Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Reid »

O povo feio! escreveu:
Lúcifer escreveu:O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??


De onde você tirou a idéia de que Deus criou os animais e as plantas do nada absoluto? Deus antes de criar os seres vivos, já havia criado o universo.

Quanto às tuas perguntas:

1) De que material Deus fez as plantas e os animais?
R. Do mesmo que formou o homem, aliás o homem pertence ao reino animal em sua natureza física.

2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??
R. Adão (Adam) significa terra vermelha palavra também empregada para humanidade. Talvez por que na terra vermelha houvesse todos os ingredientes necessários. Nada impede dos animais e plantas terem uma mesma origem.
Leu no post acima uma interessante publicação extraída de um site cético a respeito da argila?

Quando afirmamos que Deus criou tudo do nada, isso não significa que Deus não tenha lançado mão de matéria pré-existente, criada em tempos remotos ou universos . Não sabemos como Ele o fez. Se soubéssemos todos os seus segredos Ele não seria Deus.


claro q vc sabem assim como supõe q ele exista eh so inventar qlquer coisa q ele usou pra fazer :emoticon16:

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por marta »

Não é por nada, não, mas crente é mais chato que c@g@ar em pé. Qual será a necessidade que eles tem de nos convencer que o tal deus existe ou existiu, sei lá.
Eu não tenho nada contra quem acredita, verdade! Jamais, eu disse JAMAIS entrei em um site crente para fazer proselitismo do ateísmo. Eles que acreditem no que quiserem. O fato é que quanto mais se olha ao redor, mais se comprova a inexistência de algo "superior" que rege tudo isso aqui. Se existe, posso assegurar que se trata de um maestro de quinta categoria, para dizer o mínimo. Aonde há religião, há briga e morte. Desde os velhos tempos, brigas e mortes não se dissociam. Um quer provar que o deus dele é que é o bacana, outro acha que é o dele, enfim. Eu acho que deus, para quem crê, é como cu: cada um tem o seu.
Tudo bem. Nós não temos nenhum, e daí?
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por marta »

duplo
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Lúcifer »

O povo feio! escreveu:
Lúcifer escreveu:O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??


De onde você tirou a idéia de que Deus criou os animais e as plantas do nada absoluto? Deus antes de criar os seres vivos, já havia criado o universo.

Quanto às tuas perguntas:

1) De que material Deus fez as plantas e os animais?
R. Do mesmo que formou o homem, aliás o homem pertence ao reino animal em sua natureza física.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.


Até aqui, tudo bem. As plantas vieram da terra. Só que não do barro.

20 ¶ E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.


Bom, aqui nada de barro. Os animais foram criados na água.

24 ¶ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.


Aqui os animais apareceram do nada. Então do barro não foi.


2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??
R. Adão (Adam) significa terra vermelha palavra também empregada para humanidade. Talvez por que na terra vermelha houvesse todos os ingredientes necessários. Nada impede dos animais e plantas terem uma mesma origem.
Leu no post acima uma interessante publicação extraída de um site cético a respeito da argila?

Quando afirmamos que Deus criou tudo do nada, isso não significa que Deus não tenha lançado mão de matéria pré-existente, criada em tempos remotos ou universos . Não sabemos como Ele o fez. Se soubéssemos todos os seus segredos Ele não seria Deus.


26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.


Que interessante. Parece que, dependendo da biblia que foi copiada, o homem ou foi criado do barro ou apareceu do nada.
Então volto a pergunta. O homem e os animais foram criados como?? E, antes que eu me esqueça, a minha fonte.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1
Imagem

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

Lúcifer escreveu:
O povo feio! escreveu:
Lúcifer escreveu:O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??



Que interessante. Parece que, dependendo da biblia que foi copiada, o homem ou foi criado do barro ou apareceu do nada.
Então volto a pergunta. O homem e os animais foram criados como?? E, antes que eu me esqueça, a minha fonte.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1


Jura que leu o texto postado por inteiro? Lá está tudo explicado. Gostaria de uma refutação e não de mais perguntas. Repare que o texto afirma que o Gênesis é um livro de figuras e não um tratado científico com detalhes de processos criativos.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Reid »

O povo feio! escreveu:
Lúcifer escreveu:
O povo feio! escreveu:
Lúcifer escreveu:O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??



Que interessante. Parece que, dependendo da biblia que foi copiada, o homem ou foi criado do barro ou apareceu do nada.
Então volto a pergunta. O homem e os animais foram criados como?? E, antes que eu me esqueça, a minha fonte.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1


Jura que leu o texto postado por inteiro? Lá está tudo explicado. Gostaria de uma refutação e não de mais perguntas. Repare que o texto afirma que o Gênesis é um livro de figuras e não um tratado científico com detalhes de processos criativos.


resumindo... Deus n sabe oq faz :emoticon16:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:Jura que leu o texto postado por inteiro? Lá está tudo explicado. Gostaria de uma refutação e não de mais perguntas. Repare que o texto afirma que o Gênesis é um livro de figuras e não um tratado científico com detalhes de processos criativos.

Eva foi criada do barro junto com Adão ou da costela dele?
As plantas foram criadas antes do Sol? Quanto tempo elas viveram no escuro?
Mesmo sendo figurado, poderiam ter mantido a coerência.

E a partir de que ponto terminam as lendas e começa a História, com "H" maiúsculo, comprovável pela arqueologia?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:Quando afirmamos que Deus criou tudo do nada, isso não significa que Deus não tenha lançado mão de matéria pré-existente, criada em tempos remotos ou universos .

Isto significa que havia coisas que Deus não criou e apenas usou.
Quem criou essa matéria? Outros deuses?
Neste caso, Deus não é tudo? Há coisas exteriores a Deus e que não vieram dele?
O povo feio! escreveu:Não sabemos como Ele o fez. Se soubéssemos todos os seus segredos Ele não seria Deus.

Antes de se discutir como Deus criou o universo, é preciso provar que Deus existe. E qual dos milhares de deuses ele é.

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

"criada em tempos remotos' repare no que eu disse!

qual dos milhares deuses? Fácil! O título deste post foi claro: Deus dos Cristãos.

Se você ler o que se diz dos outros deuses, perceberá que não faz o menor sentido.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Reid »

O povo feio! escreveu:"criada em tempos remotos' repare no que eu disse!

qual dos milhares deuses? Fácil! O título deste post foi claro: Deus dos Cristãos.

Se você ler o que se diz dos outros deuses, perceberá que não faz o menor sentido.


normalmente a grama do vizinho eh sempre mais verde...

ja no caso dos religiosos a deles q o são

:emoticon22: :emoticon22:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:"criada em tempos remotos' repare no que eu disse!

Então você não sabe se expressar.
O povo feio! escreveu: qual dos milhares deuses? Fácil! O título deste post foi claro: Deus dos Cristãos.

Ou seria apenas o dos judeus?
Continuo sem saber como é que você pode afirmar com tanta certeza que "Deus isto, Deus aquilo".
Antes de discutirmos o que um deus fez, é preciso provar sua existência.
O povo feio! escreveu:Se você ler o que se diz dos outros deuses, perceberá que não faz o menor sentido.

Faz todo o sentido. O deus da Bíblia é a fusão de vários deuses babilônicos. O relato da criação do mundo e do dilúvio, idem idem:

Origens babilônicas do mito de Adão e Eva
viewtopic.php?f=1&t=19166&p=384675


Os judeus apenas fizeram uma adaptação quando se tornaram monoteístas.

Avatar do usuário
Dragão Invisível
Mensagens: 119
Registrado em: 19 Mai 2007, 12:16
Gênero: Masculino
Localização: Bahia

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dragão Invisível »

Reid escreveu:
O povo feio! escreveu:"criada em tempos remotos' repare no que eu disse!

qual dos milhares deuses? Fácil! O título deste post foi claro: Deus dos Cristãos.

Se você ler o que se diz dos outros deuses, perceberá que não faz o menor sentido.


normalmente a grama do vizinho eh sempre mais verde...

ja no caso dos religiosos a deles q o são

:emoticon22: :emoticon22:


É mesmo... e me faz lembrar de um dito popular: é o sujo falando do mal lavado.

:emoticon16:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por DIG »

Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?


Não. Mais alguma pergunta?

Se você ler o que se diz dos outros deuses, perceberá que não faz o menor sentido.



Olha só quem fala:
Imagem

:emoticon38: :emoticon12: :emoticon38:

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

"Eva foi criada do barro junto com Adão ou da costela dele?
As plantas foram criadas antes do Sol? Quanto tempo elas viveram no escuro?'

Como está muito bem explicado no texto postado, a Bíblia não é um livro de ciências, o que ela foca é QUEM criou e não o processo criativo ordenadamente e coerentemente. A Bíblia não tem como objetivo corrigir erros de ordem científica, mesmo por que aceitou até mesmo classificar morcego como ave. A grande verdade da Bíblia está em seu foco principal e não nas periferias culturais remotas.

O foco da Bíblia é Deus como o criador e a Jesus como o restaurador.

Quando recebo um presente, eu pouco me importo com a embalagem. Meu foco está no conteúdo.

Enfim, Eva e as plantas foram criadas por Deus, o processo descrito pode ser reinterpretado pela ciência atual, mas quanto ao AUTOR, impossível! A ciência é incapaz de encontrar uma resposta senão DEUS.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

O povo feio! escreveu:"Eva foi criada do barro junto com Adão ou da costela dele?
As plantas foram criadas antes do Sol? Quanto tempo elas viveram no escuro?'

Como está muito bem explicado no texto postado, a Bíblia não é um livro de ciências, o que ela foca é QUEM criou e não o processo criativo ordenadamente e coerentemente. A Bíblia não tem como objetivo corrigir erros de ordem científica, mesmo por que aceitou até mesmo classificar morcego como ave. A grande verdade da Bíblia está em seu foco principal e não nas periferias culturais remotas.


Então porque diabos os crentes perdem tanto tempo lendo e repetindo aquelas asneiras remotas? Falta do que fazer?
E os apóstolos, também não tinham nada melhor pra fazer a não ser vagar pelo deserto delirando e preparando um script muitas vezes contraditório e cheio de lamúrias e culpa? Gente mal resolvida. Deveriam se limitar ao estritamente necessário e de forma concisa, como requer o bom senso.

O foco da Bíblia é Deus como o criador e a Jesus como o restaurador.


Quando recebo um presente, eu pouco me importo com a embalagem. Meu foco está no conteúdo.[/quote]

Mas não estamos falando de capa bordada a ouro em couro alemão. Estamos falando de conteúdo, tantas vezes traduzido, tantas vezes remexido, tantas vezes descartado. Deve ter muita importância, sim. Não menospreze a importância da mensagem de deus! :emoticon2:

Enfim, Eva e as plantas foram criadas por Deus, o processo descrito pode ser reinterpretado pela ciência atual, mas quanto ao AUTOR, impossível! A ciência é incapaz de encontrar uma resposta senão DEUS.


Mas peraí: Deus não criou tudo o que existe? Por que ele seria tão burro de chamar a criação dele por nome equivocado ( como no exemplo dos morcegos)? E a Cîência não é dada por deus a seu filho? Então à Ciência é permitido apenas reinterpretar? Para quê? Deus é um bicho confuso. Mas claro, a gente é feito à imagem e semelhança dele. Logo, tá tudo explicado: a Bíblia foi escrita por gente confusa e burra.
Por que devo dar crédito a ela? E que falta um livro destes pode fazer na minha vida? Nenhuma.
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

O povo feio! escreveu:A ciência é incapaz de encontrar uma resposta


Por quê?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

"Mas peraí: Deus não criou tudo o que existe? Por que ele seria tão burro de chamar a criação dele por nome equivocado ( como no exemplo dos morcegos)? E a Cîência não é dada por deus a seu filho? Então à Ciência é permitido apenas reinterpretar? Para quê? Deus é um bicho confuso. Mas claro, a gente é feito à imagem e semelhança dele. Logo, tá tudo explicado: a Bíblia foi escrita por gente confusa e burra.
Por que devo dar crédito a ela? E que falta um livro destes pode fazer na minha vida? Nenhuma".

Muito me admira que um adepto da evolução, não consiga compreender que a cultura também evolui!

A Bíblia não foi psicografada, não foi escrita por Deus e nem ditada por Ele. A Bíblia foi inspirada por Deus, ou seja, Deus induziu o homem a escrevê-la. E, por razões obvias, Ele permitiu que o homem usasse uma linguagem compatível a cada época em que foi escrita.

"Já ouvi várias crianças perguntarem a seus pais como nascem os bebes. Como você responderia esta pergunta para uma criança de 5 anos? Você falaria que "papai plantou uma sementinha na barriga da mamãe" ou você reponderia que houve uma relação sexual e um processo chamado espermiogênese no qual uma célula normalmente diploide, através de um processo chamado meiose dá origem à celulas aploides onde não existem pares de cromossomos e que estas celulas se fundirão perfeitamente a outro tipo de célula, os óvulos, e que estas passariam por processos de divisão celular, (mórula, blástula...) seriam formados folhetos embrionário e assim vai...

O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Reid »

entao Deus morreu pq ninguem mais fez contato com ele pra corrigir a inspiraçao passada dele :emoticon26:

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Dick escreveu:
O povo feio! escreveu:A ciência é incapaz de encontrar uma resposta


Por quê?


Por quê?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:Como está muito bem explicado no texto postado, a Bíblia não é um livro de ciências, o que ela foca é QUEM criou e não o processo criativo ordenadamente e coerentemente.

Se ela erra nos aspectos materiais, por que acertaria nos espirituais?
Que garantia temos?
O povo feio! escreveu:O foco da Bíblia é Deus como o criador e a Jesus como o restaurador.

Apontamos erros óbvios e você foge deles dizendo que "o foco da Bíblia é isso ou aquilo".
O povo feio! escreveu:Quando recebo um presente, eu pouco me importo com a embalagem. Meu foco está no conteúdo.

Tudo o que está na Bíblia faz parte do conteúdo.
O povo feio! escreveu:Enfim, Eva e as plantas foram criadas por Deus, o processo descrito pode ser reinterpretado pela ciência atual, mas quanto ao AUTOR, impossível! A ciência é incapaz de encontrar uma resposta senão DEUS.

Você pode provar que "a ciência é incapaz"? Ou isto é apenas algo que lhe foi dito na igreja por um pastor sem nenhum conhecimento científico?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:A Bíblia não foi psicografada, não foi escrita por Deus e nem ditada por Ele. A Bíblia foi inspirada por Deus, ou seja, Deus induziu o homem a escrevê-la. E, por razões obvias, Ele permitiu que o homem usasse uma linguagem compatível a cada época em que foi escrita.

O que mais na Bíblia não é bem do jeito que está escrito? O que mais foi interpretado errado?
O povo feio! escreveu:O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"

Mais fácil por quê? Que tal dizer "plantei a semente do universo e ela foi aos poucos formando estrelas e planetas" ?
"Formas de vida simples foram aos poucos se tornando complexas até surgir o homem"?

Ou será que a Bíblia diz isto porque é cópia de mitos sumérios e babilônicos?

Os antigos gregos, séculos antes da era cristã, já sabiam que a Terra era redonda e girava em torno do Sol, mas depois o conhecimento regrediu por milhares de anos. Eles estavam preparados. Por que não os judeus?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

Pessoas religiosas são capazes de reconhecer a própria ignorância sobre assuntos
como taxas de juros ou o clima da Mongólia, mas têm respostas definitivas sobre
coisas que nem os maiores cientistas entendem direito (Dr.Manhattan, forista do
Clube Cético).

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Lúcifer »

O povo feio! escreveu:Muito me admira que um adepto da evolução, não consiga compreender que a cultura também evolui!

No caso, em relação à bibla, a cultura involuiu.


A Bíblia não foi psicografada, não foi escrita por Deus e nem ditada por Ele. A Bíblia foi inspirada por Deus, ou seja, Deus induziu o homem a escrevê-la. E, por razões obvias, Ele permitiu que o homem usasse uma linguagem compatível a cada época em que foi escrita.

Vamos fazer comparações. Se a biblia foi uma indução para que o homem a escrevesse, então é quase como uma psicografia. Deus, assim como o espírito superior, faz com que o o "escolhido" escreva o que quer que ele quer que escreva.


"Já ouvi várias crianças perguntarem a seus pais como nascem os bebes. Como você responderia esta pergunta para uma criança de 5 anos? Você falaria que "papai plantou uma sementinha na barriga da mamãe" ou você reponderia que houve uma relação sexual e um processo chamado espermiogênese no qual uma célula normalmente diploide, através de um processo chamado meiose dá origem à celulas aploides onde não existem pares de cromossomos e que estas celulas se fundirão perfeitamente a outro tipo de célula, os óvulos, e que estas passariam por processos de divisão celular, (mórula, blástula...) seriam formados folhetos embrionário e assim vai...

Tentaria ser o mais honesto possivel, de acordo com a sua idade, dizendo que, quando ele(a) fosse mais velha, eu explicaria melhor.


O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"[/color]


Ai que lindinho. É, esquecemos que aquele zé-povinho era burro pra cacete e que precisava sempre de alguem que tivesse tido alucinações com algum deus para dizerem para eles como vivessem. E, mesmo assim, sempre apareciam alguem que discordava que depois, misteriosamente, era morto. (vide Moises quando retorna com as tabuas das leis e o que aconteceu com o povinho que cansou de esperar e criaram outro deus para eles.
Imagem

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por joaomichelazzo »

[qoute]O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"[/color][/quote]

Ai que lindinho. É, esquecemos que aquele zé-povinho era burro pra cacete e que precisava sempre de alguem que tivesse tido alucinações com algum deus para dizerem para eles como vivessem. E, mesmo assim, sempre apareciam alguem que discordava que depois, misteriosamente, era morto. (vide Moises quando retorna com as tabuas das leis e o que aconteceu com o povinho que cansou de esperar e criaram outro deus para eles. [/quote][/quote]

Já que naquela época o povo era burro demais pra entender o que deus falava e ele precisava ludibriar as pessoas, porque hoje, época em que a população é esclarecida, deus não manda um novo messias pra explicar?
Pode ser em inglês mesmo.
Ou melhor, já que avançamos tanto, porque deus não cria um site e faz upload de seus mandamentos.
Se ficar bom, pode até ganhar uma grana vendendo pro google.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

"Já que naquela época o povo era burro demais pra entender o que deus falava e ele precisava ludibriar as pessoas, porque hoje, época em que a população é esclarecida, deus não manda um novo messias pra explicar?'

Quando você tinha 3 anos você era burro demais ou não sabia tudo por que dependia do tempo e da educação que lhe haveria de vir?

João, Deus não envia um novo Messias para nos explicar tudo, por que já temos os ateus, que por não ter tempo para as coisas espirituais acabam sendo úteis no quesito ciência, mas é bom lembrar o que disse o apóstolo Paulo: 'Se esperamos em Deus somente pelos bens da vida atual, somos os mais miseráveis de todos os homens". Portanto, saber se o ornitorrinco é pato ou paca, pouco me interessa, pois o que está em jogo é a salvação da alma.

Trancado