"EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

João

Meu reparo é que as pessoas vêem 39m2 para o pobre como um absurdo e as classes que citei pagam uma fortuna por apartamentos mínimos, no caso com 50 m2.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por joaomichelazzo »

salgueiro escreveu:João

Meu reparo é que as pessoas vêem 39m2 para o pobre como um absurdo e as classes que citei pagam uma fortuna por apartamentos mínimos, no caso com 50 m2.


Saquei Sal.
Tem vários condominios fechados em Ribeirão com casa de 50 m2 a 100 paus a unidade.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Fernando Silva »

joaomichelazzo escreveu:Concordo que as casas deveriam ser maiores, mas mesmo assim, ainda acho que é mais digno morar numa casinha dessas do gugu do que num barraco de pau equilibrado no morro, com esgoto na porta de casa.

Diga isto aos favelados do Rio, que não querem sair das favelas porque ficam perto de tudo.
Aliás, as favelas do Rio são de alvenaria, têm geladeira, gatonet, luz de graça e antena parabólica.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Fernando Silva »

joaomichelazzo escreveu:Bom mesmo é morar em favela

Imagem

Nem toda favela é assim. E parte do que há de ruim nesta foto é culpa dos próprios moradores.
Por que eles jogam o lixo na rua? Mesmo sendo capazes de levar até algum terreno vazio?

Marcelo Sobral
Mensagens: 98
Registrado em: 26 Mar 2010, 14:36
Gênero: Masculino

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Marcelo Sobral »

Cada povo tem o governo que merece.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

É isto.
Todos os governos trabalhalistas populistas ( redundância) fizeram estas bostas com grande estardalhaço palanqueiro aqui no RS.
O povo faz festa, vota neles, se adona dos barracos de 40 m² enfiando 15 pessoas lá dentro e tá feita a favela.
Não tem jeito. É assim que funciona.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Fernando Silva »

Trabalho num bairro que eu chamaria de pobre, embora não seja favela.
Os moradores jogam lixo na própria rua em moram, na maior, convivem com a sujeira e, quando chove, a área vira um mar de água preta porque os bueiros estão entupidos.

Imagine numa favela.

Mas a culpa é da prefeitura que não faz nada...

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por joaomichelazzo »

Fernando Silva escreveu:Trabalho num bairro que eu chamaria de pobre, embora não seja favela.
Os moradores jogam lixo na própria rua em moram, na maior, convivem com a sujeira e, quando chove, a área vira um mar de água preta porque os bueiros estão entupidos.

Imagine numa favela.

Mas a culpa é da prefeitura que não faz nada...


A maior culpa é do povo, mas os governos tem culpa.
Eles vão na tv falar um monte de baboseira, fazem um monte de propaganda enfatizando seus feitos e não fazem uma conscientizando sobre a importância de jogar o lixo no lixo.
Mas infelizmente, brasileiro só aprende quando dói no bolso.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Fernando Silva »

joaomichelazzo escreveu:A maior culpa é do povo, mas os governos tem culpa.
Eles vão na tv falar um monte de baboseira, fazem um monte de propaganda enfatizando seus feitos e não fazem uma conscientizando sobre a importância de jogar o lixo no lixo.
Mas infelizmente, brasileiro só aprende quando dói no bolso.

Aqui no Rio, vivem fazendo, mas o povinho não está nem aí. Se você reclama, olham para você com desprezo.

Recentemente, cancelaram uma campanha para distribuir sacos de plástico na praia para que os idiotas levassem o lixo em vez de emporcalhar a areia.
Cancelaram porque, na campanha anterior, a praia acabou cheia de sacos jogados fora na areia.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

Tá cheio de carioca irritadinho quando falam que a cidade deles é imunda e fede. Não só as favelas. Se a zona sul é imunda, imagina as favelas. Enquanto estas negativas continuarem, se ofenderem com este tipo de crítica - e o exemplo sempre sendo cobrado dazelites, não sei por quê - vai ser muito difícil mudar a ordem geral das coisas. Quando o Estado é permissivo, o povo é orgulhoso e teimoso e ainda há a mentalidade arrogante por cima de tudo, a situação só tende piorar.
Não sei qual é o pensamento médio do carioca educado, instruído, de bom senso. Deve ser minoria ou não tem força política alguma. Nem o empresariado local, que afinal de contas, vive de uma indústria milionária. Será que estrangeiro gosta tanto assim de sujeira e cheiro de lixo? Eu não gostei nem um pouquinho. Mas eu sou uma chata.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

Não consigo associar sujeira a pobreza. Minha avó era pobrona, analfabeta, morava em uma casa no subúrbio mas se descascava camarão guardava as cascas no congelador até o dia da coleta de lixo e grande parte da vizinhança fazia o mesmo. Era tudo pobre limpinho.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Não consigo associar sujeira a pobreza. Minha avó era pobrona, analfabeta, morava em uma casa no subúrbio mas se descascava camarão guardava as cascas no congelador até o dia da coleta de lixo e grande parte da vizinhança fazia o mesmo. Era tudo pobre limpinho.


Isto é a sua avó. exceção absoluta. O padrão é pobreza = sujeira = permissividade = promiscuidade etc.
Basta ir a uma favela e um prédio de classe média. Basta ir a países desenvolvidos e a outros onde não tem dinheiro pra nada. É a lógica. O mundo vive de dinheiro. Tem pagar até pra respirar e continuar vivo.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

Liga não Apo, é que vivemos em planetas diferentes.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Liga não Apo, é que vivemos em planetas diferentes.


Talvez a nossa avaliação do que seja sujeira não combine. Mas o planeta e o ser humano são exatamente os mesmos.

O nosso planeta é este aqui:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Reconhece? :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

hahaha

Foi só uma analogia, Apo, é que temos visões tão diversas que parece que não habitamos o mesmo planeta.

E não corre nem o risco de discutir pobreza com vc. :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por marta »

Uma coisa é falta de educação e outra é falta de condições reais.
Nem todos que moram em favelas são porcos e nem todos que moram em bairros classe média alta são limpos.
Existe o conceito pessoal de limpeza. Existem pessoas que, mesmo morando na favela, são limpos. Mantém o barraco nos trinques. Mas essa mesma pessoa vai despejar seu esgoto na rua, porque mna favela não tem saneamento básico. Não dá pra guardar o cocô na geladeira até aparecer um destino melhor para ele.
A sensação de as classes mais ricas são mais limpas é apenas porque elas residem onde existe rede de esgoto e coleta de lixo.
O lixo das praias é absoluta falta de educação e isso não tem cor, nem bandeira, nem classe social.
Existe também a colaboração do poder público. Passou matéria no Fantástico mostrando que uma praia em Santa Catarina onde havia um cesto de lixo a cada metro, não havia lixo jogado no chão.
É provado também que a única forma de manter um lugar público limpo é mantê-lo sempre limpo. É verdade. o Metrô é uma prova. As estações do metrô são limpíssimas. Não há um único papel de bala no chão. Se o local está limpo, vc não joga um papel no chão.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por marta »

Completando, os países mais ricos são sim mais limpos porque eles tem mais infraestrutura, mais educação no sentido exato da palavra. O braziu é submundo sim. Ainda é.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:hahaha

Foi só uma analogia, Apo, é que temos visões tão diversas que parece que não habitamos o mesmo planeta.


Não, sal. Analogia é outra coisa. Você disse que não consegue ver ligação entre pobreza e sujeira e citou o caso da sua avó. Além de uma falácia, contraria a lógica mundial e a Marta explicou os motivos no post dela. Nem precisava né? Como você vê outra coisa tão diferente do que os outros vêem, o seu planeta é outro ou você não gosta do que vê e nega.

E não corre nem o risco de discutir pobreza com vc. :emoticon4:


A pobreza é igual e causa o mesmo tipo de consequências. Uns a adotam de um jeito, outros de outro. Mas no geral o resultado é o mesmo.
Claro que tem rico relaxado. Claro que tem pobre mais organizado e que consegue tomar banho nem que seja no riacho poluído. Mas a regra não é esta.
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Apo »

marta escreveu:Uma coisa é falta de educação e outra é falta de condições reais.
Nem todos que moram em favelas são porcos e nem todos que moram em bairros classe média alta são limpos.
Existe o conceito pessoal de limpeza. Existem pessoas que, mesmo morando na favela, são limpos. Mantém o barraco nos trinques. Mas essa mesma pessoa vai despejar seu esgoto na rua, porque mna favela não tem saneamento básico. Não dá pra guardar o cocô na geladeira até aparecer um destino melhor para ele.
A sensação de as classes mais ricas são mais limpas é apenas porque elas residem onde existe rede de esgoto e coleta de lixo.
O lixo das praias é absoluta falta de educação e isso não tem cor, nem bandeira, nem classe social.
Existe também a colaboração do poder público. Passou matéria no Fantástico mostrando que uma praia em Santa Catarina onde havia um cesto de lixo a cada metro, não havia lixo jogado no chão.
É provado também que a única forma de manter um lugar público limpo é mantê-lo sempre limpo. É verdade. o Metrô é uma prova. As estações do metrô são limpíssimas. Não há um único papel de bala no chão. Se o local está limpo, vc não joga um papel no chão.


Evidente. O que acontece é que algumas culturas com as mesmas disponibilidades de conforto podem reagir diferente umas das outras. Um lugar pode "acatar" a mentalidade do controle de sujeira através de rotinas variadas. Outro lugar pode reagir contra. Assim como campanhas de vacinação, controle de pragas, controle de natalidade, indo até o apreço pela beleza urbana, cultivo de jardinagem, pintura das fachadas, comércio organizado e por aí vai.
Não é disto que se trata aqui.
Trata-se da realidade que é a aglomeração humana, mais ou menos presença do poder público, divulgação de mentalidades de destruição ou de manutenção etc. E o que se observa é que a cultura da pobreza é mais permissiva com a desorganização, porque se unem todas as condições para que o caos se instale. As pessoas só conhecem aquilo e nascem ali. E ainda têm inveja do que nunca poderão ter, então é melhor se adaptar e deixar o barraco esculhambado mesmo!
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
Evidente. O que acontece é que algumas culturas com as mesmas disponibilidades de conforto podem reagir diferente umas das outras. Um lugar pode "acatar" a mentalidade do controle de sujeira através de rotinas variadas. Outro lugar pode reagir contra. Assim como campanhas de vacinação, controle de pragas, controle de natalidade, indo até o apreço pela beleza urbana, cultivo de jardinagem, pintura das fachadas, comércio organizado e por aí vai.
Não é disto que se trata aqui.
Trata-se da realidade que é a aglomeração humana, mais ou menos presença do poder público, divulgação de mentalidades de destruição ou de manutenção etc. E o que se observa é que a cultura da pobreza é mais permissiva com a desorganização, porque se unem todas as condições para que o caos se instale. As pessoas só conhecem aquilo e nascem ali. E ainda têm inveja do que nunca poderão ter, então é melhor se adaptar e deixar o barraco esculhambado mesmo!


Apo, sinceramente, não entendi onde vc quis chegar :emoticon39:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Darkside »

A minha cidade é relativamente nova, tendo se expandido rapidamente acompanhando o progresso da capital, mas a infraestrutura dela deixa muito a desejar.

Até pouco tempo atrás, tinha um "valão" aqui perto de casa, que é como costumamos chamar grandes fossas a céu aberto onde corre esgoto e as pessoas costumam atirar lixo. Ao redor dele, muitas pessoas construíram barracos, só que como essa zona originalmente era pra ser de bairros residenciais, tendo inclusive um antigo projeto pra virar um condomínio fechado, o único lugar onde era possível fazer esses assentamentos era na rua de terra onde esse valão estava, sendo que essa rua era uma espécie de "divisória", com asfalto e casas de alvenaria de ambos os lados.

Resultado: apareceu uma grande favela em formato de corredor nessa rua.

Já faz uns 10 anos que o valão foi fechado pela prefeitura, mas a favela continua lá. Se ela não existisse, poderia existir uma avenida ligando duas áreas importantes daqui, onde agora pra se chegar tem que se fazer uma enorme volta.

Me pergunto como seria possível melhorar essa situação.

Dá pra "tirar" essas pessoas dali? Um governo um pouco mais rígido nessas questões poderia dar um ultimato pra elas saírem? Comprar esse terreno delas por algum valor, mesmo sendo área pública, pra que utilizassem esse dinheiro pra comprar casas novas? Financiar casas novas com oportunidades melhores que as do mercado? Construir conjuntos habitacionais e mover as pessoas pra lá?
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Darkside »

E Apo, a sua implicância com os cariocas chega a me dar nojo.

Esse comportamento é um fenômeno social que existe em qualquer lugar.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

Estive em Porto Alegre há uns trinta anos então conversei com um amigo gaúcho do meu filho que está morando no Rio há mais de um ano procurando entender o fenômeno Apo. :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Darkside
Mensagens: 1145
Registrado em: 10 Dez 2008, 03:31
Gênero: Masculino

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por Darkside »

Porto Alegre é uma cidade feia pra caramba...

Viva o interior gaúcho. :emoticon13:
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: "EU não estou CONTENTE com o que ROUBAMOS até agora"

Mensagem por salgueiro »

Uma das passagens inesquecíveis dessa viagem foi descer o tobogã em Garibaldi depois de ter ido conhecer a vinícola Aurora. :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Trancado