Psicografia - Abordagem Cética

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Attila
Mensagens: 15
Registrado em: 01 Mar 2010, 14:58
Gênero: Masculino

Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Attila »

Estava vendo hoje pela manhã um programa da RedeTV (sic) sobre a psicografia. Nunca me aprofundei nesse assunto em particular, mas o leigo que vê a matéria logo acredita no efeito sobrenatural, ouvindo o narrador contar sobre o filho morto por assaltantes que fala com a mãe pelas cartas psicografadas por um médium. Nelas, ele descreve detalhes, apelidos, itens pessoais que somente ele ou alguém muito próximo saberia.

Por gentileza, qual a correta abordagem cética sobre o assunto, e quais os argumentos necessários? Como confrontar as ditas "provas" apresentadas pelos defensores e fiéis, principalmente no sentido do médium saber detalhes da vida do espírito?

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Attila escreveu:Por gentileza, qual a correta abordagem cética sobre o assunto, e quais os argumentos necessários? Como confrontar as ditas "provas" apresentadas pelos defensores e fiéis, principalmente no sentido do médium saber detalhes da vida do espírito?


A abordagem cética é propor a análise caso a caso.
O problema é que mediuns em geral não gostam deste tipo de investigação, alegam que é ofensivo aos espíritos ou coisa parecida.

O fato é que se relatos de ocorrências sobrenaturais merecessem crédito imediato, o Valdemiro Santiago deveria ser canonizado em vida.
No mundo há relatos de tudo, de abduções por alienígenas e expulsão de demônios a encontros com a mula-sem-cabeça.
Em todos pode-se alegar que os relatantes não tinham porque mentir, estavam certos do que viram e não havia como se enganar ou ser enganado.

E no entanto, quase ninguém acredita nestas coisas, por motivos óbvios.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re:

Mensagem por Darkside »

Acauan escreveu:
Attila escreveu:Por gentileza, qual a correta abordagem cética sobre o assunto, e quais os argumentos necessários? Como confrontar as ditas "provas" apresentadas pelos defensores e fiéis, principalmente no sentido do médium saber detalhes da vida do espírito?


A abordagem cética é propor a análise caso a caso.
O problema é que mediuns em geral não gostam deste tipo de investigação, alegam que é ofensivo aos espíritos ou coisa parecida.

O fato é que se relatos de ocorrências sobrenaturais merecessem crédito imediato, o Valdemiro Santiago deveria ser canonizado em vida.
No mundo há relatos de tudo, de abduções por alienígenas e expulsão de demônios a encontros com a mula-sem-cabeça.
Em todos pode-se alegar que os relatantes não tinham porque mentir, estavam certos do que viram e não havia como se enganar ou ser enganado.

E no entanto, quase ninguém acredita nestas coisas, por motivos óbvios.


Lembro de você ter dito uma vez que as explicações científicas mais comuns para as viagens espiritóides e afins, como aquele negócio de "sair do corpo", não se encaixavam em todos os casos.

Chegou a alguma conclusão mais conclusiva sobre essas coisas hoje em dia? :emoticon36:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Acauan »

Darkside escreveu: Lembro de você ter dito uma vez que as explicações científicas mais comuns para as viagens espiritóides e afins, como aquele negócio de "sair do corpo", não se encaixavam em todos os casos.

Chegou a alguma conclusão mais conclusiva sobre essas coisas hoje em dia?


Pois é Dark,

Apontei Alguns problemas de descrição nos fenômenos espíritas e minha opinião continua basicamente a mesma, ou seja, apenas a comunidade espírita acredita na cientificidade daqueles fenômenos.

O discurso de defesa espírita habitual é citar alguns cientistas do século XIX e início do XX que fizeram experimentos a respeito, ignorando o fato de que a maioria destes experimentos foi amplamente criticada e tecnicamente contestada a partir dos anos quarenta do século passado (vide Criticism and Controversy in Parapsychology - An Overview, Eberhard Bauer). Desde então espíritas acusam a comunidade científica de má vontade, ao estilo criacionista.

Questões como "a psicografia descreve itens pessoais que somente alguém muito próximo saberia" podem ser explicadas pela tese de que o espírito de uma pessoa morta ditou aqueles itens ao médium ou que alguém vivo que foi muito próximo da pessoa morta o fez, direta ou indiretamente.

Minhas andanças de observação incluem o seguinte experimento: uma vizinha que me conhecia desde criança me indicou uma "médium" e esta me falou com acerto de vários assuntos pessoais meus. Fui a outra por conta própria, sem nenhuma indicação e o grau de acerto foi zero, talvez por os espíritos terem se recusado a participar de meu teste cético, talvez por eu não ter retroalimentado os estímulos para leitura fria.

Repeti, reproduzi e o resultado era sempre o mesmo.

Os franceses dizem cherchez la femme quando querem solucionar um mistério. Se o mistério for mediúnico, eu aconselho a procurar a vizinha...
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re:

Mensagem por Deise Garcia »

Acauan escreveu:
Attila escreveu:Por gentileza, qual a correta abordagem cética sobre o assunto, e quais os argumentos necessários? Como confrontar as ditas "provas" apresentadas pelos defensores e fiéis, principalmente no sentido do médium saber detalhes da vida do espírito?


A abordagem cética é propor a análise caso a caso.
O problema é que mediuns em geral não gostam deste tipo de investigação, alegam que é ofensivo aos espíritos ou coisa parecida.


De onde você extraiu esta informação? Quantas pessoas você conhece que tentam ou tentaram investigar com seriedade e isenção de ânimo o espíritismo? Por fim, quantas você conhece que tentam expo-lo ao ridículo constantemente?

O fato é que se relatos de ocorrências sobrenaturais merecessem crédito imediato, o Valdemiro Santiago deveria ser canonizado em vida.
No mundo há relatos de tudo, de abduções por alienígenas e expulsão de demônios a encontros com a mula-sem-cabeça.
Em todos pode-se alegar que os relatantes não tinham porque mentir, estavam certos do que viram e não havia como se enganar ou ser enganado.

E no entanto, quase ninguém acredita nestas coisas, por motivos óbvios.


Pois é, nenhuma das situações acima diz respeito ao espiritismo, e no entanto servem como exemplo. Entendeu?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Johnny »

A Deise é a interina do Botânico...

Parabéns Deise.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Gigaview »

A psicografia (automatic writing) se transformou num fenômeno espírita, o que é um fenômeno recente apesar de não ser, de fato, um fenômeno exclusivamente espírita. Antes de servir aos "espíritos" ela já era, e ainda é, usada como técnica da psicologia.


Automatic writing is writing allegedly directed by a spirit or by the unconscious mind. It is sometimes called "trance" writing because it is done quickly and without judgment, writing whatever comes to mind, "without consciousness," as if in a trance. It is believed that this allows one to tap into the subconscious mind, where "the true self" dwells. Uninhibited by the conscious mind, deep and mystical thoughts can be accessed. Trance writing is also used by some psychotherapists who think it is a quick way to release repressed memories. There is no scientific evidence that trance writing has any unique therapeutic value.
http://www.skepdic.com/autowrite.html

Ela é utilizada também como técnica para escritores.

When you put pen to paper without thinking about it at all, something happens. It is possible to be swept away into an unfamiliar and wonderful place where you write directly from the thoughts you don’t always acknowledge. The thoughts that are waiting beneath the surface of your mind are displayed on the page. This can be stunning and brilliant. It can also help you generate some great ideas to work with. http://www.writerscommunity.net/starter ... sciousness

O grave é atribuir a "espíritos" conteúdos legítimos da criatividade subconsciente. Qualquer coisa aparentemente impossível de ser produzida conscientemente devido a bloqueios passa a ser da autoria de uma entidade também criada para justificar e explicar esse talento revelado. Isso tem sido convenientemente explorado há mais de 150 anos pelo espiritismo na psicografia e na pintura mediúnica onde talentos humanos são "terceirizados" aos espíritos e fraudes inconscientes são promovidas como fenômenos autênticos, por exemplo, a criptomnésia, ou seja psicografar o que já está armazenado na memória subliminar. Em obras psicografadas (http://obraspsicografadas.haaan.com/) são citados inúmeros casos desse tipo de fraude.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Fernando Silva »

Seja lá como for, grandes escritores perdem o talento quando passam para o outro lado e só escrevem porcarias.

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:Seja lá como for, grandes escritores perdem o talento quando passam para o outro lado e só escrevem porcarias.


Todas as críticas que tenho lido a respeito, num primeiro momento parecem ser tecidas por profundos conhecedores das artes. Num segundo momento nota-se que eles são seguidores de outros tantos que não tiveram qualquer cuidado em se deter um pouco mais sobre o assunto. Que assim seja, não tem feito nenhuma diferença entre os estudiosos da DE. Mas penso que atualmente a noética, caminhando em paralelo com o espiritismo, há de revelar muito mais.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Apo »

Falando em artes...eu curto mesmo a altíssima qualidade literária produzida em conjunto por médiuns e espíritos do Além. Coisa tipo de chorar ( de tão ruim!) e de ler ajoelhado ( pedindo pra deus e o ES que me poupem de tanto mau gosto!). :emoticon9:
Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Psicografia - Abordagem Cética

Mensagem por Deise Garcia »

Johnny escreveu:A Deise é a interina do Botânico...

Parabéns Deise.


Absolutamente, Johnny! O Botânico é um espírito mais elevado pois já conquistou a paciência e toletrância. Eu ainda pefiro manter certa distância e apenas me divertir com algumas situações porquanto, na minha condição, estas trocas de informações devem ser feitas unicamente com respeito, sem direito a exigir nada mais em troca.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Trancado