Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbes

Mensagem por Apáte »

14/03/2010


Eike Batista vendia seguros de porta em porta
Eike Batista, de 52 anos, é o brasileiro que se tornou o oitavo homem mais rico do mundo.



O homem mais rico do Brasil tem uma fortuna de US$ 27 bilhões, o que equivale a R$ 48,6 bilhões.

O dono dessa grana toda tem a sua disposição R$ 3.375.000,00 para gastar por dia, todos os dias, nos próximos 40 anos. São R$ 140.600,00 por hora.

Para facilitar nossa imaginação, essa fortuna significa ter R$ 2.343 para serem gastos a cada minuto da vida. E o dinheiro só acabaria daqui a quatro décadas. E isso, é só se ele deixar a dinheirama toda debaixo do colchão, sem investir em nada. Porque se o ricaço decidir colocar essa grana toda na poupança, vai ter ainda muito mais para gastar: R$ 8.870.000,00 por dia.

Eike Batista, de 52 anos, é o brasileiro que se tornou o oitavo homem mais rico do mundo. Ninguém, no planeta, ganhou tanto quanto ele no ano passado. Para ganhar muito dinheiro, certas coisas ajudam.

“Minha fortuna vem da minha educação. Fui muito bem educado”, disse o empresário, em entrevista à jornalista Marília Gabriela.

Eike é filho de Eliezer Batista, um ex-ministro de Minas e Energia. Apesar dessa herança, ele diz que, em termos de dinheiro, começou do zero. Esse mineiro radicado no Rio já rodou o mundo, mas no começou no mato. Foi lá que ele descobriu o mapa da mina.

“Eu pedi dinheiro emprestado a dois joalheiros cariocas, que me emprestaram US$ 500 mil para comprar ouro na Amazônia. Eu comprava ouro de garimpos. Então, com 22 anos, estava eu lá, tinha ganhado US$ 6 milhões”, lembrou, em entrevista à jornalista Marília Gabriela.

Os negócios de Eike foram crescendo e se diversificando. Tem estaleiro, hotel, restaurante, minas de ferro e muito mais. O dinheiro atraiu a companhia de políticos e de artistas famosos, como Tom Cruise. Eike bancou grande parte da vitoriosa candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016. Ganhar dinheiro pode ser uma ambição individual, mas há muito tempo ele já dizia: fica mais fácil em conjunto.

“Sozinho, você não faz nada. Sobre escolher pessoas, esse dom de criar equipe é uma coisa que eu sempre fiz muito bem. É uma equipe que ganha. Sozinho, eu não chegaria lá”, diz.

Quando era garoto, Eike vendeu seguros de porta em porta. Aprendeu ali que de uma boa conversa ninguém escapa. E essa é a origem da maior parte dos bilhões que ele tem. Quando o Brasil descobriu o petróleo do pré-sal, Eike apostou – e se deu bem.

“A grande sacada dele foi ter vendido uma ideia. Ele decidiu fazer uma empresa de petróleo. Existe risco de fazer uma empresa de petróleo? Existe, porque você pode não descobrir o petróleo. Mas com a equipe que contratou e com a capacidade de trabalho pessoal, ela tinha certeza de que quem comprasse ação e o capitalizasse para tocar essa empresa ficaria milionário junto com ele. E o mercado acreditou”, avalia.

“No caso do petróleo, eu arrisquei US$ 1 bilhão. Nenhum outro brasileiro arriscou isso para criar uma nova companhia que iria empregar muita gente e pagar muito imposto. Então, se eu sou rico, sou rico para investir mais dinheiro no Brasil”, disse Eike Batista em entrevista à jornalista Marília Gabriela.

Até agora, não há nada de concreto. Nenhuma gota de petróleo foi retirada. Mas os planos parecem sólidos, a confiança depositada no nome de Eike Batista é quase um cheque em branco por parte de tantos investidores. Claro que na carreira de Eike Batista nem tudo deu certo. O maior prejuízo dele talvez tenha sido a perda de um patrimônio nacional: o casamento com Luma de Oliveira durou 13 anos, gerou dois filhos, mas acabou. Mas ela ainda é fã dele e o defende com unhas, dentes e lágrimas.

“Eu fico muito ferida quando falam que ele fez fortuna da noite para o dia, porque não foi. Ou quando acham que ele só está engordando a conta dele e não é. Ele realmente pensa grande. Ele arrisca sério, mas também sonha grande”, diz Luma.

“Não adianta ele querer ficar bem e nossos filhos ficarem bem. Todo mundo tem que ficar bem. É isso que ele pensa”.

Luma, tão ligada ao povão do mundo do samba, talvez tenha ajudado a manter Eike com o coração muito ligado ao Brasil.

“É um orgulho para o Brasil ter o melhor jogador do mundo e a melhor top model do mundo. Então, por que não ter o maior empresário do mundo aqui?”, defende Luma.

Alguém capaz de gerar ainda mais riqueza! Ao todo, US$ 27 bilhões, quase R$ 49 bilhões, é dinheiro para chuchu.

Sabe aquele sonho de ganhar sozinho na Mega-Sena e arrebentar a boca do balão? Isso não é nada. Seja mais ambicioso. Imagine se você pudesse ter ganhado todos, absolutamente todos os prêmios da Mega-Sena desde sua criação em 1996 – e isso inclui Senas, Quinas e Quadras. Pois é, mesmo assim, você não teria a grana que Eike Batista tem. Aliás nem perto. Ele ainda teria quatro vezes mais do que você.

E se Eike Batista de repente ficasse cansado desse negócio de ganhar dinheiro e quisesse dar uma de Papai Noel e dividir tudo com a gente: 194 milhões de brasileiros. Ele poderia dar um presentinho para cada um de nós de R$ 250. Um presentão! Com esse dinheiro é só escolher entre um fogão, um microondas, um belo celular, uma bicicleta... Se ele não quiser esperar o Natal, a Páscoa está aí mesmo: dúzias de ovinhos de chocolate para todo mundo!

FONTE: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 05,00.html
Fantástico




http://www.forbes.com/forbes/2010/0329/ ... razil.html
http://www.forbes.com/lists/2010/10/bil ... _R3VO.html
Forbes
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Neuromancer »

Historinha mal contada.
O cara começa do zero e já consegue 500 mil dólares emprestados??
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Apo »

Neuromancer escreveu:Historinha mal contada.
O cara começa do zero e já consegue 500 mil dólares emprestados??


Não vejo problema algum nisto. Depende de quem é a sua roda de conhecidos e a sua capacidade de vender o peixe, rola dinheiro sim.
500 mil dólares não é assim tanto dinheiro. É possível conseguir bem mais com um projeto promissor.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Fernando Silva »

Neuromancer escreveu:Historinha mal contada.
O cara começa do zero e já consegue 500 mil dólares emprestados??

Aconteceu muito durante a bolha da Internet, há uns 10 anos. Qualquer maluco com uma ideia recebia alguns milhões de dólares para começar uma empresa que passava meses tendo prejuízo e depois falia.
Claro que algumas deram certo porque a ideia era boa, o cara era competente e ainda estão por aí.

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Gigaview »

Neuromancer escreveu:Historinha mal contada.
O cara começa do zero e já consegue 500 mil dólares emprestados??


Não era qualquer cara, era filho do ministro das minas e energia durante o regime militar que tinha os mapas das minas. Nessa situação a coisa mais inteligente foi começar com o dinheiro dos outros, ou seja, do ponto de vista dele "do zero", do ponto de vista dos sócios US$ 500 mil. De onde se subentende que a informação que ele tinha valia no mínimo esse valor para iniciar o negócio e eram de baixíssimo risco para que estava pingando os US$ 500 mil. Lucro certo.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Apo »

Não tô entendendo porque tanto alarde por um empréstimo de 500 mil dólares, gente.
Qualquer franquia de tamanho de um Bob's, por exemplo, exige este investimento inicial.
Tenho um amigo que está ampliando seu negócio ( um restaurante temático) aqui em Porto Alegre. Vai abrir mais 2 restaurantes . A verba dele é de 4 milhões de reais. Consegue-se isto junto ao empresariado local com um bom plano e provando pelo currículo que se é bom naquele nicho.
Imagem

Avatar do usuário
Neuromancer
Mensagens: 475
Registrado em: 25 Out 2005, 23:29
Gênero: Masculino

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Neuromancer »

Investimento é uma coisa, empréstimo é outra.
Quando se investe se assume diversos riscos. Quando pessoas investiam nas empresas .com na bolha da internet, elas assumiam o risco da empresa quebrar. Em empréstimos é raro alguém assumir tal risco, querem sempre uma garantia. E eu acredito que ele tinha muita garantia. Sem dizer o mencionado acima, ele era filho de um ministro, não era um qualquer.

Não estou insinuando aqui que ele não é extremamente bem sucedido. Mas essa balela de que foi um cara que começou lááááá de baixo não cola.
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Huxley »

Existe um grupo de financiadores chamados de "angels" que põe dinheiro em empréstimos para empreendedores de projetos inovadores e com potencial de lucro de altíssima atratividade. Normalmente, eles reivindicam participação nos lucros extraordinários da atividade nos primeiros anos e acham que os ganhos fabulosos nos 20% que dão certo compensam os 80% de fracassos dos fracassados que tomam dinheiro emprestado. Não duvidem do que a ganância humana é capaz de fazer. Se por causa dela as pessoas caem em golpes amadores, quem dirá emprestar com pouca ou nenhuma garantia.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Apo »

Neuromancer escreveu:Investimento é uma coisa, empréstimo é outra.
Quando se investe se assume diversos riscos. Quando pessoas investiam nas empresas .com na bolha da internet, elas assumiam o risco da empresa quebrar. Em empréstimos é raro alguém assumir tal risco, querem sempre uma garantia. E eu acredito que ele tinha muita garantia. Sem dizer o mencionado acima, ele era filho de um ministro, não era um qualquer.

Não estou insinuando aqui que ele não é extremamente bem sucedido. Mas essa balela de que foi um cara que começou lááááá de baixo não cola.


Obviamente que estou falando de investimento. Com risco e tudo, faz parte.
Acho que para ganhar o que ele já ganhou aos 52, o que ele tinha pode ser considerado começar de baixo. Lááááááá´de baixo quem começou foi Silvio Santos, por exemplo. Mas o Sílvio não tá na Forbes.
Só não entendi, ainda, o que tem de tão mal contado na estória...
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Neuromancer escreveu:Investimento é uma coisa, empréstimo é outra.
Quando se investe se assume diversos riscos. Quando pessoas investiam nas empresas .com na bolha da internet, elas assumiam o risco da empresa quebrar. Em empréstimos é raro alguém assumir tal risco, querem sempre uma garantia. E eu acredito que ele tinha muita garantia. Sem dizer o mencionado acima, ele era filho de um ministro, não era um qualquer.

Não estou insinuando aqui que ele não é extremamente bem sucedido. Mas essa balela de que foi um cara que começou lááááá de baixo não cola.


Obviamente que estou falando de investimento. Com risco e tudo, faz parte.
Acho que para ganhar o que ele já ganhou aos 52, o que ele tinha pode ser considerado começar de baixo. Lááááááá´de baixo quem começou foi Silvio Santos, por exemplo. Mas o Sílvio não tá na Forbes.
Só não entendi, ainda, o que tem de tão mal contado na estória...


Já foi dito. Ele usou de informação privilegiada, aquela mesma que a Globo e Bancos usaram quando Collor foram
R O U B A R as contas de bancos e poupança. Seria o mesmo que alguém lhe vendesse um bilhete premiado. Não havia risco algum. Ou será que alguém aqui vai dizer que é arriscado fazer mineração de outro em minas já delimitadas?

Bem, depois de tudo que li, muito provavelmente...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasileiro se torna top10 Billionaires na lista da Forbe

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:
Neuromancer escreveu:Investimento é uma coisa, empréstimo é outra.
Quando se investe se assume diversos riscos. Quando pessoas investiam nas empresas .com na bolha da internet, elas assumiam o risco da empresa quebrar. Em empréstimos é raro alguém assumir tal risco, querem sempre uma garantia. E eu acredito que ele tinha muita garantia. Sem dizer o mencionado acima, ele era filho de um ministro, não era um qualquer.

Não estou insinuando aqui que ele não é extremamente bem sucedido. Mas essa balela de que foi um cara que começou lááááá de baixo não cola.


Obviamente que estou falando de investimento. Com risco e tudo, faz parte.
Acho que para ganhar o que ele já ganhou aos 52, o que ele tinha pode ser considerado começar de baixo. Lááááááá´de baixo quem começou foi Silvio Santos, por exemplo. Mas o Sílvio não tá na Forbes.
Só não entendi, ainda, o que tem de tão mal contado na estória...


Já foi dito. Ele usou de informação privilegiada, aquela mesma que a Globo e Bancos usaram quando Collor foram
R O U B A R as contas de bancos e poupança. Seria o mesmo que alguém lhe vendesse um bilhete premiado. Não havia risco algum. Ou será que alguém aqui vai dizer que é arriscado fazer mineração de outro em minas já delimitadas?

Bem, depois de tudo que li, muito provavelmente...


Não entendi de novo. Maldito país católico. Se fosse protestante nem estaríamos aqui discutindo a moral de meia dúzia de merrecas! Mas o Estado pode roubar e usar de lobby privilegiado o tempo todo.
Mas vamos ao ponto: qual é o problema de usar informação privilegiada para conseguir os melhores canais de investimentos? Melhor se não houver risco! Ou você prefereria investir o seu dinheiro ou o de alguém com risco? Isto quer dizer necessariamente que ele ROUBOU?
Imagem

Trancado