Projeto de lei criminaliza a beleza

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Por Fernando Souza Filho, Atualizado: 25/3/2010 13:50

Projeto de lei brasileiro propõe redução de uso de Photoshop na mídia
Lei prevê multa de R$ 50 mil para quem retocar mulheres e não informar isso

Imagem
Autor do projeto é deputado paraense que sobe de cuecas em trio eléterico

Uma notícia para deixar de cabelos em pé atrizes como Fernanda Young ou "modelos-e-atrizes" do BBB: está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.

O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.

FONTE: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/a ... d=23725938
MSN-Tecnologia
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Darkside »

"Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada"


Isso aqui iria parecer um atestado de feiúra.

Técnicas de fotografia old school voltarão à moda.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por marta »

Penso que não se trata de "crimilalizar" a beleza, mas legalizar a realidade. Nada contra o fotoshop, no entanto, usado em exagero, cria verdadeiras utopias. Homens sonham com aquele tipo de beleza inatingível e as mulheres quase morrem por jamais conseguir chegar nem perto daquela perfeição toda.
Essas capas de revistas, nada mais são do que a mola propulsora da bilionária indústria da beleza que não para de crescer. A busca desenfreada pelo corpo perfeito está ceifando muitas vidas de mulheres bonitas e muito jovens que morrem numa lipo uma numa plástica.
O Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas, só perdendo para os EUA. Parece até que ninguém pode ser bacana e aceito pela sociedade se não apresentar aquela beleza computadorizada
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

marta escreveu:Penso que não se trata de "crimilalizar" a beleza, mas legalizar a realidade.

A realidade não precisa ser positivada numa lei, a realidade é real.

marta escreveu:Nada contra o fotoshop, no entanto, usado em exagero, cria verdadeiras utopias. Homens sonham com aquele tipo de beleza inatingível e as mulheres quase morrem por jamais conseguir chegar nem perto daquela perfeição toda.

Não no mundo em que eu vivo.

marta escreveu:Essas capas de revistas, nada mais são do que a mola propulsora da bilionária indústria da beleza que não para de crescer.

Isso não é um problema, na verdade, quanto mais a indústria crescer e mais renda gerar, melhor.

marta escreveu:A busca desenfreada pelo corpo perfeito está ceifando muitas vidas de mulheres bonitas e muito jovens que morrem numa lipo uma numa plástica.

Fazer uma cirurgia estética é uma opção individual, não cabe a ninguém mais julgar.

marta escreveu:O Brasil é o segundo país em número de cirurgias plásticas, só perdendo para os EUA. Parece até que ninguém pode ser bacana e aceito pela sociedade se não apresentar aquela beleza computadorizada

Como ninguém pode ser aceito pela sociedade se não tiver uma beleza computadorizada se 99,99% da sociedade está longe de atingir tal beleza?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano.

Esse discursinho fajuto já está passando de hora de ser enterrado. Não existe "idealização" do corpo humano imposto por revista. Existe o feio e o bonito. Quem não é o segundo, aprenda a viver com isso ou morra complexado.

Um dos exemplos que eu mais gosto de citar:
Entre os anos 60 e 80 começou por estudar modelos da Playboy e candidatas a Miss América e constatou que apesar de serem cada vez mais magras a proporção cintura-ancas mantinha-se igual. Para tentar descobrir se isto seria um fenómeno universal, Singh fez esboços de 12 mulheres, 4 magras, 4 de estrutura média e 4 relativamente pesadas e manipulou a proporção cintura-ancas. Pediu a um grande número de pessoas, de várias idades, raças e estratos culturais para calssificarem as mulheres com base no seu poder de sedução. A eleita foi de longe a mulher de estrutura média com menor valor de proporção cintura-ancas. Apercebeu-se também que as mulheres não eram escolhidas pelo peso mas pelo valor da razão entre a cintura e as ancas. Os esboços foram levados de Hong Kong para a Índia, de África para os Açores e os resultados foram sempre os mesmos: não importava o peso, mas a proporção cintura-ancas para definir o poder de sedução. Para finalizar Singh resolveu mostrar as imagens a uma das tribos mais primitivas da Terra, os Shiwiar da floresta Amazónica. Nem foram precisas muitas perguntas. Apontando para uma mulher de estrutura média com proporção cintura-ancas muito pequena, um homem da tribo simplesmente disse: esta é a mais bonita, pode ter 6 ou 8 filhos. De certa forma isto levou o psicólogo a concluir que também existe uma relação entre o poder de sedução, a proporção cintura-ancas e a capacidade de ter filhos, além de que esta relação existe na mente de todos os homens para ajudá-los a encontrar as parceiras com mais possibilidade reprodutiva. Para reforçar esta tese, um estudo na Holanda mostrou que mulheres submetidas a fertilização in vitro com menor proporção no valor cintura-ancas têm mais hipótese de conceber.
Curiosidade: Devendra Singh concluiu que os valores do quociente entre a medida da cintura e das ancas deve variar entre 0.68 e 0.72.

Com certeza uma das tribos mais primitivas da Amazônia não é influenciada por revistas de moda do homem branco.

Beleza sempre será um sinal de saúde e fertilidade, e revista nenhuma neste planeta tem o poder de mudar isso.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Darkside escreveu:
"Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada"


Isso aqui iria parecer um atestado de feiúra.

Técnicas de fotografia old school voltarão à moda.

Talvez também seja proibido pegar o melhor ângulo da pessoa, ou obrigue modelos a fazerem caretas para ficarem mais feias. Além de usar roupas e fazerem poses que as deixem mais gordas.

Bem, enquanto todo mundo vê isso como uma medida bonitinha para que a garota gorda não se sinta tão gorda, eu sei que é apenas um primeiro passo para que eu nunca mais veja uma comparação de super-esportivos numa revista automobilística, já que algum burocrata metido a esperto, mais dia menos dia, decidirá que é melhor acabar com a "idealização dos super-carros", já que muita gente pode estar sofrendo por não ter um.

E num determinado momento, tudo que burocratas considerarem objeto de desejo dos pobres com acesso apenas aos ricos será extinto. Ninguém poderá nem sonhar mais.

Eu só quero abrir uma revista masculina com mulheres gostosas para ver justamente a beleza perfeita, sem erros, mesmo que seja realçada no computador. Eu não estou a procura de uma supermodelo com traços e medidas perfeitos assim como não vou comprar um supercarro que faça de 0 a 100 em menos de 4 segundos. Eu sei conviver com isso, na verdade, todo mundo sabe, exceto a parte da população que tem problemas com autoestima, que não serão curados nem amenizados com o fim do photoshop.

Eu não compro uma Car n Driver querendo saber as especificações do Celta ou do novo Gol. Eu quero ver quem ganha a briga de gigantes: Ferrari F430 Scuderia X Audi R8. Não vou ficar chorando pelos cantos por não ter um desses na garagem. Ninguém mentalmente são o fará.

Quem não sabe separar a beleza ideal mostrada na revista da beleza real presente nas ruas merece sofrer.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Exemplos de onde até onde vai o repúdio à beleza feminina:

Playboy mais vendida da história:
Imagem

Prostitutas mais caras do mundo: viewtopic.php?p=255146#p255146

Eu tenho medo de onde esse comportamento patológico pode nos levar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por marta »

Apate, eu tb sou contra qualquer proibição e quanto mais o estado se mete a regularizar alguma coisa pior fica, mas o exagero tb não é legal, nem mesmo para as modelos. Mas que a indústria da beleza tem acabado com a autoestima das mulheres, isso lá tem. Digo isso porque cansei de ouvir de gente que conheceu alguma deusa da perfeição, pessoalmente, e ficou decepcionada, porque a realidade não é essa que a imagem vende.
Eu falo porque vivo fazendo cobertura de clínicas de beleza que prometem isso e aquilo e está sempre lotada de mulheres, muitas delas sem remédio (ao menos por hora). Um dia elas caem na real.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Fernando Silva »

"A modéstia é a virtude que as mulheres feias exigem das bonitas e os espíritos medíocres daqueles que lhes são superiores" (autor brasileiro, não lembro quem).
Imagem
Isto dito, tirando esse bestalhão do final, pelo menos no caso destas aqui, eu gosto do antes e do depois.

Homem não fica contando estrias e celulites. Isto é coisa de mulher procurando defeito em si e nas outras. Homem se pergunta: "Dá para encarar?".
Se a resposta for "sim", danem-se as celulites.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Darkside »

Apáte escreveu:Quem não sabe separar a beleza ideal mostrada na revista da beleza real presente nas ruas merece sofrer.


Perfeito.

E digo mais: viva a existência da feiúra, sem a qual a beleza verdadeira não poderia ser devidamente apreciada.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

marta escreveu:Apate, eu tb sou contra qualquer proibição e quanto mais o estado se mete a regularizar alguma coisa pior fica, mas o exagero tb não é legal, nem mesmo para as modelos.

Eu acho até discutível se os padrões atuais da indústria da moda podem afetar a saúde de modelos, principalmente uma new face que não têm muito estrutura, embora eu ache que há muito exagero nesta parte também, mas no caso estamos discutindo apenas o photoshop. Ele por si só não representa nenhuma ameaça à modelo, e inclusive pode ajudá-la muito em ensaios fotográficos, mesmo que ela não seja um "esqueleto", como dizem os críticos da indústria.

marta escreveu:Mas que a indústria da beleza tem acabado com a autoestima das mulheres, isso lá tem.

Mas esta obsessão pela beleza ideal não pode ser culpa da indústria da moda. Isso é aquele velho discurso que você odeia, que o capitalismo "cria" necessidades, e aqueles que não se encaixam são excluídos.

É claro que há mulheres, e homens também, com sérios problemas de aceitação, mas a culpa disso é interna, e são eles que devem procurar um tratamento psiquiátrico.

marta escreveu: Digo isso porque cansei de ouvir de gente que conheceu alguma deusa da perfeição, pessoalmente, e ficou decepcionada, porque a realidade não é essa que a imagem vende.

Mais eficiente do que um aviso sobre qual foto tem photoshop é o serviço dos paparazzi. Eles mostram que de perto, sem nenhum tipo de produção e desprevenido, ninguém é tão bonito assim.

Com ou sem aviso, todo mundo já sabe que todo ensaio fotográfico recebe tratamento de imagem por imagem.

Esta decepção também não justifica a lei. Eu já fiquei decepcionado de ver que o desempenho de uma banda ao vivo era uma porcaria, enquanto no estúdio eles arrebentavam, mas nem por isso eu vou defender que o estúdio não dê uma "limpada" na música ou use técnicas que a melhore, de maneira que seja até difícil a reprodução ao vivo.

marta escreveu:Eu falo porque vivo fazendo cobertura de clínicas de beleza que prometem isso e aquilo e está sempre lotada de mulheres, muitas delas sem remédio (ao menos por hora). Um dia elas caem na real.

Pessoalmente conheço poucas mulheres que fizeram alguma cirurgia estética, nenhuma delas pareceu arrependida ou parecia ser recalcada antes da cirurgia. Fizeram, melhoraram, notaram a melhora e continuaram vivendo sua vida, sem a obsessão doentia de ser igual a revista.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Fernando Silva escreveu:Homem não fica contando estrias e celulites. Isto é coisa de mulher procurando defeito em si e nas outras. Homem se pergunta: "Dá para encarar?".
Se a resposta for "sim", danem-se as celulites.

Psiu... se elas descobrirem que nosso nível de exigência é tão baixo, as coisas podem piorar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por salgueiro »

Precisa proibir ?

Mulher se torna escrava do espelho se quiser.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

salgueiro escreveu:Precisa proibir ?

Mulher se torna escrava do espelho se quiser.

Se continuar assim, vou abandonar o RV. :emoticon16:

Parece que ultimamente você tem resumido todos os meus posts em duas ou três linhas com perfeição.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por salgueiro »

Apáte escreveu:
salgueiro escreveu:Precisa proibir ?

Mulher se torna escrava do espelho se quiser.

Se continuar assim, vou abandonar o RV. :emoticon16:

Parece que ultimamente você tem resumido todos os meus posts em duas ou três linhas com perfeição.


Sou preguiçosa para escrever :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:
Fernando Silva escreveu:Homem não fica contando estrias e celulites. Isto é coisa de mulher procurando defeito em si e nas outras. Homem se pergunta: "Dá para encarar?".
Se a resposta for "sim", danem-se as celulites.

Psiu... se elas descobrirem que nosso nível de exigência é tão baixo, as coisas podem piorar.

Aliás, acho que mesmo sendo verdade, dizer este tipo de coisa é uma falta de respeito.

Mesmo mulheres que não são obcecadas com a beleza gastam muitas horas e muito dinheiro na sua produção, com depilação, bronzeamento, limpeza de pele, cremes, cosméticos em geral, maquiagem, roupas e horas escolhendo (incluso sapatos, bolsas, brincos, colares, pulseiras), "roupa de baixo", penteados (e aí vai muita coisa, hidratação, chapinha, alisamento sei lá o que mais), fazer as unhas e pintá-las, regimes, academia, às vezes uma pequena intervenção cirúrgica e todo o ritual feminino comum. Dizer que a gente olha e pensa "dá pra encarar" de certa forma é um deboche com todo este sacríficio feminino.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Projeto de lei criminaliza a beleza

Mensagem por zumbi filosófico »

Nem é criminalizar, que ataque estão tendo. Não vi tanta choradeira por causa das propagandas de bonecas como Barbie terem aqueles avisos "a boneca não anda de verdade".

Não vão proibir (ao menos não é o que está dito aí), é só ter um aviso beleza que multa nem rola.

Não que eu ache muito útil, porque todo mundo já sabe mesmo, se não sabe é idiota. Por outro lado talvez possa fazer diferença mesmo com as pessoas sabendo da farsa, nos bastidores cerebrais.

Se eventualmente inventarem de proibir, tanto melhor para os fotógrafos de talento e modelos mais bonitas, e tanto pior para os que gostam do blog photoshop disasters. Se fizer com que umas maluquetes potenciais continuem latentes, também não deixa de ser lucro.

Parem de ficar dando xilique por qualquer coisinha, parem.
Imagem

Trancado