Por que deus só não perdoa o nº1?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Fé religiosa e razão são incompatíveis, na minha opinião.

É sua opinião. A logica, a razão e fé andam juntas no meu caminhar. Neste esquema me encontrei, e estou em paz comigo...

Você busca a verdade ou a paz interior?
Se a verdade dói, você fica com a mentira que conforta?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Já existem estudos avaliando os benefícios de se orar, a coisa não é tão inútil como parece à primeira vista. :emoticon4:

Psicológicos, possivelmente, mas não uma prova de que deuses existem.

E a moralidade das religiões não foi criada por elas. Já existia na sociedade onde essa religião foi inventada. No máximo, a religião serve como veículo para transmissão desse "pacote" de leis morais. Ao aceitar os mandamentos idiotas do tal deus, você acaba engolindo junto as regras de moral, que antes você talvez não tivesse.

Sim, neste sentido pode até ser uma coisa positiva. O problema é que o lixo que vem junto com a parte boa às vezes tem efeito contrário.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

marta escreveu:
salgueiro escreveu:
marta escreveu:Sei. E isso quer dizer, exatamente, o que? Que existe ateu-espírita?

Aqui mesmo no RV, o Vitor Moura.

então o Vitor Moura não é ateu. Ele pode ser até um espírita desocnfiado ou um ateu em formação, mas ateu ele não é. Ou vc acha que é?

A menos que ele ache que espíritos existem, mas Deus não existe.
Que espíritos são um fenômeno da natureza como qualquer outro.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por Fernando Silva »

pastorgentil escreveu:Uso a minha intuição e fé. Trabalho com a razão em certos esquemas teologicos.
[...]
A logica, a razão e fé andam juntas no meu caminhar. Neste esquema me encontrei, e estou em paz comigo...

Se a sua lógica se baseia em premissas aceitas pela fé, então sua lógica foi construída sobre bases frágeis.
Sua lógica pode ser perfeita, mas os resultados a que você chega não prestam.

Vou dar um exemplo:

"Todo homem tem 3 pulmões.
Aristóteles é homem.
Portanto, Aristóteles tem 3 pulmões".

Lógica perfeita, conclusão falsa. Por que? Porque você partiu de uma falsidade.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Já existem estudos avaliando os benefícios de se orar, a coisa não é tão inútil como parece à primeira vista. :emoticon4:

Psicológicos, possivelmente, mas não uma prova de que deuses existem.

E a moralidade das religiões não foi criada por elas. Já existia na sociedade onde essa religião foi inventada. No máximo, a religião serve como veículo para transmissão desse "pacote" de leis morais. Ao aceitar os mandamentos idiotas do tal deus, você acaba engolindo junto as regras de moral, que antes você talvez não tivesse.

Sim, neste sentido pode até ser uma coisa positiva. O problema é que o lixo que vem junto com a parte boa às vezes tem efeito contrário.


Eu não disse que orar é prova da existência de Deus. Fé é um sentimento de força interior e nos momentos de fragilidade o ato de orar traz essa força interior à tona.

A moralidade existente nas religiões faz com que os indivíduos parem de usar a desculpa de sua natureza humana e aumentem sua civilidade. Aprender a discernir o bom do mau faz parte do processo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

marta escreveu:
docdeoz escreveu:A cultura dos ateus está diminuindo, NÃO SABEM NEM OS DEZ MANDAMENTOS!

Que @#$%!

Mais de 1500 hits em uma bobagem...


Então nos brinde com a sua notória sabedoria: quais são eles?
E.T. Ateus não tem obrigação de saber mesmo.


Nem obrigação e nem vontade.
Até hoje não sei quais são e se pretendo nunca conhecê-los.
Já basta os mandamentos das minha mulher que são muitos, ter mais dez pra seguir só iria me fazer mal.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

pastorgentil escreveu:Nós de uma maneira ou de outra fingimos vez ou outra sentimentos não verdadeiros, mas para isso precisamos ser sinceros conosco mesmo e falarmos que somos falsos com nossos sentimentos. Rimos quando estamos com vontade de chorar, e aí a depressão vem muitas vezes porque não colocamos pra fora o que sentimos, incubada vai se tornando uma bola de neve e quando damos por nós, entramos em parafuso. Nos escondemos de nós com nosso orgulho. " Não vou me abrir pra ninguém." Dessa maneira é que usamos mascara.


Mais de 10 anos de análise me ajudaram a me conhecer. Não tenho problemas em exteriorizar minhas angústias, meus medos e sentimentos. Essa tal máscara eu não uso.
Já fez análise pastor? É um bom começo para você matar muitas destas suas dúvidas.

pastorgentil escreveu:Como já falamos, uns sociais e os outros são as benções compradas ( entre aspas) Por dízimos, ou sempre com segundas intenções. não amam a Deus mas sim aquilo que ele pode dar. Em qualquer relação entre duas pessoas isso é terrível.


Sociais? Tipo a que os jogadores evangélicos fizeram no lar espirita?
O resto do seu textto está um pouco confuso. Não entendi os benefícios das tais "benções" compradas.
Um pouco de vergonha na cara vale mais que as tais "benções".
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

Nas sociedades atéias como a URSS e a China, onde foi banido a religião como cosmovisão, e com isso desapareceu a sanção religiosa, utilizando outros tipos de sanções como satírica, moral, critica , política, jurídica e policial. E até quando os meios legais se mostram insuficientes, recorre-se a meios mais drástico e desumano, tais como as prisões,,internamento nos campos de concentração e nos hospitais psiquiátrico. Esse é o aspecto positivo da religião


Essa é a pior da falácias. Essa afirmação é o mesmo que dizer que pessoas religiosas não praticam crimes e que os ateus são livres para fazê-lo. Basta dar uma espiada por alto em todos os presídios do mundo e contar quantos ateus e quantos religiosos existem lá. Religião não é freio para nada e nunca foi. Depois do surgimento dos edirs, soares e cia bela, além de não ser freio, virou incentivo. [/quote]

Mesmo porque, no final, se você respeitar somente o primeiro mandamento, deus te perdoará.
Então você pode fazer todo o tipo de cagada na vida e no final se arrepender que você estará salvo. Exceto não ama-lo que é o título do tópico.

A parte de moral religiosa que você citou acima, é a pior de todas.
As igrejas católicas esconde sob suas asas um monte de pedófilos.
As igrejas evangélicas agregam um monte bispos e pastores estelionatáriios, traficantes, assaltantes e etc.
Sem falar no monte de ex-assassino, ex-traficantes, ex-estupradores, ex-qualquer-merda, que dobram o joelho perante cristo e recebem o atestado de bom cidadão.
Religião é Veneno. E dos piores.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
marta escreveu:
salgueiro escreveu:
marta escreveu:Sei. E isso quer dizer, exatamente, o que? Que existe ateu-espírita?

Aqui mesmo no RV, o Vitor Moura.

então o Vitor Moura não é ateu. Ele pode ser até um espírita desocnfiado ou um ateu em formação, mas ateu ele não é. Ou vc acha que é?

A menos que ele ache que espíritos existem, mas Deus não existe.
Que espíritos são um fenômeno da natureza como qualquer outro.


O vitornãoseidasquantas está igual ao Gentil: inventando um ateísmo só pra ele. E a Sal acredita e coloca isso no tópico como se fosse uma prova. Tem hora que não dá pra dormir com certas xícaras voadoras, tá ligado?!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

Johnny escreveu:
marta escreveu:
Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:
João escreveu:Meus valores morais e éticos foram contruídos sem nenhuma ajuda da igreja.
Meu crescimento pessoal também.
Creio que o religião deturpa mais do que auxilia.


A minha maior parte também foi longe de religião ou de igrejas mas meu estudo do espiritismo foi um "pulo do gato" já as portas dos quarenta.

Fanatismo e proselitismo não é exclusividade da religião. Vide os adeptos políticos daqui que preferem votar do que anular seu voto em "defesa" da democracia. Não vejo em absoluto diferença neste diferentes tipos de fé. Nem da idolatria.


Democracia não carece de fé para se crer nela. Vide cuba.

Qual a solução para os que querem uma democracia em Cuba Marta? Aguardar que os ditadores tenham peso na consciência?


Aí é que a roda pega. Comunismo é como câncer: depois que se instala é difícil combater. O certo é tomar medidas preventivas para que ele não se instale.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:O vitornãoseidasquantas está igual ao Gentil: inventando um ateísmo só pra ele. E a Sal acredita e coloca isso no tópico como se fosse uma prova. Tem hora que não dá pra dormir com certas xícaras voadoras, tá ligado?!


Vou ter que começar tudo de novo porque vc não consegue admitir e ou assimilar que ateísmo é somente não acreditar em deus ou deuses. Se te incomoda o fato de ateus se ligarem a correntes religiosas brigue com eles, diga que eles poluem a pureza do ateísmo. :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões faz com que os indivíduos parem de usar a desculpa de sua natureza humana e aumentem sua civilidade. Aprender a discernir o bom do mau faz parte do processo.


:emoticon22: :emoticon12: :emoticon22: :emoticon12: :emoticon22: :emoticon12: :emoticon22: :emoticon22:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:O vitornãoseidasquantas está igual ao Gentil: inventando um ateísmo só pra ele. E a Sal acredita e coloca isso no tópico como se fosse uma prova. Tem hora que não dá pra dormir com certas xícaras voadoras, tá ligado?!


Vou ter que começar tudo de novo porque vc não consegue admitir e ou assimilar que ateísmo é somente não acreditar em deus ou deuses. Se te incomoda o fato de ateus se ligarem a correntes religiosas brigue com eles, diga que eles poluem a pureza do ateísmo. :emoticon16:


Não, Sal. Não me incomoda nem um pouco. Pode até incomodar a você. A mim não incomoda. Eu entendo que cada um crie sua própria religião, seu próprío deus, seu próprio gezuiz, suas próprias regras de conduta. No entanto, o fato de uma pessoa criar um ismo só pra ele não significa, absolutamente, que esse ismo passe a existir como verdade, e que se preste a servir de exemplos ou provas de ismos e esse fato é você quem não está querendo admitir.
Então vamos ver o significado de ateu/ateísmo:


ateísmo
[De ateu + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.Doutrina dos ateus.
2.Falta de crença em Deus.
3.Filos. Atitude ou doutrina que dispensa a idéia ou a intuição da divindade, quer do ângulo teórico (não recorrendo à divindade para se justificar ou fundamentar), quer do ângulo prático (negando que a existência divina tenha qualquer influência na conduta humana). [Cf., nesta acepç., teísmo1, panteísmo e acosmismo.




ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.]


Como se vê, o ateu não crê em nada sobrenatural ou que não possa ser devidamente comprovado.
A existência do espírito pode ser comprovada? Alguém já comprovou a existência do espírito, cientificamente? O espírito é reconhecido pela ciência? Não. Então ateu que é ateu não acredita em espírito.
Se o vitornãoseidasquantas acredita em espírito, então ele não é ateu. Esse é o fato. Essa é a lógica.
Se eu afirmar, aqui, que sou atéia, mas creio em duendes, eu posso ser classificada como atéia? Isso prava que ateu-duendeiros existem? prova que duendes existem? De novo: Eu sou atéia no sentido exato da palavra?
Então procure usar seus argumentos, sem assassinar a lógica.
Você não é burra. É só turrona e não admite estar errada. Mas está. Assuma.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por joaomichelazzo »

É sal, admita...
Essa história de Ateu-Budista, Ateu-Espírita, Ateu-Cristão, não dá pra engolir.
O Vitor lá é um confuso, isso sim.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
tortilla
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Abr 2010, 10:23
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.


Moral são regras de comportamento social que mudam conforme tempo, costumes e necessidades. Religião é preceitos e ensinamentos fixos e imutáveis. Então Religião não é preceito de se ensinar moral. Moralidade é algo de nível social, não religioso.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

marta escreveu:
ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.]

Como se vê, o ateu não crê em nada sobrenatural ou que não possa ser devidamente comprovado.
A existência do espírito pode ser comprovada? Alguém já comprovou a existência do espírito, cientificamente? O espírito é reconhecido pela ciência? Não. Então ateu que é ateu não acredita em espírito.


Como se vê ateu é aquele que não crê em deus ou deuses.

A extensão do conceito para qualquer coisa cientificamente comprovada é sua. :emoticon4: Espíritos desde que não sejam criados pela divindade negada pelo ateísmo tá dentro. :emoticon4:

Ou vc acha que para ser ateu tem que saber o que é ciência?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

joaomichelazzo escreveu:É sal, admita...
Essa história de Ateu-Budista, Ateu-Espírita, Ateu-Cristão, não dá pra engolir.
O Vitor lá é um confuso, isso sim.


Vc acha que tirei os exemplos que dei da cartola? ( ateu-cristão nunca conheci)

São de pessoas que já postaram aqui inclusive o Luís que continua a frequentar, diz prá ele que ele não é ateu por ser budista. :emoticon16:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

tortilla escreveu:Moral são regras de comportamento social que mudam conforme tempo, costumes e necessidades. Religião é preceitos e ensinamentos fixos e imutáveis. Então Religião não é preceito de se ensinar moral. Moralidade é algo de nível social, não religioso.


moral
mo.ral
adj (lat morale) 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2 Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes. 4 Que se refere ao procedimento. 5 Que pertence ao domínio do espírito, da inteligência (por oposição a físico ou material). 6 Diz-se da teologia que se ocupa dos casos de consciência. 7 Diz-se da certeza que se baseia em grandes probabilidades, e não em provas absolutas.

Como é muito grande trouxe só um pedaço, o resto

http://michaelis.uol.com.br/moderno/por ... avra=moral

A religião é um dos caminhos para a compreensão do que é moral.

São os conceitos da moral que permitem o desenvolvimento da consciência humana. E eles também vão se ampliando no processo.



.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
tortilla
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Abr 2010, 10:23
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:
tortilla escreveu:Moral são regras de comportamento social que mudam conforme tempo, costumes e necessidades. Religião é preceitos e ensinamentos fixos e imutáveis. Então Religião não é preceito de se ensinar moral. Moralidade é algo de nível social, não religioso.


moral
mo.ral
adj (lat morale) 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2 Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes. 4 Que se refere ao procedimento. 5 Que pertence ao domínio do espírito, da inteligência (por oposição a físico ou material). 6 Diz-se da teologia que se ocupa dos casos de consciência. 7 Diz-se da certeza que se baseia em grandes probabilidades, e não em provas absolutas.
.



Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moralidade





salgueiro escreveu:[
Como é muito grande trouxe só um pedaço, o resto

http://michaelis.uol.com.br/moderno/por ... avra=moral

A religião é um dos caminhos para a compreensão do que é moral.

São os conceitos da moral que permitem o desenvolvimento da consciência humana. E eles também vão se ampliando no processo.



.


Como a religião desenvolve a moral? Dizer que mulher menstruada e impura e castigar crianças ao apedrejamento é moral? Moral é norma de conduta social que está sempre mudando. Imagina se a Bíblia fosse exemplo de moral ainda viveriamos nos tempos bárbaros que ela descreve. E moral é adquirida através da educação.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por salgueiro »

tortilla

Eu trouxe a definição do michaelis porque é o que geralmente uso.

Como seu exemplo demonstra não dá para usar religião como "pacote fechado" mas o meu também é exemplo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
marta escreveu:
ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.]

Como se vê, o ateu não crê em nada sobrenatural ou que não possa ser devidamente comprovado.
A existência do espírito pode ser comprovada? Alguém já comprovou a existência do espírito, cientificamente? O espírito é reconhecido pela ciência? Não. Então ateu que é ateu não acredita em espírito.


Como se vê ateu é aquele que não crê em deus ou deuses.

A extensão do conceito para qualquer coisa cientificamente comprovada é sua. :emoticon4: Espíritos desde que não sejam criados pela divindade negada pelo ateísmo tá dentro. :emoticon4:

Ou vc acha que para ser ateu tem que saber o que é ciência?


Então, na SUA OPINIÃO, pessoas que acreditam em ESPÍRITOS podem ser consideradas ATÉIAS, caso assim elas se declarem? É isso mesmo? O ESPÍRITO vem de onde então, senão de um criador sobrenatural?
a) de outro planeta [ ]
b) de outra galáxia [ ]
c) da cabeça do Kardec [ ]
d) da psicografia do Chico Xavier [ ]
e) todas as anteriores [ ]
f) nenhuma das anteriores [ ]

E as pessoas que não acreditam no deus sangrado da blablablíblia e criam outro só para eles? Como vc os classificaria? Ateus-personal god?

:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
tortilla
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Abr 2010, 10:23
Gênero: Masculino

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por tortilla »

salgueiro escreveu:tortilla

Eu trouxe a definição do michaelis porque é o que geralmente uso.

Como seu exemplo demonstra não dá para usar religião como "pacote fechado" mas o meu também é exemplo.



Me fez lembrar um Islãmico que deu uma entrevista pra rádio (se me lembro bem foi na época dos atentados do 11 de Setembro) ele disse que o Alcorão deveria ser visto de maneira histórica, mas mesmo que fosse visto assim não abonaria de ser um livro que contém atrocidades e absurdos como a Bíblia. Mesmo que você ignore a Bíblia é a lei de Deus e tudo que está escrito ali é visto como verdade absoluta pelos religiosos. Mas quem é que faz aquilo tudo que ela manda? Acredito que nenhum ser em são consciência faz. Ela não traz a moral nem nada. É um livro escritos por pessoas diferentes, em épocas diferentes e realidades diferentes. E é visto como misticismo hoje já que a única maneira de se registrar fatos na época era por escrito e pelas pessoas que presenciaram na época e sem exatidão com modificações diversas feitas por várias e traduções que levam a via de várias conclusões que os espertalhos aproveitam pra pegar incautos.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Por que deus só não perdoa o nº1?

Mensagem por marta »

salgueiro escreveu:
joaomichelazzo escreveu:
salgueiro escreveu:A moralidade existente nas religiões

Moralidade pra inglês ver.
Sabemos como funciona a moral de religiosos.
É padre abusando de crianças, pastor extorquindo fiéis, judeus matando muçilmanos e vice-versa.
Dessa moralidade, tô sussa, como diz meu sobrinho.


Não sei se vc percebe mas nunca coloquei o universo religioso num patamar acima do mundano o que defendo são os ensinamentos contidos.

Um simples exemplo é o não faça aos outros o que não quer prá si.

O que vc não está levando em consideração nessa sua filosófica, sábia e de notória grandeza peculiar análise ao colocar o universo religioso num patamar acima do mundano (puta que pariu!) é que valores morais de fato se aprende no berço e não nas igrejas. Sua frase é a mesma daquela "falar em línguas difíceis" do Gentil que leva nada a lugar algum. Não vejo (e cada dia menos) crentes não cometeram aberrações cpo temor a deus, por obediência à blablabla ou por orientação da pastorada e da padraiada.
Sal, ei vejo você dentro do seu universo de quatro paredes, no interior aconchegante da sua sala de visitas, num patamar bem acima do mundano que acontece bem debaixo do seu nariz e da sua janela. Essa personagem pseudo intelectual que vc criou para postar aqui soa falso, não convence. Se manca.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Trancado