parece ter pouco impacto – o teísta vai continuar convencido de qualquer coisa que acreditasse desde o início, e um contato com um ateu real que não reflita nenhuma dessas coisas não é visto como um bom motivo para reconsiderar.

Considerando tudo isso, porque o teísta fez qualquer pergunta para começar? Porque fazer perguntas quando se está convencido de que já se tem a resposta e não vai se deixar abalar por qualquer resposta, evidência ou argumento em contrário que se possa ouvir?

A resposta, creio, é que os cristãos que fazem essas perguntas não estão fazendo nenhuma pergunta de verdade. Uma pergunta verdadeira é uma admissão de desconhecimento, a expressão de um desejo de saber mais, e um convite para que alguém ajude uma pessoa a expandir o seu conhecimento, compreensão, e horizontes. As pessoas só podem fazer perguntas genuínas na premissa de que existem coisas que elas deviam ou podiam saber que ainda não sabem, que elas podem estar enganadas sobre algumas coisas que pensam que sabem, e que poderia ser necessário mudar no futuro. Dadas essas condições, quantas vezes os cristãos fazem perguntas genuínas aos ateus? Não muitas, pela minha experiência.

Em vez disso, é muito mais comum que os cristãos façam apenas perguntas retóricas sobre ateísmo e ateus. São como pais perguntando aos seus filhos o que aconteceu com o biscoito que desapareceu: os pais sabem muito bem o que aconteceu e só estão interessados em ver se seus filhos irão admitir o que fizeram. Ateus que admitem estar cheios de ódio e em negação a ‘deus’ são crianças que agiram errado mas podem ser salvas porque reconhecem seus pecados. Ateus que se recusam a admitir isso estão duplamente condenados: não apenas odeiam e negam ‘deus’, mas se recusam a sequer ser honestos o suficiente para admitir o que fizeram.

É claro que muitas das perguntas que as pessoas fazem no seu dia-a-dia não cai em nenhum desses extremos. É comum que não estejamos nem absolutamente convencidos da resposta antecipadamente nem 100% abertos a alguma informação nova e emocionante da pessoa diante de nós. Todos temos ideias e tendências que fazem com que, acho que de forma bastante inconsciente, formemos opiniões antecipadas sobre que tipo de resposta vamos receber a muitas de nossas perguntas. Podemos não saber porque um político está advogando em favor de determinada política, mas muito antes de receber uma resposta à nossa pergunta podemos suspeitar de que a influência de lobistas, racismo, indiferença aos pobres, ou outras motivações escusas estão envolvidas.

Ainda assim, quantas vezes declaramos em voz alta nossas suspeitas ou negações à pessoa que acabou de responder a nossa pergunta? Mesmo quando temos fortes suspeitas, é improvável que façamos isso sem mais nem menos; Em vez disso, nós geralmente tomamos o que nos é dito pelo seu valor aparente. Quase ninguém tenta começar uma discussão alegando que a resposta é simplesmente uma mentira designada a encobrir a nossa negação da realidade. Se dissermos alguma coisa, será a outra pessoa, mais tarde, onde discretamente falaremos das nossas reservas, suspeitas ou preocupações.

Por algum motivo, entretanto, tal educação e respeito básicos tendem a faltar quando se trata de como cristãos tratam os ateus. Um cristão que nunca diria a alguém “você não se casou com ele por amor, você casou pelo dinheiro!” não tem nenhum problema em dizer “você não deixou o cristianismo por estar persuadido por argumentos mais fortes em favor do ateísmo, você o deixou porque teve experiências ruins com uma igreja ruim!” (ou alguma outra desculpa). E quantos desses mesmos cristãos encontraremos em outras situações reclamando que os ateus é que são mal educados, desrespeitosos e intolerantes?

A maioria dos ateus provavelmente não se incomodam em responder perguntas genuínas sobre o seu ateísmo ou ateísmo de forma geral, mas ele provavelmente também não estão nem um pouco interessados em perguntas falsas de alguém que arrogantemente presume que já sabe as respostas. Se fossem completamente honestos, não perguntariam “porque você é ateu?” mas simplesmente diriam “Não conheço você, nunca vi você antes, nunca conversei com você, não conheço nenhum amigo ou familiar seu, e nem sabia de sua existência até 10 minutos atrás, mas eu sei exatamente porque você é ateu.”

Colocado dessa forma, claro, é uma postura absurda a adotar, e aqueles que estão inclinados a tentar deveriam parar antes de chegar a esse ponto. Ateus que se deparam com isso deveriam se recusar a jogar o seu jogo. Refaçam a pergunta retórica deles para a declaração categórica que ela realmente é e faça o teísta sustentar o que estão dizendo. As chances de eles conseguirem argumentar de forma razoável são tão pequenas que é praticamente garantido que você vai conseguir colocar um fim rápido a uma conversa que não ia ser produtiva de qualquer forma.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Edson Jr »

Acho que sou ateu (ou agnóstico, sei lá) porque sou incapaz de acreditar naquilo que minha razão não consegue alcançar. Talvez exista alguma coisa além de minhas percepções, mas nada posso dizer sobre alguma coisa além dos meus limites (óbvio). Já tentei por muitos anos, mas não consegui de jeito nenhum. Então, por fim, resolvi aceitar minhas limitações, valorizando meus próprios limites. Depois disso me senti bem melhor...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:Acho que sou ateu (ou agnóstico, sei lá) porque sou incapaz de acreditar naquilo que minha razão não consegue alcançar. Talvez exista alguma coisa além de minhas percepções, mas nada posso dizer sobre alguma coisa além dos meus limites (óbvio). Já tentei por muitos anos, mas não consegui de jeito nenhum. Então, por fim, resolvi aceitar minhas limitações, valorizando meus próprios limites. Depois disso me senti bem melhor...


2
Aliás, já tentei entrar em tantas ondas de aceitar ou acreditar que já perdi a conta.
Quando se chega perto do niilismo em algum momento da vida é que olhamos o resto todo e percebemos quanto tempo de vida as pessoas perdem tentanto acreditar, tentando acatar, tentando se reportar a coisas absurdas. E não há regra alguma que nos mostre que as coisas funcionam SE e PORQUE o tempo todo. Como não há garantia de nada, o que importa quem fez, quem manda fazer ou quem arbitra além de nossa realidade nua e crua?
Imagem

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:
Edson Jr escreveu:Acho que sou ateu (ou agnóstico, sei lá) porque sou incapaz de acreditar naquilo que minha razão não consegue alcançar. Talvez exista alguma coisa além de minhas percepções, mas nada posso dizer sobre alguma coisa além dos meus limites (óbvio). Já tentei por muitos anos, mas não consegui de jeito nenhum. Então, por fim, resolvi aceitar minhas limitações, valorizando meus próprios limites. Depois disso me senti bem melhor...


2
Aliás, já tentei entrar em tantas ondas de aceitar ou acreditar que já perdi a conta.
Quando se chega perto do niilismo em algum momento da vida é que olhamos o resto todo e percebemos quanto tempo de vida as pessoas perdem tentanto acreditar, tentando acatar, tentando se reportar a coisas absurdas. E não há regra alguma que nos mostre que as coisas funcionam SE e PORQUE o tempo todo. Como não há garantia de nada, o que importa quem fez, quem manda fazer ou quem arbitra além de nossa realidade nua e crua?


Acho que nosso caso é pior, pois a maioria das pessoas realmente acreditam, mesmo sem evidências para acreditar. Nós, coitado de nós, achamos que alguma coisa está errado com a gente, pois simplesmente não conseguimos crer (estou falando nós, mas se não for seu caso também me corrija). Chega um ponto que cansamos de querer acreditar e julgamos os outros errados por seguirem cegamente os ditames de outras pessoas ou religião. Talvez nós exageramos, apenas temos alguma coisa no cérebro que dispara mais dúvidas do que na maioria das pessoas com uma maior disposição para suportá-las. A maioria das pessoas não tem nada disso, talvez não sejam culpadas ou até mesmo mais felizes que nós, mesmo se estiverem erradas.

Sei lá...só estou devaneando... :emoticon1:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Acho que nosso caso é pior, pois a maioria das pessoas realmente acreditam, mesmo sem evidências para acreditar. Nós, coitado de nós, achamos que alguma coisa está errado com a gente, pois simplesmente não conseguimos crer (estou falando nós, mas se não for seu caso também me corrija).

No meu tempo de católico, eu me sentia culpado por não sentir as coisas que os outros diziam que eu devia sentir, tipo me identificar com a repetição do sacrifício de Jesus durante a missa a ponto de sofrer junto com ele. Ou por não sentir entusiasmo nenhum durante as cantorias idiotas, ao contrário de um bando de gente que cantava alto, com mão no peito, cheios de entusiasmo.
Ou por não sentir nada depois de receber a comunhão.

Tudo o que eu sentia era tédio e vontade de que a droga da missa acabasse logo.

Avatar do usuário
Rapidfire
Mensagens: 535
Registrado em: 25 Fev 2010, 10:33
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Rapidfire »

Já perdi as contas de quanta vezes ouvi esse "argumento" de que tive experiência em uma igreja ruim. Teve apenas um caso de uma pessoa que ouvia meus argumentos e perguntava sobre eles. A maioria esquece completamente o que a gente fala e apenas cita mais um trecho bíblico ou uma frase de efeito. Dezenas de vezes fui chamado para igrejas diferentes onde encontraria o "verdadeiro" Deus.

Não consigo entender como existe um dogma tão forte a ponto de você parar de pensar e sentir. Na minha época de evangélico comecei a duvidar das manifestações de Glossolalia e então comecei a ler a bíblia e meu ceticismo ganhou terreno. Esse forum foi importante, pois na época li muitos posts aqui sobre os absurdos bíblicos e filosofia em geral. Acompanho esse forum, mas não me sentia no "nível" de vocês digamos assim.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:No meu tempo de católico, eu me sentia culpado por não sentir as coisas que os outros diziam que eu devia sentir, tipo me identificar com a repetição do sacrifício de Jesus durante a missa a ponto de sofrer junto com ele. Ou por não sentir entusiasmo nenhum durante as cantorias idiotas, ao contrário de um bando de gente que cantava alto, com mão no peito, cheios de entusiasmo.
Ou por não sentir nada depois de receber a comunhão.

Tudo o que eu sentia era tédio e vontade de que a droga da missa acabasse logo.


Também, só que no meu caso era evangélico. É legal compartilhar essas coisas, pois nós céticos temos históricos similares como o de ter tentando durando um bom tempo acreditar e se culpar por não conseguir. O complicado para mim é procurar não culpar os outros pelo fato de eu ter perdido tanto tempo nessa busca de algo que até agora não sei o que foi...acho que os crentes não tiveram culpa, talvez eles realmente queriam o melhor para mim, embora não fosse o melhor...sei lá...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Edson Jr »

Rapidfire escreveu:Já perdi as contas de quanta vezes ouvi esse "argumento" de que tive experiência em uma igreja ruim. Teve apenas um caso de uma pessoa que ouvia meus argumentos e perguntava sobre eles. A maioria esquece completamente o que a gente fala e apenas cita mais um trecho bíblico ou uma frase de efeito. Dezenas de vezes fui chamado para igrejas diferentes onde encontraria o "verdadeiro" Deus.

Não consigo entender como existe um dogma tão forte a ponto de você parar de pensar e sentir. Na minha época de evangélico comecei a duvidar das manifestações de Glossolalia e então comecei a ler a bíblia e meu ceticismo ganhou terreno. Esse forum foi importante, pois na época li muitos posts aqui sobre os absurdos bíblicos e filosofia em geral. Acompanho esse forum, mas não me sentia no "nível" de vocês digamos assim.


Esteja certo de que aqui você apereiçoará muito sua capacidade argumentativa, pois aqui o que mais existe é casca grossa e debates calorosos.
Editado pela última vez por Edson Jr em 25 Fev 2010, 11:39, em um total de 1 vez.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:
Edson Jr escreveu:Acho que sou ateu (ou agnóstico, sei lá) porque sou incapaz de acreditar naquilo que minha razão não consegue alcançar. Talvez exista alguma coisa além de minhas percepções, mas nada posso dizer sobre alguma coisa além dos meus limites (óbvio). Já tentei por muitos anos, mas não consegui de jeito nenhum. Então, por fim, resolvi aceitar minhas limitações, valorizando meus próprios limites. Depois disso me senti bem melhor...


2
Aliás, já tentei entrar em tantas ondas de aceitar ou acreditar que já perdi a conta.
Quando se chega perto do niilismo em algum momento da vida é que olhamos o resto todo e percebemos quanto tempo de vida as pessoas perdem tentanto acreditar, tentando acatar, tentando se reportar a coisas absurdas. E não há regra alguma que nos mostre que as coisas funcionam SE e PORQUE o tempo todo. Como não há garantia de nada, o que importa quem fez, quem manda fazer ou quem arbitra além de nossa realidade nua e crua?


Acho que nosso caso é pior, pois a maioria das pessoas realmente acreditam, mesmo sem evidências para acreditar. Nós, coitado de nós, achamos que alguma coisa está errado com a gente, pois simplesmente não conseguimos crer (estou falando nós, mas se não for seu caso também me corrija). Chega um ponto que cansamos de querer acreditar e julgamos os outros errados por seguirem cegamente os ditames de outras pessoas ou religião. Talvez nós exageramos, apenas temos alguma coisa no cérebro que dispara mais dúvidas do que na maioria das pessoas com uma maior disposição para suportá-las. A maioria das pessoas não tem nada disso, talvez não sejam culpadas ou até mesmo mais felizes que nós, mesmo se estiverem erradas.

Sei lá...só estou devaneando... :emoticon1:


Já passei deste ponto faz tempo.
Eles tem o que chamo de "chip". Se é ignorância, medo ou conformação também não vem ao caso. Só vem quando cometem atos insanos contra outros seres humanos, animais ou patrimônio em nome de suas crenças cegas. Aí eu me sinto especialmente superior a eles. Fazer o quê?
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:O complicado para mim é procurar não culpar os outros pelo fato de eu ter perdido tanto tempo nessa busca de algo que até agora não sei o que foi...acho que os crentes não tiveram culpa, talvez eles realmente queriam o melhor para mim, embora não fosse o melhor...sei lá...

Não culpo meus pais. Eles queriam garantir meu lugar no céu e nunca passou pela cabeça deles que pudessem estar errados.
Eu tenho é vergonha de mim mesmo por ter levado tanto tempo para assumir minhas dúvidas.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Rapidfire escreveu:Teve apenas um caso de uma pessoa que ouvia meus argumentos e perguntava sobre eles. A maioria esquece completamente o que a gente fala e apenas cita mais um trecho bíblico ou uma frase de efeito.

Por que eles vão perder tempo prestando atenção nos seus argumentos se é óbvio que você está falando besteira?
É como um adulto que fica repetindo "Ahã" mesmo sem ouvir o que uma criança está dizendo.

E essa história de citar a Bíblia é comum: eles parecem achar que citar qualquer trecho, mesmo sem ter nada a ver com o debate, deixará o outro lado sem argumentos e encerrará a discussão.

As frases de efeito também costumam não servir para nada, tipo "Texto sem contexto é pretexto", mas eles se acham muito espertos repetindo isso.

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:O complicado para mim é procurar não culpar os outros pelo fato de eu ter perdido tanto tempo nessa busca de algo que até agora não sei o que foi...acho que os crentes não tiveram culpa, talvez eles realmente queriam o melhor para mim, embora não fosse o melhor...sei lá...

Não culpo meus pais. Eles queriam garantir meu lugar no céu e nunca passou pela cabeça deles que pudessem estar errados.
Eu tenho é vergonha de mim mesmo por ter levado tanto tempo para assumir minhas dúvidas.

Acho que comigo, lá no fundo, acontece a mesma coisa. Quando culpo os outros, na realidade é porque estou sendo incapaz de suportar a minha culpa por ter sido mané...nem sempre é fácil assumir a própria estupidez. Mesmo assim acho que toda essa culpa seja indevida. Afinal, aprendemos muita coisa com nossos erros e experiências.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Apo »

Pais que submetem filhos às suas boas intenções, não necessariamente estão corretos nelas. Mas achavam que estavam e pronto.
A menos que eles tenham sido tiranos, é melhor deixar para lá o que eles tentaram fazer com a sua cabeça e passar a viver de acordo com a sua consciência.
Mas realmente, pais muito repressores e proselitistas causam culpa nos filhos quando eles decidem romper com a herança que lhes impuseram.
No entanto, é preciso romper.
Imagem

Avatar do usuário
First Knight
Mensagens: 574
Registrado em: 14 Nov 2005, 21:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por First Knight »

Cérebro sadio
Imagem

Cérebro afetado pela religião

Imagem
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Deise Garcia »

Embora sendo cristã, não tô nem aí porque teistas não acreditam nas respostas dos ateus. Eu mesmo não tenho a menor curiosidade sobre o assunto.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por marta »

First Knight escreveu:Cérebro sadio
Imagem

Cérebro afetado pela religião

Imagem


muito bom mesmo! :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por marta »

O cômico é que os crentes começam de maneira sutil. Primeiro eles perguntam qual a sua religião. Quando respondo: nenhuma; eles engatam a segunda: mas vc acredita em deus?! A cara já é de espanto. Quando respondo: não; a conversa, normalmente, acaba. Eles não prolongam o assunto.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Zato-one »

marta escreveu:O cômico é que os crentes começam de maneira sutil. Primeiro eles perguntam qual a sua religião. Quando respondo: nenhuma; eles engatam a segunda: mas vc acredita em deus?! A cara já é de espanto. Quando respondo: não; a conversa, normalmente, acaba. Eles não prolongam o assunto.

NÃO PODE! MAS VOCÊ TEM QUE ACREDITAR EM ALGO!!! PRECISA ACREDITAR EM ALGO!!!!

Isso é o que me respondem quando digo que não acredito em Deus ou sou ateu. Ou dizem que estou mal-informado. A professora de Geografia da escola que trabalhei, uma evangélica que insistia para participar do culto, ao descobrir, fez o maior escândalo na cidadezinha do interior do Piaui. Os alunos vinham a mim e faziam aquelas ameaças cristãs, se eu n tinha medo, os alunos pastores me cercaram um dia com a ladainha de sempre, pois não entendiam como uma pessoa culta, correta e com senso de dever afirmaria "aquilo"... quando mostrei o lado racional, que eu que exigia respeito por ser o único ateu assumido, e não eu que tinha que respeitá-los, chegou o dia que tive que debater com a professora... desisti de discutir com ela por ser muito emotiva e levar tudo pro lado pessoal... sem contar que depois duvidaram de minha masculinidade por causa dessa revelação e minhas longas madeixas. :emoticon17: (o que ser ateu tem haver com homessexualidade?)

Mas no final das contas, o pessoal da cidade quis me empurrar ela pra ficar comigo... :emoticon26:
Hoje, só recebo mensagens de orkut e msn de algumas das minhas alunas... :emoticon12: E uma coordenadora de lá me disse que "plantei uma semente" em muitos alunos, pois eles aprenderam a questionar muito o que lhes diziam a ser feito ou obedecido. :emoticon10:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Zato-one escreveu:NÃO PODE! MAS VOCÊ TEM QUE ACREDITAR EM ALGO!!! PRECISA ACREDITAR EM ALGO!!!!

Isso é o que me respondem quando digo que não acredito em Deus ou sou ateu.

O Res Cogitans contou que, quando os pais da mulher dele, na época namorada, descobriram que ele era ateu, o chamaram para uma conversa e disseram: "Você pode ser espírita, macumbeiro, budista, qualquer coisa, mas ateu nós não admitimos!".

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Reid »

Zato-one escreveu:NÃO PODE! MAS VOCÊ TEM QUE ACREDITAR EM ALGO!!! PRECISA ACREDITAR EM ALGO!!!!


Pode ser em Duendes? :emoticon12:

Avatar do usuário
Dragão Invisível
Mensagens: 119
Registrado em: 19 Mai 2007, 12:16
Gênero: Masculino
Localização: Bahia

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Dragão Invisível »

Eu particularmente acredito em dragões invisíveis. :emoticon25:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Reid »

Dragão Invisível escreveu:Eu particularmente acredito em dragões invisíveis. :emoticon25:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


se ateh a mulher maravilha ve um jato invisivel

pq vc n veria um dragao invisivel?

entao esse dragao eh real! :emoticon41:






:emoticon12:

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Deise Garcia »

Usuário deletado escreveu:
First Knight escreveu:Cérebro sadio
[gif supostamente engraçado]


O problema de muitos ateus modernos é esse reducionismo patético que consiste em afirmar que se o sujeito é ateu ele é bem esclarecido, mais moral, mais justo e se é religioso ele tende a ser o oposto, ou se é tão ético quanto o ateu só o é por temência a Deus.

Não que muitos religiosos também não raciocinem de forma semelhante, mas considero ambos os raciocínios preconceituosos e vazios.


Muito bom, Night! Eu tentei dizer isto várias vezes mas escapou ao critério das inteligências supra-sumo. Lembro de um colega cético deste fórum, que ao ser questionado sobre sua descrença, pediu para consultar o Acauan, que saberia responder melhor os questionamentos. Foi muito divertido!
Mas fica parecendo que perguntar sobre a religião dos outros é o mesmo que comentar sobre o tempo no elevador. Difícil imaginar que ainda existem pessoas que arregalam os olhos quando encontram ateus, mendigos, cachorros abandonados, etc.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Apo »

marta escreveu:O cômico é que os crentes começam de maneira sutil. Primeiro eles perguntam qual a sua religião. Quando respondo: nenhuma; eles engatam a segunda: mas vc acredita em deus?! A cara já é de espanto. Quando respondo: não; a conversa, normalmente, acaba. Eles não prolongam o assunto.


Depende. Alguns não se dobram e atacam com outra pergunta boba e sem sentido:
- Mas você acredita na Bíblia...

Como o Livro fosse fato que refutasse totalmente a minha tentativa em não crer. O Livro mostra que, mesmo eu não crendo, pelo menos na História que a Bíblia mostra eu preciso acreditar ( Criação, Dilúvio, Apocalipse etc). Para eles, a Bíblia está até acima de Deus, porque Deus pode ser invisível, mas a Bíblia é bem concreta! :emoticon38:

Como "acreditar" em um livro para mim é non sense, nem consigo responder. Geralmente digo que não é porque alguém fez um livro é que ele retrata uma realidade. A maioria dos livros é ficcional. Mas isto pira a cabeça dos crentes, parece que atiça neles a vontade de citar passagens, de mostrar que as palavras que lá estão validam toda a Fé deles. Em suma, eu passo por maluca. :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que teístas não acreditam nas respostas dos ateus?

Mensagem por Fernando Silva »

Usuário deletado escreveu:
First Knight escreveu:Cérebro sadio
[gif supostamente engraçado]


O problema de muitos ateus modernos é esse reducionismo patético que consiste em afirmar que se o sujeito é ateu ele é bem esclarecido, mais moral, mais justo e se é religioso ele tende a ser o oposto, ou se é tão ético quanto o ateu só o é por temência a Deus.

Não que muitos religiosos também não raciocinem de forma semelhante, mas considero ambos os raciocínios preconceituosos e vazios.

Independente de moralidade maior ou menor, eu acho, por experiência própria, que a religião bloqueia uma parte do cérebro.
Por décadas, eu encerrava meus debates internos com a conclusão "Parece absurdo, mas, de alguma forma está certo. Quando eu morrer, entenderei".

Levou muito, mas muito tempo mesmo, até eu admitir que "se parece absurdo, talvez seja porque realmente é absurdo".

Trancado