Por que deus só não perdoa o nº1?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Os teístas que por aqui passam de vez em quando, garantem que se não amarmos a deus, iremos pro inferno. Ponto. Garantem também que todos aqueles que se arrependerem dos pecados, como roubar, matar, mentir, matar filho, pai ou mãe, invejar, transar com o(a) vizinho(a), chefe(a) mesmo que eles sejam casados tudo isso deus perdoa numa boa. Por que será que ele só não perdoa o nº 1?
Está errado, quem perdoa do 2 ao 10, deve perdoar tudo.


ATEUS!! ESTAMOS SALVOS. :emoticon12:



Imagem



Os dez mandamentos da lei de Deus

1º Amar a Deus sobre todas as coisas


2º Não tomar seu santo nome em vão


3º Guardar os domingos e festas


4º Honrar pai e mãe


5º Não matar


6º Não pecar contra a castidade


7º Não furtar


8º Não levantar falso testemunho


9º Não desejar a mulher do próximo


10º Não cobiçar as coisa alheias
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

Por que os mandamentos das primeiras tábuas (as que Moisés quebrou num piti) são diferentes dos mandamentos do segundo lote de tábuas?

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:Por que os mandamentos das primeiras tábuas (as que Moisés quebrou num piti) são diferentes dos mandamentos do segundo lote de tábuas?


Chefe que dá duas ordens ao mesmo tempo, já não serve. Então, deus nem pra chefe, preenche os requisitos.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Deus seria? Futuro do pretérito?
Bem, o verbo no futuro do pretérito significa uma condição "seria, caso existisse" ou uma interrogação "seria um posto de união?"
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Deus seria? Futuro do pretérito?
Bem, o verbo no futuro do pretérito significa uma condição "seria, caso existisse" ou uma interrogação "seria um posto de união?"


hahaha

Seria porque ainda estamos longe do objetivo, a união.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Márcio »

Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Márcio escreveu:Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.


:emoticon22:

Boa
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Márcio »

salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Se não me engano, segundo o AT, tais mandamentos se referiam aos Hebreus meio que perdidos à aquela altura dos acontecimentos, Moisés queria colocar ordem na casa.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Márcio escreveu:
salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Se não me engano, segundo o AT, tais mandamentos se referiam aos Hebreus meio que perdidos à aquela altura dos acontecimentos, Moisés queria colocar ordem na casa.


É aí que a coisa pega comigo, nunca li o máximo foi ver o filme quando tinha uns dez anos.

Agora, a idéia serve mesmo aplicada a um só povo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Gigaview
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Jan 2009, 00:33
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:Por que os mandamentos das primeiras tábuas (as que Moisés quebrou num piti) são diferentes dos mandamentos do segundo lote de tábuas?


http://www.metacafe.com/watch/2137953/m ... el_brooks/

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

O rei Hamurabi também recebeu o seu código de leis das mão do deus Sol.
E isto foi muito antes de Moisés. Plágio.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:
salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Deus seria? Futuro do pretérito?
Bem, o verbo no futuro do pretérito significa uma condição "seria, caso existisse" ou uma interrogação "seria um posto de união?"


hahaha

Seria porque ainda estamos longe do objetivo, a união.


:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: ´´E ruim heim! a humanidade se unir em torno de deus, sendo que o próprio desde que começou a inspirar os alunados a transcrever absurdos em seu santo nome, sempre semeou a discórdia e a desunião. Sé tem alguém que não tolera paz é esse tal de deus. O cara tá sempre do lado de alguém comprando briga com outro lado. Tá sempre protegendo algupem e mandando matar quem discorda dele feito um petralha destrambelhado. Falar em deus e união é uma das melhores piadas do REV
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Márcio escreveu:Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.


Oi Marcio! que bom ve-lo por aqui.
Agora, veja se dá pra confiar nesse sujeito. O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Márcio »

marta escreveu:
Márcio escreveu:Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.


Oi Marcio! que bom ve-lo por aqui.
Agora, veja se dá pra confiar nesse sujeito. O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:

Oi Marta! Bom ve-la também.
É uma espécie de neurose, onicarência afetiva.
Dá-se a impressão de que o cara existe apenas em função disso, ser amado a qualquer custo.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Reid »

Márcio escreveu:
marta escreveu:
Márcio escreveu:Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.


Oi Marcio! que bom ve-lo por aqui.
Agora, veja se dá pra confiar nesse sujeito. O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:

Oi Marta! Bom ve-la também.
É uma espécie de neurose, onicarência afetiva.
Dá-se a impressão de que o cara existe apenas em função disso, ser amado a qualquer custo.


realmente.. "me amem, me amem se nao mando vcs todos pro inferno!!11!" (soa ateh humano)
oras! faça por merecer seu deusinho de merda! :emoticon5:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:

Memórias da minha infância:

"Quero amá-la
Mas não posso amá-la
De que serve amá-la
Se não tenho a roupa"

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Márcio escreveu:
marta escreveu:
Márcio escreveu:Deus elaborando os 10 mandamentos:

Deus: ''Hummm! Primeiramente, quero ser amado por toooodos acima de qualquer coisa. Mówwwwsessss, escreva aí...''

Moisés: '' Sim, meu AMADO senhor!"

Deus: '' 1º - Amar a MIM, seu DEUS, sobre todas as coisas, uiiiiiiiii!''

Moisés: ''Adoreiiiiiiiiiiiiii, my Lord!"

Deus: '' E violar esse mandamento é imperdoáaaaavel, viu Mówwwwses?!''

Conclusão: PURA FRESCURA.


Oi Marcio! que bom ve-lo por aqui.
Agora, veja se dá pra confiar nesse sujeito. O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:

Oi Marta! Bom ve-la também.
É uma espécie de neurose, onicarência afetiva.
Dá-se a impressão de que o cara existe apenas em função disso, ser amado a qualquer custo.


Tô começando achar que Lullorota é deus :emoticon27:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:O cara póe logo no 1º mandamento "amá-lo sobre todas as coisas". Aimda se fosse A mala! :emoticon12:

Memórias da minha infância:

"Quero amá-la
Mas não posso amá-la
De que serve amá-la
Se não tenho a roupa"



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:
salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Deus seria? Futuro do pretérito?
Bem, o verbo no futuro do pretérito significa uma condição "seria, caso existisse" ou uma interrogação "seria um posto de união?"


hahaha

Seria porque ainda estamos longe do objetivo, a união.


Faz tempo esta balela de união, ein? Nem o fodão, nem Jesuiz, nem ditadores fundamentalistas, ninguém consegue porque a humanidade É diversa. Não quero ser igual, clone, cópia, maria-vai-com-as-outras. Cada ser humano tem mente e vida originários de sua genética e história, fora sua liberdade e desejos exclusivos. O que não devemos é passar por cima de certos limites. Mas se a gente não passa, ou não se defende à altura, vem o outro e passa com uma patrola. É a lei da vida. Esta vida foi criada pelo Fodão e somos assim por "culpa" dele. Eu acho este mundo que ele fez ( e os filhos que ele inventou umas belas porcarias). Mas quem sou eu, uma mortal presa neste corpo e neste destino para fazer mais do que posso?
Este papo de união não serve pra nada. Bulshit!
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
salgueiro escreveu:
marta escreveu:
salgueiro escreveu:Porque Deus seria um ponto de união em meio a uma humanidade diversa e segregacionista.


Deus seria? Futuro do pretérito?
Bem, o verbo no futuro do pretérito significa uma condição "seria, caso existisse" ou uma interrogação "seria um posto de união?"


hahaha

Seria porque ainda estamos longe do objetivo, a união.


Faz tempo esta balela de união, ein? Nem o fodão, nem Jesuiz, nem ditadores fundamentalistas, ninguém consegue porque a humanidade É diversa. Não quero ser igual, clone, cópia, maria-vai-com-as-outras. Cada ser humano tem mente e vida originários de sua genética e história, fora sua liberdade e desejos exclusivos. O que não devemos é passar por cima de certos limites. Mas se a gente não passa, ou não se defende à altura, vem o outro e passa com uma patrola. É a lei da vida. Esta vida foi criada pelo Fodão e somos assim por "culpa" dele. Eu acho este mundo que ele fez ( e os filhos que ele inventou umas belas porcarias). Mas quem sou eu, uma mortal presa neste corpo e neste destino para fazer mais do que posso?
Este papo de união não serve pra nada. Bulshit!



Putz Apo, acabei de concluir uma matéria de Educação para a nossa revista que sai agora em abril, falando sobre isso.



PENSAR, DECIDIR, AGIR – O TRIPÉ MAIS IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL



Nota-se hoje que há uma grande preocupação, predominante em todas as classes sociais, no que diz respeito à qualidade da educação que chega às crianças. A educação compartilhada (pais e escola) também está muito em moda, mesmo porque a grande maioria dos pais trabalha o dia todo e sobra pouco tempo para se dedicar aos filhos. Mas cabe aqui uma pergunta: será que quando os pais confiam a educação dos seus filhos à escola, eles sabem exatamente o que esperar, o que cobrar, o que medir? E a escola, por sua vez, sabe exatamente desempenhar o papel que lhe foi confiado, correspondendo satisfatoriamente à expectativa dos pais?
Pode ser que muitos leitores ficaram em dúvida, agora. Para facilitar a resposta, cabe aqui diferenciar instrução de educação. Instrução é ensinar, lecionar, transmitir conhecimentos. Exemplo: ensinar geografia ou instruir sobre física. Já o “educar” possui um conceito muito mais amplo, profundo, e individualizado, uma vez que por “educar” entende-se por desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais do indivíduo. Agora, ficou mais fácil responder aos questionamentos acima, uma vez que a instrução pode ser dada a todos de forma homogênea, ou seja, todos os alunos aprenderão determinada fórmula matemática. No entanto, quando o assunto é “educação” no sentido amplo da palavra, o processo se torna um tanto individualizado e carece de alguns cuidados no sentido de avaliar se os valores morais, éticos, religiosos e políticos que são passados às crianças pela escola ou grupo de amigos são compatíveis com os valores dos pais.
A partir do nascimento até os primeiros anos de vida, a criança absorve cegamente tudo o que lhe é ensinado: gestos, idioma, mensagens verbais e não verbais e tudo o que lhe é transmitido é aceito como verdade absoluta, sem questionamentos.
Na medida em que a criança começa a expandir seu relacionamento social (escola, amiguinhos da vizinhança, primos, etc,) ela passa a confrontar a “suas verdades” com as verdades dos outros. Inicia-se assim a idade dos “por quês”. Muitos pais não dão muita atenção aos inúmeros por quês das crianças. Alguns respondem qualquer coisa que lhes venham à mente ou dizem, simplesmente, porque sim, porque não, porque eu estou mandando. Outros utilizam uma argumentação lógica e compreensível para o nível intelectual e compatível com a idade cronológica da criança. A linha que separa o primeiro tipo de comportamento do segundo é exatamente a mesma que separa um ser humano robotizado de um indivíduo racional, ou seja, a análise comparativa dos diferentes conceitos ou preconceitos sociais é a raiz da formação do senso crítico.
Crianças que são estimuladas à formação do senso crítico passam a desenvolver o “discernimento”, a distinguir com clareza o certo do errado, a formar sua própria opinião sobre todos os assuntos, aprendem a se informar, a se aprofundar em questões que lhes chamam atenção e passam a “peneirar” as informações que lhes são passadas e até rever alguns conceitos que antes eram tidos como verdades, mas que foram se esfacelando em choque com a realidade. Esse processo é dinâmico, dura toda uma vida e dará sustentação para a formação do caráter do indivíduo, influenciando suas decisões e indicando o caminho da liberdade e da felicidade.

CONSUMISMO INFANTIL

Hoje em dia, uma das maiores (senão a maior) reclamações dos pais diz respeito ao consumismo exacerbado das crianças. “Ela brinca cinco minutos e enjoa”, “ela quer porque todos os amigos da escola tem”; “ela só sabe pedir”, são frases comumente trocadas entre pais reunidos. As crianças são, de fato, bombardeadas diariamente por ofertas de incontáveis produtos, mas quando a criança pede determinado brinquedo ou a sandalinha da apresentadora da moda, é o momento dos pais questionarem o por quê do desejo e procurarem saber o motivo oculto que está impulsionando o pedido. Se o brinquedo estiver na moda, mas for incompatível com o perfil da criança, certamente ela enjoará em cinco minutos. O saltinho da pequena Suri Cruise virou febre entre as meninas de três anos, apesar da opinião contrária de dez entre dez ortopedistas. Certas mães não resistem e... compram. Nessa hora é chegado o momento dos pais reverem seus valores pessoais e repensarem sobre o exemplo que estão dando aos filhos. O pai precisa ter o carro do mesmo modelo e ano do seu melhor amigo? A mãe precisa comprar um vestido novo (que jamais usou) na mesma loja em que a vizinha comprou? A forma como as idéias se incorporam na cabecinha das crianças, muitas vezes são de forma tão sutis que passam despercebidas até pelos próprios pais. Crianças consumistas e sempre satisfeitas em suas vontades resultarão, invariavelmente, em adultos eternamente insaciáveis e infelizes, uma vez que o consumismo do mundo dos adultos é muito caro e inatingível para a grande maioria. Quando os pais conseguem defender seu argumento com lógica e assim, convencer a criança de que ela pode estar enganada ao sonhar com tal objeto, ou que o poder aquisitivo deles é diferente do dos pais do amigo, eles estão indiretamente, ensinando aos filhos a defenderem também seu ponto de vista, lá na frente.

SENSO CRÍTICO É A MELHOR FERRAMENTA PARA A VIDA

Uma criança com o senso crítico desenvolvido será um questionador na escola e levará o professor a explicar o fundamento das teorias que está ensinando. O adolescente poderá questionar, sem medo, o colega que está lhe oferecendo uma droga para experimentar ou questionar o professor sobre as vantagens e as desvantagens da ideologia de esquerda. Quem navega com freqüência em sites de relacionamentos observa hoje, uma defesa cega, feita por jovens e adolescentes, da ideologia comunista, sem nem terem idéia do que realmente ela significa. Eles defendem porque defendem, mas não sabem enumerar mais de duas vantagens que tal regime traria para sua vida prática, e muito menos enumerar as desvantagens.
No universo adulto, o senso crítico vai ajudar no trabalho. O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais, pessoas com opiniões próprias desde que baseadas na lógica, no bom senso e na experiência prática. São aqueles profissionais que ousam perguntar ao chefe: e se fizermos dessa forma, o resultado não poderá ser mais rápido e melhor? Nas religiões acontece o mesmo. O mais comum é ver pessoas que seguem determinados dogmas e conceitos sem saber o que eles realmente significam ou acham que não aceitá-los é ficar em débito com Deus. Os fundamentalistas ainda tentam impor sua crença aos demais e sentem-se ofendidos ou desrespeitados em sua fé quando alguém os questiona.
Nesse sentido o senso crítico funciona como um filtro que separa o certo do duvidoso e o que realmente é bom para si. Quem tem senso crítico assiste ao noticiário de olho nos bastidores e sabe distinguir um comercial de um merchandising. Pessoas sem senso crítico tornam-se fundamentalistas e são presas fáceis para o desenvolvimento de fanatismos de qualquer espécie e, fanatismo é doença crônica que não tem cura.
Para se formar uma opinião consciente sobre qualquer assunto é preciso gostar de pensar e não ter medo de checar várias opiniões a respeito do assunto, tendo sempre em mente que nada é perfeito, nada é 100% bom ou 100% ruim. Tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, tem seu lado bom e tem seus riscos. Cada um é totalmente livre para fazer o que quiser, mas terá de assumir total responsabilidade por seus atos. Quem aprendeu isso, aprendeu tudo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

Muito bom, Marta. Ainda que dentro deste assunto, haja muuuuito pano pra manga.

Só corrija alguns detalhezinhos gramaticais no texto e mande bala! ;)
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Muito bom, Marta. Ainda que dentro deste assunto, haja muuuuito pano pra manga.

Só corrija alguns detalhezinhos gramaticais no texto e mande bala! ;)


Ah, o texto passa pela correção. Quem escreve não vê. De qualquer forma, :emoticon4:
Mas quanto ao pano pra manga, o espaço da revista é limitado, não posso me estender muito, mas posso voltar ao assunto, se der repercussão.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:Muito bom, Marta. Ainda que dentro deste assunto, haja muuuuito pano pra manga.

Só corrija alguns detalhezinhos gramaticais no texto e mande bala! ;)


Ah, o texto passa pela correção. Quem escreve não vê. De qualquer forma, :emoticon4:
Mas quanto ao pano pra manga, o espaço da revista é limitado, não posso me estender muito, mas posso voltar ao assunto, se der repercussão.


Seria mesmo bom voltar a este tema. Fazer as pessoas pensarem. Se bem que a gente vê até briga em reunião de pais porque tem cada asno tendo filho... :emoticon9:
Eles devem pensar a mesma coisa de mim :emoticon12:
Mas a maioria nem pensa nada. Vai levando como dá. Nunca me esqueço de uma mãe de quarta viagem ( mais velha que a maioria de nós daquela reunião de pais). No meio de uma polêmica sobre determinadas questões da escola, ela fez uma cara de enjôo e disse:
- Gente! Quanto streeeesss! Já tô no quarto filho aqui! No fim dá tudo certo, é só apertar o "automático" e deixar rolar.

Sei lá, viu. Só tive uma filha e acho que, ao cabo, eu estava mais certa do que ela. Isto porque agora, depois do famigerado vestibular ( que tudo pode e tudo determina :emoticon9: ), a coisa aqui em casa aconteceu 100% como desejado pelas torcidas familiares em geral. Já no ninho dela.... :emoticon26:
Se não reclamar, o sistema medíocre passa por cima e ficamos todos embotados.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Apo escreveu:Muito bom, Marta. Ainda que dentro deste assunto, haja muuuuito pano pra manga.

Só corrija alguns detalhezinhos gramaticais no texto e mande bala! ;)


Ah, o texto passa pela correção. Quem escreve não vê. De qualquer forma, :emoticon4:
Mas quanto ao pano pra manga, o espaço da revista é limitado, não posso me estender muito, mas posso voltar ao assunto, se der repercussão.


Seria mesmo bom voltar a este tema. Fazer as pessoas pensarem. Se bem que a gente vê até briga em reunião de pais porque tem cada asno tendo filho... :emoticon9:
Eles devem pensar a mesma coisa de mim :emoticon12:
Mas a maioria nem pensa nada. Vai levando como dá. Nunca me esqueço de uma mãe de quarta viagem ( mais velha que a maioria de nós daquela reunião de pais). No meio de uma polêmica sobre determinadas questões da escola, ela fez uma cara de enjôo e disse:
- Gente! Quanto streeeesss! Já tô no quarto filho aqui! No fim dá tudo certo, é só apertar o "automático" e deixar rolar.

Sei lá, viu. Só tive uma filha e acho que, ao cabo, eu estava mais certa do que ela. Isto porque agora, depois do famigerado vestibular ( que tudo pode e tudo determina :emoticon9: ), a coisa aqui em casa aconteceu 100% como desejado pelas torcidas familiares em geral. Já no ninho dela.... :emoticon26:
Se não reclamar, o sistema medíocre passa por cima e ficamos todos embotados.



Parabéns a ela Apo :emoticon45: Ela passou graças a deus ou graças a dias e noites de estudo?

Tem mãe que deveria ser processada por perpetuar seu DNA. Numa reunião para falar sobre menores pilotando motos dentro dos condomínios, cujo síndico é um ajuiz aposentado corretíiiiiiiiiiiissimo, teve uma mãe que falou que o filho dela ia continuar pilotando moto, que ela assumia a responsabilidade e que ele poderia escrever isso em ata. Ele, calmamente, com toda serenidade do mundo, disse a ela: Como é que eu posso colocar uma coisa ilegal em ata? Menores pilotando qualquer veículo automotor é ilegal. A briga foi porque um dos menores quase atropelou uma menina de 2 anos que brincava na rua.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Trancado