Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

A EXISTÊNCIA DO MUNDO FÍSICO DEPENDE DE INTELIGÊNCIA SUPERIOR.
Porissocri

Um “anjo” desafia a razão cética.

Vamos imaginar que retrocedemos no tempo, até o dia em que só existia o nada e quem sabe a energia. Estamos todos isolados em uma grande bolha no mundo metafísico. Nosso cérebro foi programado a esquecer-se de tudo o que existe na terra, ok? Bem, estamos prestes a presenciar o Big Bang. Momentos antes, um “anjo” se apresenta a um cético com um cérebro eletrônico em suas mãos, um computador de última geração utilizado pela NASA com processador de 8 núcleos, com 5 terahertz cada um e 5 Gb de memória cache para cada e lhe faz uma pergunta, dizendo que este objeto veio do futuro não muito distante, cerca de 13,665 bilhões de anos. Estamos no marco zero da história, de repente uma grande explosão se dá, cujo efeito iremos chamar de universo, que é composto de 5% de átomos, 30% de uma partícula elementar até então desconhecida e 65% de um meio difuso cuja origem nos é estranha. Na tua opinião, quais seriam as chances de que este complexo objeto, ou seja, este computador, teria de surgir aleatoriamente sob a ação do tempo, em um ambiente composto de apenas átomos, fótons e neutrinos com 4,5 bilhões de anos (planeta terra)?

O cético com certeza, mais racional do que nunca, iria responder: “- Impossível! É um absurdo que um computador simplesmente passe a existir, apenas juntando-se os ingredientes: átomos, fótons e neutrinos. A aleatoriedade jamais produziria este objeto de tamanha complexidade, me recuso em acreditar que a matéria morta pudesse produzir tal objeto, ainda que o tempo que me é proposto seja multiplicado por 10 elevados à potência 1.000”.

O “anjo” com um cérebro humano em mãos, irá revelar ao cético algo que estava em seu cérebro antes que sua memória fosse apagada. Cético, está vendo este objeto? Vou lhe falar um pouco de suas especificações: Um cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios células nervosas cerebrais. Cada um desses neurônios pode fazer entre mil e várias centenas de milhares de sinapses. Uma sinapse é a junção entre dois neurônios. Logo, o seu cérebro é capaz de produzir cerca de 1.000 trilhões de conexões. Todas essas conexões são significativas e cada uma delas tem a sua própria história e o seu próprio objetivo. Estamos apenas começando a decifrar o cérebro, um órgão extremamente complexo.
As sinapses se apresentam sob muitas formas, usando várias moléculas mensageiras para dar diferentes respostas. Os próprios neurônios compõem apenas uma fração do cérebro. Ele também contém células gliais, células comuns que realizam tarefas de apoio, transporte, crescimento e manutenção interna. Há cerca de 50 delas para cada neurônio. Portanto, quase metade do cérebro é constituída de substância branca, o chamado cabeamento principal com isolamento de mielina, usado para transportar sinais.
Se a substância branca de um único cérebro humano fosse desenrolada, formaria um cordão longo o suficiente para dar duas voltas ao redor do globo terrestre. Então, imagine só... Tudo isso, os neurônios e as suas conexões, as células de apoio, o cabeamento, fica emaranhado dentro de seu crânio. Quando está ligado e consciente, o circuito gelatinoso se agita em um tráfego de pensamentos, impressões, anseios, conflitos, preocupações, curiosidades.e.intenções.

Agora, senhor cético, você acreditaria se eu te dissesse que você antes de ter a memória apagada, acreditava que o cérebro humano surgiu sem a intervenção de uma mente inteligente superior? Assim como farinha, fermento, ovos , leite, cholocate e chantilly não se tornam em bolo sem a ação de um confeiteiro, átomos, fótons e neutrinos jamais se tornariam em cérebro sem a ação de um Deus Vivo e Inteligente.


A Origem da vida
Porissocri

Como todos os céticos devem saber, a teoria do evolucionismo, (Charles Darwin, naturalista inglês do século 19), não trata exatamente da origem da vida, mas sim da origem das espécies. Quem trata da origem da vida na terra, é a biogênese (teoria que afirma que todo ser vivo surge de outra forma de vida preexistente) e a abiogênese (teoria que afirma que seria possível o surgimento de formas de vida que não fosse a partir de outro ser vivo preexistente). Uma das maiores autoridades no assunto, provavelmente o maior especialista do mundo, foi o cientista Leslie Eleazer Orgel (1927 - 2007) Físico-químico experimental nascido em Londres, Inglaterra, professor titular da Universidade de Cambridge, diretor do Laboratório de Química da Evolução no Salk Institute e um dos pioneiros no estudo das origens da vida na terra. Trabalhou em experimentos de certa forma complementares aos do fisico-químico Manfred Eigen seu contemporâneo e um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Química (1967). Leslie Orgel, diz que, graças à experiência pioneira de Stanley Miller, hoje cientistas são capazes de reproduzir em laboratório – senão todos – os mais importantes aminoácidos. Mas Leslie Orgel lembra que ainda há muito por explicar.

Uma coisa que sabemos com razoável certeza, diz ele, é que a idade da Terra é de cerca de 4,5 bilhões de anos, e que as primeiras formas de vida surgiram um bilhão de anos depois. Eram organismos primitivos não muito diferentes das bactérias que conhecemos hoje.

A grande pergunta que ainda não conseguimos responder, diz ele, é como esses aminoácidos – as substâncias essenciais – conseguiram se agrupar em moléculas maiores cada vez mais complexas e maiores, até chegar à vida.

Para entender essa pergunta, pense nas letras do alfabeto. Se você apenas juntar letras, de qualquer maneira, uma depois da outra, dificilmente sai alguma palavra compreensível. Somente letras na ordem correta formam palavras com significados claros. Com a evolução biológica foi o mesmo.

Leslie Orgel diz que a única explicação para como os seres vivos mais primitivos foram se aperfeiçoando até chegarmos ao que somos hoje é Teoria da Evolução das Espécies, de Darwin. Segundo Charles Darwin, naturalista inglês do século 19, organismos vivos são capazes de se adaptar ao meio em que vivem, e de transmitir essas características aperfeiçoadas a seus descendentes.

Mas Leslie Orgel admite que ainda falta uma peça do quebra-cabeças. Para tudo fazer sentido, diz ele, é preciso que moléculas primitivas tenham adquirido – em algum momento – a capacidade de se reproduzir. Ou seja, é preciso que exista vida. E como surgiu essa primeira fagulha de vida é o grande mistério.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 92,00.html

Esta matéria deixa claro que “ainda falta uma peça no quebra-cabeça” da origem da vida, mas é bom que se esclareça que a “peça” que os cientistas céticos ainda não encontraram, está na vida do mais humilde cristão, Seu nome é Jesus, Deus!

Os cientistas céticos querem monopolizar a ciência em favor da afirmação de que Deus não existe, a verdade é essa, mas ciência que é ciência de verdade, não descarta hipótese alguma, e olha que a ídéia de um Ser Inteligente é uma senhora hipótese, pois trabalhar com outras que não oferecem a inteligência como foco na busca pela verdade, é de uma estupidez sem precedentes, pois quais seriam as chances da vida passar a existir sem a intervenção de um Ser superior e o que a ciência pensa disso? O que intriga os cientístas é o seguinte: “O DNA é uma super-molécula que armazena informações hereditárias codificadas. Ela consiste de duas longas "correntes" de "blocos de construção" químicos emparelhados. Nos humanos, os filamentos de DNA medem quase duas jardas, e ainda têm menos de um trilionésimo de uma polegada de espessura.

Em sua função, o DNA é como um programa de computador em um disquete. Ele armazena e transfere informação codificada e instruções. Diz-se que o DNA humano armazena um código de informações para encher 1.000 livros - cada um com 500 páginas de letras muito pequenas e comprimidas. O código de DNA produz um produto muito
mais sofisticado do que o de qualquer computador.

Assombrosamente, esse enorme conjunto de instruções cabe com facilidade dentro de uma simples célula e rotineiramente dirige a formação de adultos humanos inteiros, começando de um único óvulo fertilizado. Mesmo o DNA de uma bactéria é altamente complexo, contendo no mínimo 3 milhões de unidades, todas alinhadas em uma
seqüência muito precisa e significativa.

O DNA e as moléculas que o cercam formam um mecanismo verdadeiramente extraordinário - uma maravilha miniaturizada. A informação é armazenada de modo tão compacto que toda a quantidade de DNA necessária para codificar todas as pessoas do nosso planeta caberia em um espaço não maior do que uma.aspirina!

Muitos cientistas estão convencidos de que um código tão complexo e uma química tão intrincada nunca poderiam ter vindo a existir por química pura e sem direção. Não importa como as substâncias químicas são misturadas, elas não criam espirais de DNA ou qualquer outro código inteligente. Apenas DNA reproduz.DNA.

Dois cientistas bem renomados calcularam as chances da formação da vida por processos naturais. Eles estimaram que há menos de 1 chance em 1040.000 de que a vida poderia ter sido originada por tentativas aleatórias. 10 elevado a 40.000 é um 1 seguido por 40.000 zeros!

Como alguém pode fazer idéia do valor de um número tão grande? De acordo com a maioria dos Evolucionistas, o universo tem menos de 30 bilhões de anos, e há menos de 10 elevado a 18 (1018) segundos em 30 bilhões de anos. Então, mesmo que a natureza pudesse, de alguma forma, ter produzido trilhões de combinações de código genético a cada segundo por 30 bilhões de anos, as probabilidades contra a produção do mais simples animal unicelular por tentativa e erro ainda continuariam sendo inconcebivelmente imensas!

Em outras palavras, as probabilidades favorecem enormemente a idéia de que um projetista inteligente foi responsável até pelas moléculas mais simples de DNA”. Texto extraído da Inernet

Não há outra saída, pois quem trata exatamente sobre a origem da vida é a Bíblia. A Resposta é Deus! A vida se originou em Deus, a Bíblia quando estudada com seriedade, nos apresenta vislumbres espantosos com referência a vida. Tomemos por exemplo o caso de Adão. Adão (Adam em hebraico) significa humanidade, argila. “É interessante notar que algumas teorias recentes dão conta de que os longos polímeros, como proteinóides e fitas de ácidos nucléicos, podem ter se formado, como alternativa às rochas quentes da crosta, em “moldes” de argila. De fato, para ocorrer polimerização, deve haver uma alta concentração das unidades constituintes; na argila, essa concentração pode ter sido alta. Além disso, a argila pode ter agido como “catalisadora” e promovido o aparecimento de ligações simples, como as peptídicas, com perda de água. Alguns biólogos acreditam ainda que a argila foi o meio em que se formaram moléculas RNA, a partir de nucleotídeos simples. A energia para essa polimerização poderia ter sido proveniente do calor da crosta; ou do calor do sol, ou ainda da radiação ultravioleta”. (extraído de um site cético). É incrível a coincidência de Adam significar argila com esta teoria, e mais incrível ainda é a ciência cética não perceber isso, além de cometer o grave erro de jamais abrir a porta da possibilidade de haver um Ser superior como o criador. Os cientistas céticos se comportam como se fossem os donos da verdade, querem inclusive monopolizar a ciência para que esta se submeta à suas “verdades” pré-concebidas em seus vaidosos corações, no entanto, se esquecem que a ciência demanda que a teoria se renda às evidências, modificando-se ou descartando-se, pois todo conhecimento científico está sujeito a mudança assim que novas evidências surgirem.



A SEDE É UM SINAL DE QUE Deus EXISTE
Porissocri

A sede é um sentimento da necessidade de algo de que carecemos para sobreviver, independentemente de termos visto ou não esta substância saciadora. Esta substância se denomina água. Não importa se um cético acredita ou não em sua existência, a verdade é que a sede comprova que ela existe e a morte por sua ausência em nós, ratifica esta afirmação.
O mesmo se dá com relação a Deus. Nossa alma tem sede de Deus, independentemente dos ateus acreditarem ou não em Sua existência, a verdade é que a sede comprova que Ele existe e a morte espiritual por sua ausência, ratifica esta afirmação.

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Salmo 42.2)


A BÍBLIA E A CIÊNCIA
Porissocri

A Bíblia não é um livro de ciências e nunca reivindicou tal prerrogativa para si. A narrativa da criação não é um tratado científico, e sim um relato sucinto e em parte simbólico de tudo o que ocorreu na história do Universo. A Bíblia contempla o homem e o universo como criatura de Deus e procura salientar vários pontos: Primeiro, que existe um único Deus vivo e criador. Segundo, que a natureza não é divina e nem está povoada por outras divindades. Terceiro, que o ponto mais alto da criação é a humanidade: homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus (caráter moral). Este Santo livro escrito por aproximadamente 40 autores num período de quase 2000 anos. É a Palavra de Deus!
Repito, a Bíblia não é um livro de tratados científicos modernos. A Bíblia não tem linguagem técnica ela é popular. Foi feita para atender ao douto e ao indouto, ao grande e ao pequeno, ao rico e ao pobre. Sua mensagem central não é a criação do universo e sim o resgate da humanidade caída em pecados e delitos através de Jesus Cristo. A Bíblia detalha a respeito do Criador e não de como Ele formou tudo o que existe.

A Bíblia contém erros? Sim, se contemplarmos sob a luz da ciência moderna, há sim erros periféricos, mas tais erros estão intrinsecamente ligados à cultura da época em que foi escrita, ao conhecimento científico extremamente limitado de então e etc. Tais “erros”, dentre eles classificar morcego como ave, em nada diminui a mensagem central que ela trás de Deus aos homens: A salvação em Jesus Cristo.

É lamentável o que os cientistas estão fazendo em nossos dias, pois no lugar de procurar explicar que a ciência está tão somente explicando que a Bíblia é um livro em parte figurado, optam por colocar sua veracidade em xeque, inclusive no que se refere à historicidade de Jesus Cristo, bem como a existência de Deus, como se a própria ciência tivesse capacidade para tal, uma vez que Deus é um ser amaterial, fora do alcance de telescópios, microscópios e tubos de ensaios.

Por outro lado há os Teólogos criacionistas radicais que insistem em afirmar que Bíblia só tem uma forma de ser interpretada no que se refere ao processo criador de Deus, ou seja, a forma literal que aprenderam em suas denominações religiosas, embora com relação ao Apocalipse, quase ninguém negue tratar-se de um livro com muitas figuras de linguagem. Estes Teólogos tentam calcular a idade da terra através das genealogias Bíblicas, mas se esquecem que estas genealogias podem ser seletivas, ou seja, quando eu digo João foi pai de Carlos, isso pode tão somente indicar que um homem chamado João que teria vivido há 4.000 anos antes de Cristo, foi o patriarca de um povo que culminou com a existência de Carlos, isso poderia gerar lacunas de proporções inimagináveis nas Genealogias. Há um estudo interessante a este respeito, que pode ser encontrado neste link: http://www.bible.org/page.php?page_id=4649

Enfim, A Bíblia se ocupa em nos transmitir: “Quem” criou e a ciência se ocupa em tentar entender “Como e Quando” foi criado. Não deveria existir guerra entre a Fé e a ciência. Vale esclarecer, que segundo Deuteronômio 29:29, a ciência tão somente terá respostas se Deus às revelar.

Preste atenção neste texto que recebi por e-mail:

"Já ouvi várias crianças perguntarem a seus pais como nascem os bebes. Como você responderia esta pergunta para uma criança de 5 anos? Você falaria que "papai plantou uma sementinha na barriga da mamãe" ou você reponderia que houve uma relação sexual e um processo chamado espermiogênese no qual uma célula normalmente diploide, através de um processo chamado meiose dá origem à celulas aploides onde não existem pares de cromossomos e que estas celulas se fundirão perfeitamente a outro tipo de célula, os óvulos, e que estas passariam por processos de divisão celular, (mórula, blástula...) seriam formados folhetos embrionário e assim vai...

O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"

Jesus FOI UM PERSONAGEM HISTÓRICO, APESAR DE TODA A TENTATIVA DE REFUTAÇÃO DE ALGUNS ATEUS
Porissocri

Os cientistas céticos e ateus em geral, adoram desafiar a lógica da Historicidade de Jesus, alegando que não acreditam que Jesus tenha existido, devido ao suposto fato de não haver muitos registros e achados arqueológicos a seu respeito, como se os existentes e o evangelho não significasse nada, apesar de serem do primeiro século.

Um religioso judeu chamado Moshe, indagado a respeito da historicidade de Jesus, afirmou que "não há muitos relatos a respeito de Jesus devido ao fato de que em sua época, muitos judeus se faziam passar pelo messias e provocavam grandes alvoroços em torno de si, e este fato já não mais chamava a atenção dos historiadores. Jesus, para os historiadores da época, foi apenas mais um". Programa Fantástico, Rede Globo, exibido em 22/04/2007.

Jesus para os historiadores de sua época, foi apenas "mais um" assim como tem sido apenas 'mais um" na mente dos céticos. Se você fosse um historiador e eu te pedisse para que relatasse uma coisa extraordinária, ou seja, que vi um sorveteiro no sol, você registraria? Claro que não! Só quem realmente viu com os próprios olhos, o faria. Os historiadores céticos, não conviviam com Jesus e os judeus céticos, trataram foi de apagar a Sua história e não de registrá-la, portanto, só há relato dos crentes e para mim isso basta!!! Quem viveu e vive ao lado de Jesus e quem deu crédito e crê na Sua Palavra, esteve e está ao Lado do Próprio Deus encarnado. E, foram estas pessoas humildes e contemporâneas de Jesus, quem escreveram a história do Messias registradas nos 4 livros que compõem o Evangelho.

Fica ainda uma dúvida, Porque Deus não induziu os historiadores céticos a também registrarem os milagres de Jesus, pois isto ajudaria os nossos "Sábios e Entendidos".
Em primeiro lugar, porque Cético não crê em milagres e em segundo lugar, Jesus deixou bem claro, o motivo:

Lucas 10:21 “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”.


Seria Deus cruel?
Porissocri

Apesar dos ateus adorarem citar relatos Bíblicos em que Deus permite a matança de pessoas contrárias a Ele com o intuito de questionar a veracidade Bíblica, é bom esclarecermos que Deus ser bom ou não, não o torna mais existente ou menos existente, uma vez que a existência independe do caráter do ser. Com relação à alegação de que a Bíblia relata uma suposta crueldade de Deus, vamos supor que Deus fosse um cirurgião e a humanidade fosse um paciente com diversos tumores cancerígenos espalhados pelo corpo. Alguns tumores são grandes e outros pequenos. Após analisar a situação criteriosamente, o cirurgião resolve operar o paciente. Como isso de dará??? Com incisões, derramamento de sangue, mutilações e etc. Quem assistir a operação sem entender o que está se passando, certamente taxará o cirurgião de monstro, imoral, cruel e por aí vai… Mas quem compreende bem a situação, terá outra visão do episódio em epígrafe. O Cirurgião agiu desta maneira para salvar o paciente. Sua “crueldade” foi necessária para extirpar o câncer. Quem não conhece esta patologia e nem se interessar em se inteirar, jamais reconhecerá que um Cirurgião é extremamente necessário para a manutenção da vida.

Vamos lançar luz a esta analogia:

1) Deus = Cirurgião;
2) Humanidade = paciente;
3) Tumor grande = Pecado e pecadores irreconciliáveis;
4) Tumor pequeno = Pecado em potencial e futuros pecadores irreconciliáveis (crianças criadas por pagãos);
5) Operação = Retirada dos tumores com incisões, derramamento de sangue, mutilações;
6) Pessoas que ignoram a existência do câncer = Ateus;
7) Pessoas que compreendem a ação do Cirurgião = Crentes.

O mundo está abandonado à sorte desde a queda do homem. As coisas ocorrem com a ciência de Deus mas não que necessariamente isso corresponda à Sua perfeita vontade, todavia, é bom saber que está claro na Bíblia que Deus não tem prazer na morte do ímpio e nem em quaisquer circunstâncias adversas, porém Deus não pode desonrar a Si mesmo. O que restou então???
Resta-nos uma Boa Nova: Deus providenciou um meio de saldar-nos a dívida, encarnando-se e de forma vicária, morrer para nos possibilitar a vida. Mas ainda depende de nos arrependermos, pois não pode tirar-nos o livre arbítrio. Deus pode nos convencer, mas não pode nos converter. Isso depende de nossa aceitação à Sua oferta gratuita. Portanto sejamos sábios ou no mínimo espertos para aceitar esta tão magnífica salvação.


Deus criou o mal?

Foi Deus quem criou o mal?

Deus não criou o mal coisa nenhuma e nem criou o diabo. Houve sim, a quebra do equilíbrio da criação por satanás (originalmente criado como anjo de luz), o que ocasionou o surgimento do mal. Algo imprevisto? Creio que sim, pois no Eterno-presente não há futuro e se não há futuro não é possível fazer previsões. Penso eu!

O mal é a ausência ou a perversão do bem.

Exemplo: O sal de cozinha é bom. Todavia é composto por duas matérias químicas, a saber: o sódio e o cloreto que separadamente são mortíferos. O sódio irrompe-se em chamas ao entrar em contato com a água e o cloro é um veneno mortal. Assim como a alteração da composição do sal, a criação perfeita de Deus é mortífera quando se opta por pecar (errar o alvo).

Quanto a se afirmar que Deus poderia ter previsto e evitado tudo, vale relembrar que Deus é Eterno e por este motivo, as coisas ocorrem tudo na mesma fração de tempo: O ETERNO-PRESENTE. Desta forma, do ponto de vista espiritual, tudo o que ocorre de mal é corrigido no mesmo instante. Porém, nós por vivermos em outra dimensão, não enxergamos as coisas assim, desta forma julgamos os fatos de maneira equivocada. Penso eu!

A Bíblia afirma que Satanás é o pai da mentira, se Deus tivesse criado a mentira, Deus seria o pai da mentira e não o diabo.


Porque Deus permite o mal?

Todos nós temos ácido clorídrico em nosso estômago, desde que esteja nas devidas proporções ele nos trará bens, pois o ácido clorídrico pode nos decompor em altas doses.
O mal que pode nos decompor, também pode nos auxiliar quando em proporções adequadas. Eu acho um absurdo um cirurgião abrir o ventre de alguém para extrair um câncer. Mas neste caso, abrir o ventre de alguém é um mal em proporções adequadas e absolutamente necessárias, pois moralmente falando, o câncer é um mal desproporcional e mata.
Todo o “mal’ que envolveu as histórias Bíblicas, por muitos céticos criticado, não dá para se comparar com o bem que trouxe à existência da humanidade: O advento do Messias!!! Nunca devemos nos esquecer, que a raça humana está mergulhada em pecados. “Não há um justo’, diz a Bíblia, “não há um justo sequer”, ou seja, não espere perfeição com relação aos personagens bíblicos. Mas assegure-se de que nestes casos o fim justificará os meios. Pois Deus está no controle de todas as coisas, e se permitiu o mal em determinadas circunstâncias, é por que sabia que um bem maior nos viria.

Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17).

Como poderia uma fonte jorrar dois tipos diferentes de água, a boa e a má???

"E Isaías 45:7. O que Deus fez? Outras passagens nos ajudam. Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5).
Em Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Aceitamos como verdade inegável esta afirmação de Deus. Agora, como devemos entendê-la?

A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original).

Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniqüidade. Mas Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém".
Dennis Allan

"À primeira vista pode parecer que, se Deus criou todas as coisas, então deve também ter criado o mal. Entretanto, há aqui um pressuposto que deve ser esclarecido. O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas somente existem em outra coisa. À ausência de terra, damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra. Quando Deus criou todas as coisas, é verdade que tudo o que existia era bom. Uma das boas coisas criadas por Deus foram criaturas que tinham a liberdade em escolher o bem. Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência de algo além do bem para escolher. Então Deus permitiu que esses anjos livres e humanos escolhessem o bem ou o não-bem (mal). Quando um mau relacionamento existe entre duas coisas boas, a isso chamamos de mal, mas não se torna uma “coisa” que exige ter sido criada por Deus".


Deus NÃO CONHECE O FUTURO, ENTÃO PORQUE CRIOU O HOMEM?

Complicado responder um assunto tão complexo, mas vou tentar:
Deus habita o eterno-presente, onde tudo ocorre simultaneamente, não há como se prever o futuro em um lugar onde ele não existe, o mesmo não ocorre conosco, ou seja, nós vivemos sob a ação do tempo, por isso temos uma visão tão limitada das coisas. Uma coisa é você assistir um desfile militar da terra, e outra é assistir do Céu. Na terra vemos a tropa passar aos poucos, do céu, se vê num único bloco. Portanto julgar as ações de Deus com nosso o foco de visão tão limitado é cometer injustiça da mais elevada ordem. Pode acreditar!

Deus ao investir na criação do homem, confio-lhe a Sua imagem e semelhança, ou seja, o Seu próprio caráter materizalizado. Começa então a existir o futuro deste ser, preste bem a atenção: APENAS APÓS A CRIAÇÃO DO HOMEM, É QUE O FUTURO DA HUMANIDADE PASSA A EXISTIR. Pois não pode haver futuro do que não existe.
Aí você me pergunta, mas neste momento em que o futuro da humanidade passa a existir e Deus passa a saber que o homem o trairá, por que não o elimina?
A resposta é simples: Deus, devido ao Seu caráter, só age por cognição e demonstração, ou seja, Deus só condena quando o que é cognitivo se materializa. Exemplo: Nasce Hitler, Deus sabe que Hitler matará milhões, todavia Ele só condenará Hitler, após o seu último pecado cometido.
No caso em que Deus permite ou até ordena a morte, trata-se de situações especiais, em que os fins justificam os meios. Isso não significa que Deus tenha prazer na morte de alguém, mesmo sendo um pecador. Diz a Bíblia que Deus NÃO TEM prazer na morte do ímpio, mas que ele se arrependa.
Você ainda poderia me perguntar, mas porque Deus demora tanto para resolver o problema. A resposta é amor que se expressa em tolerância = Jesus. Mas o fim não está longe!


Conclusão:

Deus existe?

Há uma resposta que julgo ser interessante: “Deus existe ou não? Ambas as possibilidades são assustadoras”.

Não há por que zombar ou menosprezar um assunto tão sério quanto a existência de Deus. Não existindo Deus, que vida sem sentido, que fim melancólico nos aguarda...
Existindo Deus, como poderia eu agradá-lo para não amargar a dor da separação nesta vida e não sofrer as suas conseqüências no além túmulo?

Vamos então entender alguns conceitos importantíssimos:

Deus:
Deus é um Ser auto-existente (não foi criado e não pode ser destruído), coisa que não se aplica à matéria. Desta forma, Ele sempre existiu. Habita no Eterno-Presente. Transcende o tempo, o espaço e todas as leis naturais.

HOMEM:
Ser criado por Deus para render-lhe adoração e viver eternamente feliz. Falhou em sua missão. O homem é composto de corpo, alma e espírito. A palavra portuguesa "alma" geralmente vem ou do hebraico "nephesh" ou do grego "psyche" Significa vida pessoal. Você não tem uma vida pessoal? Vale ressaltar que quando nos referimos a animais, a alma apenas significa vida.
Espírito vem do hebraico "ruach" e do grego "pneuma". Esta palavra pode ser usada para falar do aspecto racional, moral e espiritual do homem, mas não é usada para os animais. Note que somente o homem pode perceber a existência de Deus. Quando dizemos que Deus não existe, é apenas uma opção. No fundo, todos nós tememos algo desconhecido.

PECADO:
A palavra pecado significa errar o alvo. O alvo era ter plena comunhão com Deus por meio do amor e da obediência O HOMEM fazendo uso de sua liberdade de escolha, preferiu o mal (ausência de Deus);

PLANO DE SALVAÇÃO:
1) Deus criou o homem;
2) O homem caiu em pecado;
3) O salário do pecado é a morte;
4) Deus se compadece do homem e planeja livrá-lo de sua própria lei sem contrariá-la;
5) Deus decide pagar o preço pelo homem;
6) Deus promete a Eva: "De sua descendência levantarei um que esmagará a cabeça do tentador";
7) O plano de Deus depende de uma linhagem de homens que decida seguir os seus mandamentos até a chegada do Mashiah (Messias, Jesus);
8 ) A linhagem tem início;
9) Há uma interrupção, o mundo está cheio de violência, Deus se irrita e tem que recomeçar, caso o contrário a linhagem de onde viria o Mashiah ficaria comprometida;
10) A linhagem recomeça em Sem (Filho de Noé de onde se originou os semitas);
11) Davi e sua descendência originou-se dos semitas;
12) Yeshua Ben Davi (Jesus), foi descendente dos Semitas, Ele entrega-se à morte, cumprindo a Lei: "O salário do pecado é a morte'. A promessa feita a Eva se cumpre! Quem aceitar a promessa de Deus de coração, tem seus pecados anulados.
As guerras, mortes e etc permitidas por Deus, visavam a preservação sem misturas ilegais da linhagem semita. Caso o contrário, não ocorreria o advento do Mashiah (Messias).
13) Nasce o Messias + ou - 6 A.C. Os semitas, em grande número não receberam a Jesus (esperavam um novo Sansão), O plano da Salvação passa ao domínio dos Gentios (não judeus), porém Deus ainda tem um plano para resgatá-los (judeus). O ressurgimento de Israel em 1948, não é coincidência é o cumprimento de uma promessa Bíblica: "Jerusalém será pisada por estrangeiros até que seu tempo se cumpra". Hoje notamos a notável força de Israel. Um pais pequenino mas capaz de influenciar o destino do planeta inteiro devido ao plano de Deus que em breve se concluirá.
14) Vivemos o tempo da Graça de Deus. Quem entregar sua vida a Jesus e o receber como Senhor e Salvador, receberá o milagre da libertação e da vida eterna.

Apesar de ter me esforçado bastante para construir este estudo, estou consciente de que por mais valiosas que sejam as informações nele contido, elas por si só não têm poder de convencimento, por isso eu invoco o poder sobrenatural do Espírito de Deus, em nome de Jesus, para que convença a todos os que lerem este material, para que se convertam ao único e Verdadeiro Deus.


A Jesus toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos, Amém!

Conclusão: O ateísmo não se baseia em lógica nenhuma, o ateísmo é o fruto do delírio da alma submersa na mais profunda manifestação da arrogância do coração humano’. Pr. Porissocri

Fonte: http://porissocri.forumportal.us/board/ ... t5997.html

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

O povo feio!

é quem vos fala!

como refutar o texto acima?

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Reid »

Deus criou o homem pq ele precisa do homem?

q deusinho esse hein :emoticon26:

se ele n precisa pq ele nos criou? falta do q fazer? :emoticon12:

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

O porissocri é mesmo doente mental.
Imagem

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

Pastor,

Esse é um texto imenso. Acho que o seu "post" é um recorde, pelo menos neste fórum. Gostaria de lê-lo todo mas no momento tô
meio enrolado com umas coisas... então só consegui chegar até a parte em que você questiona a suposta formação aleatória do DNA.

Porém deu para perceber que a sua argumentação, em essência, não é muito diferente de outras, e assim como outras também carrega um tanto de preconceito e desinformação. Um dos problemas que eu identifico nas religiões é que elas não permitem um
exame sem preconceito das evidências, obrigatoriamente parte-se de dogmas estabelecidos e então seletivamente pinçam-se os aspectos da realidade, e apenas estes aspectos, que pareçam corroborar os dogmas, uma visão de mundo já previamente determinada como correta e boa e que não poderia em hipótese alguma estar errada.

Todo esforço intelectual de um teólogo trabalha na direção de confirmar a crença. Do ponto de vista de quem busca a verdade é pura estupidez, pois se a crença for falsa o esforço é vão. Mas talvez não seja vão se o objetivo não é a verdade, mas a ilusão que conforta.

Porém Ciência busca a verdade ( seja lá o que for isso ) e desenvolveu um sofisticado método para minimizar tanto quanto possível as chances de equívocos. Ironicamente você, no seu post, acusa a Ciência justamente dos preconceitos que as religiões endogenamente carregam em seu bojo. E este é um exemplo da desinformação a que me referi. Procurar antes ler, se informar,
estudar o que é Ciência o faria entender que o cientista pode ser preconceituoso, mal intencionado e até mesmo vigarista, mas a Ciência enquanto instituição e sistema não o é. O método científico, ao contrário do "método religioso", é honesto, pois a Ciência, ao contrário do que pode ocorrer a uma religião, jamais ganha nada com o engano, o erro, o equívoco.

Portanto faça uma pausa e reflita um pouco sobre isso. Se você achar que é capaz de um exame sem preconceito e não seletivo da realidade nós poderíamos conversar sobre o seu texto. Caso contrário esta conversa seria perda de tempo, como outras semelhantes.
Nesse caso seria mais produtivo que postasse estes textos onde as pessoas já são receptivas ao tipo de conclusão a que sempre se quer chegar, ao invés de tentar enfia-los goela abaixo de seres raciocinantes e com senso crítico.

Por enquanto gostaria apenas de não deixar passar um comentário. Não dá para existir essa tal ciência do sobrenatural que o pessoal do DI reinvindica. Isso é uma distorção que as pessoas engolem por pura desinformação, por falta de entendimento. Ciência, quase que por definição, se ocupa do que é natural, o sobrenatural é o terreno da metafísica.

Ciência do sobrenatural é quase uma contradição de termos. Ora, o pilar da religião é a fé. A fé na crença de que o mundo material, tangível, seria na verdade gerado e controlado - e também reflexo - de um mundo imaterial, intangível, não submetido a leis naturais. Você não deve discordar que desprovida de tal crença - que é sustentada apenas pela fé - nenhuma religião faz sentido.

Para os cristãos este "outro mundo" é Deus. Para outros pode ser Amon-rá, o Olimpo, Odin, Tupã, o que for... mas isto todas as religiões têm em comum, a crença na existência de uma outra realidade que define e controla a esta em que vivemos.

Portanto se religiosidade sem fé não faz sentido, é preciso perceber que Ciência sem fé também não tem cabimento. Ciência só é possível a quem crê que o mundo é regido por leis naturais e que estas são acessíveis a razão. Se eu acho que a realidade é na verdade o resultado do capricho de entidades sobrenaturais, então porque perder tempo tentando entender as "regras do jogo" se
eu acredito que o jogo não tem regras? Da mesma forma se eu acho que regras existem mas não estão ao alcance do intelecto, então pra quê empregar meu intelecto tentando compreender o que eu julgo ser incompreensível?

Todo o progresso e conhecimento que desfrutamos hoje devemos a alguns sujeitos que, há 2400 anos na Grécia Antiga, tiveram a ousadia de procurar as explicações da Natureza na própria Natureza, e não em algum outro mundo externo e sobrenatural. Pois se tal mundo existir com ele o Homem irá se relacionar através do transe, dos rituais mágicos, das liturgias, dos amuletos, da superstição ou de qualquer outro sistema considerado arbitrário pela razão, mas não pela Ciência que é uma ferramenta inócua perante o sobrenatural.

Por isso Ciência não trabalha com a "hipótese Deus". Porque quando Deus for, a Ciência já não é.

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Zato-one »

Você é o troll do youtube que vaga pelos videos de ateus, chamando os ateistas de pessoas feias? :emoticon5:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

Fenrir escreveu:Os crias gostam mesmo do argumento da complexidade.
Só que eles usam o tal argumento como se o mesmo fosse algo exato,
matemático, 100% comprovado, 100% lógico.
Porem, onde estao as provas e demonstrações deste tal argumento
e sua pretensa exatidão?

Que estatística eles usaram? Deve ser uma estatística bem avançada,
pois foram capazes de estimar, dado o número assustador de partículas
no universo, interagindo-se a cada momento, em parcos picossegundos,
ao longo de um tempo de bilhoes de anos, que nada "complexo" poderia
ter saído deste caos


Fenrir,

Você está caindo na falácia deles. Este raciocínio é inválido.

Ninguém nunca postulou que algo complexo surgiu do caos, mas sim
que uma estrutura simples com o potencial de dar origem a complexidades,
possa ter surgido da reunião de algumas condições favoráveis.



porissocri escreveu:
Vamos imaginar que retrocedemos no tempo, até o dia em que só existia o nada e quem sabe a energia.[...]

Momentos antes, um “anjo” se apresenta a um cético com um cérebro eletrônico em suas mãos, um computador
de última geração utilizado pela NASA com processador de 8 núcleos, com 5 terahertz cada um e 5 Gb de
memória cache para cada e lhe faz uma pergunta, dizendo que este objeto veio do futuro não muito distante,
cerca de 13,665 bilhões de anos.[...]

Na tua opinião, quais seriam as chances de que este complexo objeto, ou seja, este computador, teria de surgir
aleatoriamente sob a ação do tempo, em um ambiente composto de apenas átomos, fótons e neutrinos com 4,5 bilhões
de anos (planeta terra)?

O cético com certeza, mais racional do que nunca, iria responder: “- Impossível! É um absurdo que um computador
simplesmente passe a existir, apenas juntando-se os ingredientes: átomos, fótons e neutrinos.



Mas que anjo mais desonesto, amigo. Primeiro apagou toda a memória e todo o conhecimento do cara, para depois
engana-lo com conceitos distorcidos e induzi-lo ao erro. Esse anjo por acaso é criacionista? Porque é nesses
que eu já vi este tipo de vigarice antes.

Nada poderia estar mais longe da verdade do que sugerir que um ser vivo complexo como o Homo Sapiens surgiu
através da combinação aleatória de elementos químicos. Como se as partículas elementares que formaram átomos,
que formaram moléculas, que formaram proteínas, estivessem soltas por aí e depois de uma série de colisões ocasionais,
PUFF!, abracadabra, de repente se combinassem ao acaso para formar um ser humano. Isso seria quase tão impossível
quanto um Ser super poderoso ter criado este mesmo ser humano soprando vida em um bonequinho de barro.

O cético teve toda razão em duvidar.

Nós já conhecemos este tipo de retórica e ela é cuidadosamente preparada para explorar a ignorância de pessoas
comuns e induzi-las a raciocínios equivocados. Sob qualquer ética, incluindo a cristã, uma prática deplorável.
Portanto o cristão, se quer argumentar a favor da existência de Deus o deve fazer de forma digna, evitando este
tipo de falácia.

Ninguém trabalha com a probabilidade da hipótese de um ser vivo ter surgido pela combinação aleatória, pura e simples,
de partículas elementares. A probabilidade que devemos considerar, se formos honestos, é a de sob circunstâncias
físico-químicas ideais, em uma Terra primordial, ter surgido uma estrutura molecular simples e capaz de se replicar.

A partir disso todo o processo que levaria, 3 bilhões e meio de anos depois, a existência de computadores de 8 núcleos
poderia ser explicado através de fenômenos naturais, regidos pelas leis do universo. Perceba que são questões colossalmente
distantes. Propor que uma estrutura molecular simples tenha se formado ao acaso em um planeta sob condições muito diferentes
das que existem hoje, é uma hipótese de uma probabilidade quase que infinitamente maior do que propor que coisas complexas
como pessoas e girafas apareceram de combinações aleatórias de partículas elementares.

Sim, porque se foi possível que tenha surgido esta estrutura molecular primordial, o caminho daí até o aparecimento de
girafas pode ser reconstituído através de processos sobre os quais cada dia temos mais conhecimento. Que a cada dia
temos mais confirmações. Se houve tal estrutura e ela surgiu por acaso então o processo de replicação certamente possibilitava
pequenos erros, que produziram estruturas ligeiramente diferentes, e as diferenças que por acaso favoreciam a preservação
da estrutura eram multiplicadas em novas replicações ( ou seja, selecionadas pelo meio ) conquanto que as diferenças
que surgissem e fossem deletérias obviamente não se propagariam. Assim cada vez mais características que favoreciam
o que chamamos de vida iam sendo acrescidas, e agora as estruturas já eram organismos, e alguns estavam se tornando
cada vez mais complexos.

Então é a probabilidade dessa imaginada estrutura molecular original que o anjo deveria ter proposto ao cético como
desafio, e não a probabilidade de vir a surgir um cérebro pronto.

Mesmo assim, com minha ética de "cético", devo admitir que o surgimento dessa simples estrutura molecular primordial
é altamente improvável. O que está perfeitamente de acordo com a raridade do fenômeno. Ao que parece isto só aconteceu
na Terra uma única vez, e se aconteceu outras vezes não foi adiante. Em nenhum outro ponto do universo conhecido se
registrou o mesmo fenômeno, porque é de fato de se esperar que seja extremamente raro reunir todas as condições necessárias.

Se por outro lado a vida fosse abundante em todo o sistema solar, se a vida surgisse da não vida todos os dias, em
todos os lugares, eu estaria muito mais tentado a procurar causas miraculosas, pois não haveria explicação que
conciliasse o fenômeno com a Teoria das Probabilidades, condição primeira para se aceitar que algo ocorre de forma
aleatória, ao acaso.

Bom, depois eu continuo... Quem sabe um dia, nem que seja daqui a 4,5 bilhões de anos, eu consiga comentar todo o seu texto.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Se por outro lado a vida fosse abundante em todo o sistema solar, se a vida surgisse da não vida todos os dias, em todos os lugares, eu estaria muito mais tentado a procurar causas miraculosas, pois não haveria explicação que conciliasse o fenômeno com a Teoria das Probabilidades, condição primeira para se aceitar que algo ocorre de forma aleatória, ao acaso.

Há um outro modo de ver a coisa: se as condições são favoráveis, a vida surge rapidamente.
Foi o que aconteceu na Terra: assim que ela esfriou o bastante e se cobriu de água (fervente), a vida apareceu.
Neste caso, ela não seria o resultado de um acaso altamente improvável e sim uma consequência natural e esperada.

A dificuldade estaria apenas em se encontrar planetas com as condições adequadas.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:A EXISTÊNCIA DO MUNDO FÍSICO DEPENDE DE INTELIGÊNCIA SUPERIOR.
Porissocri

Um “anjo” desafia a razão cética.

O Porissocri já andou por aqui. Seus "argumentos" foram todos devidamente refutados em vários tópicos.
Faça uma busca por usuário, se se interessar.

Para não me repetir, dê uma olhada nestas coleções de perguntas e respostas:

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/per ... respostas/
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/cet ... cionistas/

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

Fernando Silva escreveu:
Pedro Reis escreveu:
Se por outro lado a vida fosse abundante em todo o sistema solar, se a vida surgisse da não vida todos os dias, em todos os lugares, eu estaria muito mais tentado a procurar causas miraculosas, pois não haveria explicação que conciliasse o fenômeno com a Teoria das Probabilidades, condição primeira para se aceitar que algo ocorre de forma aleatória, ao acaso.

Há um outro modo de ver a coisa: se as condições são favoráveis, a vida surge rapidamente.
Foi o que aconteceu na Terra: assim que ela esfriou o bastante e se cobriu de água (fervente), a vida apareceu.
Neste caso, ela não seria o resultado de um acaso altamente improvável e sim uma consequência natural e esperada.

A dificuldade estaria apenas em se encontrar planetas com as condições adequadas.


Exato. A improbabilidade é a improbabilidade de surgirem estas condições ideais.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por joaomichelazzo »

HOMEM:
Ser criado por Deus para render-lhe adoração e viver eternamente feliz. Falhou em sua missão.


Portanto, se deus falhou não é um ser onipotente.

PECADO:
A palavra pecado significa errar o alvo. O alvo era ter plena comunhão com Deus por meio do amor e da obediência O HOMEM fazendo uso de sua liberdade de escolha, preferiu o mal (ausência de Deus);


Deus é pecador. Pecou (erro ou alvo) em sua missão (fazer o homem adorá-lo) de criar o homem adorador do criador.
Pqp, quanto mais eu tento enteder os crentes, menos os entendo.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

Fica ainda uma dúvida, Porque Deus não induziu os historiadores céticos a também registrarem os milagres de Jesus, pois isto ajudaria os nossos "Sábios e Entendidos".
Em primeiro lugar, porque Cético não crê em milagres e em segundo lugar, Jesus deixou bem claro, o motivo:

Lucas 10:21 “Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”.

Está explicado: quem não acredita é porque Deus decidiu que não acreditariam.
Deus decidiu, mesmo antes de nos criar, quem seria salvo e quem iria para o inferno. Muito justo.

Jesus FOI UM PERSONAGEM HISTÓRICO, APESAR DE TODA A TENTATIVA DE REFUTAÇÃO DE ALGUNS ATEUS


Jesus, o incômodo silêncio da história:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... -historia/

Com relação à alegação de que a Bíblia relata uma suposta crueldade de Deus, vamos supor que Deus fosse um cirurgião e a humanidade fosse um paciente com diversos tumores cancerígenos espalhados pelo corpo. Alguns tumores são grandes e outros pequenos. Após analisar a situação criteriosamente, o cirurgião resolve operar o paciente. Como isso de dará??? Com incisões, derramamento de sangue, mutilações e etc. Quem assistir a operação sem entender o que está se passando, certamente taxará o cirurgião de monstro, imoral, cruel e por aí vai… Mas quem compreende bem a situação, terá outra visão do episódio em epígrafe. O Cirurgião agiu desta maneira para salvar o paciente. Sua “crueldade” foi necessária para extirpar o câncer. Quem não conhece esta patologia e nem se interessar em se inteirar, jamais reconhecerá que um Cirurgião é extremamente necessário para a manutenção da vida.

Em outras palavras, milhões de vítimas inocentes ao longo do Antigo Testamento, incluindo crianças de colo, eram, na verdade, tumores a serem eliminados.
Vítimas inocentes que Deus poderia ter poupado ou evitado que nascessem.

Devo permitir que um pai que afogou seus próprios filhos me ensine como criar meus filhos?

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Acauan »

Texto ruim.

Vamos imaginar que retrocedemos no tempo, até o dia em que só existia o nada e quem sabe a energia. Estamos todos isolados em uma grande bolha no mundo metafísico. ...
Agora, senhor cético, você acreditaria se eu te dissesse que você antes de ter a memória apagada, acreditava que o cérebro humano surgiu sem a intervenção de uma mente inteligente superior? Assim como farinha, fermento, ovos , leite, cholocate e chantilly não se tornam em bolo sem a ação de um confeiteiro, átomos, fótons e neutrinos jamais se tornariam em cérebro sem a ação de um Deus Vivo e Inteligente.


Errado!

O argumento parte da premissa de que o atualmente existente não pode ser realização de uma probabilidade aleatória infinitesimal.
O primeiro erro é que não se especula sobre a probabilidade do existente, tudo que existe é 100% provável.
O segundo erro é que probabilidades resultam necessariamente em alguma realização, do contrário não seriam probabilidades. Uma determinada probabilidade infinitesimal em um universo de infinitas probabilidades é tão provável de ocorrer quanto qualquer outra.


Como todos os céticos devem saber, a teoria do evolucionismo, (Charles Darwin, naturalista inglês do século 19), não trata exatamente da origem da vida, mas sim da origem das espécies. ..
Os cientistas céticos se comportam como se fossem os donos da verdade, querem inclusive monopolizar a ciência para que esta se submeta à suas “verdades” pré-concebidas em seus vaidosos corações, no entanto, se esquecem que a ciência demanda que a teoria se renda às evidências, modificando-se ou descartando-se, pois todo conhecimento científico está sujeito a mudança assim que novas evidências surgirem.


A hipótese da criação divina da vida também é uma defesa da abiogênese, uma vez que biogênese é vida biológica gerando vida biológica, como Deus não é vida biológica a criação não é biogênese.

A sede é um sentimento da necessidade de algo de que carecemos para sobreviver, independentemente de termos visto ou não esta substância saciadora. .. Nossa alma tem sede de Deus, independentemente dos ateus acreditarem ou não em Sua existência, a verdade é que a sede comprova que Ele existe e a morte espiritual por sua ausência, ratifica esta afirmação.


Proselitismo.

A Bíblia não é um livro de ciências e nunca reivindicou tal prerrogativa para si. ..
O que ocorreria se Deus contasse isto à Moises. Será que o povo ná época estaria pronto para ouvir isto? O que Deus,nosso Pai usaria para explicar? Não seria mais facil falar que fez o Bonequinho de Barro e sopro o espírito de vida?"


Várias religiões tem seus livros sagrados, cada qual com sua própria narrativa da criação, além das incontáveis tradições orais e cada proselista de cada uma destas religiões e tradições tem seu próprio discurso para defender a veracidade de sua crença e falsidade de todas as demais.
O fato é que a existência de tantos defendendo verdades opostas entre si como sendo cada qual a única é prova de que a maioria dos religiosos, no mínimo, está errada.


Os cientistas céticos e ateus em geral, adoram desafiar a lógica da Historicidade de Jesus, alegando que não acreditam que Jesus tenha existido, devido ao suposto fato de não haver muitos registros e achados arqueológicos a seu respeito, como se os existentes e o evangelho não significasse nada, apesar de serem do primeiro século.


A historicidade de Jesus de Nazaré só pode ser estudada pela exegese histórica dos Evangelhos e pela análise retrospectiva da história do cristianismo, cujos pontos fortes e fracos como registro historiográfico foram ampla e profundamente discutidos pelos especialistas.

Vamos lançar luz a esta analogia:

1) Deus = Cirurgião;
2) Humanidade = paciente;
3) Tumor grande = Pecado e pecadores irreconciliáveis;
4) Tumor pequeno = Pecado em potencial e futuros pecadores irreconciliáveis (crianças criadas por pagãos);
5) Operação = Retirada dos tumores com incisões, derramamento de sangue, mutilações;
6) Pessoas que ignoram a existência do câncer = Ateus;
7) Pessoas que compreendem a ação do Cirurgião = Crentes.


É repulsivo ver proselitistas comparando crianças a tumores para tentar justificar o assassinato delas, como na narrativa Bíblia do massacre de Amaleque, na qual consta a ordem direta e expressa de Deus para que bebês fossem chacinados.

Corja!


O mal é a ausência ou a perversão do bem.


O mal é por definição o oposto do BEM.
Existe o BEM, o moralmente neutro e o mal, se o mal fosse apenas ausência do BEM o moralmente neutro não existiria.


Deus NÃO CONHECE O FUTURO, ENTÃO PORQUE CRIOU O HOMEM?
Complicado responder um assunto tão complexo, mas vou tentar:
Deus habita o eterno-presente, onde tudo ocorre simultaneamente, não há como se prever o futuro em um lugar onde ele não existe, o mesmo não ocorre conosco, ou seja, nós vivemos sob a ação do tempo, por isso temos uma visão tão limitada das coisas.


Se na realidade da criação não há presente e futuro, então valeria a doutrina calvinista do predestinismo, não existiria o livre arbítrio humano e sua teodicéia seria falsa.

A resposta é amor que se expressa em tolerância = Jesus. Mas o fim não está longe!


Proselitismo.


Conclusão:
Deus existe?
Há uma resposta que julgo ser interessante: “Deus existe ou não? Ambas as possibilidades são assustadoras”.
...
Apesar de ter me esforçado bastante para construir este estudo, estou consciente de que por mais valiosas que sejam as informações nele contido, elas por si só não têm poder de convencimento, por isso eu invoco o poder sobrenatural do Espírito de Deus, em nome de Jesus, para que convença a todos os que lerem este material, para que se convertam ao único e Verdadeiro Deus.


Proselitismo piegas.

Conclusão: O ateísmo não se baseia em lógica nenhuma, o ateísmo é o fruto do delírio da alma submersa na mais profunda manifestação da arrogância do coração humano’.


Ou não.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Dennett tem razão, indivíduos memeticamente infectados não só existem, como também estão em estágio avançado, não apenas de esquizofrenia, mas de demência terminal, onde não existe mais possibilidade de auto-percepção da inépcia de raciocínio. O estado parece se caracterizar por uma repetição contínua de subjetividades frívolas juntamente com uma quase total indoutice em praticamente qualquer área do conhecimento científico. Ainda bem que o contágio depende de um receptor potencialmente indouto e inepto por natureza, mas pode ser perigoso para indivíduos apenas incrivelmente desinformados, o que não falta em nossa cultura e no mundo. E temo que não haja vacina para todos, uma vez que os que poderiam fazer um bom trabalho neste sentido não costumam o fazer abertamente, em pleno século XXI. Em tempos idos de adolescência eu não acreditaria que uma pessoa com mais de 14 anos poderia escrever o que li aqui.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

Dick escreveu:Dennett tem razão, indivíduos memeticamente infectados não só existem, como também estão em estágio avançado, não apenas de esquizofrenia, mas de demência terminal, onde não existe mais possibilidade de auto-percepção da inépcia de raciocínio. O estado parece se caracterizar por uma repetição contínua de subjetividades frívolas juntamente com uma quase total indoutice em praticamente qualquer área do conhecimento científico. Ainda bem que o contágio depende de um receptor potencialmente indouto e inepto por natureza, mas pode ser perigoso para indivíduos apenas incrivelmente desinformados, o que não falta em nossa cultura e no mundo. E temo que não haja vacina para todos, uma vez que os que poderiam fazer um bom trabalho neste sentido não costumam o fazer abertamente, em pleno século XXI. Em tempos idos de adolescência eu não acreditaria que uma pessoa com mais de 14 anos poderia escrever o que li aqui.


Dick, não sei que idade você tem. Mas garanto que quanto mais tempo se passar, mais terminal lhe parecerá a demência de determinados humanos.
Até depois que você adquirir certos traços senis inevitáveis, algumas idéias lhe parecerão demasiado ineptas e indoutas.
É triste, mas é vero.
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

"Assim como farinha, fermento, ovos , leite, cholocate e chantilly não se tornam em bolo sem a ação de um confeiteiro, átomos, fótons e neutrinos jamais se tornariam em cérebro sem a ação de um Deus Vivo e Inteligente".


Que incrível demonstração de total ignorância dos elementos mais básicos da evolução. Pôxa, será que não teve sequer uma mísera e infantilóide superinteressante na vida?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

Leslie Orgel admite com relação à origem da vida, que ainda falta uma peça do quebra-cabeças (enquanto não é descoberta, nenhuma hipótese pode ser descartada, INCLUSIVE A EXISTÊNCIA DE DEUS). Para tudo fazer sentido, diz ele, é preciso que moléculas primitivas tenham adquirido – em algum momento – a capacidade de se reproduzir. Ou seja, é preciso que exista vida. E como surgiu essa primeira fagulha de vida é o grande mistério.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 92,00.html

Alguém aqui poderia nos apresentar um nome mais competente em origem da vida do que Leslie Orgel ?

Toda esta filosofia que vocês postaram não convence! Descartar Deus seria tão desonesto quanto crer Nele sem uma experiência real. Portanto, o texto extraído do site Porissocri está valendo até que a última peça do "quebra-cabeças" seja encontrata, aliás... o que não falta nestes últimos dias são cabeças quebradas de tanto tentar enocontrar uma resposta que não seja Deus.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

O povo feio! escreveu:Leslie Orgel admite com relação à origem da vida, que ainda falta uma peça do quebra-cabeças (enquanto não é descoberta, nenhuma hipótese pode ser descartada, INCLUSIVE A EXISTÊNCIA DE DEUS). Para tudo fazer sentido, diz ele, é preciso que moléculas primitivas tenham adquirido – em algum momento – a capacidade de se reproduzir. Ou seja, é preciso que exista vida. E como surgiu essa primeira fagulha de vida é o grande mistério.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 92,00.html

Alguém aqui poderia nos apresentar um nome mais competente em origem da vida do que Leslie Orgel ?

Toda esta filosofia que vocês postaram não convence! Descartar Deus seria tão desonesto quanto crer Nele sem uma experiência real. Portanto, o texto extraído do site Porissocri está valendo até que a última peça do "quebra-cabeças" seja encontrata, aliás... o que não falta nestes últimos dias são cabeças quebradas de tanto tentar enocontrar uma resposta que não seja Deus.


Feio,

Do que você está falando? Acho que você não leu realmente nada do que se disse aqui.

Ainda não se reproduziu o processo que deu início à vida em laboratório. E todos nós concordamos que até este momento é um grande mistério. Mas o que isso quer dizer?

Que se o Homem não sabe como algo acontece então é Deus? Existe uma infinidade ainda de questões importantes não solucionadas devemos então concluir que todas elas são fenômenos miraculosos, insolucionáveis pela Ciência?

Sempre haverão mistérios,perguntas sem respostas, a "última peça do quebra-cabeças" jamais será encontrada. No passado até mesmo o ciclo das águas era atribuído à ação divina, portanto não saber como algo ocorre na Natureza nunca será prova de milagre.

A existência de um Ser super poderoso cuja vontade pode se transformar em realidade é ainda mais misteriosa e improvável que a abiogênese. Quando você diz que Deus é a resposta para toda ignorância humana você está propondo uma solução ainda mais complicada que o problema. De onde surgiu Deus? Como pode algo tão complexo ter surgido do nada ou sempre ter existido? Por quê meios se dá o Seu poder?

Serão muitas peças faltando no quebra-cabeças.

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

Acho que quem não anda lendo com atenção é você. Repare no que postei:

"Descartar Deus seria tão desonesto quanto crer Nele sem uma experiência real".

Este é o outro lado da moeda!

Se para vocês atribuir a criação a Deus é idiotisse, para nós o não atribuir é omissão de uso do bom senso.

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

O povo feio! escreveu:Acho que quem não anda lendo com atenção é você. Repare no que postei:

"Descartar Deus seria tão desonesto quanto crer Nele sem uma experiência real".

Este é o outro lado da moeda!

Se para vocês atribuir a criação a Deus é idiotisse, para nós o não atribuir é omissão de uso do bom senso.


O agnosticismo não descarta Deus, mas também não encontra razões para que se afirme a sua existência.

O tópico pergunta se as considerações do pastor seriam uma prova da existência de Deus.

Definitivamente não. Argumentação ruim, falaciosa, distorcida e demonstrando ignorância em conceitos básicos,
tudo isso se pode dizer do texto que você postou, menos que seja uma prova de que Deus existe.

Não considero bom senso achar que o universo é criação de um Deus. Primeiro porque isto levaria a uma questão mais
difícil, a própria criação de Deus. Segundo porque no passado muitas outras coisas eram explicadas pela ação de deuses:
desde epidemias até trovões. E esse expediente de explicar com o sobrenatural aquilo que não se consegue explicar com
causas naturais tem se mostrado equivocado desde sempre. Portanto, onde está o bom senso em se insistir nisso?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Fernando Silva »

O povo feio! escreveu:Ou seja, é preciso que exista vida. E como surgiu essa primeira fagulha de vida é o grande mistério.

A vida surgiu na Terra assim que foi possível. Assim que ela esfriou o bastante. Aparentemente, o mais difícil é haver planetas com condições favoráveis à vida, e não o surgimento da vida.
Aparentemente, o surgimento da vida é um processo natural e esperado.

Seja lá como for, se uma coisa é mistério, deixe que continue mistério. Não se resolve nada inventando deuses criadores.
O povo feio! escreveu:Conclusão: O ateísmo não se baseia em lógica nenhuma, o ateísmo é o fruto do delírio da alma submersa na mais profunda manifestação da arrogância do coração humano’.

Quer mais arrogância que a dos crentes se acharem as criaturas prediletas de uma entidade toda poderosa, que tem um plano especial para cada uma delas e que vai levá-las para junto de si pela vida eterna depois da morte?

E nós, que achamos que vamos morrer e virar pó depois de uma vida sem propósito é que somos os arrogantes?

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Lúcifer »

O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Johnny »

Lúcifer, taí uma pergunta que jamais vi. Pode até ter sido feita, mas nunca tinha visto. Parabéns.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Deise Garcia »

Johnny escreveu:Lúcifer, taí uma pergunta que jamais vi. Pode até ter sido feita, mas nunca tinha visto. Parabéns.


Parabéns? Ohhhhhhhhhhhhh!
Johnny, Johnny, você não conseguiu ao menos ser um espírita mal resolvido.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

O povo feio!
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Fev 2010, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por O povo feio! »

Lúcifer escreveu:O engraçado quando se fala nas criações de deus, é que deus criou os animais e plantas do nada e, somente o homem foi criado do barro e dado o sopro de vida.

Perguntas que não querem se calar:
1) De que material deus fez as plantas e os animais?
2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??


De onde você tirou a idéia de que Deus criou os animais e as plantas do nada absoluto? Deus antes de criar os seres vivos, já havia criado o universo.

Quanto às tuas perguntas:

1) De que material Deus fez as plantas e os animais?
R. Do mesmo que formou o homem, aliás o homem pertence ao reino animal em sua natureza física.

2) Que espécie de barro foi feito o homem? Daquela que se junta a água com a terra ou foi o resultado de alguma digestão??
R. Adão (Adam) significa terra vermelha palavra também empregada para humanidade. Talvez por que na terra vermelha houvesse todos os ingredientes necessários. Nada impede dos animais e plantas terem uma mesma origem.
Leu no post acima uma interessante publicação extraída de um site cético a respeito da argila?

Quando afirmamos que Deus criou tudo do nada, isso não significa que Deus não tenha lançado mão de matéria pré-existente, criada em tempos remotos ou universos . Não sabemos como Ele o fez. Se soubéssemos todos os seus segredos Ele não seria Deus.

Trancado